Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos:

Afinal o Chicão até serve para alguma coisa. Finalmente alguém a definir tudo o que o Ventura é, já que defender ideias contra ele é tempo perdido. Só faltava ter um taco na mão para bater-lhe pelo meio.

é assim, se o Ventura é uma besta quadrada, de facto precisávamos de um forcado para lidar com ele

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

é assim, se o Ventura é uma besta quadrada, de facto precisávamos de um forcado para lidar com ele

Eu senti-me da mesma forma que me sinto quando vejo as primárias republicanas... Animais contra animais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Eu senti-me da mesma forma que me sinto quando vejo as primárias republicanas... Animais contra animais.

Isto foi muito shades de marco Rubio vs trump

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

Foi assim porque precisa imenso de diferenciar os partidos mas ao menos chamou os nomes todos que o Ventura é. Sem paninhos quentes. Custava muito serem todos assim? Se ele tem propostas e gente xenófoba no partido, como é que isso não é apontado a cada segundo de debate. Devia ser. E é assim que se combate estes trastes, não é com ideias que quem vota neles não vai ligar nenhuma, é mostrando a cada segundo todos os podres e contradições daquele verme.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque crl atrasam SEMPRE os horários dos debates? Nunca é às horas que dizem previamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Continua-me a fazer muito confusão esta ideia do Cotrim de se colocar o crescimento económico à frente da emergência climática. Gostava que ele explicasse melhor isto num debate com mais tempo mas que interessa ter crescimento económico se daqui a umas dezenas de anos Lisboa tiver parte dela ""debaixo de água""? Não consigo conceber a ideia.

E bem o Rui a relembrar o sindicalismo forte na Dinamarca que o @Burkina2008 falava noutro dia.

Editado por HappyKing
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 20 minutos:

Foi assim porque precisa imenso de diferenciar os partidos mas ao menos chamou os nomes todos que o Ventura é. Sem paninhos quentes. Custava muito serem todos assim? Se ele tem propostas e gente xenófoba no partido, como é que isso não é apontado a cada segundo de debate. Devia ser. E é assim que se combate estes trastes, não é com ideias que quem vota neles não vai ligar nenhuma, é mostrando a cada segundo todos os podres e contradições daquele verme.

Claro que não é assim que se combate estes trastes...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, Agora:

Claro que não é assim que se combate estes trastes...

Óbvio que é melhor explicar o porquê das suas propostas não serem assim tão extremas.

Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Continua-me a fazer muito confusão esta ideia do Cotrim de se colocar o crescimento económico à frente da emergência climática. Gostava que ele explicasse melhor isto num debate com mais tempo mas que interessa ter crescimento económico se daqui a umas dezenas de anos Lisboa tiver parte dela ""debaixo de água""? Não consigo conceber a ideia.

E bem o Rui a relembrar o sindicalismo forte na Dinamarca que o @Burkina2008 falava noutro dia.

Coloca à frente porque sabe que não pode dizer com todas as letras que se está a marimbar para a emergência climática. Se não fosse essa a realidade, não falava em "agenda", expressão adorada pelos negacionistas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Óbvio que é melhor explicar o porquê das suas propostas não serem assim tão extremas.

Sim, excelente raciocínio lógico.

Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Tenho só uma pergunta para ti. Que parte da população é que achas que vai enfrentar as maiores dificuldades em suportar os elevados custos que toda a transição energética e todas as medidas de emergência climática vão provocar?

Compartilhar este post

Link para o post

Debate de classe, o antípodas do anterior. Foi o que eu mais gostei de todos. João Oliveira super bem preparado, Rui Rio também bem. Bom ambiente, discussão de ideias e não discussão pessoal. Estão de parabéns, ganharam os 2 o debate. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 10 minutos:

Coloca à frente porque sabe que não pode dizer com todas as letras que se está a marimbar para a emergência climática. Se não fosse essa a realidade, não falava em "agenda", expressão adorada pelos negacionistas.

Meu, tu estás bem para o Ventura. Não és capaz de fazer um post sem vir com conclusões absolutamente mesquinhas quando as pessoas envolvidas não estão a favor daquilo em que acreditas, ou a pedir que pessoas educadas desçam ao nível do energúmeno porque achas que é assim que deve ser. 

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 15 minutos:

Tenho só uma pergunta para ti. Que parte da população é que achas que vai enfrentar as maiores dificuldades em suportar os elevados custos que toda a transição energética e todas as medidas de emergência climática vão provocar?

A população mais pobre e isso é razão necessária e suficiente para colocar o crescimento económico à frente dos problemas que são factuais como é a emergência climática? Pode ser atenção e posso ser eu a ver mal a coisa. Só não percebi muito bem ainda essa ideia.

**Edit**

Admito que ainda não li o programa todo da IL mas não vi pelo menos hoje o Cotrim a falar sobre medidas por exemplo em relação às empresas mais poluentes. Não me recordo se falou noutro debate já.

**Edit**

--

Depois, e noutro tópico, aquela comparação do conhecimento do ensino superior com a taxa única de IRS também foi algo, para ser simpático,  rebuscada.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 2 minutos:

Meu, tu estás bem para o Ventura. Não és capaz de fazer um post sem vir com conclusões absolutamente mesquinhas quando as pessoas pessoas envolvidas não estão a favor daquilo em que acreditas, ou a pedir que pessoas educadas desçam ao nível do imberbe porque achas que é assim que deve ser. 

E desde quando é que a emergência climática é uma crença?

E eu não pedi que ninguém descesse o nível. O Chicão é tolo e grita mas só um lado desceu o nível. O outro apenas disse a realidade, de uma pessoa que não merece outra coisa que não isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

A população mais pobre e isso é razão necessária e suficiente para colocar o crescimento económico à frente dos problemas que são factuais como é a emergência climática? Pode ser atenção e posso ser eu a ver mal a coisa. Só não percebi muito bem ainda essa ideia.

--

Depois, e noutro tópico, aquela comparação do conhecimento do ensino superior com a taxa única de IRS também foi algo, para ser simpático,  rebuscada.

Não sei. Mas é razão necessária e suficiente para não comer toda e qualquer medida/ação sem considerar diversos aspectos, nomeadamente, os impactos na população mais desfavorecida. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, Agora:

Não sei. Mas é razão necessária e suficiente para não comer toda e qualquer medida/ação sem considerar diversos aspectos, nomeadamente, os impactos na população mais desfavorecida. 

Absolutamente de acordo nesse ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles que se espera que governem Portugal (seja PS, PSD, CDU, BE, etc) não podem combater o Ventura assim, isto foi uma badalhoquice de debate, contudo...o eleitorado do Chega é o pessoal que come o que a televisão e o Facebook metem no prato, não são os que pedem a carta dos Fóruns e dos Twitters da vida, não é de todo mau ter alguém que não serve para nada (sorry Chicão) a dizer os podres do Ventura na cara dele para toda a gente ouvir.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

Este não correu muito bem ao Rui Tavares, acho que o Cotrim foi mais convincente. Fico com a sensação que não estão a atacar a IL nos pontos verdadeiramente fracos. Flat tax é lunático mas (nos poucos debates que vi) ninguém o expôs.

No anterior apesar de eu concordar ideologicamente com o Rui Rio e estar completamente no oposto do PCP também acho que o Rio não esteve espectacularmente bem, e o João (já não me lembro se é Ferreira ou Oliveira) debateu de forma mais clara. Deixou os soundbites de "aumentar pensões e salários" e o Rio não conseguiu contra argumentar claramente o ponto de vista da direita, de que aumentar ao ritmo que o PCP quer poderia trazer de volta a Troika e o aumento da dívida etc etc

Mas pronto são 2 debates em que ninguém estava a disputar eleitorado direto, "ganhar" do ponto de vista ideológico não serve de muito

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de smashing_pumpkin, há 8 minutos:

E desde quando é que a emergência climática é uma crença?

E eu não pedi que ninguém descesse o nível. O Chicão é tolo e grita mas só um lado desceu o nível. O outro apenas disse a realidade, de uma pessoa que não merece outra coisa que não isso.

Ninguém está a dizer que a emergência climática é uma crença, o próprio Cotrim disse que é um problema real (claro que para ti é indiferente que ele tenha dito isto...). Onde há discussão é no caminho a percorrer, nas medidas a tomar, nas prioridades a definir, etc.

Tu no fundo és o exemplo perfeito de um problema gritante da sociedade, problema esse que dá força a populistas como o Ventura. O Cotrim diz algo menos a favor da emergência climática e logo e acusado de ser um negacionista. Nem há espaço a discussão, é logo um negacionista sem noção.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

Flat tax é lunático mas (nos poucos debates que vi) ninguém o expôs.

Hoje o Rui parece-me ter tocado num ponto que de resto o Burkina já tinha falado noutro dia que é fazer cherry picking de propostas de outras países sem ter em conta a realidade desses mesmos países (O Rui deu o exemplo do sindicalismo da Dinamarca). Mas percebo o que queres dizer. Mas isto que a IL propõe já não é bem uma flat tax até porque se fosse uma flat tax pura era inconstitucional. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 4 minutos:

A população mais desfavorecida vai ser os milhões de refugiados climáticos que vamos ou receber no(s) nosso(s) países ou deixar morrer nos nossos mares.

Numa perspectiva menos de "urgência", a população mais desfavorecida vai sofrer com casas que não isolam condições extremas de frio e de calor, ou com incendios em todo o lado. É importante ter isso em consideração também.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 3 minutos:

Ninguém está a dizer que a emergência climática é uma crença, o próprio Cotrim disse que é um problema real (claro que para ti é indiferente que ele tenha dito isto...). Onde há discussão é no caminho a percorrer, nas medidas a tomar, nas prioridades a definir, etc.

A questão é que ele usa termos negacionistas como "agenda". Do mesmo modo que a IL muitas vezes procedeu assim durante a pandemia. A mim deixa-me desconfiado. É inevitável. O Cotrim é demasiado inteligente para não saber o que é a agenda climática e quem é que adora esse género de termos. É algo simples.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

A questão é que ele usa termos negacionistas como "agenda". Do mesmo modo que a IL muitas vezes procedeu assim durante a pandemia. A mim deixa-me desconfiado. É inevitável. O Cotrim é demasiado inteligente para não saber o que é a agenda climática e quem é que adora esse género de termos. É algo simples.

Salvo erro o Cotrim disse mesmo que a verdadeira emergência é a estagnação

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 minutos:

A população mais desfavorecida vai ser os milhões de refugiados climáticos que vamos ou receber no(s) nosso(s) países ou deixar morrer nos nossos mares.

Numa perspectiva menos de "urgência", a população mais desfavorecida vai sofrer com casas que não isolam condições extremas de frio e de calor, ou com incendios em todo o lado. É importante ter isso em consideração também.

Vamos em quantos anos de mortes na ordem das centenas\milhares no mediterrâneo?

Quem ainda não percebeu não vai perceber

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

É só isso, é. O custo mais caro da energia, por exemplo, que impacta um conjunto imenso de produtos, dos mais essenciais aos menos, não interessa. De facto o maior problema é o isolamento da habitação...

Compartilhar este post

Link para o post

O Cotrim nunca negou as alterações climáticas e a urgência em as combater. E já agora a IL tem no programa uma série de propostas muito bem fundamentadas quanto à questão ambiental e no combate às alterações climáticas.

O que foi dito é que a expressão emergência climática é utilizada para legitimar todo o tipo de propostas sem ter em conta se efetivamente combatem as alterações climáticas e no impacto que teriam na vida das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...