Cabeça de giz Publicado 6 Outubro 2017 somos uma treta, nem temos minorias suficientes para poder ter um idiota de peruca. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 6 Outubro 2017 E contexto, claro. Aqui não passa de um badameco. Não é que o Trump também não seja um mas pelos vistos tinha quem o apoiasse. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 6 Outubro 2017 Cabeça de giz, vai uma aposta que nas próximas legislativas, a CDU cairá de uma forma catastrófica para uns 6/7% se não mudar de líder? No meio disto tudo é mesmo do Jerónimo que tenho mais pena. Afirmou finalmente que a CDU está a ficar mais fraca e nota-se a sua frustração nos seus discursos. Sempre me pareceu uma figura simpática, mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. É imperativo para o PCP mudar de líder se quiser um bom resultado nas legislativas. Até nas europeias onde tinham 12%, prevejo que tenham 10%, no melhor cenário, com o candidato das últimas, o que não deixa de ser uma descida. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 6 Outubro 2017 Por causa das suas ideias políticas, pelo carisma ou por ser um político de consensos? É que se é por causa das ideias, não vai ser com ele que o partido volta a ser social democrata. E quando é que o PSD foi social democrata? Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 6 Outubro 2017 Cabeça de giz, vai uma aposta que nas próximas legislativas, a CDU cairá de uma forma catastrófica para uns 6/7% se não mudar de líder? No meio disto tudo é mesmo do Jerónimo que tenho mais pena. Afirmou finalmente que a CDU está a ficar mais fraca e nota-se a sua frustração nos seus discursos. Sempre me pareceu uma figura simpática, mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. É imperativo para o PCP mudar de líder se quiser um bom resultado nas legislativas. Até nas europeias onde tinham 12%, prevejo que tenham 10%, no melhor cenário, com o candidato das últimas, o que não deixa de ser uma descida. Vai muito depender da vontade de usar a luta sindical de forma agressiva. Mas sou gajo para apostar que com a mesma liderança ficam acima dos 9%. Porque quando alguém tem que escolher entre a espada e a parede... Se não conseguirem uso um avatar do Jerónimo durante 1 ano. Tu? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 (editado) . Editado 7 Outubro 2017 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 7 Outubro 2017 Não esquecer a tareia que levaram nas Presidenciais do ano passado. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 (editado) Vai muito depender da vontade de usar a luta sindical de forma agressiva. Mas sou gajo para apostar que com a mesma liderança ficam acima dos 9%. Porque quando alguém tem que escolher entre a espada e a parede... Se não conseguirem uso um avatar do Jerónimo durante 1 ano. Tu? :mrgreen: Cuidado que em princípio essa aposta vai sair mal para o teu lado, a última vez que a CDU ultrapassou os 9.00% foi há mais de 30 anos quando ainda existia a URSS. PS - Fiz questão de colocar na página atual, caso não voltasses atrás na conversa. Editado 7 Outubro 2017 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 7 Outubro 2017 O Bloco nestes últimos dez anos não sangrasse de tempos a tempos contaria hoje com um elenco de luxo. Muita pena pelo sectarismo que se foi manifestando no seio do partido. Daniel Oliveira, Mortágua, Catarina Martins, Rui Tavares, Ana Drago, Joana Amaral Dias, Marisa Matias, etc. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 O Bloco nestes últimos dez anos não sangrasse de tempos a tempos contaria hoje com um elenco de luxo. Muita pena pelo sectarismo que se foi manifestando no seio do partido. Daniel Oliveira, Mortágua, Catarina Martins, Rui Tavares, Ana Drago, Joana Amaral Dias, Marisa Matias, etc. De todos e todas, só não gosto da Joana Amaral Dias, anda alegremente a saltitar de partido em partido em busca de um lugar ao sol. Esteve no Bloco, esteve para concorrer na lista de candidatos à Assembleia da República pelo PS, queria a certa altura pertencer ao LIVRE, depois andou no AGIR, e agora foi candidata à Câmara pelo Nós, Cidadãos. Acho que não faz falta nenhuma ao partido que é o BE. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Outubro 2017 Eu gosto da Joana Amaral Dias mas é por outras razões. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Outubro 2017 Estranho? Bem gerida? Todos os meus colegas de faculdade que moram em Almada dizem que foi o pior mandato de sempre deles, houve até um que diz que só votou CDU por lealdade ao partido (é comunista) mas que admite que o mandato do Judas não foi dos melhores e os outros também são de esquerda (PS e BE), o criticam por diversas razões que até vão contra a própria ideologia do Partido em questão. Dou 3 razões 1º Concederam os transportes públicos que existiam em Almada ao Estado Alemão. (Inconcebível para um partido como o PCP) 2º Construíram alguns edifícios utilizando amianto no passado, não tendo na sua maioria removido-o desses mesmos edifícios, o que é contra-indicado para a saúde das pessoas e para o ambiente. (Que raio de verdes são estes)? 3º Desleixaram-se na cidade neste mandato, fizeram pouco, por pensarem que estava garantido. Daqui só concluo, apesar de não ser Almadense, que foi bem feita. Na minha opinião não há melhor partido para gerir uma autarquia que o PS, na Amadora (onde nasci), foi preciso ir para lá o PS, e sair a CDU, para se ver obra e melhorias na cidade. Deixando sobretudo em grande parte de ser um subúrbio degradado. Tenho uma dúvida enorme sobre o que se passa em Almada que ainda não consegui resolver (nem sei se o irei conseguir alguma vez). Não me consigo decidir sobre quem está mais enganado sobre os motivos da mudança. Se a CDU e seus simpatizantes irrevogáveis se os outros (comentadores e analistas políticos à cabeça). Só excluo da equação o PS e, em particular, a Inês de Medeiros. Esses não fazem a mínima ideia do que lhes aconteceu e não têm pruridos em demonstrá-lo. A CDU não percebeu porque perdeu. As declarações do Jerónimo e do Judas são clarinhas nesse ponto. E os outros também não perceberam. Desses três pontos que identificas só o 3º é relevante e verídico. Os 2 primeiros são invenções de quem não faz ideia do que está a falar. Porquê? Porque perdeu umas eleições autárquicas? É a grande base do PCP mas não valem mais do que o partido. Provou como um Twain Português que as notícias do PCP eram claramente exageradas, e esta derrota tem mais a ver com o voto útil consequência da geringonça do que de falhas da sua liderança. Aliás, conseguiu o impensável, o centrão já não é alérgico às ideias do PCP, mesmo em concelhos historicamente de direita vejo campanhas eleitorais do PCP sem ir alguém na noite seguinte arrancar ou pichar (adoro esta palavra) a propaganda afixada. Claro que as autárquicas valem mais do que o Partido. Há muitos anos que assim é. Pelo menos no distrito de Setúbal, onde o PCP/CDU ficam habitualmente em 3º nas legislativas e europeias e ganham nas autárquicas. O "voto útil consequência da geringonça" é uma treta inventada por analistas de direita para colocar pedras na engrenagem da governação. Como se isso fosse necessário... No distrito de Setúbal (e estou convencido que o mesmo se passa em Beja) ninguém passou a votar PS em vez de votar na CDU por haver geringonça. Isso é passar um atestado de burrice aos eleitores e já basta o PCP fazê-lo... Exactamente o que eu indiquei, transferência de votos onde o eleitor tem que decidir algo mais importante que 1 vereador e pensa que os partidos estão iguais. Se eu digo que o voto passou do PCP para o PS por causa da falta de diferenciação, nota-se mais onde o eleitorado PCP+PS é mais forte. Caiu menos onde a questão de ganhar não se colocava. Se calhar estão a guiar-se pela ideia limitadora de eu ter referido "voto útil" e estão a ligar mais à frase que à substância. Mas continuo à espera de uma explicação melhor para a transferência de votos. A transferência de votos teve a ver apenas com questões locais. O problema é que as questões locais foram semelhantes em praticamente todas as localidades em que houve rombo. Salvaguardando as particularidades de cada caso, o erro da CDU foi ter desvalorizado a necessidade de apresentar novos candidatos por imposição legal. A CDU confiou na militância do voto partidário e desvalorizou o voto nas pessoas. É interessante notar que, das 10 Câmaras que a CDU perdeu, 5 apresentavam novos candidatos (Barreiro, Alcochete, Barrancos, Moura e Peniche). Outras 4 apresentavam candidatos que assumiram a presidência em 2013 (Almada, Beja, Alandroal e Constância). Só uma se apresentou com um candidato ao 3º mandato (Castro Verde). Do 1º grupo conheço razoavelmente o Barreiro e Alcochete. Os presidentes que saíram eram carismáticos o suficiente para valerem mais do que o partido. E a sucessão não correu bem. Os outros não conheço mas o caso de Moura também é interessante porque resolveram repescar o presidente histórico que tinha sido impedido de se candidatar em 2013. Não correu bem... No 2º grupo só conheço Almada. Em 2013 a mudança não foi dramática. Até ganharam a maioria absoluta devido ao trambolhão do BE. Mas aí a anterior presidente carismática que valia (muito) mais do que o Partido envolveu-se ativamente na campanha. Desta vez por opção própria ou por opção do Partido ela não se mostrou. E essa foi uma causa decisiva para o descalabro. A renovação das caras é importante. Assim como é importante a renovação do discurso. Falar para o proletariado em Almada ou no Barreiro como se ainda estivéssemos nos anos 80 é burrice pura. Almada (e também o Barreiro) é hoje um concelho cujo tecido económico se suporta no terciário. O comércio e os serviços representam mais de 80% do emprego. Os quadros superiores têm um peso importante. Os jovens têm habilitações. São licenciados ou pretendem sê-lo brevemente. Sim, são filhos e netos de operários mas o discurso que entra nos ouvidos dos seus pais e avós já não lhes diz nada. E o PCP não percebeu isso. Falam para operários em Setúbal e para camponeses no Alentejo. E depois admiram-se... A transferência de votos não aconteceu por causa da geringonça. Aconteceu porque o PCP cristalizou o discurso e a atuação a nível local. Os jovens sentem-se mais atraídos pelo BE com um discurso mais progressista e os menos jovens cuja qualidade de vida, apesar das crises, é incomparavelmente melhor do que há 20 ou 30 anos, identificam-se mais com o discurso do PS. Onde o PCP arrisca, inovando, aguenta-se ou melhora (Lisboa ou Loures). Onde os líderes locais se soltam das amarras do Partido e mostram competência o PCP cresce (Setúbal). Só não vê quem não quer... Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 https://www.dn.pt/portugal/interior/autarquicas-jeronimo-de-sousa-diz-que-resultado-se-deveu-a-hostilizacao-ao-pcp-8822548.html O Jerónimo está rapidamente a adotar uma nova estratégia de liderança, mais agressiva, que acho possuir 2 objetivos. O mais importante será provocar o PS, a ver se eles vão na cantiga e dão o braço a torcer, rompendo a corda e acabando com o governo da geringonça, dizendo não terem condições para governar, devido às provocações da CDU, dando outro espaço de manobra para a CDU fazer-se de coitada dizendo que a culpa do final da geringonça é do próprio PS que alegremente expulsou um colega de coligação dos acordos que existem com o governo, e aí a culpa morre solteira para ambos os lados, não prejudicando muito a CDU nas legislativas antecipadas. O que poderia levar a um novo impasse nas próximas eleições, em que o PSD e o CDS que com lideranças renovadas levarão ao PS e Bloco sem apoio da CDU, a possibilidade de não conseguirem formar maioria, aí teríamos a CDU como uma força de impasse, não permitindo tanto governos de Esquerda como de Direita, o que tornará a situação um risco nefasto para o país, à imagem de Espanha em 2015/16 em que teve 2 eleições. Podendo Portugal seguir o mesmo caminho, o que poderia prejudicar muito a imagem de credibilidade deste governo e do PS. Isto traria uma mudança, que tem potencial para ser benéfica para a Direita e a CDU. Seria uma espécie de decisão '''Irrevogável 2'', mas concretizada. O 2º objetivo será capitalizar pessoas que achavam que a CDU estaria subserviente ao PS desde 2015 e que por isso desde aí não estão a ir votar na coligação. Acho que corre o risco desses 2 objetivos saírem furados e prejudicarem ainda mais a CDU, isto porque 1º porque o Costa é astuto o suficiente para perceber esses objetivos do PCP, e portanto não cairá nessa tentativa de Jerónimo. Deixando prolongar o acordo com a CDU por mais agrestes que sejam as condições de governação. Quanto ao 2º objetivo não sei até que ponto não levará a um afastamento ainda maior do seu eleitorado, por fazer parecer que está numa de birra por mau perder desde dia 1 de Outubro. O Jerónimo com esta estratégia das 2 uma, ou queimará ainda mais a CDU, cenário mais provável ou conseguirá os seus intentos de curto prazo, aumentando temporariamente a força da CDU. Mas ele tem que correr este risco, não tem outra solução. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Outubro 2017 Mas ele tem que correr este risco, não tem outra solução. Claro que tem. Arrumar a trouxa e deixar a luta para o próximo. Mas isso só poderia acontecer se no PCP houvesse alguns laivos de auto-crítica responsável. Coisa que eles nem sonham o que possa ser. Ou mascaram a realidade afirmando que ganharam onde toda a gente vê que perderam ou, na sua impossibilidade, culpam os eleitores e os adversários pelos seus maus resultados. Parecem aqueles treinadores de futebol para quem a culpa das derrotas é do árbitro, do relvado, do vento, da chuva, do sol, do poste, dos apanha-bolas, etc... Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Outubro 2017 Se a conjuntura não mudar muito, o mais provável é que o próximo governo seja só PS + BE. 38-40% + 10-12% e tá a andar de mota. Não me parece que PCP consiga mudar isso. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 (editado) A CDU não percebeu porque perdeu. As declarações do Jerónimo e do Judas são clarinhas nesse ponto. E os outros também não perceberam. Desses três pontos que identificas só o 3º é relevante e verídico. Os 2 primeiros são invenções de quem não faz ideia do que está a falar. Por acaso posteriormente informei-me melhor. Vai ao site Assembleia Municipal de Almada e procura Amianto. Depois vai sobre esse assunto ao que te aparece sobre o BE. Verás que é mesmo verdade. Vê o que diz o BE, e vê o que respondeu a CDU no ano de 2014. Se quiseres também publico se encontrar, informações sobre os transportes de controlo alemão. Não deverá ser muito difícil de encontrar Se precisares publico aqui a imagem: Transcrevo: Considerando que: 1. O amianto constitui um importante factor de mortalidade e um dos principais desafios para a saúde pública a nível mundial, cujos efeitos surgem, na maioria dos casos, vários anos após as situações de exposição; 2. As doenças relacionadas com o amianto – utilizado em larga escala na construção civil e noutras aplicações até aos anos 1990 – mataram pelo menos 231 pessoas em Portugal entre 2007 e 2012; 3. É do conhecimento geral a presença de amianto em diversos edifícios públicos, não apenas nas escolas dos 2º. e 3º. ciclos de ensino básico e secundário, que estão sob a tutela do Ministério da Educação, mas também em estabelecimentos do 1º ciclo do ensino básico e outros edifícios públicos, que são da responsabilidade do Município. Ao que a CDU respondeu: A Câmara Municipal de Almada concluiu recentemente o trabalho de levantamento exaustivo dos edifícios escolares do 1ºCiclo do Ensino Básico, cuja gestão é da responsabilidade da Câmara Municipal. onde existe fibrocimento instalado. De acordo com a avaliação técnica resultante daquele levantamento, não se regista qualquer situação de exposição direta com risco de contaminação pelo amianto aos alunos, docentes e pessoal de qualquer dos equipamentos escolares onde existe fibrocimento instalado. Não se regista, igualmente, qualquer situação que implique a necessidade de encerramento de instalações em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se igualmente que todos os edifícios escolares onde existe fibrocimento instalado são equipamentos transferidos da administração central para a gestão do Município. (... Não me apetece transcrever o documento inteiro). Relativamente aos edifícios do 2º e 3º ciclo, (...), desenvolvemos o trabalho de levantamento das situações em que existe (...) fibrocimento, pelo que essa informação não é do conhecimento da Câmara Municipal de Almada. Relativamente a outros edifícios (...) onde exista fibrocimento, (...), a Cãmara Municipal de Almada tem em curso um levantamento exaustivo da situação. Basicamente o Judas está a transferir a batata quente de responsabilidade que deveria ter na ordem de remoção do amianto na cidade de Almada para o passado dos edifícios quando ainda estavam nas mãos da Administração Central, engonhando apenas no geral, dizendo que a CMA está a fazer levantamentos. Em lado algum ele refere a remoção da presença do tal amianto. É engraçado também reparar que enquanto o BE fala em amianto sem problemas, pelo contrário a CDU usa a palavra menos pejorativa de fibrocimento. EDIT - Quanto ao que disse sobre os transportes: Pesquisa sobre a empresa alemã ''Deutsche Bahn'' e sobre a sua presença rodoviára em Almada, onde a CDU tão amiga dos transportes públicos não reage à presença destes autocarros em Almada. http://gandaia.info/?p=8795 Atenção que só falo pelo que pesquisei, e pelo que me contaram as pessoas que vivem em Almada que penso que estejam dentro da situação. Como disse, não sou Almadense, nem sequer vivo aí. Não estando por isso 100% dentro dessas situações. Editado 7 Outubro 2017 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Outubro 2017 Em 2014 era essa a situação. Do levantamento exaustivo. Em 2015 e 2016 a Câmara procedeu à substituição das coberturas nas Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância onde tal se justificava. As escolas do 2º e 3º ciclo são da responsabilidade do Ministério da Educação. Se há coisa pela qual a Câmara de Almada não pode ser acusada é no tratamento que fez à questão do amianto. Quanto à utilização dos termos "amianto" e "fibrocimento" não se trata de um ser mais ou menos pejorativo do que o outro. Não são sinónimos. Dizer apenas "amianto" é sensacionalista. Dizer fibrocimento com amianto é ser rigoroso. Eu não disse que a TST não é controlada por alemães. Digo é que a Câmara não tem nada a ver com o assunto. A concessão dos transportes públicos é efetuada pelo Governo. A Câmara não concessiona nem tem qualquer intervenção no assunto. Há Câmaras que o fazem (Porto, Coimbra, Barreiro, agora Lisboa) porque lhes foi concedida a gestão do serviço de transportes públicos. Em Almada não há. Há décadas que se fala que essa competência deveria passar para a Área Metropolitana de Lisboa (já existe, inclusivé, uma Autoridade Metropolitana de Transportes) mas ainda não se concretizou. Talvez se resolva essa questão neste próximo mandato. Com o PS no Governo e com a maioria das Câmaras talvez possa vir a acontecer... Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 Nesse caso tudo bem, como disse, não estou 100% dentro do assunto. Como se diz, quem conta uma história acrescenta-lhe sempre um conto. :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Outubro 2017 Nesse caso tudo bem, como disse, não estou 100% dentro do assunto. Como se diz, quem conta uma história acrescenta-lhe sempre um conto. :biggrin: O que não quer dizer que a gestão da Câmara nestes últimos 4 anos não tenha sido péssima, atenção. O teu ponto 3 só por si bastava e sobrava. Mas há mais... Muito mais! Que tem a ver, essencialmente, com a partidarização da Câmara. Bastava estar um bocadinho atento para o notar. Ano após ano, medida após medida... Saneamentos criteriosos. Cumplicidade perversa entre a administração e a Comissão de Trabalhadores... Crescimento exponencial dos compadrios e fomento do caciquismo. Esbanjamento dos recursos a favor dos interesses partidários em oposição aos interesses dos munícipes... Há muito por onde pegar... Mas depois vêm as opiniões externas a Almada, carregadas de soundbytes e superficialidades que deturpam boa parte da situação. E quem cá mora ou trabalha, desatento, engole essas pseudo-verdades. Daí o meu post inicial. O PCP não percebeu o que aconteceu porque não tem sentido crítico, fala pela cartilha e usa palas datadas dos anos 80. Os outros também não percebem porque ficam pela superficialidade e a "pós-verdade". A realidade é que eles perderam porque não se renovaram. Porque o serviço ao cidadão piorou. Porque as ruas estão mais sujas. Porque não se realizou qualquer obra relevante em 4 anos. Porque não se resolveu nenhum problema estrutural. Porque o que estava mal em 2013 ficou pior e o que estava bem ficou menos bem. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Outubro 2017 Cuidado que em princípio essa aposta vai sair mal para o teu lado, a última vez que a CDU ultrapassou os 9.00% foi há mais de 30 anos quando ainda existia a URSS. PS - Fiz questão de colocar na página atual, caso não voltasses atrás na conversa. porque raio havia de voltar atrás? :confuso: falta é a tua parte da aposta :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 porque raio havia de voltar atrás? :confuso: falta é a tua parte da aposta :mrgreen: Bem... no caso da CDU ultrapassar os 9% com esta liderança ( se a liderança mudar, a aposta perde o seu efeito para ambos os lados), não colocarei mais previsões eleitorais no site, até porque não fará sentido, após um erro tão gritante da minha parte, que seria a CDU ultrapassar todas as minhas expetativas. Logo a seguir, vou-me filiar na CDU! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Outubro 2017 não era preciso tanto, até porque a única coisa que não vão tendo falta é de militantes, mas tá bem. mas tem que haver um meio termo. a proposta inicial era 6-7%, consideramos qualquer coisa a começar por 8 como terreno de ninguém :) Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2017 não era preciso tanto, até porque a única coisa que não vão tendo falta é de militantes, mas tá bem. mas tem que haver um meio termo. a proposta inicial era 6-7%, consideramos qualquer coisa a começar por 8 como terreno de ninguém :) Parece-me bem, Europeias não contam, apenas as Legislativas entrarão na aposta, mas o mais provável é chegarmos a 2019 e não nos lembrarmos desta aposta. :cool: Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Outubro 2017 Parece-me bem, Europeias não contam, apenas as Legislativas entrarão na aposta, mas o mais provável é chegarmos a 2019 e não nos lembrarmos desta aposta. :cool: como dizia o António Feio "hmmm não sei, hesito..." 8-) Compartilhar este post Link para o post
Mr.Shelby Publicado 7 Outubro 2017 Eu? Não, porquê? Li mal :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post