Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Quanto a notícias sobre a minha fórmula, estava eu contente da vida a acertar todos os resultados, até que me deparo com o New Hampshire, onde me dá uma vitória dos Republicanos por apenas 0.24% (na realidade ganharam os Democratas também por apenas 0.37%), Daí vou a ver e chego à conclusão que o erro se devia ao arrendondamento dos resultados com que trabalho às décimas, então tive que voltar ao trabalho, fazendo tudo de novo, agora com os resultados arredondados às centésimas, pensando que ia acertar o New Hampshire e manter todos os outros, só depois vi que estava enganado. Mesmo mantendo quase todos os estados, exceto o Nevada, onde também ganharam os democratas na realidade, vejo que chego a um erro ainda maior no New Hampshire, agora passando os 0.5%. Então tive que mudar algumas variáveis da fórmula, dando um maior pendor aos resultados percentuais absolutos das eleições americanas, neste caso 48.18% para os Democratas e 46.09% para os Republicanos. Finalmente poderei testar e ver se corrijo o Ohio e o New Hampshire. Onde me deu um resultado mais favorável ao Trump, com a sua vitória , ao contrário do que resultou da eleição real.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção ao PAN! Sem que ninguém tivesse tomado grande atenção, eles obtiveram resultados muito superiores ao inicialmente pensado no distrito de Lisboa, não me admirava nada que na próxima legislatura elejam 2/3 deputados, houve municípios onde passaram os 4%.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção ao PAN! Sem que ninguém tivesse tomado grande atenção, eles obtiveram resultados muito superiores ao inicialmente pensado no distrito de Lisboa, não me admirava nada que na próxima legislatura elejam 2/3 deputados, houve municípios onde passaram os 4%.

Meteram um deputado em praticamente todas as assembleias municipais que concorreram na Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro e até na Moita, concelho com forte tradição tauromáquica e um pouco a antítese dos ideais do PAN.

Aliás quando o PAN propôs aqueles decretos no parlamento anti-touradas (idade mínima para participar + fim do financiamento público) o Opinião Pública da SIC Notícias teve um directo na Praça de Touros da Moita. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Os lisboetas que não conseguem viver no concelho de Lisboa tiveram de ir para qualquer lado.

Compartilhar este post

Link para o post

E contexto, claro. Aqui não passa de um badameco.

Não é que o Trump também não seja um mas pelos vistos tinha quem o apoiasse.

Não passa de um badameco? O Trump também não passava de um badameco para a maioria das pessoas, lembro-me de ouvir pessoas dizerem, que até era engraçado ouvir os disparates dele porque não tinha a mínima possibilidade de ser o próximo Presidente dos EUA. Se olharmos uma terra tão comunista como é Loures, aliado ao fato de o PSD estar numa queda vertiginosa a nível nacional, não seria de esperar que ele ultrapassasse os 20%, claro que ele teve de usar populismos baixos, mas não deixa de ser um caso onde o populista ganha votos. Agora imagina nas terras onde o PSD é mais forte que em Loures, ou seja em 90% do país.

Quanto ao Trump, não só tinha quem o apoiasse na América, como continua ainda a ter uma franja de eleitorado acima do que seria esperado por nós, até por tanta notícia de múltiplos disparates dele que nos chegam. Tudo bem que os americanos conseguem-nos surpreender sempre, mas saber que Trump teria uma votação a nível nacional na ordem dos 40% não deixa de ser surpreendente, é uma queda ligeira de apenas 6%. E pior... os estados onde ele perdeu maior popularidade são exatamente aqueles em que perdeu, NY, California, Illinois, etc... etc... Na sua maioria, nas grandes cidades. O que não altera em grande medida os resultados de Trump. Perde mas não com a margem com que os Republicanos perderam para os Democratas no tempo de F.D.Roosevelt. Ele tem mantido sabe-se lá como, a sua popularidade na maioria dos Estados em que ganhou e nos meios rurais. Até subiu nas minhas sondagens em estados sulistas como o Alabama ou o Arkansas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não passa de um badameco, sim. Pessoas como o André Ventura só proliferam em tempo de miséria.

O que não quer dizer que não tenham audiência. Eu também acho surreal como é que alguém como o Isaltino ganha uma Câmara Municipal depois de tudo o que aconteceu mas olha, ganhou.

Compartilhar este post

Link para o post

O Isaltino ganhou porque, apesar da corrupção, dinamizou e muito o concelho de Oeiras e as pessoas lembram-se disso. É o dito "rouba mas faz".

Compartilhar este post

Link para o post

Já que falo dos EUA, será que sou o único que quanto a 2008, preferia o McCain num cenário Clinton-McCain? Parece-me ser dos Republicanos mais moderados e sensatos que há no Partido (o que não é muito difícil), tem-se oposto em muitos assuntos à governação Trump. E nunca teve pudor em colocar-se contra o Partido Republicano em diversas matérias. Parece ser um dos poucos que também muito por causa de ter sido prisioneiro de guerra, tem um lado humano muito mais forte que os seus colegas partidários. Propôs diversas leis para acabar com a tortura a100%, é a favor dos imigrantes, não vê problemas nos casais homossexuais. É a favor de igualdade salarial para homenos e mulheres. Também votou contra o fim do Obamacare sem que se propusesse um programa substituto credível, neste ano. Pode-se falar que ele é muito conservador em certos aspetos políticos como o apoio a Israel e à Guerra do Iraque, mas a Clinton também não pode falar muito, ela foi apoiante da Guerra do Iraque e todos nós sabemos que é apoiante de Israel. Em 2000 ele propôs uma normalização das relações com Cuba, mesmo com Fidel à frente do país, como fez Obama (já sem Fidel). Em 2000 ele criticou os fanáticos religiosos extremistas de direita americanos aliados a Bush como agentes de intolerância.Que misturam política com religião. Quanto a ela, não preciso de descrever, a sua imagem nestas eleições de 2016 ainda está muito presente. Quanto a McCain o seu pecado capital será na defesa da pena de morte, ser a favor leis de armas e nos temas ambientais. Acredita que os ambientalistas exageram de forma crítica as mudanças climáticas. Mas qual é o típico Republicano que não toma essa posição? Contudo não teve receios de em 2007 na campanha para 2008 dizer que o aquecimento global não só existe, como é um desafio urgente para as pessoas, para a economia e para o ambiente. Afirmou ser a favor de uma redução de 65% das emissões de carbono até 2050. É contra o serviço militar obrigatório, a menos que estivessemos na III Guerra Mundial. Disse que a sua reintrodução seria um terrível erro. Em 1990 fez um referendo no Arizona para criar um feriado no estado em honra de M.L.King, que foi chumbado, repetiu a ''dose'' em 92 e finalmente foi criado o feriado estatal. Em 98 foi a favor de uma taxa de aumento de 1$ no preço dos maços de tabaco, que foi rejeitada tanto pela maioria dos republicanos como pelos democratas. Só tenho pena que ele não tivesse ganho as Primárias de 2000 contra o George W. Bush. A força do dinheiro, da família e dos barões do partido falou mais forte. Bush gastou 7 a 8x mais na campanha. Foi um grande alívio para mim, quando o Obama ganhou as primárias à Clinton, pois dos 3 era ela que eu não quereria mesmo como Presidente em 2008. Claro que a minha opção favorita de todos era o Obama.

Relembro um discurso de McCain de 1982 , quanto à possibilidade de presença militar americana no Médio Oriente.

''A questão fundamental é : Qual é o interesse dos Estados Unidos no Médio Oriente (neste caso o Líbano)? É dito que estão lá para manter a paz. Eu pergunto, que paz? É dito que estão lá para ajudar o governo. Eu pergunto, que governo? É dito que estão lá para estabilizar a região. Eu pergunto, como vão os Estados Unidos estabilizar a região? Quanto mais tempo estivermos no Médio Oriente, mais difícil será abandonarmos os países do Médio Oriente. Em primeiro lugar , nós seremos prisioneiros de nós mesmos, no caso de lá colocarmos mais tropas. O que poderemos esperar de mal na retirada dos EUA do Líbano? O mesmo mal que aconteceria se nos mantivéssemos. Eu sei que o número combates subirá de nível se nos retirarmos. Eu respeitosamente sei que muitos civis inocentes serão mortos. Mas eu firmemente que acredito que o mesmo acontecerá de qualquer forma se não nos retirarmos.''

Também não me esqueço quando uma velhota virou-se para ele e disse-lhe que o Obama não passava de um muçulmano encapotado, que não era americano. Ele teve a coragem de dizer à senhora que o Obama era tão americano como qualquer um deles. Algo que eu duvido que um candidato como o Trump ou o Bush dissessem.

Por isto tudo, acho que foi o melhor candidato Republicano não pela sua influência e força mas pelas suas posições desde os tempos de Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

A Sarah Palin enterrou as poucas chances que ele tinha de ganhar em 2008. Ele pode dizer isso sobre intervenções militares mas se chegasse ao poder ia-se ver que mão é que teria sobre os lobbies que o meteriam lá.

Compartilhar este post

Link para o post

O McCain é um War Hawk e um intervencionista. Ele acredita de forma mesmo honesta que espalhar a democracia no mundo é o dever dos USA.

Mesmo assim, é uma personagem de quem gosto bastante apesar de ter várias discordâncias com ele.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

O Isaltino ganhou porque, apesar da corrupção, dinamizou e muito o concelho de Oeiras e as pessoas lembram-se disso. É o dito "rouba mas faz".

Então imagina se não roubasse...

Por mim qualquer político que fosse condenado por corrupção deveria ser impedido de concorrer a novas eleições em cargos público, mesmo depois de ter sido libertado da prisão. Só condenados, não incluo meras suspeitas de corrupção ou julgamentos em curso na lista de ''impedidos''.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que sinceramente não compreendo é a diabolização tanto da Esquerda como da Direita do Tsipras, na Esquerda devido à sua opção pela não saída de Grécia da União Europeia, aliada à saída do Varoufakis. No que pode ser visto como uma submissão à UE. Na Direita devido à sua ideologia e do seu partido. Sobretudo foi absolutamente responsável e tomou opções dignas de um verdadeiro estadista, deixou de lado uma crise política, social e económica. Aguentou o que parecia impossível de aguentar, não abandonou a Grécia nem o barco a meio. Ultimamente não se tem sequer falado dele. Não percebo porquê.... o seu governo conseguiu colocar uma Grécia em profunda crise do pós ND/PASOK nos eixos da retoma económica. Há 1 ano e meio víamos a Grécia de Tsipras como um falhanço e os menos informados ainda o acham. Hoje sabemos (ou espero que se venha a saber) que ele colocou a Grécia a crescer 2.7% em 2017 (segundo as previsões mais recentes). apenas 2 anos depois de uma recessão intensa que parecia interminável, em que a Grécia chegou a ter um crescimento de -9.1%, conseguiu baixar o desemprego em 2%, reduziu a dívida pública de 177% quando tomou o poder para 174% do PIB, baixou tanto o défice, que conseguiu um superávit das contas públicas.Reduziu a evasão fiscal e os níveis de corrupção na Grécia. E finalmente estabilizou nas sondagens, começando nos últimos 2/3 meses a subir nelas se bem que ligeiramente, o homem que há menos de um ano valia 17.7% nas sondagens, vale hoje 23.6%. a manter-se o crescimento nas sondagens, estará claramente em condições de lutar pela vitória tanto nas Europeias como nas Legislativas. Pelo contrário vejo o Varoufakis como um irresponsável que deixou o barco a meio, estava a entalar e engonhar a Grécia nas reuniões do Eurogrupo, e não propunha nada de novo, ou sólido que pudesse consolidar o país. Não sei porque razão a opinião pública é exatamente a contrária. Muitos vêm o Tsipras como o mau da fita e o Varoufakis como o bonzinho. A meu ver é precisamente o oposto. Tem muito mais valor ou mérito que o Varoufakis. É que nem tem comparação.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como previ o Santana Lopes avançou mesmo, não houve eleição nenhuma do PSD que ele não fosse candidato desde o tempo do Cavaco, com exceção da eleição de PPC. A meu ver não deixa de ser um outsider, contudo prefiro a sua candidatura a uma do Rangel ou do Montenegro.

https://www.rtp.pt/noticias/politica/santana-lopes-as-varias-tentativas-para-chegar-a-lideranca-do-psd_v1032608

Compartilhar este post

Link para o post

Cada opção é pior que a anterior. A exterminação do centro do partido que se deu depois da saída do Durão não deixou ninguém com perfil ao centro, social democrata ou liberal (não confundir com neo-liberal). E o caciquismo que tentaram eliminar continua lá quase todo.

Pode ser que um lider com algum carisma como o Rio ou o Rangel melhorem as coisas a curto / médio prazo, e o partido até pode voltar a espaços ao poder mas perdeu o centrão que lhe dava maiorias. Quando esse eleitorado perder o hábito de votar só PS-PSD, e descobrir que o mundo não acaba quando votam BE (já acontece um pouco) ou CDS (começa a contecer), é o momento full circle.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada opção é pior que a anterior. A exterminação do centro do partido que se deu depois da saída do Durão não deixou ninguém com perfil ao centro, social democrata ou liberal (não confundir com neo-liberal). E o caciquismo que tentaram eliminar continua lá quase todo.

Pode ser que um lider com algum carisma como o Rio ou o Rangel melhorem as coisas a curto / médio prazo, e o partido até pode voltar a espaços ao poder mas perdeu o centrão que lhe dava maiorias. Quando esse eleitorado perder o hábito de votar só PS-PSD, e descobrir que o mundo não acaba quando votam BE (já acontece um pouco) ou CDS (começa a contecer), é o momento full circle.

Tenho dificuldade para ver o Durão como um centrista, mas na maioria das coisas concordo com o que dizes. Percebi que quando dizes liberal queres dizer o contrário de conservador. Concordo. O Rio tem carisma, mas não acho o mesmo do Rangel. Acho que o problema da Direita em Portugal foi mesmo o surgimento do Bloco de Esquerda, a partir daí, muito dificilmente o PSD voltará a ter maioria absoluta isolado como no tempo do Cavaco. Imaginem o que seria da Esquerda em Portugal só com a CDU e o PS. Das duas uma, em casos governáveis ou o PS tinha maioria, ou a Direita teria maioria facilmente. Isto porque a CDU seria uma força de impasse e de instabilidade. Discordo quando dizes que o eleitorado do PSD vai migrar para o CDS, é um efeito temporário que com a mudança de líder do PSD desaparecerá quase de certeza, os portugueses votaram CDS porque não queriam o PPC, se tivesse sido ao contrário, com o Rui Rio e o Paulo Portas, o CDS estaria agora nas ruas da amargura, Mas percebo as tuas ideias e têm nexo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Rangel tem o carisma de uma parede recém-pintada a secar ao sol.

Compartilhar este post

Link para o post

O McCain é um War Hawk e um intervencionista. Ele acredita de forma mesmo honesta que espalhar a democracia no mundo é o dever dos USA.

Mesmo assim, é uma personagem de quem gosto bastante apesar de ter várias discordâncias com ele.

O McCain poderia sair da eleição do Trump como principal opositor dele entre os Republicanos no Senado, mas apesar de criticar muito, tem seguido quase sempre a linha do partido e votado a favor de qualquer proposta do GOP. Está a ser uma desilusão

Compartilhar este post

Link para o post

Com esta ida a Belém, é claro que o Santana já tinha a candidatura preparada e já está a tratar dos Barões, também.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não será o tópico mais adequado mas alguém me poderá recomendar uma lista de bons livros/manuais/textbooks de economia e áreas relacionadas (Corporate Finance, Moeda, Contabilidade)? Queria construir uma espécie de biblioteca e estudar/revisitar temas que pouco peguei depois da faculdade.

(Backgorund: Sou licenciado em Economia e trabalho à quatro anos numa consultora)

PS: Encontrei estas listas no Reddit: https://www.reddit.com/r/AskSocialScience/wiki/books/econ

e

https://www.reddit.com/r/Economics/wiki/reading´

Parece-me que a primeira vai mais ao encontro do que pretendo mas estou aberto a todas as sugestões.

Editado por sepa

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho dificuldade para ver o Durão como um centrista,

Tens porque pensas no Durão na UE, a gritar em plenos pulmões que a flexibilização do mercado de trabalho ia trazer crescimento. Convém lembrar que no período 2007-2014 era o novo dogma, e por muito óbvio para alguns que ia dar m*rda e zero resultados, para a maioria dos políticos de centro e de direita fazia sentido.

Percebi que quando dizes liberal queres dizer o contrário de conservador. Concordo.

Liberal, conservador e neo-liberal são 3 coisas diferentes. E mesmo liberal, pode ser dividido entre os campos sociais e económicos, daí a razão que nas votações de leis de costumes haver deputados PSD e CDS a quebrarem a disciplina de voto.

O Rio tem carisma, mas não acho o mesmo do Rangel.

Tem carisma qb. E a vantagem de estar fora, longe do escrutínio. Pode aparecer a defender barbaridades que ninguém (eleitores) consegue facilmente apontar a incoerência. Uma espécie de Vitorino laranja.

Acho que o problema da Direita em Portugal foi mesmo o surgimento do Bloco de Esquerda, a partir daí, muito dificilmente o PSD voltará a ter maioria absoluta isolado como no tempo do Cavaco. Imaginem o que seria da Esquerda em Portugal só com a CDU e o PS. Das duas uma, em casos governáveis ou o PS tinha maioria, ou a Direita teria maioria facilmente. Isto porque a CDU seria uma força de impasse e de instabilidade.

O impacto do bloco nem é tanto esse, porque pressupões que o bloco empurre o PS para o centro, e apesar de isso ter sucedido foi de forma limitada. O impacto maior é que o discurso do BE cria anti-corpos na direita, e fá-la afastar-se do centro só para "prove a point".

Discordo quando dizes que o eleitorado do PSD vai migrar para o CDS, é um efeito temporário que com a mudança de líder do PSD desaparecerá quase de certeza, os portugueses votaram CDS porque não queriam o PPC, se tivesse sido ao contrário, com o Rui Rio e o Paulo Portas, o CDS estaria agora nas ruas da amargura, Mas percebo as tuas ideias e têm nexo.

Não é bem isso. O CDS tem a sua génese no centro, virou á direita com o Monteiro e com o Portas ainda houve uma tentativa de retorno mas a luta pela sobrevivência do "partido do táxi" obrigou-os a agarrarem-se ao nicho. O PSD era há 30 anos um "partido mil-folhas" como lhe chamou o Soares, onde cabia tudo desde os sociais democratas como o Durão, Capucho ou Pacheco Pereira, neo-liberais como o Rio, Marcelo ou Passos, democratas cristãos no partido errado como o Santana ou a Nogueira Leite ou pseudo fachos que nem interessa falar. Mas o Cavaco que não pertencia a nenhuma facção ganhava, as bases viam-se identificadas e os caciques calavam-se, adiando as lutas.

Só que aos poucos foram derivando à direita, e de uma forma que se hoje alguém diz que são centro direita ou é por ironia ou desconhecimento. A base até pode ser em parte, mas guess what: não vota.

EDIT: desta vez, o "neo" falhou-me a mim :mrgreen:

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não será o tópico mais adequado mas alguém me poderá recomendar uma lista de bons livros/manuais/textbooks sobre economia e áreas relacionadas (Corporate Finance, Moeda, Contabilidade)? Queria construir uma espécie de biblioteca e estudar/revisitar temas que pouco peguei depois da faculdade.

(Backgorund: Sou licenciado em Economia e trabalho à quatro anos numa consultora)

PS: Encontrei estas listas no Reddit: https://www.reddit.com/r/AskSocialScience/wiki/books/econ

e

https://www.reddit.com/r/Economics/wiki/reading´

Parece-me que a primeira vai mais ao encontro do que pretendo mas estou aberto a todas as sugestões.

não é bem a minha praia, porque me interesso mais pela parte prática (micro), mas o que li de "economia" foi os freakonomics, 2 livros do kruger, e o Great escape. Tenho o Nudge na prateleira em stand by e estou a ler o Power of little ideas quem é mais marketing. O Misbehaving está na minha wishlist, mas foi ultrapassado pela camisola stromp com "Sir William" nas costas que recebi entretanto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem isso. O CDS tem a sua génese no centro, virou á direita com o Monteiro e com o Portas ainda houve uma tentativa de retorno mas a luta pela sobrevivência do "partido do táxi" obrigou-os a agarrarem-se ao nicho. O PSD era há 30 anos um "partido mil-folhas" como lhe chamou o Soares, onde cabia tudo desde os sociais democratas como o Durão, Capucho ou Pacheco Pereira, noe-liberais como o Rio, Marcelo ou Passos, democratas cristãos no partido errado como o Santana ou a Nogueira Leite ou pseudo fachos que nem interessa falar. Mas o Cavaco que não pertencia a nenhuma facção ganhava, as bases viam-se identificadas e os caciques calavam-se, adiando as lutas.

Só que aos poucos foram derivando à direita, e de uma forma que se hoje alguém diz que são centro direita ou é por ironia ou desconhecimento. A base até pode ser em parte, mas guess what: não vota.

Gostava de pegar por aqui... para quem não está ao corrente, o CDS transformou-se no partido do táxi, ou seja, dos 4/5 deputados, exatamente por isso, por se ter virado à direita. Houve momentos históricos no nosso país em que o CDS lutava diretamente com o PS e PSD (quando ainda tinha laivos de social-democracia) por votos de pessoas que estariam indecisas no centro. Essa era a força do CDS de Freitas. Por alguma razão, o CDS conseguiu em apenas 4 anos transformar-se de uma força de 30 deputados, num ''táxi'' de 4 deputados. A partir do mandato de Cavaco de 85 a 87, as pessoas do centro que votavam CDS, viram o partido tão à direita, que migraram para o PSD, dando-lhe 2 maiorias absolutas. Simples.

Achas que o Santana e o Nogueira Leite estariam bem agrupados num partido do género CDS?

Temos que usar o Google Translator para o nome dos partidos:

PSD -> Partido da Salganhada à Direita (Devido a estas tão diversas correntes :o ).

CDS -> Cristãos Democratas e da Solidariedade. ( E das feiras!)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...