Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Não há dinheiro para a saúde.

Num mundo perfeito sim, claro que sim. Nenhum profissional de saúde "está a mais".

Se as coisas são mal feitas em termos de escolas privadas que se aproveitam para formar sem ter noção do mercado? Também. 
Mas França tem número clausus em Medicina/Medicina dentária e faltam médicos e dentistas por todo o país e têm de recrutar profissionais de saúde pelo mundo inteiro e mesmo assim falta. 

In DN notícia de 2016

https://www.dn.pt/portugal/emigram-mais-enfermeiros-do-que-as-escolas-estao-a-formar-5100105.html

Deixo a notícia aqui, de 2016 com dados de 2014 mas estamos em 2021 e aposto que se refizerem a notícia continua atual. 

Pronto. É só porque, normalmente, nesta conversa só se diz que não há emprego, como se fosse obrigação do Estado de criar emprego para toda a gente.

Há outro lado da moeda como bem sabes, que é adaptar o número de vagas, seja de que curso for, às necessidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfermagem é um trabalho precário em Portugal. Então se fores recém licenciado só falta meterem-te o dedo no cú. Com a agravante que quem faz isso normalmente é o público. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 54 minutos:

No meu tópico podem pedir municípios específicos para ver os seus resultados nas presidenciais. 

é pá, pelo que vi ontem nas notícias parece-me que o Chega vai ter uma boa prestação em Faro. O gajo ontem discursou na baixa e aquilo parecia bem composto 😕

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 12 minutos:

é pá, pelo que vi ontem nas notícias parece-me que o Chega vai ter uma boa prestação em Faro. O gajo ontem discursou na baixa e aquilo parecia bem composto 😕

A grande disputa do melhor distrito para o Ventura, será entre Portalegre e Faro, como podes ver, mas é tudo muito relativo. 

Compartilhar este post

Link para o post

É aquele o quadro político, neste quadro? ou é outro quadro.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta referência da Ana Gomes a atacar o neoliberalismo dando o exemplo da Alemanha como um país que deveria ser uma referência soa-me a forçado. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 5 minutos:

Está referência da Ana Gomes a atacar o neoliberalismo dando o exemplo da Alemanha como um país exemplar soa-me a forçado. 

Engraçado que o Ventura caiu logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quando João Ferreira como secretário-geral do PCP? Ou há outros favoritos para o cargo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Enfermagem é um trabalho precário em Portugal. Então se fores recém licenciado só falta meterem-te o dedo no cú. Com a agravante que quem faz isso normalmente é o público. 

Uma das m*rda que mais me escandaliza no público é haver hospitais a praticar horários rotativos diários aos enfermeiros (e provavelmente também aos médicos).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, Agora:

Para quando João Ferreira como secretário-geral do PCP? Ou há outros favoritos para o cargo?

O próprio João respondeu a essa questão no maluco beleza hoje

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 1 minuto:

O próprio João respondeu a essa questão no maluco beleza hoje

Ainda não vi, mas tenho para ver.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso referir que a escolha do Secretário-Geral do PC não se faz como nos outros partidos, não é por candidatura. Quando se pensa que o João Ferreira está a fazer uma espécie de pré-campanha para líder do partido não se sabe que se calhar isso até o prejudica.

Vejam a entrevista do Carlos Brito ontem e percebam que a ortodoxia do PCP ainda decide quase tudo no partido. O que ele refere sobre o Luís Sá e o que lhe diz o Cunhal. 

O João até pode ser um bom politico, mas se se mostra demasiado longe do marxismo-leninismo vai para o canto. Para se renovar o partido, tem que se reformar (hihihi) primeiro o comité-central, aligeirar essa ortodoxia estruturante.

O que eu não acredito muito que aconteça, sinceramente, porque o partido deixou fugir grande parte dos bons militantes e quadros devido a essa ortodoxia. Todos aqueles que arriscaram levantar a voz por uma mudança, saíram, e o partido nunca pareceu chateado por isso.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui a minha previsao para as legislativas, usei questionarios para chegar aos resultados, pela primeira vez em 10 meses, voltei a usa-los na minha sondagem das sondagens, sendo agora um misto das sondagens oficiais e do que tenho recebido.

PS 37.6%
PSD 25.5%
CH 9.8%
BE 8.5%
CDU 5.5%
IL 2.9%
PAN 2.0%
CDS 1.3%
L 0.5%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Questão: temos vagas para todos os enfermeiros que formamos?

Tendencialmente há falta de enfermeiros nos serviços de saúde públicos. Pelo menos para as coisas estarem de acordo com o ratio desejável doentes/enfermeiros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 11 minutos:

Tendencialmente há falta de enfermeiros nos serviços de saúde públicos. Pelo menos para as coisas estarem de acordo com o ratio desejável doentes/enfermeiros.

Bem sei que há falta de investimento para suprir todas as necessidades no SNS, mas não acho, como expliquei no outro post, que esse seja o único lado da questão. Não só em termos de enfermeiros, mas também em várias outras profissões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 29 minutos:

Bem sei que há falta de investimento para suprir todas as necessidades no SNS, mas não acho, como expliquei no outro post, que esse seja o único lado da questão. Não só em termos de enfermeiros, mas também em várias outras profissões.

Neste caso é o único lado da questão. Há falta de enfermeiros no SNS. Têm excesso de trabalho, fazem excesso de horas, têm demasiados doentes por turno. E os recém-formados são mal pagos. Juntando a dificuldade de ter uma vida estável por cá aos bons ordenados praticados lá fora, acabam por sair. Lá fora agradecem pois contratam com qualidade sem os custos da formação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 14 minutos:

Neste caso é o único lado da questão. Há falta de enfermeiros no SNS. Têm excesso de trabalho, fazem excesso de horas, têm demasiados doentes por turno. E os recém-formados são mal pagos. Juntando a dificuldade de ter uma vida estável por cá aos bons ordenados praticados lá fora, acabam por sair. Lá fora agradecem pois contratam com qualidade sem os custos da formação.

Assim sendo, a minha questão volta a ser: se não houvesse esses problemas, todos os enfermeiros formados anualmente em Portugal teriam uma vaga cá?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 48 minutos:

Assim sendo, a minha questão volta a ser: se não houvesse esses problemas, todos os enfermeiros formados anualmente em Portugal teriam uma vaga cá?

Se há falta de enfermeiros e se há anos em que exportas mais do que formas, onde está a dúvida?

Eu acho é que não há bem noção da falta de enfermeiros que há no SNS. Honestamente já não sei onde li mas há serviços que para atingirem o ratio ideal de enfermeiros-camas teriam que ter o dobro ou mais de enfermeiros.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 30 minutos:

Se há falta de enfermeiros e se há anos em que exportas mais do que formas, onde está a dúvida?

Eu acho é que não há bem noção da falta de enfermeiros que há no SNS. Honestamente já não sei onde li mas há serviços que para atingirem o ratio ideal de enfermeiros-camas teriam que ter o dobro ou mais de enfermeiros.

Mas tens esses números presentes, ou é apenas uma questão de percepção?

Todos nós sabemos que o SNS está com falta de investimento, o que resulta, entre outras coisas, em falta de enfermeiros. 100% de acordo. Mas não sei até que ponto o SNS, mesmo tendo capacidade para colmatar todas essas falhas (e não ter excedentes), teria a possibilidade de absorver todos os enfermeiros que se formam anualmente.

Não tenho esses números presentes também, de maneira que estou apenas a supor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 horas:

Deixo aqui a minha previsao para as legislativas, usei questionarios para chegar aos resultados, pela primeira vez em 10 meses, voltei a usa-los na minha sondagem das sondagens, sendo agora um misto das sondagens oficiais e do que tenho recebido.

PS 37.6%
PSD 25.5%
CH 9.8%
BE 8.5%
CDU 5.5%
IL 2.9%
PAN 2.0%
CDS 1.3%
L 0.5%

Não tens medo que o Chicão te processe?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Numa pesquisa rápida encontrei esta notícia de Agosto de 2019, onde a Bastonária diz que foram contratados 1000 novos enfermeiros, mas que seriam necessários 1700 (embora seja dito que estes são os necessários para a passagem das 40 para 35 horas semanais). Esta notícia de 2016, partilhada pelo Jimpo na página anterior, diz que em 2014 se formaram 2633 enfermeiros no país. Assumindo que os números se mantém estáveis, algo que duvido porque a tendência das universidades tem sido a de aumentar o numerus clausus de forma a aumentar o orçamento, há um excedente. O que se faz com essa gente?

Só para esclarecer, não estou a dizer que não há um problema aqui. Só estou a dizer que, talvez, o estado do SNS e os baixos salários não sejam a única justificação - acho que as universidades têm também alguma responsabilidade no assunto, porque mexem no número de vagas conforme lhes apetece.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Numa pesquisa rápida encontrei esta notícia de Agosto de 2019, onde a Bastonária diz que foram contratados 1000 novos enfermeiros, mas que seriam necessários 1700 (embora seja dito que estes são os necessários para a passagem das 40 para 35 horas semanais). Esta notícia de 2016, partilhada pelo Jimpo na página anterior, diz que em 2014 se formaram 2633 enfermeiros no país. Assumindo que os números se mantém estáveis, algo que duvido porque a tendência das universidades tem sido a de aumentar o numerus clausus de forma a aumentar o orçamento, há um excedente. O que se faz com essa gente?

Só para esclarecer, não estou a dizer que não há um problema aqui. Só estou a dizer que, talvez, o estado do SNS e os baixos salários não sejam a única justificação - acho que as universidades têm também alguma responsabilidade no assunto, porque mexem no número de vagas conforme lhes apetece.

O SNS não é o único empregador de enfermeiros. Há hospitais e clínicas privadas, há lares, há empresas com posto médico, etc.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...