Mr. Bacano Publicado 5 Outubro 2017 Desses nomes que têm sido lançado pela imprensa para novo líder do PSD só conheci pessoalmente o Montenegro. Sinceramente, não fiquei muito fã dele nem do seu discurso. E também fiquei com a ideia que é uma produto da máquina do partido, daqueles que a política só serve para ganhar (a ele e aos amigos) e nada mais. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 5 Outubro 2017 (editado) Achei que iam achar curiosa a votação para as Europeias que dou a Espanha, podem estranhar um PODEMOS tão fraco e a manutenção da vitória do PP ainda mais reforçada. Mas já arranjei uma explicação, os espanhóis em geral, são contra a independência da Catalunha, daí acabam por se unir em torno da velha ordem partidária contra os partidos que defendem a sua independência. De um total de 54 Eurodeputados PP = 30.71% (+4.6%) = 17 Eurodeputados (+1) PSOE = 26.24% (+3.24%) = 14 Eurodeputados (=) CIUDADANOS = 16.15% (+16.15%) = 9 Eurodeputados (+9) PODEMOS = 13.61% (+5.6%) = 7 Eurodeputados (+2) OUTROS = 7 Eurodeputados Editado 5 Outubro 2017 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 5 Outubro 2017 Assinalaram-se em 2015 os 600 anos da conquista de Ceuta, o início da nossa era de expansão, acho que era a altura de a recuperarmos. Mas repara a ida a Ceuta não é o incio da expansão.: Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 5 Outubro 2017 O que acham do Montenegro? Do que tenho acompanhado até me parecia a melhor solução Horrível. acho muito melhor o Rio. O Montenegro é um aparelhista, conotadíssimo com os interesses do costume, sem personalidade nenhuma, que vai reproduzir a agenda do Passos Coelho. O Rio ao menos tem ideias diferentes para o sistema político, para a justiça e sempre tem alguma personalidade. O ascom respondeu bem. O Montenegro é a pior das opções. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 Mas repara a ida a Ceuta não é o incio da expansão.: entao é o que? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 5 Outubro 2017 Tecnicamente, a expansão começou com as conquistas aos muçulmanos abaixo de Viseu, aposto que vai ser por aí que ele vai desenvolver :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 5 Outubro 2017 entao é o que? Uma continuação da "reconquista" na perspectiva cristã, ou seja, no pensamento dos homens que avançaram para Ceuta, foi apenas uma "cruzada". Tanto mais que quando tomaram a cidade, que por sinal foi extremamente fácil tendo em conta o declínio econômico em que se encontrava. Após a tomada da praça, houve uma reunião, digamos assim, onde foi discutido se ficaria uma guarnição para ocupar a praça ou se apenas saqueavam e regressavam todos. A expansão em si é um processo mais longo, é mais ou menos consensual na historiografia que Ceuta não é o inicio da expansão, digamos que antes de D. João II o movimento pela costa atlântica Africana e em marrocos é um derradeiro episódio da história medieval portuguesa.. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Outubro 2017 Consensual é como quem diz; eu, e não sou o único, não concordo. Há duas formas de se analisar esse processo. Uma é como tu estás a fazer, que "entras" na cabeça das personagens da época e estás a analisar o pensamento coevo; outra é analisar o impacto do acontecimento, que é o que estou a fazer, e considerar que a mobilização, logística e impacto desta empreitada criou as raízes para que outras acções fossem levadas a cabo, desde logo o reconhecimento dos arquipélagos atlânticos da Madeira e dos Açores, e mais tarde a exploração da costa africana e outras conquistas em Marrocos. Deste ponto de vista, mesmo que à época não houvesse essa noção, já se estava a iniciar o processo de expansão. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 (editado) Uma continuação da "reconquista" na perspectiva cristã, ou seja, no pensamento dos homens que avançaram para Ceuta, foi apenas uma "cruzada". Tanto mais que quando tomaram a cidade, que por sinal foi extremamente fácil tendo em conta o declínio econômico em que se encontrava. Após a tomada da praça, houve uma reunião, digamos assim, onde foi discutido se ficaria uma guarnição para ocupar a praça ou se apenas saqueavam e regressavam todos. A expansão em si é um processo mais longo, é mais ou menos consensual na historiografia que Ceuta não é o inicio da expansão, digamos que antes de D. João II o movimento pela costa atlântica Africana e em marrocos é um derradeiro episódio da história medieval portuguesa.. A conquista de Ceuta nunca pode ser considerada Reconquista, simplesmente porque "sempre" foi terra de mouros. Já as terras até ao Algarve, já seriam por direito proprio, dos Cristãos. Por isso sim, Ceuta foi o inicio da expansão territorial de Portugal. Por esta altura, ainda nem tinhamos começado a povoar nem os Açores nem a Madeira. Editado 5 Outubro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Outubro 2017 Aqui em Abrantes, o candidato à Assembleia Municipal pelo PSD andou ao murro com o ex-candidato à Presidência da Câmara Municipal, também pelo PSD, que desistiu a 2 meses das eleições, sendo depois substituído por outro. Lindo. :lol: O PSD é mesmo uma casa a arder. Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 5 Outubro 2017 (editado) Consensual é como quem diz; eu, e não sou o único, não concordo. Há duas formas de se analisar esse processo. Uma é como tu estás a fazer, que "entras" na cabeça das personagens da época e estás a analisar o pensamento coevo; outra é analisar o impacto do acontecimento, que é o que estou a fazer, e considerar que a mobilização, logística e impacto desta empreitada criou as raízes para que outras acções fossem levadas a cabo, desde logo o reconhecimento dos arquipélagos atlânticos da Madeira e dos Açores, e mais tarde a exploração da costa africana e outras conquistas em Marrocos. Deste ponto de vista, mesmo que à época não houvesse essa noção, já se estava a iniciar o processo de expansão. Percebo o que queres dizer como é obvio, tal como eu disse é um processo longo., porém é necessário perceber quais eram as intenções, e o movimento para Ceuta não foi com o intuito de aumentar o território nacional, nos termos em que nós colocamos a expansão, como expansão marítima, desenvolvimento comercial etc, ou a construção dos ditos descobrimentos. Foi apenas uma expansão apenas territorial, como tantas outras com ideologia medieval. Mas não foi um esteio, nem foi isso que levou ao aumento da logística naval(que por acaso é a minha área de estudo). Quem quiser ler mais sobre o assunto pode ler Luís Filipe F. R. Thomaz, de Ceuta a Timor. Ou até mesmo abro do meu mestre Luís Miguel Duarte Ceuta 1415 Seiscentos Anos Depois. Ps. SiulPi o Norte de África era cristão. Editado 5 Outubro 2017 por Augusto Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 (editado) Percebo o que queres dizer como é obvio, tal como eu disse é um processo longo., porém é necessário perceber quais eram as intenções, e o movimento para Ceuta não foi com o intuito de aumentar o território nacional, nos termos em que nós colocamos a expansão, como expansão marítima, desenvolvimento comercial etc, ou a construção dos ditos descobrimentos. Foi apenas uma expansão apenas territorial, como tantas outras com ideologia medieval. Mas não foi um esteio, nem foi isso que levou ao aumento da logística naval(que por acaso é a minha área de estudo). Quem quiser ler mais sobre o assunto pode ler Luís Filipe F. R. Thomaz, de Ceuta a Timor. Ou até mesmo abra do meu mestre Luís Miguel Duarte Ceuta 1415 Seiscentos Anos Depois. Ps. SiulPi o Norte de África era cristão. wat desde quando? Editado 5 Outubro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 5 Outubro 2017 wat ai wat. Era um dos principais e mais importantes centros de cristianismo e inclusive de expansão do monaquismo cristão.. Já agora Puro, eu disse mais ou menos Consensual ou seja, a esmagadora maioria dos historiadores dos descobrimentos consideram que Ceuta não é o inicio da expansão, não disse que era Consensual e que eras obrigado aceitar. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 (editado) ai wat. Era um dos principais e mais importantes centros de cristianismo e inclusive de expansão do monaquismo cristão.. Já agora Puro, eu disse mais ou menos Consensual ou seja, a esmagadora maioria dos historiadores dos descobrimentos consideram que Ceuta não é o inicio da expansão, não disse que era Consensual e que eras obrigado aceitar. lá saberas ah ok https://pt.wikipedia...no_H%C3%A1fsida https://pt.wikipedia.org/wiki/Zianidas https://pt.wikipedia...o_Mer%C3%ADnida e claro este imperio cristão https://pt.wikipedia...3%A9rio_Otomano Editado 5 Outubro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 5 Outubro 2017 Até ao sec.7, o norte de africa era bizantino e cristão. O Santo Agostinho era do norte de áfrica. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 (editado) Até ao sec.7, o norte de africa era bizantino e cristão. O Santo Agostinho era do norte de áfrica. Mas nós tamos a falar de um periodo 700 anos depois. Nesse século VII ainda tava a nascer o Islão Editado 5 Outubro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Outubro 2017 Percebo o que queres dizer como é obvio, tal como eu disse é um processo longo., porém é necessário perceber quais eram as intenções, e o movimento para Ceuta não foi com o intuito de aumentar o território nacional, nos termos em que nós colocamos a expansão, como expansão marítima, desenvolvimento comercial etc, ou a construção dos ditos descobrimentos. Foi apenas uma expansão apenas territorial, como tantas outras com ideologia medieval. Mas não foi um esteio, nem foi isso que levou ao aumento da logística naval(que por acaso é a minha área de estudo). Quem quiser ler mais sobre o assunto pode ler Luís Filipe F. R. Thomaz, de Ceuta a Timor. Ou até mesmo abro do meu mestre Luís Miguel Duarte Ceuta 1415 Seiscentos Anos Depois. Ps. SiulPi o Norte de África era cristão. Teu mestre o carago, já era meu antes de ti :angry: É ele e o Gouveia Monteiro, ninguém escreve história melhor do que eles. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Outubro 2017 O norte de África foi alvo de invasões bárbaras tanto quanto a Europa e a Península Ibérica. Os Vândalos foram lá parar depois de passarem por cá, fixando a sua capital no que foi Cartago. A maioria desses povos converteu-se ao cristianismo em algum ponto da sua existência. Só para finalizar sobre Ceuta, independentemente dos motivos e consequências, foi um desastre económico e um "sorvedouro de homens", como diria o Fernão Lopes, salvo erro, mas foi importante em termos de prestígio e legitimação da nova dinastia fundada por D. João. Acho que já escrevi sobre isso por cá, já não me lembro onde. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 5 Outubro 2017 Mas nós tamos a falar de um periodo 700 anos depois. Nesse século VII ainda tava a nascer o Islão O Algarve também foi árabe durante mais de 400 anos, Granada durante 700. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 (editado) O Algarve também foi árabe durante mais de 400 anos, Granada durante 700. pois foi nao tou a dizer que o Norte de Africa sempre foi devoto ao Islao, digo que o era na altura da conquista de Ceuta (e por muito tempo antes)(se calhar nao devia ter posto o "sempre" em cima ) Editado 5 Outubro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Outubro 2017 Já agora... Spain suspends Catalan parliament session in attempt to block independence Estes pategos vão tão levar com uma secessão unilateral dos catalães :lol: Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Outubro 2017 E não tivéssemos caido em mãos espanholas e talvez Ceuta ainda fosse nossa Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 5 Outubro 2017 E não tivéssemos caido em mãos espanholas e talvez Ceuta ainda fosse nossa Era mesmo o que precisávamos. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 5 Outubro 2017 E não tivéssemos caido em mãos espanholas e talvez Ceuta ainda fosse nossa Para quê? :lol: Ceuta é uma cidade que, apesar de ter com certeza indústrias e outros tipos de rendimentos, é um completo sorvedouro de dinheiro. Espanha mete 30M de euros/ano no sítio só para travar a emigração ilegal e a este valor muito provavelmente é preciso somar despesas de manutenção dos equipamentos mais gastos com os homens que estão de plantão a vigiar a fronteira com Marrocos. E já agora Espanha e Marrocos não têm grandes relações diplomáticas (Mellilla, Ceuta e aquelas ilhotas na costa marroquina) e quem aproveita isso somos nós que somos um grande parceiro comercial de Marrocos, há três anos as exportações valiam 700M de euros. Não sei quem geria a praça na altura da Restauração da Independência mas o gajo que preferiu declarar lealdade ao Filipe IV (que curiosamente também perdeu a Catalunha, nome de mau augúrio para a unidade territorial do país vizinho) ao invés do D.João IV foi um autêntico génio para os nossos interesses, quer hoje quer se calhar naquela altura. Compartilhar este post Link para o post