Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Pequena pausa no meu hábito de vir aqui só ler, para partilhar um pouco das novidades de quem, como eu, tem gosto por viagens e festas 8-)

(...) recusou nesta quarta-feira comentar os resultados das eleições autárquicas, ressalvando, inclusivamente, que nem sequer votou por ter estado num casamento. “Acontece, até, que não votei”, disse, citado pelo jornal Eco, à margem da apresentação do livro Ética aplicada à Economia.

“Acontece, até, que eu não votei, porque estava num casamento de um familiar muito próximo na Escócia no próprio dia e por isso só acompanhei já na segunda-feira o que tinha aqui ocorrido”, afirmou

Sobre a decisão de Pedro Passos Coelho de não se recandidatar à liderança dos sociais-democratas, disse apenas que “compete aos militantes as decisões que considerem melhores não só para o partido, mas acima de tudo para o país”, acrescentando que Passos “deu o seu contributo para que Portugal a partir de 2013 entrasse numa trajectória de crescimento económico, redução do desemprego e melhoria das condições de vida da população que felizmente para todos tem vindo a acentuar-se”.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente resultaria numa guerra civil, mais cedo ou mais tarde. Há diferenças marcantes entre os dois, bem mais vincadas do que as que há entre galegos, bascos, catalães, andaluzes e castelhanos.

Na Europa é impraticável surgir um grande estado centralizado englobando vastas extensões de território, há demasiadas diferenças culturais, sociais, étnicas e rivalidades históricas entre os povos para que tal seja possível. Se até a União Europeia falha na criação de um estado federado que fale a uma só voz...

Btw, o Puigdemont disse que poderá dialogar com o governo espanhol, mas pretende levar o referendo ao parlamento catalão nos próximos dias tendo em vista uma possível declaração unilateral de independência... tão cedo quanto a próxima semana!

Vivemos tempos interessantes. Não será hora de começarmos a reunir as G3s, os chaimites e os drones que sobrevoam os aeroportos e prepararmo-nos para libertar os nossos irmãos mais velhos galegos e Olivença? É a hora, eles estão distraídos com a Catalunha tal como em 1640.

E usando bem os submarinos sacamos as Baleares. O Portas é que a sabia toda...

Compartilhar este post

Link para o post

E usando bem os submarinos sacamos as Baleares. O Portas é que a sabia toda...

Lembro-me de ler que têm problemas de tolerância à água salgada. Saindo de VRSA talvez dê para conquistar Algeciras. Maybe.

Compartilhar este post

Link para o post

O Barcelona continuar a jogar na liga espanhola no caso de independência era uma hipocrisia.

Se querem ser independentes não pode ser só para o que interessa.

Compartilhar este post

Link para o post

Assinalaram-se em 2015 os 600 anos da conquista de Ceuta, o início da nossa era de expansão, acho que era a altura de a recuperarmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Barcelona se tornar independente poderá integrar a Liga NOS. Temos equipas de Portugal, Madeira e Açores.

Compartilhar este post

Link para o post

A Madeira é que podia se tornar independente para deixar-mos de ir lá jogar. 8-[

Mas só depois do Ronaldo se retirar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Rangel parece que se vai candidatar contra um daqueles que é o seu mentor, o Rio.

O Ventura parece que também está a pensar isso.

O Santana adora ponderar mas óbvio que não se vai candidatar

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, ele adora candidatar-se, será o recordista de candidaturas falhadas (4x), caso se candidate e perca, só não se candidatou entre 2005 e 2011 por razões óbvias, tinha acabado de ser PM e sabia que as odd's tanto fora do partido, como internas não estavam do lado dele. É um digno Poulidor da política (ciclista que ficou 8x no pódio do Tour e nunca o ganhou).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Rangel parece que se vai candidatar contra um daqueles que é o seu mentor, o Rio.

O Ventura parece que também está a pensar isso.

não se enxerga

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, ele adora candidatar-se, será o recordista de candidaturas falhadas (4x), caso se candidate e perca, só não se candidatou entre 2005 e 2011 por razões óbvias, tinha acabado de ser PM e sabia que as odd's tanto fora do partido, como internas não estavam do lado dele. É um digno Poulidor da política (ciclista que ficou 8x no pódio do Tour e nunca o ganhou).

Ultimamente ele não se tem candidatado muito. Acho que ele faz estes circos por se achar importante.

Não o vejo como um Poulidor porque também conseguiu ganhar eleições e com sucesso ou não, chega a primeiro ministro. Também não vejo o Santana como um calculista uma vez que muitas vezes se candidatava contra as odd's e acabava por ganhar.

Em 2001 ganha a eleição para a câmara de Lisboa contra todas as sondagens por exemplo e também ganha as primeiras eleições europeias realizadas em Portugal em 1987.

Eu quero é ver o Rio a lidar com o aparelho do PSD :lol:

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

O Santana morreu para estas andanças com aquela passagem efémera que teve como primeiro ministro. Até pode não ter tido tempo para fazer grande coisa mas ficou com o rótulo do tipo que esteve lá um par de semanas e foi posto a andar, e concedeu logo a primeira maioria absoluta da história do PS.

Acho que caso a Catalunha ganhe a independência, não deverá jogar no campeonato espanhol, tal não faz o mínimo sentido. Nem seria de bom tom, para ambas as partes, pois as relações estão e estarão ainda mais a um nível DEFCON 0.

Clubes como o Celtic ou o Glasgow Rangers, teriam o mesmo direito ou até mais (já que são parte do Reino Unido) de participar no campeonato inglês (apesar de não saber se não o são por opção própria). E outros como o Dynamo de Kiev, a mesma lógica seguiriam.

Porque não? Não se aproxima bastante do caso do Mónaco?

Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o ministro do Desporto do Governo da Catalunha diz que, nesse cenário, "os clubes catalães terão de decidir onde querem jogar: na Liga espanhola ou num país próximo, como Itália, França ou Inglaterra".

De qualquer forma, a Federação espanhola já veio dizer que em caso de independência não aceita o Barça na liga espanhola. Não sei é se dizem isso da boca para fora, porque a perda do Barça seria enorme para o campeonato. Então imaginá-los a ir para a liga francesa, a disputa pelo título espanhol ficava resumida a um clube a o campeonato francês ganharia finalmente a competitividade de que necessita, seria o passar de protagonismo de um lado para o outro. Ou arranjavam alguma forma de aproximar um ou dois clubes do Real ou as perdas seriam enormes.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Teria medo do Ventura caso ele fosse eleito líder do partido (na realidade é capaz de ter uns 2%/3% dentro do partido), com o populismo do homem, arriscava-se a ser o novo Trump de Portugal, seria motivo de chacota e de riso , e no final, como quem não quer a coisa, nas legislativas teria um ótimo resultado contra as expetativas de quase todos. Estou a ver ele a convencer os abstencionistas que não ligam nada à política a irem todos votar, algo assim do género, aparece um velhote, ah eu votei André Ventura pois o homem tem c*lh*es para dizer o que pensa! Aparece um outro. Ah, estou farto de políticos, finalmente um político sincero e sério. Era preciso mais destes em Portugal! Ele acabará com esta corja de políticos! Não se via um candidato destes deste o tempo do Salazar! E daí até ele convencer parte do eleitorado em geral + pessoas que não costumam votar, mas que votariam nele, é um pequeno passo.

Mas atenção, ao contrário do que a maioria das pessoas de direita julgam, a maior parte dos abstencionistas que andam entre lá e cá são de Esquerda Moderada, isso foi visível nas últimas eleições, baixou a abstenção e o povo votou mais no PS, verificando o passado, as eleições de 74 a 83 foram aquelas que tiveram melhores votações da Esquerda em geral, com menos abstenção.

Em 2001 ganha a eleição para a câmara de Lisboa contra todas as sondagens por exemplo e também ganha as primeiras eleições europeias realizadas em Portugal em 1987.

Ainda não tinha aparecido eu para lhe dar a vitória :biggrin: :mrgreen:

Nas europeias as odd's estavam todas do lado dele... o Cavaco valia maioria absoluta.

Porque não? Não se aproxima bastante do caso do Mónaco?

Não se pode comparar o tamanho do Mónaco com o tamanho da Catalunha.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham do Montenegro? Do que tenho acompanhado até me parecia a melhor solução

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham do Montenegro? Do que tenho acompanhado até me parecia a melhor solução

Horrível. acho muito melhor o Rio.

O Montenegro é um aparelhista, conotadíssimo com os interesses do costume, sem personalidade nenhuma, que vai reproduzir a agenda do Passos Coelho. O Rio ao menos tem ideias diferentes para o sistema político, para a justiça e sempre tem alguma personalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, já tens previsões para as europeias?

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, já tens previsões para as europeias?

Apesar de estar a pensar fazer já um primeiro protótipo, não só para Portugal e sobretudo para toda a UE, não pus ainda as mãos ao trabalho, de qualquer modo, com metade do esforço, consigo fazer uma previsão nacional que considero bastante razoável. Como ainda faltam 2 anos o cenário pode mudar completamente.

Neste momento estou a testar o método atual nas eleições americanas de 2016, para ver se melhorou em relação ao ano passado, em que falhei 4 estados dos 50+1 (é mais fácil prever nos EUA porque há mais informação e menos partidos representativos), usando apenas dados das eleições de 2008 e 2012, mais sondagens de 2016, até agora não falhei nenhum estado, só que ainda só vou no Delaware (8º estado por ordem alfabética). :biggrin: Logo a seguir estava a pensar fazer o cenário dos EUA 2017, só que agora que perguntas, vou fazer um pequeno interregno e criar já o cenário para Legislativas 2019, com distribuição dos deputados pelos círculos, e também as europeias (ainda só Portugal).

PS. Não sei porque razão o a liderança do PCP não gosta de sondagens, é o partido em que as sondagens mais acertam.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Assinalaram-se em 2015 os 600 anos da conquista de Ceuta, o início da nossa era de expansão, acho que era a altura de a recuperarmos.

Já estou a caminho de Olivença.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei, o primeiro proto-cenário eleitoral para as Europeias 2019, pode parecer estranho a CDU estar tão forte, mas é verdade, a CDU se apresentar-se o João Ferreira outra vez, terá um excelente resultado. O Bloco pode parecer fraco, mas o PS está muito forte, roubando eleitorado ao Bloco, num total de 21 Eurodeputados,esta será a provável distribuição:

PS - 37.16% (+5.67%) = 9 Eurodeputados (+1)

PSD - 22.35% (-2.84%) = 5 Eurodeputados (-1)

CDU - 10.22% (-2.47%) = 3 Eurodeputados (=)

CDS - 8.57% (+2.27%) = 2 Eurodeputados (+1)

BE - 8.51% (+3.95%) = 2 Eurodeputados (+1)

PAN - 1.77% (+0.05%) = 0 Eurodeputados (=)

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Teria medo do Ventura caso ele fosse eleito líder do partido (na realidade é capaz de ter uns 2%/3% dentro do partido), com o populismo do homem, arriscava-se a ser o novo Trump de Portugal, seria motivo de chacota e de riso , e no final, como quem não quer a coisa, nas legislativas teria um ótimo resultado contra as expetativas de quase todos. Estou a ver ele a convencer os abstencionistas que não ligam nada à política a irem todos votar, algo assim do género, aparece um velhote, ah eu votei André Ventura pois o homem tem c*lh*es para dizer o que pensa! Aparece um outro. Ah, estou farto de políticos, finalmente um político sincero e sério. Era preciso mais destes em Portugal! Ele acabará com esta corja de políticos! Não se via um candidato destes deste o tempo do Salazar! E daí até ele convencer parte do eleitorado em geral + pessoas que não costumam votar, mas que votariam nele, é um pequeno passo.

Mas atenção, ao contrário do que a maioria das pessoas de direita julgam, a maior parte dos abstencionistas que andam entre lá e cá são de Esquerda Moderada, isso foi visível nas últimas eleições, baixou a abstenção e o povo votou mais no PS, verificando o passado, as eleições de 74 a 83 foram aquelas que tiveram melhores votações da Esquerda em geral, com menos abstenção.

O Montenegro vai tentar isso tudo. Felizmente, não tem carisma nenhum.

O PSD perante a situação politica só vai ganhar impulso se lá puser uma verdadeira personalidade social-democrata. Estes boys e aparelhistas, estes tecnocratas e neo-liberais, depois do PPC e das suas politicas, não vão convencer ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei, o primeiro proto-cenário eleitoral para as Europeias 2019, pode parecer estranho a CDU estar tão forte, mas é verdade, a CDU se apresentar-se o João Ferreira outra vez, terá um excelente resultado. O Bloco pode parecer fraco, mas o PS está muito forte, roubando eleitorado ao Bloco, num total de 21 Eurodeputados,esta será a provável distribuição:

PS - 37.16% (+5.67%) = 9 Eurodeputados (+1)

PSD - 22.35% (-2.84%) = 5 Eurodeputados (-1)

CDU - 10.22% (-2.47%) = 3 Eurodeputados (=)

CDS - 8.57% (+2.27%) = 2 Eurodeputados (+1)

BE - 8.51% (+3.95%) = 2 Eurodeputados (+1)

PAN - 1.77% (+0.75%) = 0 Eurodeputados (=)

E como é que funciona esta eleição? É nacional ou por círculos?

Compartilhar este post

Link para o post

E como é que funciona esta eleição? É nacional ou por círculos?

Nacional e proporcional, creio.

Compartilhar este post

Link para o post

Até me reguei com água benta. Ele e o Rio.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...