Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Grillo, há 2 minutos:

Epa olha, muito sinceramente, acho que li essa notícia postada ou aqui ou no reddit, mas agora só encontro o que o Mamadou disse. Além do que já tinha sido divulgado pelo Vasco Lourenço ainda antes da morte dele.

Pois, aquando da morte do Marcelino da Mata tentei pesquisar, ler e informar-me mais acerca da sua carreira militar, mas além de não haver muita informação, aquela que há é um bocado "cinzenta" e anda um pouco à volta do diz que disse. O que, tendo em conta que estamos a falar do Ultramar, não é de admirar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, Agora:

Pois, aquando da morte do Marcelino da Mata tentei pesquisar, ler e informar-me mais acerca da sua carreira militar, mas além de não haver muita informação, aquela que há é um bocado "cinzenta" e anda um pouco à volta do diz que disse. O que, tendo em conta que estamos a falar do Ultramar, não é de admirar. 

O Vasco Lourenço aparentemente relata os acontecimentos num dos seus livros, parece ser a única crónica fiável. Também diria que o Mamadou não tinha razão para mentir, mas pronto, é o Mamadou

Compartilhar este post

Link para o post

@Lleyton @Grillo

Neste documentário o Marcelino da Mata descreve a parte de "cortar a piç* e meter na boca" (palavras do próprio, minuto 31'). Apanhei só aquele excerto no Twitter, não vi o documentário completo pelo que não sei se havia algum um contexto mais geral, mas aqui fica. 

Anos de Guerra - Guiné 1963-74

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 37 minutos:

@Lleyton @Grillo

Neste documentário o Marcelino da Mata descreve a parte de "cortar a piç* e meter na boca" (palavras do próprio, minuto 31'). Apanhei só aquele excerto no Twitter, não vi o documentário completo pelo que não sei se havia algum um contexto mais geral, mas aqui fica. 

Anos de Guerra - Guiné 1963-74

O contexto foi que os rebeldes fizeram isso a um soldado português (o outro foi empalado) e os gajos fizeram o mesmo a um que foi apanhado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, nos EUA, há sem-abrigos a morrer congelados nas ruas de várias cidades do Texas. Não é figura de estilo; estão literalmente a ser encontrados congelados.

Os que têm casa, por seu lado, andam a queimar os seus pertences para se aquecerem: mobília, roupa, livros... o que puderem para não morrerem de frio.

Enquanto isto acontece e as pessoas suplicam por ajuda, o rato senador Ted Cruz fugiu foi de férias para Cancún dizendo que não há nada que possa fazer e responsáveis políticos responsáveis pela situação da quebra da rede elétrica, como o Mayor Tim Boyd - que entretanto fugiu se demitiu, fez o apetitoso post que se segue:

20210218-165313.jpg

Se isto não é a cena mais states que eu já vi, não sei o que será.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 8 minutos:

Entretanto, nos EUA, há sem-abrigos a morrer congelados nas ruas de várias cidades do Texas. Não é figura de estilo; estão literalmente a ser encontrados congelados.

Os que têm casa, por seu lado, andam a queimar os seus pertences para se aquecerem: mobília, roupa, livros... o que puderem para não morrerem de frio.

Enquanto isto acontece e as pessoas suplicam por ajuda, o rato senador Ted Cruz fugiu foi de férias para Cancún dizendo que não há nada que possa fazer e responsáveis políticos responsáveis pela situação da quebra da rede elétrica, como o Mayor Tim Boyd - que entretanto fugiu se demitiu, fez o apetitoso post que se segue:

20210218-165313.jpg

portanto, o que o gajo diz é que temos que ser bear grylls da vida, basicamente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 13 minutos:

20210218-165313.jpg

A juntar a isso, filas de horas para fazer compras. Supermercados a deitar comida fora e polícia a proteger contentores do lixo para ninguém a aproveitar. in america.

Compartilhar este post

Link para o post

Os impostos dessas pessoas pagam o salário dele, é incrível a falta de noção total desse pessoal.

Eu sei que Texas não tem state taxes mas duvido que não venha dos cidadãos o salário dele

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 45 minutos:

20210218-165313.jpg

Ontem no Breitbart estava uma noticia que indicava que os hospitais do Texas estavam a alugar carrinhas frigorificas para armazenar os mortos de Covid e a indignação era geral. Isto porque se estava tanto frio que havia gente a morrer nas ruas, porque raio não se armazenava também os corpos na rua?

Vá lá que ninguém sugeriu dar os corpos aos coiotes.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

O contexto foi que os rebeldes fizeram isso a um soldado português (o outro foi empalado) e os gajos fizeram o mesmo a um que foi apanhado. 

Que por sua vez, em toda a probabilidade, foi motivado por uma das facetas do colonialismo português (tal como da maioria dos conflitos armados): a violência e exploração sexual de mulheres nativas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 8 minutos:

Que por sua vez, em toda a probabilidade, foi motivado por uma das facetas do colonialismo português (tal como da maioria dos conflitos armados): a violência e exploração sexual de mulheres nativas.

isso já são suposições tuas que, neste caso, podem, ou não, estar correctas.

Não há relato que o tal soldado tenha violado ou participado em violações. O relato fica-se por ele ter sido apanhado pelos nativos independentistas, ter morrido e pelos portugueses e nativos "portugueses" terem feito o mesmo a um soldado do outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 10 minutos:

isso já são suposições tuas que, neste caso, podem, ou não, estar correctas.

Não há relato que o tal soldado tenha violado ou participado em violações. O relato fica-se por ele ter sido apanhado pelos nativos independentistas, ter morrido e pelos portugueses e nativos "portugueses" terem feito o mesmo a um soldado do outro lado.

Nem eu acusei o soldado em questão, o soldado pode ter apanhado por tabela pelas ações de outro/s. Simplesmente, apontei que um ato dessa natureza, em toda a probabilidade, terá sido motivado pelo ressentimento acumulado face à violência e exploração sexual da mulher africana pelos colonizadores e soldados portugueses.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 6 minutos:

Nem eu acusei o soldado em questão, o soldado pode ter apanhado por tabela pelas ações de outro/s. Simplesmente, apontei que um ato dessa natureza, em toda a probabilidade, terá sido motivado pelo ressentimento acumulado face à violência e exploração sexual da mulher africana pelos colonizadores e soldados portugueses.

Os actos foram cometidos por eles pertencerem a um determinado grupo (neste caso ser um soldado português e guineense). Essa é uma forma extremamente errada de actuar, mas, que infelizmente, acontece muito na guerra (algo parecido ao que disse o Burkina).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

Os actos foram cometidos por eles pertencerem a um determinado grupo (neste caso ser um soldado português e guineense). Essa é uma forma extremamente errada de actuar, mas, que infelizmente, acontece muito na guerra (algo parecido ao que disse o Burkina).

Eu referia-me à motivação por detrás da mutilação genital, que acredito ter um significado particular, ligado à função sexual do órgão em questão. Há uma razão para que a castração seja o típico castigo idealizado contra agressores sexuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

20210218-165313.jpg

Eu nem costumo comentar só para dizer isto.

Mas f*da-se que nojo de ser humano.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 17 minutos:

Eu referia-me à motivação por detrás da mutilação genital, que acredito ter um significado particular, ligado à função sexual do órgão em questão. Há uma razão para que a castração seja o típico castigo idealizado contra agressores sexuais.

nem sempre. Em várias culturas, especialmente as africanas em tempos de guerra, a morte e castração em conjunto com empalamento serve para passar a ideia de perda de poder/masculinidade e de passividade. Goldstein fala disso no livro War and Gender.

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas no estado do Texas na Venezuela estão horríveis com pessoas a morrer de frio e de fome e com o seu governador de férias no caribe Os EUA deveriam impor embargos rapidamente e invadir para salvar aquelas pessoas desta catástrofe que é o... 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diria que concentrar o acesso a noticias e informação em plataformas digitais privadas não reguladas teria consequências graves. E a Austrália nem sequer está a tentar criar regulação. 

Esta acção destemida do facebook em resposta ao governo australiano não só mostra o poder que têm, mas também que têm a consciência desse poder.

Mas é giro, porque é mais uma vez o liberalismo a lutar contra si próprio e quem é que sai prejudicado, quem é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 12 horas:

O problema é que em Portugal não existe essa auto critica para nada 

ftfy

A única auto crítica que temos é aquela coisa tão típica do "isto é o pior lugar do mundo" ou o "estas coisas só mesmo em Portugal", que na prática nem requerem sentido crítico mas apenas uma forma meio pacóvia de tratar os assuntos sem olhar à origem ou à solução.

Citação de Mayday, há 2 horas:

As coisas no estado do Texas na Venezuela estão horríveis com pessoas a morrer de frio e de fome e com o seu governador de férias no caribe Os EUA deveriam impor embargos rapidamente e invadir para salvar aquelas pessoas desta catástrofe que é o... 

O Ted Cruz não é governador, é senador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de What, há 1 hora:

ftfy

A única auto crítica que temos é aquela coisa tão típica do "isto é o pior lugar do mundo" ou o "estas coisas só mesmo em Portugal", que na prática nem requerem sentido crítico mas apenas uma forma meio pacóvia de tratar os assuntos sem olhar à origem ou à solução.

O Ted Cruz não é governador, é senador.

Claro que não acontece só em Portugal, longe disso. Mas não é por acontecer noutros sitios que eu ache que deva acontecer aqui também

Compartilhar este post

Link para o post

Sondagem do JN e do CM (link do Público)

PS 37,6%
PSD 24,7%
BE 8,2%
Chega 7,3%
CDU 5,8%
IL 5,6%
PAN 3,1%
CDS 2,7%
Livre 0,7%

Parece que a IL tá a subir

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...