Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Se já era assustador pensar que as possíveis alternativas ao PPC são Luís Montenegro e Rui Rio, eis que Santana Lopes declarou na SICN estar a ponderar candidatar-se à liderança do partido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no lugar do Santana preferia ter o cartão sem plafond da Misericórdia do que voltar às más vidas. O homem chegou ao Santo Graal, que esteja quieto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se já era assustador pensar que as possíveis alternativas ao PPC são Luís Montenegro e Rui Rio, eis que Santana Lopes declarou na SICN estar a ponderar candidatar-se à liderança do partido.

O Rui Rio não é assim tão assustador dentro do partido que é o PSD e acho que o Santana Lopes é menos assustador que o Montenegro, o Santana ficou queimado por ter sido o sucessor de Durão Barroso como PM nas circunstâncias em que foi, sem eleições, (para mim no top 3 de piores governantes portugueses no pós-25 de Abril), mal teve tempo de assentar, 6 meses depois já tinha perdido o lugar.

Pelo contrário o Montenegro, representa o que há de pior no PSD, uma clara marioneta de PPC.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas sendo sincero, de todos os cargos que o Santana já teve na vida política, ele apresentou competência em algum deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sendo sincero, de todos os cargos que o Santana já teve na vida política, ele apresentou competência em algum deles?

Como Presidente do Sporting ganhou uma Taça de Portugal. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, o que aconteceu ao Fernando Nogueira? Com 67 anos, ainda poderia estar dentro da política ativa do PSD. Depois de 1995 nunca mais se ouviu falar do homem que perdeu para Guterres. Camuflou-se da política ainda melhor que o Seguro.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD está em cacos. Quem quer que seja vai ter de fazer um grande trabalho em dois anos na oposição e esperar um grande desentendimento à esquerda para o partido sequer ter alguma hipótese nas próximas legislativas.

A pessoa mais capaz, de todas as apontadas até agora, parece ser o Rui Rio.

No puzzle que agora se vai montar, também não deixa de ser engraçado introduzir a suposta admiração do Marcelo Rebelo de Sousa pelo Montenegro e a suposta relação conturbada com o Rui Rio. São sempre mais achas para a fogueira.

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD está em cacos. Quem quer que seja vai ter de fazer um grande trabalho em dois anos na oposição e esperar um grande desentendimento à esquerda para o partido sequer ter alguma hipótese nas próximas legislativas.

Não prevejo o futuro, mas penso que tinha de rebentar um grande escândalo relacionado com a geringonça ou com o António Costa. Como algum elemento importante do governo ser suspeito de corrupção ou de outras atividades ilícitas, não estou a querer dizer que tal coisa vá acontecer, mas é fácil para a CS inventar ou pegar em pequenos escândalos e transformá-los em problemas graves para o governo, ou um grande desentendimento entre a CDU e o PS, que de um modo muito estranho, lá consiga prejudicar a Esquerda em geral, e beneficiar o PSD/CDS.

Se a PAF em conjunto conseguisse ficar à frente do PS em 2019, algo em que não acredito, já seria um cenário de paraíso para o PSD.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Esta m*rda tem de levar uma volta gigante para o PSD sequer chegar perto do PS nas próximas legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Criei uma fórmula que traduz a evolução natural dos partidos portugueses de 4 em 4 anos, partindo do pressuposto que as mesmas ideologias que existem em Portugal se mantenham, num macro-cenário (sem tomar em conta mudanças bruscas, que aconteçam passado 1 ano ou 2), assim podemos ter uma perspectiva do que o futuro nos espera, até ao ano 2050.

Estes são os grandes grupos estudados, Esquerda Radical/Extrema-Esquerda, Esquerda Libertária, Esquerda Tradicional, Centro-Esquerda, Centro, Direita Social-Liberal, Direita Conservadora, Direita Radical/Extrema-Direita.

Esquerda Radical (MRPP, POUS, MAS, FEC, AOC, PT, LST, LCI, FUP, PCPMI, PCR, PRT, PST, PUP)

Esquerda Libertária(BE, LIVRE, UDP, UEDS, PSR, GDUP's, MES, PXXI)

Esquerda Tradicional (PCP, PEV, MDPCDE, FSP )

Centro-Esquerda (PS, PAN, PTP, ASDI, PG, MD)

Centro (PDR, JPP, NC, PURP, PRD, PSN, MEP, PH, PDA)

Direita Social-Liberal (PSD, MPT, PPR)

Direita Conservadora (CDS, PPM, PPV, PND, )

Direita Radical (PNR, FN, PDP, PDC)

Já vos apresento os dados finais, quando acabar de aplicar a fórmula.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, o que é que tu fazes/estudas? És grande viciado nisto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, o que é que tu fazes/estudas? És grande viciado nisto :mrgreen:

Agora que acabei a minha licenciatura dentro da área de Planeamento, estou a pensar tirar um mestrado para o ano que vem em Ciência Política ou História, ainda não decidi qual. Gosto de ambos os temas.

Compartilhar este post

Link para o post

E a nova do Trump? Belas declarações em Porto Rico sobre o furacão Maria e depois meteu-se a atirar rolos de papel para as pessoas que estavam recolhidas num abrigo qualquer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Criei uma fórmula que traduz a evolução natural dos partidos portugueses de 4 em 4 anos, partindo do pressuposto que as mesmas ideologias que existem em Portugal se mantenham, num macro-cenário (sem tomar em conta mudanças bruscas, que aconteçam passado 1 ano ou 2), assim podemos ter uma perspectiva do que o futuro nos espera, até ao ano 2050.

Estes são os grandes grupos estudados, Esquerda Radical/Extrema-Esquerda, Esquerda Libertária, Esquerda Tradicional, Centro-Esquerda, Centro, Direita Social-Liberal, Direita Conservadora, Direita Radical/Extrema-Direita.

Esquerda Radical (MRPP, POUS, MAS, FEC, AOC, PT, LST, LCI, FUP, PCPMI, PCR, PRT, PST, PUP)

Esquerda Libertária(BE, LIVRE, UDP, UEDS, PSR, GDUP's, MES, PXXI)

Esquerda Tradicional (PCP, PEV, MDPCDE, FSP )

Centro-Esquerda (PS, PAN, PTP, ASDI, PG, MD)

Centro (PDR, JPP, NC, PURP, PRD, PSN, MEP, PH, PDA)

Direita Social-Liberal (PSD, MPT, PPR)

Direita Conservadora (CDS, PPM, PPV, PND, )

Direita Radical (PNR, FN, PDP, PDC)

Já vos apresento os dados finais, quando acabar de aplicar a fórmula.

Eu poupo-te ao trabalho, mano. Vamos ter governo PS ou PSD. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vivo em Espanha e tenho tentado falar com várias pessoas diferentes sobre o que se está a passar na Catalunha. O que dizem é que por exemplo muitas das fotos que passam para a imprensa são antigas ou montagens. E toda a gente se sente revoltada com os Mossos por serem funcionários do governo e não cumprirem as suas ordens. A imagem que está a passar para fora são de que são os coitadinhos no meio desta história toda. Mas pelo que me têm vindo a dizer pode não ser bem assim.

Por outro lado, também criticam o governo pela abordagem que tiveram e que apesar do que passa na imprensa internacional ser um pouco manipulado, arriscam-se a dar mais razões à causa da independência. Ninguém se arrisca a prever o que pode acontecer.

Repito que apenas estou a contar um pouco do que me têm vindo a dizer porque não tenho suficiente conhecimento do que se passou no fim de semana para já conseguir formar a minha opinião de uma forma clara.

Editado por TukTuk

Compartilhar este post

Link para o post

E a nova do Trump? Belas declarações em Porto Rico sobre o furacão Maria e depois meteu-se a atirar rolos de papel para as pessoas que estavam recolhidas num abrigo qualquer :lol:

Que anedota.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esta m*rda tem de levar uma volta gigante para o PSD sequer chegar perto do PS nas próximas legislativas.

Nas próximas talvez não (apesar de achar que o PS não irá conseguir maioria absoluta), mas vai acontecer o que acontece sempre desde os anos 90 em que os ciclos de crescimento e recessão encurtaram, vem uma crise e o Governo é apanhado com as calças na mão. O PS passa a ser o partido dos mauzões que levaram o país ao charco e o PSD é chamado para o lugar. O PSD toma as medidas complicas com custo social, e quando as coisas começam a encarrilar, as pessoas trocam para o PS porque já não podem com a insensibilidade dos laranjas, e estes cavalgam a recuperação económica. Depois vem uma nova crise, e repete-se tudo outra vez :mrgreen: É o problema de só haver dois partidos moderados fortes (não conto o CDS porque esses vão para o lado que for preciso em troca de uns bons tachos).

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo como é que o Rui Rio aceita ser queimado nas próximas eleições, perante uma quase certa vitória do PS. Teria que ter um resultado na ordem dos 33% ou acima para se manter como líder no pós-2019 numa posição de força. Por outro lado não me parece que volte a ter uma possível liderança tão facilmente, esse deve ser o principal motivo.

Elliot, nos anos 80 e princípios de 90, os ciclos duravam o dobro do tempo, 2 mandatos, o Cavaco apanhou as vacas gordas durante 2 mandatos, com uns anos de 1993/94 já mais complicados. Depois veio a nova pujança com Guterres, que até ao novo milénio apanhou uma fase de crescimento, durante 2 mandatos. Acabou como toda a gente sabe por perder as autárquicas de 2001.

Não sou ninguém para opinar, pois nunca votei CDU, mas considero que o comité central do PCP deveria ponderar a entrada de um novo líder. O Jerónimo já está lá há demasiado tempo. Já é uma solução gasta. Passou o seu tempo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vivo em Espanha e tenho tentado falar com várias pessoas diferentes sobre o que se está a passar na Catalunha. O que dizem é que por exemplo muitas das fotos que passam para a imprensa são antigas ou montagens. E toda a gente se sente revoltada com os Mossos por serem funcionários do governo e não cumprirem as suas ordens. A imagem que está a passar para fora são de que são os coitadinhos no meio desta história toda. Mas pelo que me têm vindo a dizer pode não ser bem assim.

Por outro lado, também criticam o governo pela abordagem que tiveram e que apesar do que passa na imprensa internacional ser um pouco manipulado, arriscam-se a dar mais razões à causa da independência. Ninguém se arrisca a prever o que pode acontecer.

Repito que apenas estou a contar um pouco do que me têm vindo a dizer porque não tenho suficiente conhecimento do que se passou no fim de semana para já conseguir formar a minha opinião de uma forma clara.

Claro que todo o mundo é que está errado e a imprensa espanhola tem sido imparcial. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A imprensa espanhola está a fazer o que é normal quando se sabe que a causa defendida está manchada: apontam os defeitos dos outros. Nas discussões online também se faz isso corrigindo-se os erros ortográficos do outro interlocutor :mrgreen:

O que a imprensa espanhola vai ignorando é que se os resultados não são conclusivos porque a votação não foi uniforme (muitos dos opositores à independência não votaram e alguns dos apoiantes fizeram-no mais do que uma vez), tal se deve ao facto de o Estado espanhol ter procurado restringir o acesso aos locais de voto e o acto acabou por não ter a organização esperada precisamente porque a logística foi desbaratada pela intervenção dos gorilas do Rajoy.

Isto já para não falar na insignificância que são as acusações de fraude eleitoral de um acto que eles próprios consideram não ser válido quando comparado com a acção desmedida e violadora da Guardia Civil sobre a população. Faz-me lembrar um segurança privado que esfaqueou um sujeito e defendeu-se argumentando que ele não saiu da frente como ele mandou :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não entendo como é que o Rui Rio aceita ser queimado nas próximas eleições, perante uma quase certa vitória do PS. Teria que ter um resultado na ordem dos 33% ou acima para se manter como líder no pós-2019 numa posição de força. Por outro lado não me parece que volte a ter uma possível liderança tão facilmente, esse deve ser o principal motivo.

Acho que o Rui Rio vai beneficiar de dois factores importantes. Primeiro, vem com o registo limpo e estará mais à vontade para se opor àquilo que achar importante sem ter receio de passar por incoerente. E depois, ele e o Costa são amigalhaços, vai ser um ambiente bem menos tenso do que até aqui. O problema é como disseram aí atrás, teria de acontecer alguma coisa de grave para que o PS perdesse votos para o PSD nos próximos 2 anos, e fazer uma boa oposição nunca será suficiente para ganhar as eleições ou, sequer, manter os resultados das últimas.

Elliot, nos anos 80 e princípios de 90, os ciclos duravam o dobro do tempo, 2 mandatos, o Cavaco apanhou as vacas gordas durante 2 mandatos, com uns anos de 1993/94 já mais complicados. Depois veio a nova pujança com Guterres, que até ao novo milénio apanhou uma fase de crescimento, durante 2 mandatos. Acabou como toda a gente sabe por perder as autárquicas de 2001.

É preciso ver que no tempo do Cavaco e antes dele, as condições eram totalmente diferentes. Não havia estabilidade política, houve intervenções externas por duas vezes, o país estava dividido e atrasado, e tudo mudou quase de repente com a entrada dos fundos comunitários quando já lá estava o Cavaco. Depois disso começou a festa e lá andamos nós ora para cima ora para baixo, sem estabilidade nenhuma :mrgreen: Mas verdade seja dita, gostei de ver nas últimas semanas alguma cautela por parte dos responsáveis do Governo no que toca à manutenção das contas públicas, fiquei surpreendido e espero que seja cumprido. Se juntassem a isso algumas reformas estruturais, ainda levavam com o meu voto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que todo o mundo é que está errado e a imprensa espanhola tem sido imparcial. :mrgreen:

Eu sou completamente a favor da independência da Catalunha e do País Basco, mas para um espanhol não deve ser fácil de mastigar... Compreendo que a maioria seja contra. Afinal é uma questão nacional. Também muitos portugueses que ainda hoje lamentam a perda das colónias.

Não acredito que Santana seja eleito, se à 1ª não foi contra Nogueira, se à 2ª não foi contra Marcelo, se à 3ª não foi contra Durão, porque seria à 4ª?

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

A imprensa espanhola está a fazer o que é normal quando se sabe que a causa defendida está manchada: apontam os defeitos dos outros. Nas discussões online também se faz isso corrigindo-se os erros ortográficos do outro interlocutor :mrgreen:

O que a imprensa espanhola vai ignorando é que se os resultados não são conclusivos porque a votação não foi uniforme (muitos dos opositores à independência não votaram e alguns dos apoiantes fizeram-no mais do que uma vez), tal se deve ao facto de o Estado espanhol ter procurado restringir o acesso aos locais de voto e o acto acabou por não ter a organização esperada precisamente porque a logística foi desbaratada pela intervenção dos gorilas do Rajoy.

Isto já para não falar na insignificância que são as acusações de fraude eleitoral de um acto que eles próprios consideram não ser válido quando comparado com a acção desmedida e violadora da Guardia Civil sobre a população. Faz-me lembrar um segurança privado que esfaqueou um sujeito e defendeu-se argumentando que ele não saiu da frente como ele mandou :lol:

Em relação à violência, eu não sei como é que os espanhóis conseguem defender o que a guarda civil fez. Mas a verdade é que a grande maioria o faz. E diz que até deveriam ter sido mais violentos... :facepalm:

E o resultado da votação há imensos dados engraçados. Como uma terra pequena com cerca de 500 habitantes (em que nem todos podem votar) e que contabilizou mais de 1000 votos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...