Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O Rio perde na medida em que para ganhar o que ele precisaria era de atrair gente que normalmente vota PS, vai daí que a estratégia do Costa seja encosta-lo a políticas de direita, e ele cai sempre mas sempre na esparrela.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um ponto que eu não percebi nos argumentos do Rio:

Ele diz: há funcionários públicos a mais. 

Eu só gostava de perceber em que setor dessa parte pública. Médicos ? Faltam. Enfermeiros? Faltam. Professores? Faltam.  É na administração pública local ?

E depois temos assim tantos funcionários públicos? Os dados não parecem indicar isso (15 por cento do total, dos mais baixos da Europa).

210825_Funcionarios-publicos.jpg.0ab67247722a8c66ec1e04f4a0d627c7.jpg

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 24 minutos:

Sou leigo no assunto, mas a economia n cresce ou decresce somente pq se tomam politicas de esquerda ou direita. Normalmente está associado a outros fatores, p exemplo a proximidade geográfica com outras economias mais fortes, a educação da população, ou fatores geopoliticos (rui rio já falou do bce ter uma atuação q nos beneficiou por exemplo)

A economia cresceu mais com a geringonça q nos ultimos 20 anos, por exemplo. Por isso acho parvo a direita falar de crescimento como se só se crescesse com politica de direita

Cresceu pq veio de um período de crise e de medidas de austeridade. Da mesma forma que cresceu expressivamente em 2021 devido aos efeitos da pandemia em 2020. Qualquer que fosse o partido no governo naquela primeira legislatura da gerigonça ia ver a economia a recuperar.

Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Eu só gostava de perceber em que setor dessa parte pública. Médicos ? Faltam. Enfermeiros? Faltam. Professores? Faltam. 

E depois temos assim tantos funcionários públicos? Os dados não parecem indicar isso (15 por cento do total, dos mais baixos da Europa).

Quando é que ele disse que há funcionários a mais? Ele disse que houve um aumento expressivo na contratação pública que não se traduziu numa melhoria dos serviços públicos, pelo contrário.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Eu só gostava de perceber em que setor dessa parte pública. Médicos ? Faltam. Enfermeiros? Faltam. Professores? Faltam.  É na administração pública local ?

Digo isto sem dados e apenas baseando-m na percepção que tenho aqui na madeira, o excesso acontece mais a nível de pessoal auxiliar/carreira operacional. E aqui na ilha também se junta o excesso aqui e ali de gente que entrou por cunha. De resto, a nível mais especializado, tende a faltar gente, nem que seja devido aos anos de sai 2 para entra 1.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 2 minutos:

Quando é que ele disse que há funcionários a mais? Ele disse que houve um aumento expressivo na contratação pública que não se traduziu numa melhoria dos serviços públicos, pelo contrário.

Eu tenho a ideia que ele diz isso no início do debate. Eu vou rever essa parte. Se ele disser coloco aqui o vídeo. Se não for isso que ele disse eu faço quote deste meu post a dar-te razão e a fazer o mea culpa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

75 minutos de debate  Não sei quantas dezenas de debates e não se falou 1 único segundo da cultura. 1 único segundo. 

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho a certeza, mas outros países têm muitos funcionários públicos porque têm várias empresas com participação do Estado. 

Em Portugal parece que temos um Estado composto, mas maioritariamente quadros mais básicos. E, btw, dá para ser de esquerda e exigir uma modernização da função pública e uma melhor distribuição dos recursos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 43 minutos:

Rio ganha, Costa demite se, PNS avança e faz acordo com BE e PCP 

Jerónimo de Sousa a Ministro do P'tanto

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Cultura, Europa, geopolítica...

Agora no "comicio" do Costa no final até fiquei parvo dele falar das fronteiras da NATO com a Russia.

É que em todas as campanhas parece que vivemos numa ilha no meio do atlântico isolados do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 30 minutos:

O Rio perde na medida em que 

precisava de ganhar claramente e isto foi um empate. 

é como se estivesse 3-0 a na eliminatória da primeira mão. O Rio precisava de dar 4-0. Empatou 2-2, bateu-se bem, mostrou coisas boas, mas vai para casa. Acontece todos os anos na Liga Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse noutro lado, o António Costa é um André Ventura num partido menos retardado. Vive do chavão, da ideia fácil, da omissão da verdade e recorre à mentira com facilidade. 

O Rui Rio não nasceu claramente para debater, tem dificuldades ao nível da retórica. Até pode ser o melhor gestor público da história da humanidade, mas não é grande coisa para lá chegar. Ainda gostava de saber como é que ganhou a Câmara do Porto contra todas as sondagens e perspetivas! 

No final, acho que o Costa sai por cima, nem diria que foi 2-2, diria que foi 3-2 com golo em fora-de-jogo do Costa no último minuto. Não deixar o Rio responder àquele último minuto faz com que a última imagem que fique seja do Costa a mostrar que com ele as coisas correram muito bem e que o retrocesso dos tais 20 anos se devem aos primeiros 14. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tinhas razão @Elvis. Fui rever, a Sara Pinto pergunta lhe se existem funcionários a mais, ele diz Sim mas introduzindo logo de seguida a ideia que referiste. Fica aqui o meu mea-culpa. Tinha percebido mal o que ele tinha dito. 

Citação de Poeira, há 18 minutos:

Sim, de acordo. Mas nos outros havia a desculpa do tempo. Sobre a cultura é mais grave que isso: quantos partidos terão no seu programa algo para o setor? 

Mas neste debate quase que se podia fazer um momento Rui Tavares.

0 vezes cultura.

0 vezes inovação.

0 vezes ciência.

0 vezes Europa.

0 vezes alterações climáticas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 14 minutos:

Como disse noutro lado, o António Costa é um André Ventura num partido menos retardado. Vive do chavão, da ideia fácil, da omissão da verdade e recorre à mentira com facilidade. 

O Rui Rio não nasceu claramente para debater, tem dificuldades ao nível da retórica. Até pode ser o melhor gestor público da história da humanidade, mas não é grande coisa para lá chegar. Ainda gostava de saber como é que ganhou a Câmara do Porto contra todas as sondagens e perspetivas! 

No final, acho que o Costa sai por cima, nem diria que foi 2-2, diria que foi 3-2 com golo em fora-de-jogo do Costa no último minuto. Não deixar o Rio responder àquele último minuto faz com que a última imagem que fique seja do Costa a mostrar que com ele as coisas correram muito bem e que o retrocesso dos tais 20 anos se devem aos primeiros 14. 

Isso é mais uma descrição do Sócrates do que do Ventura. Já agora, Sócrates que na altura foi considerado grande vencedor do debate com a Ferreira Leite depois de ter passado grande parte do tempo a fugir às perguntas e a mentir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Isso é mais uma descrição do Sócrates do que do Ventura. Já agora, Sócrates que na altura foi considerado grande vencedor do debate com a Ferreira Leite depois de ter passado grande parte do tempo a fugir às perguntas e a mentir.

Concordo com tudo! 

Só com uma diferença, o Sócrates, da forma como descrevi o Costa, realmente aplica-se melhor e o Sócrates nisso roçava a perfeição (ser perfeito na m*rda!...). Mas o Sócrates tinha uma classe que o Ventura nem sonha.

E nessa falta de classe do Ventura, num estilo bully muito pouco refinado, o Costa assemelha-se muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 26 minutos:

precisava de ganhar claramente e isto foi um empate. 

é como se estivesse 3-0 a na eliminatória da primeira mão. O Rio precisava de dar 4-0. Empatou 2-2, bateu-se bem, mostrou coisas boas, mas vai para casa. Acontece todos os anos na Liga Europa.

42% Rio, 38% Costa, restantes empate. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi preciso chegar a 2022 para perceber que o Costa é um c*brão, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã há PAN vs Chega, PS vs IL e BE vs CDS.

Acho que o Cotrim pode pôr mais a nu as fragilidades do Costa que o Rio fez hoje.

Contudo em princípio são três debates que não devem mudar muito em princípio na perspetiva de disputarem nos três debates eleitorados diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 minutos:

Não foi preciso chegar a 2022 para perceber que o Costa é um c*brão, certo?

Aquela boca para o Rio do "Agora reconhece que há uma pandemia" quando não podia ter tido líder da oposição mais cooperante em situação pandémica foi do mais rasteirinho que podia ter feito. 

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 19 minutos:

E hoje quando vi por diversas vezes a postura mais arrogante do Costa, que culminou com aquele momento em que manda calar a Clara de Sousa (tivesse ou não razão para tal), veio-me imediatamente à cabeça essa personagem.

Para mim o momento chave é quando o Rio decide puxar dos galões na questão da TAP. É a única altura em que decide subir o tom e onde foi verdadeiramente incisivo. Não tenho dúvidas que para os indecisos, mais do que questões na área da justiça, SNS, salário mínimo, etc, esse tema pode mexer com as suas cabeças porque é um assunto sensível e para sorte do Rio é introduzido mesmo à beirinha do fim. E a última imagem...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 39 minutos:

42% Rio, 38% Costa, restantes empate. 

mas prova o que eu digo. O Rio precisava de golear. De vencer claramente. Ficar taco a taco nao é vitoria suficiente que possa fazer o que quer que seja pelas eleições.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 minutos:

mas prova o que eu digo. O Rio precisava de golear. De vencer claramente. Ficar taco a taco nao é vitoria suficiente que possa fazer o que quer que seja pelas eleições.

Discordo, vai travar a subida do Costa desta semana. Pode talvez dar 1% ao Rio lá para dia 20 (que é quando as sondagens refletem este dia). Mas mais que isso não terá impacto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

Ainda assim, o Rio ainda pode ganhar na secretária. Mais do que os debates, começo a achar que o que vale é o pós-debates e o Costa teve demasiados momentos infelizes (Neeleman, a questão da pandemia, etc.) que ainda podem pesar na reação ao debate. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Discordo, vai travar a subida do Costa desta semana. Pode talvez dar 1% ao Rio lá para dia 20 (que é quando as sondagens refletem este dia). Mas mais que isso não terá impacto. 

sim, mas mexer 1% para baixo para um e 1% para cima para outro, a esta altura do campeonato, nao muda a coisas.

E tb, no debate das radios costuma vencer quem perdeu o debate das televisões.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...