Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ticampos, há 1 hora:

Estas eleições presidenciais de 2021 vão ser interessantissimas para political geeks como eu, ainda que para 99% seja banal, por já se conhecer o presumível vencedor. Quero saber se se concretiza o que penso que acontecerá. 

7- A abstenção a diminuir drasticamente devido à inclusão de novas opções políticas divergentes das até então presentes em 2016. O que pode prejudicar o Marcelo.  

São coisas, a meu ver, incompatíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ed, há 6 minutos:

São coisas, a meu ver, incompatíveis.

Ser o presumível vencedor não significa que seja logo na primeira volta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

Ser o presumível vencedor não significa que seja logo na primeira volta. 

Não? Numas eleições, no caso das presidenciais, na minha perspectiva, um presumível vencedor é logo na primeira volta, caso contrário deixa de ser presumível. 

Compartilhar este post


Link para o post

f*da-se o Sousa Tavares a comparar o Chega ao PCP como qualquer acéfalo do facebook foi qualquer coisa. Os pais até rebolam na tumba.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 horas:

 

3-Marisa e Mayan a disputar áreas urbanas ricas e/ou de classe média, com presença fortíssima nos jovens com estudos. Que no caso do Mayan são buscadas ao CDS. E no caso da Marisa à falta de candidato socialista oficial (o que também aconteceu em 2016, por isso irá sobretudo manter nesses sítios e descer nos outros). 

 

Mas alguém pensa em votar no Mayan? O meu pé tem mais carisma que ele.

Citação de antifa, há 46 minutos:

f*da-se o Sousa Tavares a comparar o Chega ao PCP como qualquer acéfalo do facebook foi qualquer coisa. Os pais até rebolam na tumba.

Experimentar snifar 2 linhas e mamar uma garrafa de whiskey em cima para ver se também não dizes barbaridades como ele...

Compartilhar este post


Link para o post

O Rui Rio acabou de garantir que a história não se esquecerá dele. Parabéns oh Rui!

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

O Rui Rio foi aquele senhor que há uns tempos atrás disse que Salazar e seu regime não eram fascistas, se não estou enganado. 

Esse líder e o líder do chega, que era coqueluche do partido liderado por Rui Rio talvez sejam líderes de dois partidos de m*rda. 

Corrijam-me sem colocar fotos do Ventura e do Passos juntos, legitimados e neoliberais. 

Compartilhar este post


Link para o post

A direita em Portugal está num estado lastimável. Absolutamente embaraçoso. Eu, que até me considero uma pessoa mais de centro-esquerda, não teria qualquer problema em votar num partido de centro-direita ou até mesmo de direita se mostrassem coerência, ideias sólidas e adequadas para um país como Portugal e mostrassem que estão efetivamente pelo progresso. Ora, o que acontece é precisamente o contrário. Sou bastante novo, mas tenho a impressão que, nem que seja indiretamente, a direita e os conservadores ficaram sempre associados ao Estado Novo e foram os partidos de esquerda a lutar efetivamente pela mudança e pela liberdade. O passado não é esquecido e, se calhar, esse é um dos motivos por termos tido bastantes governos socialistas nos últimos anos. A direita precisa claramente de ar fresco e de reformular as suas prioridades e ideais. É abjeto, é mesmo nojento, ver os partidos de direita constantemente com as mesmas m*rda, com o pé atrás quando é para combater o populismo, o aparecimento da extrema-direita e a deixar lutas óbvias e inquestionáveis, como as lutas pelos direitos humanos, os direitos das minorias, para a esquerda. Aliás, até o combate pelas alterações climáticas mais depressa se associa à esquerda do que à direita. Fico fdd com isto, porque independentemente de uma pessoa ser de esquerda ou de direita, toda a gente perde com isto, a democracia sai mesmo enfraquecida.

Em relação ao PSD e ao Rui Rio mais especificamente...eu a pensar que ele ia ser um líder de jeito, bem melhor do que o Luís Montenegro, e já deu para ver que é um autêntico boneco.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 27 minutos:

O Rui Rio foi aquele senhor que há uns tempos atrás disse que Salazar e seu regime não eram fascistas, se não estou enganado. 

Esse líder e o líder do chega, que era coqueluche do partido liderado por Rui Rio talvez sejam líderes de dois partidos de m*rda. 

Corrijam-me sem colocar fotos do Ventura e do Passos juntos, legitimados e neoliberais. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 29 minutos:

A direita em Portugal está num estado lastimável. Absolutamente embaraçoso. Eu, que até me considero uma pessoa mais de centro-esquerda, não teria qualquer problema em votar num partido de centro-direita ou até mesmo de direita se mostrassem coerência, ideias sólidas e adequadas para um país como Portugal e mostrassem que estão efetivamente pelo progresso. Ora, o que acontece é precisamente o contrário. Sou bastante novo, mas tenho a impressão que, nem que seja indiretamente, a direita e os conservadores ficaram sempre associados ao Estado Novo e foram os partidos de esquerda a lutar efetivamente pela mudança e pela liberdade. O passado não é esquecido e, se calhar, esse é um dos motivos por termos tido bastantes governos socialistas nos últimos anos. A direita precisa claramente de ar fresco e de reformular as suas prioridades e ideais. É abjeto, é mesmo nojento, ver os partidos de direita constantemente com as mesmas m*rda, com o pé atrás quando é para combater o populismo, o aparecimento da extrema-direita e a deixar lutas óbvias e inquestionáveis, como as lutas pelos direitos humanos, os direitos das minorias, para a esquerda. Aliás, até o combate pelas alterações climáticas mais depressa se associa à esquerda do que à direita. Fico fdd com isto, porque independentemente de uma pessoa ser de esquerda ou de direita, toda a gente perde com isto, a democracia sai mesmo enfraquecida.

Em relação ao PSD e ao Rui Rio mais especificamente...eu a pensar que ele ia ser um líder de jeito, bem melhor do que o Luís Montenegro, e já deu para ver que é um autêntico boneco.

Tens exatamente a mesma opinião que eu. Só que na minha opinião , o Sá Carneiro lutou pela liberdade, dentro do sistema, não conseguiu, demitiu-se. O Freitas, mesmo não lutando, não suportou o Salazarismo (ativamente ao menos). Por sua vez o Soares também lutou pela liberdade e apresentou listas no Estado Novo. Mas o PCP teve uma voz mais ativa e sonante nesses tempos, sem qualquer sombra de dúvidas. A direita precisa de ar fresco, só que ela também compreende que com este ar enfastiado ganha mais votos e consegue formar maioria mais facilmente no futuro. Um Rio centrista ia formar governo com quem? Com o ps, be e cdu? É pena a IL ser tão radical na economia, se fossem mais centristas, poderiam ter mais votos e ser um partido mais atrativo. Podiam ter sido os LibDems portugueses. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Portugal não tem um Partido Cooperativo, o que é um desastre. 

Seria uma força política para varrer isto tudo com um programa decente de conversão de empresas em cooperativas, criação de cooperativas e regime fiscal que esganasse as empresas capitalistas de tal forma que não as permitissem competir. 

Ok, chamem-me kautsyista, mas dava. E todos vivíamos melhor. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho andado a ler um livro da Ruth Wodak sobre o discurso da extrema-direita e apanhei um excerto muito engraçado para mostrar como andamos sempre a ser comidos pelo mesmo:

Citação

FPÖ politicians quickly learnt to constantly interrupt other discussants, repeat their main points very loudly, change topics abruptly, and to viciously attack their opponents ad hominem, in televised debates, interviews or during election rallies. Such patterns became completely predictable; nevertheless, opponents and journalists were frequently caught in a dynamic where they were unable to position themselves adequately, that is, expose the fallacies and return to their own agenda (Reisigl and Wodak 2001).

Isto é referente à década de 90 e ao partido nacionalista austríaco. Entretanto estamos em 2020.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 10 horas:

f*da-se o Sousa Tavares a comparar o Chega ao PCP como qualquer acéfalo do facebook foi qualquer coisa. Os pais até rebolam na tumba.

O problema é que não são só os acéfalos. Isto sou eu (vermelho) a responder a um post de uma pessoa que conheço, formada em Economia e alinhada com o PSD, que fez um post a dizer algo tipo "pois, vem agora o PS queixar-se que o PSD se aliou à extrema-direita, mas estava tudo bem quando eles se alinharam à extrema-esquerda":

XAqpJ4N.png

E mais para baixo na discussão ainda mandou a bucha de que o PCP não condenou o Assad, e ainda isto:

Citação

A sua inclusão no arco da governação/apoio parlamentar permite incluir algumas das prioridades não irrazoáveis desses partidos e franjas da população, como a preocupação do PCP pelos trabalhadores rurais ou do Chega pela segurança pública. That's it.

Sim, é 100% isto que vai acontecer. Chega chega à governação e vai dizer "pronto, vamos lá então tratar das medidas inclusivas para os pretos e os ciganos".

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 12 horas:

Experimentar snifar 2 linhas e mamar uma garrafa de whiskey em cima para ver se também não dizes barbaridades como ele...

 

Citação de Che, há 11 horas:

Corrijam-me sem colocar fotos do Ventura e do Passos juntos, legitimados e neoliberais. 

 

Decisão do CDS causou "alguma surpresa", mas André Ventura segue em frente  - Renascença

 

 

Citação de Ghelthon, há 2 horas:

O problema é que não são só os acéfalos. Isto sou eu (vermelho) a responder a um post de uma pessoa que conheço, formada em Economia e alinhada com o PSD, que fez um post a dizer algo tipo "pois, vem agora o PS queixar-se que o PSD se aliou à extrema-direita, mas estava tudo bem quando eles se alinharam à extrema-esquerda":

mais para baixo na discussão ainda mandou a bucha de que o PCP não condenou o Assad, e ainda isto:

Sim, é 100% isto que vai acontecer. Chega chega à governação e vai dizer "pronto, vamos lá então tratar das medidas inclusivas para os pretos e os ciganos".

desculpa lá, mas isso é tudo baseado nas tuas crenças e opiniões. 

 

A meu ver, seja o Ventura, seja o Jerónimo, que tanto acusam de ser os dois dosespectros mais distantes . 

Em pouco ou nada muda, a diferença é que os outros eram uns dissimulados, porque se acham que o Passos Coelho tem os ideiais muito diferentes do Ventura loles até o António Costa, se pudesse era ditadorzinho, como já pudemos ver. 

 

Eu acho que as vossas ideologias cegam um bocado, nenhum deles é bom, cada um tem o seu senão, e aqui não se trata do que tem menos senãos, fdç que m*rda de standards.

Compartilhar este post


Link para o post

Só agora vi as declarações do Ribeirinho do PSD e do Chiquinho do CDS. Como é que a malta não se há de virar para o Ventura, os dois líderes atuais da direita são dois palermas com o carisma de um calhau...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

Tá ali o Guerra? Entre o Ventura e a febra?

sim

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 13 horas:

f*da-se o Sousa Tavares a comparar o Chega ao PCP como qualquer acéfalo do facebook foi qualquer coisa. Os pais até rebolam na tumba.

ainda me lembro quando o Bolsonaro era para o MST o anticristo (penso que ele tenha a mesma ideia do Trump).

Gosto dessas tentativas de legitimar o que se passa nos açores: "Se o PS se juntou ao BE e ao PCP, o PSD pode se juntar ao Chega". Menos + menos faz com que ainda seja mais negativo e não positivo. Lá porque, na óptica deles, o PS fez algo de mal com a gerigonça não quer dizer que o PSD tenha que fazer o mesmo ou que isso sirva de justificação para as críticas da coligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 minutos:

"Se o PS se juntou ao BE e ao PCP, o PSD pode se juntar ao Chega". 

 

é isto que não percebo fdç lol 

 

uns podem outros não podem? 

também são meio fascistas vocês então...cadê a igualdade? é, é chato.

Compartilhar este post


Link para o post

se não concordas com uma coisa não vais fazer o mesmo. É o que se chama de ser fiel aos teus valores, lá porque alguém faz algo, e tu não concordas porque não achas ético, não o vais fazer quando tiveres oportunidade devido ao facto dos teus valores não dependerem das circunstâncias mas sim do que achas ético e do que acreditas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

se não concordas com uma coisa não vais fazer o mesmo. É o que se chama de ser fiel aos teus valores, lá porque alguém faz algo, e tu não concordas porque não achas ético, não o vais fazer quando tiveres oportunidade devido ao facto dos teus valores não dependerem das circunstâncias mas sim do que achas ético e do que acreditas.

The true measure of a person's worth isn't what they say they believe in, but what they do in defense of those beliefs.

If you're not acting on your beliefs, then they probably aren't real.

obgd pela tradução

Compartilhar este post


Link para o post

política e ética dá erro

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bumba, há 15 minutos:

 

é isto que não percebo fdç lol 

 

uns podem outros não podem? 

também são meio fascistas vocês então...cadê a igualdade? é, é chato.

Vês alguém a levantar problemas em alianças com o CDS ou a IL? O problema não é haver acordos, é com quem. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...