Che Publicado 14 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Sim esta tudo cagado com o que a China podera fazer num ilheu com 10 milhoes da habitantes, que ja nao tenha feito em outros 50-70 paises com semelhante ou maior populacao e mais recursos... Alias deve ser o que impede qualquer americano de dormir a noite... O embargo continua lá. 😅 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Julho 2021 Citação de Che, há 45 minutos: O embargo continua lá. 😅 é o embargo e a ausencia de democracia... Cuba tem medo do que em eleicoes livres, se aquilo é assim tao bom, entao autorizem eleicoes livres multipartidarias e monotorizadas por organismo internacionais... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Julho 2021 o TC deu razao ao Governo na questão dos apoios que a oposição fez aprovar em despeito da lei-travão. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Julho 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 26 minutos: é o embargo e a ausencia de democracia... Cuba tem medo do que em eleicoes livres, se aquilo é assim tao bom, entao autorizem eleicoes livres multipartidarias e monotorizadas por organismo internacionais... O sistema eleitoral cubano envergonha muitas democracias liberais oh Burkina... Editado 14 Julho 2021 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 14 Julho 2021 Eu concordo com várias das coisas que estás a escrever, @Plagio o Original. Mas um dos problemas é que esta discussão que estás a ter aqui era simplesmente impossível de ter lá. O SAS e o Burkina, com jeitinho, tinham logo problemas. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Julho 2021 Citação de Jamarcus, há 2 minutos: Eu concordo com várias das coisas que estás a escrever, @Plagio o Original. Mas um dos problemas é que esta discussão que estás a ter aqui era simplesmente impossível de ter lá. O SAS e o Burkina, com jeitinho, tinham logo problemas. Eu tbm n posso dizer nada muito radical aos meus patrões com receio de abusos laborais Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Julho 2021 Citação de Plagio o Original, há 40 minutos: O sistema eleitoral cubano envergonha muitas democracias liberais oh Burkina... Isto é a gozar certo? É democratico porque uma constituicao foi votada nos anos 60 e aprovada num referendo por 99% da populacao? Isso é que é democracia? É democratica porque existem n eleicoes de representantes onde o partido comunista (unico partido autorizado) nem participa? Ah mas esqueceram de referir que apesar do PC nao participar nas eleicoes, pode impedir pessoas de se candidatarem...isso nao vale a pena referir em videos de propaganda com clips da Cubavision Eu ate me dei ao trabalho de ir ao tal site svensk-kubanska.se para ver o que la dizia...e nao é um site de cubanos a viver na Suecia, mas sim um site patrocionado pela embaixada cubana na Suecia (apenas com propaganda politica). Um verdadeiro oraculo da verdade... Todas aquelas historias/reportagens que veem de Cuba que teem aparecido em redes sociais devem ser da CIA/filmados em Puerto Rico Ja agora nao conheco ninguem em Portugal que tenha sido "radical" com os patroes e por isso tenha sido torturado e assassinado...ja quem tem uma opiniao diferente em Cuba... Citação de Plagio o Original, há 17 minutos: Eu tbm n posso dizer nada muito radical aos meus patrões com receio de abusos laborais Ja agora nao conheco ninguem em Portugal que tenha sido "radical" com os patroes e por isso tenha sido torturado e assassinado...ja quem tem uma opiniao diferente em Cuba... Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 14 Julho 2021 Citação de Plagio o Original, há 28 minutos: Eu tbm n posso dizer nada muito radical aos meus patrões com receio de abusos laborais Ok, é errado. Isso faz a perseguição política em Cuba algo correto? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 14 Julho 2021 Citação de Black Hawk, Em 13/07/2021 at 15:41: Mas por que raio lhe dão sempre trela? Têm memória de peixe ou o crl? ^ Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Julho 2021 Citação de Seferogol, há 9 horas: O Líder do Chega/Açores vai sair do partido e vai passar a ser deputado independente. O que ele queria já o conseguiu. Citação de Jamarcus, há 1 hora: Eu concordo com várias das coisas que estás a escrever, @Plagio o Original. Mas um dos problemas é que esta discussão que estás a ter aqui era simplesmente impossível de ter lá. O SAS e o Burkina, com jeitinho, tinham logo problemas. Tens a certeza que duas pessoas num café não podem ter esta discussão ou dizes isso só porque não são permitidas as redes sociais americanas? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 2 horas: é o embargo e a ausencia de democracia... Cuba tem medo do que em eleicoes livres, se aquilo é assim tao bom, entao autorizem eleicoes livres multipartidarias e monotorizadas por organismo internacionais... Mas porque é que não retiram o embargo? Continua lá. Não podem existir eleições multipartidárias porque os partidos políticos não participam nas eleições. A constituição foi reformada. Mas o embargo continua lá. Qual é o medo? Que a China invista numa ilha à mesa de cabeceira de Flórida? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Julho 2021 A democratização de Cuba não é exactamente uma questão de vontades. Porque sabe-se bem o que significa a democracia naquela região e por ali abaixo. É o controlo pelo capitalismo americano por interpostas ideias e valores democráticos. Como no Médio Oriente ou na América do Sul. O desejo dos EUA na democratização de Cuba é a invenção de Guaidós e Añéz para controlo do país. Quem acha que Cuba seria verdadeiramente democrática e livre sem regime comunista, aberta ao mundo e nas mãos dos Americanos, é um iludido. Sim, porque estes não ficariam só a ver de longe contentes e aliviados, com certeza. Isto é como tudo. Eu podendo decidir o mal dos meus pecados preferia emagrecer em Cuba do que engordar nos EUA, mas eu acho este ultimo a ideia de inferno na terra. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Julho 2021 (editado) Citação de Che, há 57 minutos: Mas porque é que não retiram o embargo? Continua lá. Não podem existir eleições multipartidárias porque os partidos políticos não participam nas eleições. A constituição foi reformada. Mas o embargo continua lá. Qual é o medo? Que a China invista numa ilha à mesa de cabeceira de Flórida? Mas porque é que devem retirar? Alias o que é que o cu tem que ver com as calcas? O que é que impede a China de investir la? Porque é que o slogan destes protestos nao menciona sequer o embargo? É o embargo que faz com que produtos agriculas produzidos internamente tenham aumentado 400% no ultimo ano, ou é fruto de corrupcao e incompetencia da classe dirigente num modelo falido. Mas qual medo? È uma accao externa e este é um problema interno de Cuba. Foi um embargo que fez cair todas as republicas comunistas da Europa? Foi um embargo que fez com que a China ou o Vietnam tenham deixado uma economia de mercado? Foi um embargo que levou a falencia e ao default da Venezuela? Quanto a China, se perceberes bem a estrategia economica do pais, é apenas em paises com recursos...o que infelizmente Cuba tem pouco. Alias nada impede a China de investir em Cuba, visto que grande parte das empresas chinesas nao operam no mercado americano. Nao existem eleicoes multipartidarias porque os partidos foram abolidos nessa constituicao aprovada a 60 anos. Basicamente o que tu estas a dizer é que o regime fascista em Portugal tambem nao estava mal porque existia uma constituicao que permitiu que esse se mantivesse ad-eternum apesar de uma clara vontade de mudanca...ou dizer que a unica razao que a Alemanha dos anos 30 se ter convertido num regime Nazi deve-se unica e exclusivamente a um factor externo (obrigacao gigante de pagar restitutions a outros paises depois da primeira guerra). Agora tu gostas tanto de Cuba, és livre de emigrar para Havana. Em Portugal ao contrario de Cuba, ninguem te impede de saires do pais...alias ao contrario dos EUA ou da Europa, vais ver que nao existe gente em fila a dar com o cotovelo uns nos outros para emigrar para esse paraiso. Tu devias diversificar um pouco as tuas leituras. Como diz a conhecida expressao da URSS nos anos 70 "there is no truth in Pravda and no news in Izvetia" Citação de Mayday, há 29 minutos: A democratização de Cuba não é exactamente uma questão de vontades. Porque sabe-se bem o que significa a democracia naquela região e por ali abaixo. É o controlo pelo capitalismo americano por interpostas ideias e valores democráticos. Como no Médio Oriente ou na América do Sul. O desejo dos EUA na democratização de Cuba é a invenção de Guaidós e Añéz para controlo do país. Quem acha que Cuba seria verdadeiramente democrática e livre sem regime comunista, aberta ao mundo e nas mãos dos Americanos, é um iludido. Sim, porque estes não ficariam só a ver de longe contentes e aliviados, com certeza. Isto é como tudo. Eu podendo decidir o mal dos meus pecados preferia emagrecer em Cuba do que engordar nos EUA, mas eu acho este ultimo a ideia de inferno na terra. É interessante esta retorica que quando um qualquer pais da America Central/Sul escolhe um governo de esquerda, sao uns iluminados. Quando nao é assim, ja se sabe que é um qualquer estratagema de controlar o pais com um regime musculado... Alias eu que por acaso ate ja tive em mais de 90% dos paises dessa regiao, sinto exactamente isso, logo que chego esta a policia (coordenada pela CIA) a espera de elementos comunistas que venham no aviao para lhes dar pancada... Ja falei aqui varias vezes dos males do liberalismo, mas numa coisa eles teem razao, um individuo deve controlar o seu proprio destino. E neste caso se os cubanos nao querem mais comunismo entao que se respeite, da mesma forma que se deve respeitar se quiserem manter o regime como esta (e ai os States tambem deveriam acabar com o embargo). O bom de viver numa democracia, em Portugal ou nos EUA é que se nao gostamos do pais em que vivemos, podemos ir viver para Cuba. Os cubanos nem isso podem fazer. Mesmo para aqueles que quiserem continuar a viver num pais comunista mesmo que a maioria já nao o queira, podem sempre numa futura democracia cubana, optar por ir viver para a Coreia do Norte (que eles lá precisam de gente). Editado 14 Julho 2021 por Burkina2008 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Julho 2021 Porque é que devem retirar o embargo? 😳 Mas isto pergunta-se sequer? Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 8 horas: É interessante esta retorica que quando um qualquer pais da America Central/Sul escolhe um governo de esquerda, sao uns iluminados. Quando nao é assim, ja se sabe que é um qualquer estratagema de controlar o pais com um regime musculado... Alias eu que por acaso ate ja tive em mais de 90% dos paises dessa regiao, sinto exactamente isso, logo que chego esta a policia (coordenada pela CIA) a espera de elementos comunistas que venham no aviao para lhes dar pancada... Ja falei aqui varias vezes dos males do liberalismo, mas numa coisa eles teem razao, um individuo deve controlar o seu proprio destino. E neste caso se os cubanos nao querem mais comunismo entao que se respeite, da mesma forma que se deve respeitar se quiserem manter o regime como esta (e ai os States tambem deveriam acabar com o embargo). O bom de viver numa democracia, em Portugal ou nos EUA é que se nao gostamos do pais em que vivemos, podemos ir viver para Cuba. Os cubanos nem isso podem fazer. Mesmo para aqueles que quiserem continuar a viver num pais comunista mesmo que a maioria já nao o queira, podem sempre numa futura democracia cubana, optar por ir viver para a Coreia do Norte (que eles lá precisam de gente). Eu não diria que é retórica quando é sabido que os Estados Unidos durante décadas lutaram contra governos mais de esquerda por todos o Mundo, mas em especial na América Central e na América do Sul, para colocarem no poder pessoal mais simpático com o que eles defendem. Tens exemplos disso literalmente por todo o Mundo, tens exemplos disso a acontecer mesmo agora. Tens o governo americano a censurar o que se passa em Cuba (bem ou mal, estão a fazê-lo) enquanto ao mesmo tempo tens pessoal a desaparecer depois de participar em protestos na Colômbia, tens o pessoal no Perú a tentar dar a volta às eleições, mas no entanto só vês o Biden a falar do que se passa em Cuba Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Julho 2021 Citação de El Colosso, há 5 minutos: Eu não diria que é retórica quando é sabido que os Estados Unidos durante décadas lutaram contra governos mais de esquerda por todos o Mundo, mas em especial na América Central e na América do Sul, para colocarem no poder pessoal mais simpático com o que eles defendem. Tens exemplos disso literalmente por todo o Mundo, tens exemplos disso a acontecer mesmo agora. Tens o governo americano a censurar o que se passa em Cuba (bem ou mal, estão a fazê-lo) enquanto ao mesmo tempo tens pessoal a desaparecer depois de participar em protestos na Colômbia, tens o pessoal no Perú a tentar dar a volta às eleições, mas no entanto só vês o Biden a falar do que se passa em Cuba Mas ninguem diz que os EUA sao uns santinhos. E ai é que esta o problema dessa retorica da extrema esquerda, só ha duas solucoes comunismo/socilaismo ultra virtuoso ou regimes ditatoriais suportados pelos EUA. Esse contexto de intervencao americana é algo que aconteceu na altura da guerra fria (numa altura em que os virtuosos cubanos tambem foram intervir em Angola, Etiopia, Republica Dominicana, Congo, Siria, Nicaragua, Venezuela, Panama...). Nao ha esse tipo de comportamento naquela regiao ha 2 decadas. Eu acho que ninguem aqui no forum esta a argumentar que Cuba devia voltar ao regime fascista que existia pre-1959. Existem opcoes equilibradas, mas a retorica que a culpa é exclusivamente dos americanos e do embargo é mais conviente para alguns, pois sabem que em caso de eleicoes, o PC é corrido rapidamente do poder. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: Mas ninguem diz que os EUA sao uns santinhos. E ai é que esta o problema dessa retorica da extrema esquerda, só ha duas solucoes comunismo/socilaismo ultra virtuoso ou regimes ditatoriais suportados pelos EUA. Esse contexto de intervencao americana é algo que aconteceu na altura da guerra fria (numa altura em que os virtuosos cubanos tambem foram intervir em Angola, Etiopia, Republica Dominicana, Congo, Siria, Nicaragua, Venezuela, Panama...). Nao ha esse tipo de comportamento naquela regiao ha 2 decadas. Eu acho que ninguem aqui no forum esta a argumentar que Cuba devia voltar ao regime fascista que existia pre-1959. Existem opcoes equilibradas, mas a retorica que a culpa é exclusivamente dos americanos e do embargo é mais conviente para alguns, pois sabem que em caso de eleicoes, o PC é corrido rapidamente do poder. Não achas que o que se passou na Bolivia não teve dedo dos EUA? Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, Agora: Mas ninguem diz que os EUA sao uns santinhos. E ai é que esta o problema dessa retorica da extrema esquerda, só ha duas solucoes comunismo/socilaismo ultra virtuoso ou regimes ditatoriais suportados pelos EUA. Esse contexto de intervencao americana é algo que aconteceu na altura da guerra fria (numa altura em que os virtuosos cubanos tambem foram intervir em Angola, Etiopia, Republica Dominicana, Congo, Siria, Nicaragua, Venezuela, Panama...). Nao ha esse tipo de comportamento naquela regiao ha 2 decadas. Eu acho que ninguem aqui no forum esta a argumentar que Cuba devia voltar ao regime fascista que existia pre-1959. Existem opcoes equilibradas, mas a retorica que a culpa é exclusivamente dos americanos e do embargo é mais conviente para alguns, pois sabem que em caso de eleicoes, o PC é corrido rapidamente do poder. Como assim? Ainda em 2020 tiveste uma cambada de idiotas americanos que tentaram fazer um golpe de estado na Venezuela mas que foram apanhados imediatamente. E é óbvio que a culpa não é apenas e só do embargo (tal como os embargos na Venezuela ajudam a explicar muita coisa, mas não são a única causa) . A coisa que o Fidel sempre conseguiu fazer (seja por métodos legais ou não legais) foi manter a fraca economia de Cuba sempre razoavelmente estável apesar do embargo. Ainda no outro dia vi uma thread no twitter que fala nisso, que fala no facto do embargo ser incrivelmente prejudicial mas que decisões tomadas por este gajo (e o facto de não ser um Castro) faz com que este gajo novo não tenha o apoio que os Castro tinham Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Julho 2021 Citação de Sandes., há 2 minutos: Não achas que o que se passou na Bolivia não teve dedo dos EUA? Nao, alias ha uns tempos ate deixei fotos de quando estive em La Paz e se falou da situacao. É a par da Venezuela o pais mais miseravel da regiao (tirando a Guiana e essem assim pequenotes que nao contam para o totobola). Todo o pais é um desastre, metade é um narco-state. Esta melhor do que estava nos anos 90? Provavelmente, até porque nao ha pais nenhum no mundo que nao esteja melhor do ha 20 anos atras, o regime fez alguma coisa positiva? Certamente! O problema comeca quando se comeca a querer amarrar ao poder. Os EUA indirecta ou directamente enfiaram dinheiro nos cadidatos que eles apoiavam? Obvio, da mesma forma que a Venezuela mesmo estando todos a morrer a fome encontrou uns dinheiros para mandar para o Morales. Como se viu nas eleicoes livres, o problema do "povo" boliviano nao era tanto com o partido do governo, mas mais com o Morales em especifico. Nao vi os Estados Unidos a questionar os resultados nem a instaurar um regime fantoche Citação de El Colosso, Agora: Como assim? Ainda em 2020 tiveste uma cambada de idiotas americanos que tentaram fazer um golpe de estado na Venezuela mas que foram apanhados imediatamente. E é óbvio que a culpa não é apenas e só do embargo (tal como os embargos na Venezuela ajudam a explicar muita coisa, mas não são a única causa) . A coisa que o Fidel sempre conseguiu fazer (seja por métodos legais ou não legais) foi manter a fraca economia de Cuba sempre razoavelmente estável apesar do embargo. Ainda no outro dia vi uma thread no twitter que fala nisso, que fala no facto do embargo ser incrivelmente prejudicial mas que decisões tomadas por este gajo (e o facto de não ser um Castro) faz com que este gajo novo não tenha o apoio que os Castro tinham Se achas que 10 macacos a trabalhar independentemente é uma intervencao militar...e que se os EUA nao quisessem (ate porque ha um apoio internacional ao Guaido) nao tinham invadido aquilo a serio... O Fidel so manteve aquilo estavel porque Cuba era super-subsidiada pela URSS. Basta ver que o decrescimo economico de Cuba entre 1992 e 1999 (passou a ter um PIB per capita igual ao Haiti) e o novo crescimento no inicio dos anos 2000 com o subsidios vindos da Venezuela. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Julho 2021 Porque é que não retiram o embargo? Quais serão as consequências dessa decisão? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Julho 2021 Citação de El Colosso, há 43 minutos: Tens o governo americano a censurar o que se passa em Cuba (bem ou mal, estão a fazê-lo) enquanto ao mesmo tempo tens pessoal a desaparecer depois de participar em protestos na Colômbia, tens o pessoal no Perú a tentar dar a volta às eleições, mas no entanto só vês o Biden a falar do que se passa em Cuba So sobre esta parte...é um pouco diferente falares de um pais onde 10% da popluacao fugiu para Miami e onde essa comunidade é importante e influente do que paises bem maiores como a Colombia ou o Peru que directamente pouca expressao tem na comunidade dos Estados Unidos. Seria o mesmo que criticar o governo portugues por se ter envolvido bastante na guerra civil de Angola e nao mencionar outras guerras a acontecer em paises ao lado (iguais ou piores) Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Julho 2021 vamos chegar a um acordo: Embargo: mau Ditadura: mau. Ok? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 9 minutos: Nao, alias ha uns tempos ate deixei fotos de quando estive em La Paz e se falou da situacao. É a par da Venezuela o pais mais miseravel da regiao (tirando a Guiana e essem assim pequenotes que nao contam para o totobola). Todo o pais é um desastre, metade é um narco-state. Esta melhor do que estava nos anos 90? Provavelmente, até porque nao ha pais nenhum no mundo que nao esteja melhor do ha 20 anos atras, o regime fez alguma coisa positiva? Certamente! O problema comeca quando se comeca a querer amarrar ao poder. Os EUA indirecta ou directamente enfiaram dinheiro nos cadidatos que eles apoiavam? Obvio, da mesma forma que a Venezuela mesmo estando todos a morrer a fome encontrou uns dinheiros para mandar para o Morales. Como se viu nas eleicoes livres, o problema do "povo" boliviano nao era tanto com o partido do governo, mas mais com o Morales em especifico. Nao vi os Estados Unidos a questionar os resultados nem a instaurar um regime fantoche As eleições que dizes não terem sido livres, que o Morales ganhou, tiverem entretanto desenvolvimentos que parecem indicar que as irregularidades não eram tão grandes como se disse na altura...Acho que que o problema não era assim tanto do Morales, mas que havia (e há) tensões muito fortes contra o partido socialista lá que criaram uma confusão tão grande que deu no que deu. E acho que comparar o poderio financeiro dos USA a influenciar eleições como o da Venezuela não é bem justo, apesar de ser criticável dos dois lados. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 44 minutos: Mas ninguem diz que os EUA sao uns santinhos. E ai é que esta o problema dessa retorica da extrema esquerda, só ha duas solucoes comunismo/socilaismo ultra virtuoso ou regimes ditatoriais suportados pelos EUA. Esse contexto de intervencao americana é algo que aconteceu na altura da guerra fria (numa altura em que os virtuosos cubanos tambem foram intervir em Angola, Etiopia, Republica Dominicana, Congo, Siria, Nicaragua, Venezuela, Panama...). Nao ha esse tipo de comportamento naquela regiao ha 2 decadas. Eu acho que ninguem aqui no forum esta a argumentar que Cuba devia voltar ao regime fascista que existia pre-1959. Existem opcoes equilibradas, mas a retorica que a culpa é exclusivamente dos americanos e do embargo é mais conviente para alguns, pois sabem que em caso de eleicoes, o PC é corrido rapidamente do poder. É isto Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Julho 2021 Citação de IlidioMA, há 8 minutos: vamos chegar a um acordo: Embargo: mau Ditadura: mau. Ok? Subscrevo completamente. Aqui penso que o problema é que ha quem va argumentar que Cuba é uma democracia... Citação de Sandes., há 3 minutos: As eleições que dizes não terem sido livres, que o Morales ganhou, tiverem entretanto desenvolvimentos que parecem indicar que as irregularidades não eram tão grandes como se disse na altura...Acho que que o problema não era assim tanto do Morales, mas que havia (e há) tensões muito fortes contra o partido socialista lá que criaram uma confusão tão grande que deu no que deu. E acho que comparar o poderio financeiro dos USA a influenciar eleições como o da Venezuela não é bem justo, apesar de ser criticável dos dois lados. Epá esses detalhes já nao sei, mas lembro me que o problema era a segunda volta e bastava o Morales ter menos 0,59% para ter que existir uma segunda volta e visto que ele so chegou aos 47%, e que o terceiro candidato apoiaria a direita na segunda volta, existia uma grande probabilidade do Morales perder a segunda volta. Depois sem querer estar a dizer algo incorrecto, lembro de ter existido uma paragem qualquer na contagem de votos e de forma miraculosa, depois dessa paragem o Morelas ter ganho 2-3% que era o que ele necessitava para nao ir a uma segunda volta. Mas como digo só me lembro vagamente disto... Compartilhar este post Link para o post