Lebohang Publicado 3 Julho 2020 Citação de Jpa, há 46 minutos: A juntar às reações do Ministro dos Negócios Estrangeiros, nota-se bem que há um desespero, compreensível, pelos turistas. Já vejo malta no Twitter a comparar isto ao Mapa Cor-de-Rosa. 🤪 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 3 Julho 2020 Citação de Ticampos, há 3 minutos: Qual a vossa opinião sobre os debates quinzenais no parlamento com o PM reduzirem em frequência? Eu aceitaria a redução para 1 por mês, mas 4 por ano parece-me ir longe demais. Como foi proposto. Óptimo para um líder da oposição preguiçoso que não tem paciência para esta chatice, melhor ainda para um governo que não gosta nem quer ser escrutinado. Péssimo para a democracia e para a credibilidade do parlamento. 7 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 3 Julho 2020 (editado) Citação de Jpa, há 2 horas: A juntar às reações do Ministro dos Negócios Estrangeiros, nota-se bem que há um desespero, compreensível, pelos turistas. Pode ser que agora que não vamos poder contar com o dinheiro dos camones, comecemos a trabalhar em alternativas ao turismo. Tentar recuperar alguma Industria, a pesca, sei lá. Este twitte tem também um problema, é que, pelos dados mostrados, quem deveria estar a barrar-lhes a entrada éramos nós. Certinho que o António Costa depois das presidenciais se põe ao fresco. Editado 3 Julho 2020 por Mayday 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 3 Julho 2020 Citação de Mayday, há 12 minutos: Pode ser que agora que não vamos poder contar com o dinheiro dos camones, comecemos a trabalhar em alternativas ao turismo. Tentar recuperar alguma Industria, a pesca, sei lá. Isso dá muito trabalho, pá. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 3 Julho 2020 Citação de Mayday, há 12 minutos: Pode ser que agora que não vamos poder contar com o dinheiro dos camones, comecemos a trabalhar em alternativas ao turismo. Tentar recuperar alguma Industria, a pesca, sei lá. (X) doubt Isto é só turismo e imobiliário para o investimento estrangeiro O resto n dá pra fazer em 4 anos Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 3 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, Agora: (X) doubt Isto é só turismo e imobiliário para o investimento estrangeiro O resto n dá pra fazer em 4 anos E se isto não melhorar brevemente e o cenário continuar a ser este? Senhas de racionamento para batatas e pão? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 3 Julho 2020 Citação de Mayday, há 1 minuto: E se isto não melhorar brevemente e o cenário continuar a ser este? Senhas de racionamento para batatas e pão? Não sei a resposta desculpa 1 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 3 Julho 2020 Citação de Mayday, há 32 minutos: Certinho que o António Costa depois das presidenciais se põe ao fresco. Hã? Compartilhar este post Link para o post
Djork Publicado 3 Julho 2020 Esta conversa do Portugal n pode ser só Turismo é verdade mas o nosso país tem limitações óbvias que não dá para contornar Queremos concorrer com Espanha na agricultura por ex mas os gajos devem ter campos de um tamanho abissal comparado connosco Não dá para fugir : somos poucos e temos pouco espaço Temos de fazer como as Estónias e as Lituanias desta vida e apostar em coisas diferentes em que essas duas desvantagens não sejam obstáculos à aposta nessas áreas 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Julho 2020 (editado) Citação de Djork, há 1 hora: Esta conversa do Portugal n pode ser só Turismo é verdade mas o nosso país tem limitações óbvias que não dá para contornar Queremos concorrer com Espanha na agricultura por ex mas os gajos devem ter campos de um tamanho abissal comparado connosco Não dá para fugir : somos poucos e temos pouco espaço Temos de fazer como as Estónias e as Lituanias desta vida e apostar em coisas diferentes em que essas duas desvantagens não sejam obstáculos à aposta nessas áreas Vou comparar alhos com bugalhos, mas o caso da pesca parece-me paradigmático: temos 1 727 408 km² de ZEE (a segunda ou terceira maior da UE) e importamos muito mais do exportamos. fomos dando cabo de muita industria em troca do dinheiro da UE para construir auto-estradas, a CIMPOR passou de multinacional a uma empresa sem importância, que dava lucro quando foi privatizada e agora dá prejuízo, perdemos a SOREFAME porque deixámos de investir nas linhas férreas e porque uma empresa americana qualquer deu o berro, lixou-nos e o estado não quis intervir, hoje podíamos estar a produzir comboios, a exportá-los e para uso da CP e Metro... Sou leigo, falo de cor, mas é assim tão difícil procurar reforçar o sector da metalurgia e metalomecânica, onde até fazemos boa figura, na do vidro, de bens e equipamentos pesados, que praticamente desapareceu, a da construção naval.. Portugal não é só campo para batatas e árvores para cortiça. Editado 4 Julho 2020 por Mayday 6 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Julho 2020 Citação de Mayday, há 8 horas: Vou comparar alhos com bugalhos, mas o caso da pesca parece-me paradigmático: temos 1 727 408 km² de ZEE (a segunda ou terceira maior da UE) e importamos muito mais do exportamos. fomos dando cabo de muita industria em troca do dinheiro da UE para construir auto-estradas, a CIMPOR passou de multinacional a uma empresa sem importância, que dava lucro quando foi privatizada e agora dá prejuízo, perdemos a SOREFAME porque deixámos de investir nas linhas férreas e porque uma empresa americana qualquer deu o berro, lixou-nos e o estado não quis intervir, hoje podíamos estar a produzir comboios, a exportá-los e para uso da CP e Metro... Sou leigo, falo de cor, mas é assim tão difícil procurar reforçar o sector da metalurgia e metalomecânica, onde até fazemos boa figura, na do vidro, de bens e equipamentos pesados, que praticamente desapareceu, a da construção naval.. Portugal não é só campo para batatas e árvores para cortiça. Só uma pequena correction A Sorefame não “produzia” comboios, montava comboios da Siemens (apenas porque o concurso obrigava a que a produção fosse no minimo 20% em Portugal). Não é por acaso que apenas 4 empresas no mundo fazem comboios (3 delas onde a facturação do grupo era ha uns anos 50% do PIB de PT). Depois como se tem visto com a entrada dos chineses no mercado, é uma industria de margens baixissimas. Seria completamente irrealista pensar que a Sorefame algum dia conseguisse competir nesse mercado. Eu não critico quem fala da “antiga” industria portuguesa com saudosismo, mas estamos num mercado muito diferente de ha 20 anos atras. Qualquer industria madura divide-se em grandes players (que Portugal não tem nem consegue ter a não ser que o Estado deixe de pagar pensoes e reformas durante anos para a construir) e em players que o fazem barato (e aí seremos sempre mais caros do que os Vietnams da vida) Não é por acaso que outros paises da nossa dimensão também deixaram de ter industria. Aqui o que temos e estamos a fazer é especialização em nichos de mercado. A Dinamarca tem por exemplo farma, bio-quimica e transporte maritimo. A Estonia tem IT. A Irlanda optou pela prestação de serviços e vender o facto a empresas que eles eram mais baratos do que o UK apesar de falarem a mesma lingua e estarem a curta distância. Hoje em dia apostar em qualquer coisa onde não tenhas a partida uma clara vantagem competitiva...é um suicidio 3 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 4 Julho 2020 Citação de Mayday, há 8 horas: Vou comparar alhos com bugalhos, mas o caso da pesca parece-me paradigmático: temos 1 727 408 km² de ZEE (a segunda ou terceira maior da UE) e importamos muito mais do exportamos. Isso são hábitos de consumo, os peixes mais consumidos em PT são salmão e bacalhau e não há disso na nossa ZEE. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Julho 2020 Citação de Lebohang, há 56 minutos: Isso são hábitos de consumo, os peixes mais consumidos em PT são salmão e bacalhau e não há disso na nossa ZEE. Burgueses nós. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 4 Julho 2020 Citação de Mayday, há 11 horas: Certinho que o António Costa depois das presidenciais se põe ao fresco. Porque dizes isso? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 Julho 2020 Tbm somos os indianos da Europa em mts coisas Fazemos mts serviços mt baratos e mt bons Eu na minha empresa sinto me um escravo para a Alemanha p ex Até parece q o capitalismo tá estragado trabalhadores do mundo unam se Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 4 Julho 2020 Citação de Mayday, há 12 horas: Certinho que o António Costa depois das presidenciais se põe ao fresco. ou vai convocar eleições antecipadas para tentar a maioria absoluta? 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 4 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, há 23 minutos: Tbm somos os indianos da Europa em mts coisas Fazemos mts serviços mt baratos e mt bons Eu na minha empresa sinto me um escravo para a Alemanha p ex Até parece q o capitalismo tá estragado trabalhadores do mundo unam se Acho que a nossa vantagem competitiva atual é precisamente essa. Prestadores de serviços com formação e competências ao nível do centro da Europa, mas mais barato. Isto torna-nos o alvo de eleição para estabelecer centros de serviços partilhados. Somos bons qualidade preço. Não somos os mais baratos a nível global, mas temos maior proximidade cultural com os centros de decisão, o que facilita a comunicação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Julho 2020 Mayday, tanto nesta conversa como por exemplo da TAP e outras anteriores dá-me a ideia que não consegues ter essas conversas na perspectiva de entender os vários factores que estão interligados nestas situações. Espero que as explicações que vais tendo aqui sirvam para obter mais perspectiva. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Julho 2020 Citação de Burkina2008, há 5 horas: Só uma pequena correction A Sorefame não “produzia” comboios, montava comboios da Siemens (apenas porque o concurso obrigava a que a produção fosse no minimo 20% em Portugal). Não é por acaso que apenas 4 empresas no mundo fazem comboios (3 delas onde a facturação do grupo era ha uns anos 50% do PIB de PT). Depois como se tem visto com a entrada dos chineses no mercado, é uma industria de margens baixissimas. Seria completamente irrealista pensar que a Sorefame algum dia conseguisse competir nesse mercado. Eu não critico quem fala da “antiga” industria portuguesa com saudosismo, mas estamos num mercado muito diferente de ha 20 anos atras. Qualquer industria madura divide-se em grandes players (que Portugal não tem nem consegue ter a não ser que o Estado deixe de pagar pensoes e reformas durante anos para a construir) e em players que o fazem barato (e aí seremos sempre mais caros do que os Vietnams da vida) Não é por acaso que outros paises da nossa dimensão também deixaram de ter industria. Aqui o que temos e estamos a fazer é especialização em nichos de mercado. A Dinamarca tem por exemplo farma, bio-quimica e transporte maritimo. A Estonia tem IT. A Irlanda optou pela prestação de serviços e vender o facto a empresas que eles eram mais baratos do que o UK apesar de falarem a mesma lingua e estarem a curta distância. Hoje em dia apostar em qualquer coisa onde não tenhas a partida uma clara vantagem competitiva...é um suicidio O nosso problema em relação aos nichos de mercado é que até somos grandes players em 3 ou 4 áreas, mas o valor acrescentado delas é baixo. O exemplo mais evidente será a indústria da cortiça. O calçado é outro bom exemplo, apesar de até estarmos, pelo que sei, com alguma produção no segmento de luxo. Falta-nos estar em 2 ou 3 áreas com elevado valor acrescentado onde possamos ser dominadores, mas como disseste e bem, isso exige um forte investimento. Mão-de-obra de qualidade há, mas falta o resto. Teremos que continuar a tentar atrair empresas como a Bosch ou a VW, a curto/médio-prazo não dará para fazer muito mais. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Julho 2020 Citação de Peplin, há 59 minutos: O nosso problema em relação aos nichos de mercado é que até somos grandes players em 3 ou 4 áreas, mas o valor acrescentado delas é baixo. O exemplo mais evidente será a indústria da cortiça. O calçado é outro bom exemplo, apesar de até estarmos, pelo que sei, com alguma produção no segmento de luxo. Falta-nos estar em 2 ou 3 áreas com elevado valor acrescentado onde possamos ser dominadores, mas como disseste e bem, isso exige um forte investimento. Mão-de-obra de qualidade há, mas falta o resto. Teremos que continuar a tentar atrair empresas como a Bosch ou a VW, a curto/médio-prazo não dará para fazer muito mais. Sem duvida, completamente de acordo. Agora o que não se deve fazer é ressuscitar empresas como a Sorefame que apenas seriam mais um gasto para o Estado. O que eu também acho é que a estrategia de prestador de servicos não é má, no entanto vai ser uma estrategia a reconhecer que nunca vamos chegar ao nivel do centro/norte da Europa, uma vez que so somos competitivos porque os salarios em Portugal são mais baixos. Ou seja essa estrategia baseia-se no não aumento real dos salarios nos proximos anos/decadas. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 Julho 2020 (editado) N acho q seja só dos salários, também acho temos mais pessoas bem formadas por causa do ensino bom e barato a comparar com outros paises É normal q dps saiam pó estrangeiro tho Editado 4 Julho 2020 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 4 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, Em 02/07/2020 at 18:27: Wrestling é fake Citação de Apocalypse Now, há 6 horas: Porque dizes isso? quem é que quer ser PM num tempo destes? é um desgaste permanente. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Julho 2020 Citação de Burkina2008, há 8 horas: Só uma pequena correction A Sorefame não “produzia” comboios, montava comboios da Siemens (apenas porque o concurso obrigava a que a produção fosse no minimo 20% em Portugal). Não é por acaso que apenas 4 empresas no mundo fazem comboios (3 delas onde a facturação do grupo era ha uns anos 50% do PIB de PT). Depois como se tem visto com a entrada dos chineses no mercado, é uma industria de margens baixissimas. Seria completamente irrealista pensar que a Sorefame algum dia conseguisse competir nesse mercado. Eu não critico quem fala da “antiga” industria portuguesa com saudosismo, mas estamos num mercado muito diferente de ha 20 anos atras. Qualquer industria madura divide-se em grandes players (que Portugal não tem nem consegue ter a não ser que o Estado deixe de pagar pensoes e reformas durante anos para a construir) e em players que o fazem barato (e aí seremos sempre mais caros do que os Vietnams da vida) Não é por acaso que outros paises da nossa dimensão também deixaram de ter industria. Aqui o que temos e estamos a fazer é especialização em nichos de mercado. A Dinamarca tem por exemplo farma, bio-quimica e transporte maritimo. A Estonia tem IT. A Irlanda optou pela prestação de serviços e vender o facto a empresas que eles eram mais baratos do que o UK apesar de falarem a mesma lingua e estarem a curta distância. Hoje em dia apostar em qualquer coisa onde não tenhas a partida uma clara vantagem competitiva...é um suicidio Claro que as coisas não serão tão lineares, mas é inegável que perdemos muita industria e que ela nos faz falta, seja a que perdemos, seja a de nichos de mercado. Tornar o país todo no Algarve é que não me parece ser a solução. Não só pela inconstante que é depender do turismo, mas porque a gentrificação destrói-nos as cidades e o poder de compra (a nós, os coitados do salário minimo e a classe média pobre). Citação de Burkina2008, há 2 horas: Agora o que não se deve fazer é ressuscitar empresas como a Sorefame que apenas seriam mais um gasto para o Estado. A sorefame produziu para a CP e para o Metro (do Porto? e de Almada) as carruagens mais modernas que ainda hoje circulam. A sorefame faliu e a CP e o Metro nunca mais compraram um comboio novo porque passou a custar-nos muito mais. Os comboios vão passar a ser (quanto tempo demorará, não sei) os novos aviões. E nós mais uma vez vamos chegar atrasados, até porque ainda se circula à mesma velocidade de há 20 anos atrás. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Julho 2020 Citação de Mayday, há 23 minutos: Tornar o país todo no Algarve é que não me parece ser a solução. Não só pela inconstante que é depender do turismo, mas porque a gentrificação destrói-nos as cidades e o poder de compra (a nós, os coitados do salário minimo e a classe média pobre). Epa, se os coitados do salário minimo (a few million) não dão sustento à economia, pois claro que a solução é os turistas que recebem 4x o salário minimo (e já estou a ser simpático), e ainda têm poupanças (ehehe que estouro) É que há turismo e turismo... Um gajo que vem cá de férias e vai para um hotel ou villa wtv no algarve, eventualmente compra uma casinha para ele lá por perto. and guess what, só de férias gasta mais que 2 famílias tipicas portuguesas, com 2 salários minimos. O zé povinho é que se f*de. O Bezos é o mais rico do mundo, guess what no taxes. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Julho 2020 (editado) Citação de Mayday, há 41 minutos: Claro que as coisas não serão tão lineares, mas é inegável que perdemos muita industria e que ela nos faz falta, seja a que perdemos, seja a de nichos de mercado. Tornar o país todo no Algarve é que não me parece ser a solução. Não só pela inconstante que é depender do turismo, mas porque a gentrificação destrói-nos as cidades e o poder de compra (a nós, os coitados do salário minimo e a classe média pobre). A sorefame produziu para a CP e para o Metro (do Porto? e de Almada) as carruagens mais modernas que ainda hoje circulam. A sorefame faliu e a CP e o Metro nunca mais compraram um comboio novo porque passou a custar-nos muito mais. Os comboios vão passar a ser (quanto tempo demorará, não sei) os novos aviões. E nós mais uma vez vamos chegar atrasados, até porque ainda se circula à mesma velocidade de há 20 anos atrás. Desculpa mas esta parte apesar de ser verdade engana. Eu falo disto porque conheco quem foi durante muitos anos CEO de uma empresa da industria. Um comboio é composto por locomotivas e carruagens. As locomotivas custam 10x mais do que as carruagens e são a "tecnologia dos comboios", equanto que as carruagens são "apenas" chapa. A Sorefame conseguia montar carruagens como fazem empresas no Vietnam ou na Bolivia ou em quase todos os paises do terceiro mundo, nunca fez nem conseguiria fazer (porque não tem essa capaciade e o investimento necessario seria impossivel de suportar) uma unica locomotiva. O que estou a tentar dizer é que o facto de não comprarmos comboios, nada tem que ver com a Sorefame ou o custo da Sorefame. Os comboios não vão ser novos avioes ate porque em 2023 espera-se que o trafico aereo volte ao que era hoje; fora da Europa e Japão/Coreia/China, a ferrovia é uma miragem; o risco de contagio num comboio não é menor do que num avião. Editado 4 Julho 2020 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post