Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 2 horas:

Qualquer pessoa pode votar antecipadamente. Em 2019 votei nestes moldes e não estava em mobilidade.

"Qualquer pessoa" que não esteja internada, presa, ou em confinamento obrigatório, sim.

De resto, também já votei em mobilidade, penso que também em 2019, e apenas o fiz para minha comodidade (permitiu-me viajar nesse fim-de-semana, coisa que obviamente não faria se tivesse de votar).

Citação de Legi, há 27 minutos:

Essa discussão de público vs privado causa-me sempre alguns calafrios. 

Tenho os meus pais como funcionários públicos e eu sempre trabalhei no privado. A verdade é que com comissões que ganhava no meu primeiro emprego ganhava mais do que o meu pai em fim de carreira. Já para não falar das várias vezes que viram os aumentos congelados, bem como o facto de não fugirem um tostão às suas obrigações fiscais. 
A ADSE é uma grande vantagem mas não se esqueçam que é paga todos os meses uma comparticipação independentemente de usufruírem activamente do mesmo. Actualmente tenho seguro de saúde da empresa onde pago 15€, o meu patronato permite-me isso, mas também poderia fazer um por conta própria. 

a questão central aqui é mesmo percebermos até que ponto o funcionário público é bem remunerado, como se diz à boca cheia por aí, para os trabalhos que realmente fazem. 
vejo muita gente indignada neste meu pequeno Mundo e a maior parte são pessoas que, ou são patrões e se fartam de não declarar rendimento, que declaram receber salários mínimos; pessoas que não facturam aqui ou ali; pessoas que recebem um ordenado na folha e outro por baixo da mesa... há de tudo realmente. 

o problema do povo é que só consegue estar bem como mal dos outros e nunca consegue pensar em grande. Ou porque o vizinho tem um bom carro e até se podia esbarrar; ou porque tem uma boa casa e “não sei de onde vem tanto dinheiro”; ou porque tem um bom emprego “ou foi sorte  ou subir na horizontal”. Somos um povo incapaz de lutar pelos nossos direitos, limitamo-nos a tentar fazer com que os outros percam os seus. Vivemos da desgraça alheia e no final de contas o meu pai foi para a reforma tendo o mesmo salário base que eu tenho actualmente em princípio de carreira. 

No fundo a ADSE é um seguro de saúde, as pessoas é que não percebem isso. Há N privados a oferecer seguros de saúde também. Da mesma forma que há muitas empresas a oferecer carros de serviço, e no entanto esse não é um assunto nestas questões ideológicas.

Portanto usar a ADSE como argumento nesta discussão parece-me desprovido de sentido.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

De resto, também já votei em mobilidade, penso que também em 2019, e apenas o fiz para minha comodidade (permitiu-me viajar nesse fim-de-semana, coisa que obviamente não faria se tivesse de votar).

Eu faria na mesma, porque primeiro marquei as férias e só depois é que me apercebi que as eleições seriam a 5 de outubro. Acabei por conseguir votar em mobilidade, numa escola em Faro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 minutos:

Eu faria na mesma, porque primeiro marquei as férias e só depois é que me apercebi que as eleições seriam a 5 de outubro. Acabei por conseguir votar em mobilidade, numa escola em Faro.

Devia ter explicado melhor, neste caso "viajar" foi só ir à terrinha. 😁

Se fossem férias pagas claro que não ia perder o dinheiro, mas pronto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

763375.jpg

Sondagem muito bem feita, dividida por vários segmentos. Não é minha. Exagerei no Vitorino e no Mayan obviamente, pois disse aquilo por alto. O que discordo mais daqui é o JF 7% no Sul e mais umas quantas coisas, mas em gerll está muito boa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 15 horas:

e como o PCP tem perfil autárquico, ele pode muito bem candidatar-se a uma Câmara para ganhar - sei lá, seria um nome forte para reconquistar Almada, por exemplo.

Citação de Ticampos, há 14 horas:

Sim, sem qualquer dúvida, o João Ferreira será o único que pode reconquistar Almada, ele que não pense em Lisboa (porque não ganha), com outros candidatos a figura está negra em Almada. 

A candidata do PC a Almada é a atual Presidente da CM de Setúbal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

A candidata do PC a Almada é a atual Presidente da CM de Setúbal.

Ui, informação importante, mas não sei até que ponto será boa, arriscam-se a perder Setúbal assim. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 minutos:

763375.jpg

Sondagem muito bem feita, dividida por vários segmentos. Não é minha. Exagerei no Vitorino e no Mayan obviamente, pois disse aquilo por alto. O que discordo mais daqui é o JF 7% no Sul e mais umas quantas coisas, mas em gerll está muito boa. 

Nas eleições por vezes acontecem algumas "surpresas", nomeadamente um candidato ter ainda menos votos que o previsto, previsão essa já de si pessimista. Eu ponho as fichas que desta vez vai calhar a fava à Marisa, com uns 3 ou 4%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 7 minutos:

763375.jpg

A vantagem do Marcelo é absolutamente insana, não pensei que fosse ser assim tão grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 12 minutos:

Ui, informação importante, mas não sei até que ponto será boa, arriscam-se a perder Setúbal assim. 

Atinge a limitação de mandatos. 

Vejo a CDU a perder a Câmara apenas pelo facto desta Presidente estar no cargo desde 2006. Serão 15 anos. O PS poder jogar com um desejo de mudança. Ainda assim devem acabar coligados.

E a Maria das Dores é bem capaz de ganhar Almada, é de lá e tem bastante apoio popular. Assim que se puser nas ruas, limpa aquilo.

Editado por Mayday
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

como está a ser o mandato do ps em almada?

Um fiasco. Não tem apoio nenhum, a Inês. Ela própria se deve mandar embora dali.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Agora:

Um fiasco. Não tem apoio nenhum, a Inês. Ela própria se deve mandar embora dali.

E pelo menos nas obras nas estradas aqui na zona, cada emenda saiu pior do que estava antes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

como está a ser o mandato do ps em almada?

Um zero.

Muita parra e nenhuma uva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 2 horas:

Essa discussão de público vs privado causa-me sempre alguns calafrios. 

Tenho os meus pais como funcionários públicos e eu sempre trabalhei no privado. A verdade é que com comissões que ganhava no meu primeiro emprego ganhava mais do que o meu pai em fim de carreira. Já para não falar das várias vezes que viram os aumentos congelados, bem como o facto de não fugirem um tostão às suas obrigações fiscais. 
A ADSE é uma grande vantagem mas não se esqueçam que é paga todos os meses uma comparticipação independentemente de usufruírem activamente do mesmo. Actualmente tenho seguro de saúde da empresa onde pago 15€, o meu patronato permite-me isso, mas também poderia fazer um por conta própria. 

a questão central aqui é mesmo percebermos até que ponto o funcionário público é bem remunerado, como se diz à boca cheia por aí, para os trabalhos que realmente fazem. 
vejo muita gente indignada neste meu pequeno Mundo e a maior parte são pessoas que, ou são patrões e se fartam de não declarar rendimento, que declaram receber salários mínimos; pessoas que não facturam aqui ou ali; pessoas que recebem um ordenado na folha e outro por baixo da mesa... há de tudo realmente. 

o problema do povo é que só consegue estar bem com o mal dos outros e nunca consegue pensar em grande. Ou porque o vizinho tem um bom carro e até se podia esbarrar; ou porque tem uma boa casa e “não sei de onde vem tanto dinheiro”; ou porque tem um bom emprego “ou foi sorte  ou subiu na horizontal”. Somos um povo incapaz de lutar pelos nossos direitos, limitamo-nos a tentar fazer com que os outros percam os seus. Vivemos da desgraça alheia e no final de contas o meu pai foi para a reforma tendo o mesmo salário base que eu tenho actualmente em princípio de carreira. 

Eu como funcionário público em início de carreira ganho menos que um caixa do Lidl.

E só vou ver um aumento daqui a 6/8 anos, à pala do SIADAP. Aumento esse de 40euros +-. E não me estou a queixar, foi como disseste, há coisas boas e coisas más. Agora pensar que pertencemos a um plano superior, isso são estereótipos criados de há 20, 30 anos atrás, quando valia tudo na função pública.

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 6 minutos:

vai-se embora? Então, e as vistas invejáveis?

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, hoje o Nuno Saraiva fez um cartoon bem interessante: https://www.rtp.pt/noticias/imagem-do-dia/politica/diario-de-campanha-o-cafe-tuga_1288535

Querem partilhar as vossas interpretações? A minha é:

Spoiler

O interior do café representa o Chega/Ventura, ou seja, o discurso de ódio (uma vez que o Ventura é um sapo). E a Ana Gomes é a única capaz ou com coragem de entrar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 minutos:

Eu como funcionário público em início de carreira ganho menos que um caixa do Lidl.

O caixa do Lidl não é só caixa. Faz caixa, repõe e limpa. 3 funções, um só salário com turnos e folgas rotativas. Eu acho que estes desgraçados ganham é pouco.

Citação de Puto Perdiz, há 5 minutos:

vai-se embora? Então, e as vistas invejáveis?

As de Paris são melhores. 

Não moro em Almada, mas vou lá todas as semanas praticamente e segundo percebo a cidade não mudou em nada, nem para melhor nem para pior, e todas as intervenções ou dão barraco ou não têm impacto quase nenhum.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Esta cena do voto antecipado, no próximo domingo parece interessante, até por causa dos meus avós. Qual é o horário?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 30 minutos:

Almada vai ser um campo de batalha com muitas frentes.

Joga-se mais aqui do que no Alentejo porque há a questão fundamental do Aeroporto, mais câmaras do PS significará Montijo, mais CDU Alcochete.

Se o PS mantiver Barreiro e ganhar Seixal Moita vai ficar isolada na posição contra o Montijo devido ao impacto ambiental e o Governo vai reverter a lei que impede uma obra de avançar caso apenas uma das várias autarquias afetadas votar contra.

Se a CDU ganhar Barreiro e mantiver Seixal ganhará força regional com 3 CM's afetadas pelo impacto ambiental e o Aeroporto no Montijo não vai ver a luz do dia, pelo menos nos próximos 4 anos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 12 minutos:

O caixa do Lidl não é só caixa. Faz caixa, repõe e limpa. 3 funções, um só salário com turnos e folgas rotativas. Eu acho que estes desgraçados ganham é pouco.

As de Paris são melhores. 

Não moro em Almada, mas vou lá todas as semanas praticamente e segundo percebo a cidade não mudou em nada, nem para melhor nem para pior, e todas as intervenções ou dão barraco ou não têm impacto quase nenhum.

Diria que estamos assim desde o Judas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 minutos:

E se fizerem horas a mais são lhes pagas, por exemplo. O meu horário de saída é as 17, e no entanto saio sempre depois das 18 e ninguém me paga essa hora e tal. Pá, é como tudo, tem aspetos positivos e negativos. Aliás, quem ainda ganha menos que eu e um caixa do lidl, são os desgraçados que andam a apanhar lixo de noite. Esses sim, ganham pouco para o que fazem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

Aliás, quem ainda ganha menos que eu e um caixa do lidl, são os desgraçados que andam a apanhar lixo de noite. Esses sim, ganham pouco para o que fazem.

Quem te disse? 

Aqui na zona é um gajo e o camião só, é daqueles que faz tudo sozinho o gajo nem sai do camião. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 8 minutos:

Quem te disse? 

Aqui na zona é um gajo e o camião só, é daqueles que faz tudo sozinho o gajo nem sai do camião. 

Estás numa boa zona então, eu aqui vejo um gajo a conduzir e andam dois a pegar no lixo e ainda têm de ir atrás com aquela m*rda aberta a deitar aquele cheirinho bom

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...