El Colosso Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Subscrevo completamente. Aqui penso que o problema é que ha quem va argumentar que Cuba é uma democracia... Epá esses detalhes já nao sei, mas lembro me que o problema era a segunda volta e bastava o Morales ter menos 0,59% para ter que existir uma segunda volta e visto que ele so chegou aos 47%, e que o terceiro candidato apoiaria a direita na segunda volta, existia uma grande probabilidade do Morales perder a segunda volta. Depois sem querer estar a dizer algo incorrecto, lembro de ter existido uma paragem qualquer na contagem de votos e de forma miraculosa, depois dessa paragem o Morelas ter ganho 2-3% que era o que ele necessitava para nao ir a uma segunda volta. Mas como digo só me lembro vagamente disto... Basicamente isto começa com o Morales a ter mais de 10% sobre o segundo, o que seria suficiente para não existir segunda volta, o OAS a dizer que tinham encontrado irregularidades (irregularidades essas que depois tens pessoal a dizer que foram causadas pelo método que o OAS usa para analisar isso, especialmente pelo CEPR (aqui e aqui). O Morales diz que aceita uma segunda volta, acontecem os protestos, o Morales abdica assim como o pessoal todo abaixo dele e depois temos as eleições de 2020. 1 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 15 Julho 2021 Citação de Plagio o Original, há 12 horas: Eu tbm n posso dizer nada muito radical aos meus patrões com receio de abusos laborais Eu vou jogar à bola com os meus, e encaixo um "vai para o crl" aqui e ali. Tens de arranjar patrões melhores! Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Julho 2021 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: Aqui penso que o problema é que ha quem va argumentar que Cuba é uma democracia... mas se quisermos ir por aí, eu julgo que o problema fulcral do modelo é que a """"""""democracia"""""""" cubana seria uma coisa fixe para uma pequena comuna de 25.000 habitantes. Ou para um micro-estado, San Marino. Parece uma coisa quase idílica, de todos participam, todos, têm voz, todos são agentes activos da política, sem mediação de partidos. Mas isso só seria viável em small scale, ao nivel municipal. Sei lá, em Trancoso. Mas onde as decisões são "onde se faz a rotunda?; mudamos o alcatrão da estrada 449?; Erigimos a estátua a Dom Fuas Roupinho III?; Qual o nível de IMI?". Aí, esse modelo de quase democracia directa, algo selvagem e romântica parece muito bonito. Mas esse modelo aplicado a um país, a um país inteiro, com muitos milhões, em que é preciso tomar outro tipo de decisões, em que é preciso definir um rumo, um plano, um projecto, prioridades para o país, gerir diversos serviços, um exército, uma marinha, uma polícia, etc, etc, numa palavra: governar um país, e esse modelo como é em si algo anárquico (quando mandamos todos, ng manda) significa que se cria um vazio de poder para tomar essas decisões macro, e quando há um vazio ele acaba a ser preenchido - como não há partidos, não há estruturas intermédias - por quem tenha o poder na mão: o ditador. Não é possivel fazer uma macro democracia num país feita de 35.000 pequenas democracias directas locais. Falta centralidade, falta 'cola' entre as duas estruturas, porque uma cria 35.000 poderes absolutamente diluidos - e de tao diluidos, não são poder. E nesse vazio essa centralidade, essa cola acaba a ser dada por quem consiga pegar nas rédeas do poder. It's Robespierre all over again, meus amigos. Parecia boa ideia, a convenção, dar voz a cada citoyen, mas como todos falavam, ng se ouvia, emergiu o ditador, que se apresenta como mero coordenador. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Julho 2021 O Robespierre foi quem mais acelerou o processo de liberalização de França. Isto das revoluções sem revoluções é um fenómeno recente. Fazer umas petições e umas hashtags para polícias não matarem pretos. E funciona! As pessoas aderem! E os pretos continuam a ser executados. Talvez pelo tom de pele, talvez pelas diretrizes do regime onde se encontram. Não sei, eles também não têm voz ativa. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 15 Julho 2021 A África do Sul tb está gira e temos lá quase meio milhão de tugas... Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 15 Julho 2021 Citação de ElliotReid13, há 35 minutos: Eu vou jogar à bola com os meus, e encaixo um "vai para o crl" aqui e ali. Tens de arranjar patrões melhores! Essa batatinha já não dói? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Julho 2021 Citação de Che, há 53 minutos: O Robespierre foi quem mais acelerou o processo de liberalização de França. Isto das revoluções sem revoluções é um fenómeno recente. Fazer umas petições e umas hashtags para polícias não matarem pretos. E funciona! As pessoas aderem! E os pretos continuam a ser executados. Talvez pelo tom de pele, talvez pelas diretrizes do regime onde se encontram. Não sei, eles também não têm voz ativa. É o que temos amigo. Isso e 70% de abstenção Se fosse na América latina era ditadura Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Julho 2021 o @Che e o @Plagio o Original, rn: PS. Eu estou lá atrás, muito lá atrás, a ver se a revolução corre bem para me juntar, ou se corre mal, para me demarcar. ok? 6 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Julho 2021 (editado) Citação de Plagio o Original, há 34 minutos: É o que temos amigo. Isso e 70% de abstenção Se fosse na América latina era ditadura É conhecido e comprovado cientificamente que o racismo nao existe em paises comunistas.... Editado 15 Julho 2021 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 15 Julho 2021 alguém pode fazer um resumo da situação na África do Sul? (não sei de nada) Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Julho 2021 Citação de bobzz, há 5 minutos: alguém pode fazer um resumo da situação na África do Sul? (não sei de nada) Prenderam o antigo Presidente Jacob Zuma and all hell breaks loose. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 15 Julho 2021 Citação de Axadrezado, há 11 minutos: Prenderam o antigo Presidente Jacob Zuma and all hell breaks loose. Pelo que tenho lido, os tumultos têm sido patrocinados pelo partido dele. Tb parece que está a acalmar desde que o exército foi colocado nas ruas Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Julho 2021 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Pelo que tenho lido, os tumultos têm sido patrocinados pelo partido dele. Tb parece que está a acalmar desde que o exército foi colocado nas ruas epá há milhares de razões para os negros sul-africanos se manifestarem e revoltarem - afinal, o apartheid acabou, mas a desigualdade socioeconómica está mais ou menos na mesma, em termos globais - mas porra.......fazerem isto tudo por um gajo que 1) é corrupto, 2) é bronco que nem uma porta...chiça meu Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Julho 2021 Pelo que leio, as coisas tão fdds lá com a pandemia, o desespero é grande e é fácil incendiar os ânimos por um motivo qualquer. Eles tão a atravessar uma nova fase grave da pandemia, o governo impôs novas restrições mas apoios do estado são muito poucos. Se não tens trabalho, nem te põem comer na mesa, nem há perspectivas de conseguir procurar emprego, nem há condições para sequer agricultura de subsistência.... 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 16 Julho 2021 Citação de noikeee, há 9 horas: Pelo que leio, as coisas tão fdds lá com a pandemia, o desespero é grande e é fácil incendiar os ânimos por um motivo qualquer. Eles tão a atravessar uma nova fase grave da pandemia, o governo impôs novas restrições mas apoios do estado são muito poucos. Se não tens trabalho, nem te põem comer na mesa, nem há perspectivas de conseguir procurar emprego, nem há condições para sequer agricultura de subsistência.... ainda por cima no que toca à agricultura, a Africa do Sul é um dos países na linha da frente nas alterações climáticas, e têm tido secas monumentais na metade oeste do país que está a desertificar em ritmo acelerado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Julho 2021 Citação de Che, Em 14/07/2021 at 19:03: Acabem com o embargo, deixem a China investir no país. Apregoam a liberdade mas têm pavor do que possa acontecer caso o partido comunista da China possa finalmente estender a mão aos cubanos. 😞 O embargo é só dos EUA, não é de países terceiros. Se a China quiser investir e exportar para Cuba é livre de o fazer. Até Portugal pode exportar e investir em Cuba Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 16 Julho 2021 Citação de Puto Perdiz, há 19 minutos: O embargo é só dos EUA, não é de países terceiros. Se a China quiser investir e exportar para Cuba é livre de o fazer. Até Portugal pode exportar e investir em Cuba Errado. Quem operar com Cuba é sancionado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Julho 2021 (editado) Citação de Che, há 56 minutos: Errado. Quem operar com Cuba é sancionado. sim, os eua vão sancionar a China lol Editado 16 Julho 2021 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 16 Julho 2021 Citação de Puto Perdiz, Agora: sim, os eua vão sancionar a China lol mas o embargo é, digamos, enforced pelos EUA contra o mundo todo. Teoricamente, claro. por isso cuba tem estado completamente isolada desde que a URSS acabou Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Julho 2021 Citação de IlidioMA, Agora: mas o embargo é, digamos, enforced pelos EUA contra o mundo todo. Teoricamente, claro. por isso cuba tem estado completamente isolada desde que a URSS acabou Está isolada porque estão todos a cagar-se para Cuba, o mercado dos EUA é muito mais apetecível que o de Cuba, enquanto houve dinheiro a Venezuela e o Brasil ainda andaram a mandar coisas para lá. A URSS só estava interessada porque dava jeito ter um país aliado a 200 km dos EUA, tal como aos EUA/UE dá jeito ter a Ucrânia como aliados. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Julho 2021 Viram esta notícia de ajuste direto a um deputado municipal do PSD em obras nos Hospitais Militares que deu na TVI? Porra.. Se encontrar artigo coloco aqui. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Julho 2021 A África do Sul tem uma taxa de desemprego de 32% (superior a 50% nos menores de 30 anos). Citação de HappyKing, há 11 minutos: Viram esta notícia de ajuste direto a um deputado municipal do PSD em obras nos Hospitais Militares que deu na TVI? Porra.. Se encontrar artigo coloco aqui. Eu sei para que servem os ajustes directos e também sei para que deveriam servir. Acabar com essa m*rda. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Julho 2021 Citação de Mayday, há 9 minutos: Eu sei para que servem os ajustes directos e também sei para que deveriam servir. Acabar com essa m*rda. Aquele caso foi ridículo. Uma obra que estava previsto custar 900 mil euros custar 3 milhões. Obras adjudicadas a antigas empresas da área da estética. Valeu tudo. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 16 Julho 2021 Citação de Puto Perdiz, há 4 horas: Está isolada porque estão todos a cagar-se para Cuba, o mercado dos EUA é muito mais apetecível que o de Cuba, enquanto houve dinheiro a Venezuela e o Brasil ainda andaram a mandar coisas para lá. A URSS só estava interessada porque dava jeito ter um país aliado a 200 km dos EUA, tal como aos EUA/UE dá jeito ter a Ucrânia como aliados. pronto, mas estás a dizer o mesmo. Na pratica o o bloqueio nao é só dos EUA. Pq os demais paises, na sua generalidade se sentem coagidos a formar parte do bloqueio Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Julho 2021 Citação de IlidioMA, há 7 minutos: pronto, mas estás a dizer o mesmo. Na pratica o o bloqueio nao é só dos EUA. Pq os demais paises, na sua generalidade se sentem coagidos a formar parte do bloqueio Há vários países que são parceiros comerciais com Cuba, mas o objectivo deles é o cobalto e o níquel. Também não ajuda ser o próprio governo a impor restrições e tarifas elevadas às importações dos privados. Compartilhar este post Link para o post