Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

falou-se alguma vez de se acabar com os vistos gold?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 horas:

E tb, no debate das radios costuma vencer quem perdeu o debate das televisões.

True. Em 2015 o Passos perdeu à grande nas tvs. Mas no debate das radios considero que tenha ganho. Foi o suficiente para que a Paf tivesse a dinâmica que levou a uma maioria relativa relativamente sólida. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta que até ver não se coloca. Se o PSD tiver tantos deputados como o PS. Quem deve o Marcelo chamar primeiro para formar governo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 5 minutos:

Uma pergunta que até ver não se coloca. Se o PSD tiver tantos deputados como o PS. Quem deve o Marcelo chamar primeiro para formar governo? 

Quem tiver maior % de votos ou quem 1º apresentar uma solução de governo estável.

Editado por Tio Hans
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vi isto no linkedin de um gajo da Iberia:

Atenção que os voos diretos tendem a ser mais caros do que um voo com 1 ou mais escalas. Quem quer viagem direta e mais rápida tem que estar preparado para pagar mais. A comparação devia incluir simulações para os mesmos trajetos mas com a Iberia por exemplo:
- Lisboa/Miami/Lisboa (Tap voos diretos ) => EUR 433
- Madrid/Miami/Madrid (Iberia voos diretos ) => EUR 335
- Madrid/Miami/Madrid (Tap com 1 escala ) => EUR 297
ou seja a Tap se quer atrair passageiros em Madrid, é claro que está a competir diretamente com a Iberia para não mencionar outras ( companhias americanas ) com voos diretos. Se a Iberia para voo direto cobra 335 EUR a Tap com 1 escala, será normal ter que apresentar um "desconto" já que a viagem será mais longa em horas com o "desconforto" de ter que trocar de avião na escala.
Agora comparando os voos diretos, no caso da Iberia (MAD/MIA/MAD)apresenta cerca de 100 EUR mais barato que a Tap (LIS/MIA/LIS). Como o conseguem ? têm melhor estrutura de custos / mais competitiva ? têm melhor taxa de ocupação nos voos ? Resultado de melhor gestão ? Talvez fosse mais correto colocar estas questões antes de afirmações populistas. E eu até apoio o Rui Rio, mas acho que neste caso/exemplo que apresentou não esteve muito bem !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 horas:

Há um ponto que eu não percebi nos argumentos do Rio:

Ele diz: há funcionários públicos a mais. 

Eu só gostava de perceber em que setor dessa parte pública. Médicos ? Faltam. Enfermeiros? Faltam. Professores? Faltam.  É na administração pública local ?

E depois temos assim tantos funcionários públicos? Os dados não parecem indicar isso (15 por cento do total, dos mais baixos da Europa).

Há o estigma da função pública no país. "A função pública não faz nada", é logo o primeiro pensamento que vem à cabeça, ou "eles não percebem nada, são uns incompetente", é outro, tudo isto graças aquela vez que fui à câmara e o homem que estava lá para receber as pessoas tinha ido para o café durante 30 minutos, ou a funcionária das finanças que não sabe funcionar com o portal das finanças, etc. 

O problema é que a função pública é maior que esses funcionários, e como dizes, sim a maioria dos nosso hospitais são públicos logo médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares são funcionários públicos, e há um clara falta de meios humanos nestes. Também a maioria das escolas são públicas, faltam professores, auxiliares e condições... Mas temos funcionários públicos a mais que não fazem nenhum, só por causa daquela experiência que tive há 3 anos.

Depois há a república das bananas...

Citação de smashing_pumpkin , há 11 horas:

Digo isto sem dados e apenas baseando-m na percepção que tenho aqui na madeira, o excesso acontece mais a nível de pessoal auxiliar/carreira operacional. E aqui na ilha também se junta o excesso aqui e ali de gente que entrou por cunha. De resto, a nível mais especializado, tende a faltar gente, nem que seja devido aos anos de sai 2 para entra 1.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 16 minutos:

Eu não sei se há funcionários públicos a mais. Não me parece que seja o caso. Agora, parece-me que muitos dos serviços de adminstração local não estão adaptados a 2022. Alguns dos exemplos que o Rio falou, tirar o passaporte, tirar o CC, reforma em muitos casos podiam, parece-me, ser processos menos morosos se fosse mais agilizado informaticamente para quem assim desejasse (sei que há ou vai haver caminho nesse sentido no caso do CC). Nessa perspetiva, da eficácia desse tipo de serviços, concordo com o Rio.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 43 minutos:

Vi isto no linkedin de um gajo da Iberia:

Atenção que os voos diretos tendem a ser mais caros do que um voo com 1 ou mais escalas. Quem quer viagem direta e mais rápida tem que estar preparado para pagar mais. A comparação devia incluir simulações para os mesmos trajetos mas com a Iberia por exemplo:
- Lisboa/Miami/Lisboa (Tap voos diretos ) => EUR 433
- Madrid/Miami/Madrid (Iberia voos diretos ) => EUR 335
- Madrid/Miami/Madrid (Tap com 1 escala ) => EUR 297
ou seja a Tap se quer atrair passageiros em Madrid, é claro que está a competir diretamente com a Iberia para não mencionar outras ( companhias americanas ) com voos diretos. Se a Iberia para voo direto cobra 335 EUR a Tap com 1 escala, será normal ter que apresentar um "desconto" já que a viagem será mais longa em horas com o "desconforto" de ter que trocar de avião na escala.
Agora comparando os voos diretos, no caso da Iberia (MAD/MIA/MAD)apresenta cerca de 100 EUR mais barato que a Tap (LIS/MIA/LIS). Como o conseguem ? têm melhor estrutura de custos / mais competitiva ? têm melhor taxa de ocupação nos voos ? Resultado de melhor gestão ? Talvez fosse mais correto colocar estas questões antes de afirmações populistas. E eu até apoio o Rui Rio, mas acho que neste caso/exemplo que apresentou não esteve muito bem !

A primeira parte é absolutamente evidente. Um voo com escala é um serviço pior que um voo directo. Para ser competitivo tem que ser mais barato. O problema é que a TAP, para sustentar e justificar a existência do hub vende esses voos com escala em Lisboa a preços miseráveis, porque é a única forma de arranjar passageiros. E é isto que nos faz questionar a existência e a viabilidade desse hub.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora o debate de ontem, não voto à direita mas saúdo um Rui Rio "em forma", sinceramente acho que o PSD está melhor do que esteve nos últimos 6 anos.

A IL sai também muito bem vista desta ronda de debates, até agora. Não sou liberalista logo não votaria neles, mas se tivesse de eleger um vencedor entre todos, era este, com o LIVRE em segundo lugar e o PSD em terceiro.

Normalmente existe sempre uma pequena surpresa entre as sondagens e os resultados finais. Se pudesse apostar, apostava na queda abrupta da CDU por falta de comparência. Não me fio muito na questão do eleitorado fiel.

Fica a aposta:  PS > PSD > CH > BE > IL > CDU > PAN > CDS > LIVRE, todos a eleger.

Editado por Mica
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Uma incógnita para mim é o PAN. É um partido em que aparentemente ninguém vota, toda a gente desvaloriza e depois chegam lá e sacam 2, 3, 4 deputados. Têm uma campanha muito eficaz no que é aparentemente a sua bolha.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rio não disse que havia FP a mais. Disse que houve um aumento de FP e, mesmo assim, a qualidade do serviço não cresceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Uma incógnita para mim é o PAN. É um partido em que aparentemente ninguém vota, toda a gente desvaloriza e depois chegam lá e sacam 2, 3, 4 deputados. Têm uma campanha muito eficaz no que é aparentemente a sua bolha.

Tenho votado no PAN nas últimas duas legislativas.

Nestas abandonei o barco e entrei no barco do Livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa de trabalhar no privado, é q de ctz mais de metade do trabalho q existe é trabalho inútil (e q até esses trabalhadores acham q o trabalho n tem q ser feito) como middle managers que marcam video chamadas em q metade das pessoas n precisam de participar, consultores, advogados para empresas privadas q só existem pq sim, vice presidentes e presidentes q n produzem realmente pra nada e só vão a reuniões, telemarketers… se estes trabalhos deixassem de existir ngm dava conta além dessas pessoas

como é q isto é mais produtivo q professores ou enfermeiros ou a malta q limpa o lixo?

Compartilhar este post

Link para o post

O PAN é daqueles partidos que, na minha opinião, não faz falta enquanto partido.

Acho que partidos unidimensionais com o PAN, ou como a IL em certa medida, fazem mais sentido como alas fortes de outros partidos mais plurais.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que há um PAN pós André Silva completamente diferente que foi às legislativas anteriores. Vai haver um retrocesso no número de deputados certamente. Aposto em 2, 1 em Lisboa e 1 no Porto. 

Eu admito que votei PAN na última legislativa mas não o farei nas próximas. Gostei do trabalho do André Silva como deputado único mas não gosto de algumas pessoas que gerem e coabitam o partido agora. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Vi agora o debate de ontem, não voto à direita mas saúdo um Rui Rio "em forma", sinceramente acho que o PSD está melhor do que esteve nos últimos 6 anos.

A IL sai também muito bem vista desta ronda de debates, até agora. Não sou liberalista logo não votaria neles, mas se tivesse de eleger um vencedor entre todos, era este, com o LIVRE em segundo lugar e o PSD em terceiro.

Normalmente existe sempre uma pequena surpresa entre as sondagens e os resultados finais. Se pudesse apostar, apostava na queda abrupta da CDU por falta de comparência. Não me fio muito na questão do eleitorado fiel.

Fica a aposta:  PS > PSD > CH > BE > IL > CDU > PAN > CDS > LIVRE, todos a eleger.

Grande análise. Concordo, até na Ordem dos partidos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 23 minutos:

O Rio não disse que havia FP a mais. Disse que houve um aumento de FP e, mesmo assim, a qualidade do serviço não cresceu.

IMG_20220114_135528.thumb.jpg.8c2a5202289ffcc525ef2d1eb3ea97b1.jpg

Ele acaba por dizer as duas coisas. Ou seja: A Sara Pinto pergunta-lhe se há e ele diz: Sim e depois explica essa ideia dos serviços não terem melhorado a qualidade.

Mas ainda gostava de perceber melhor o que ele dizer quando fala em racionalização dos serviços. Tenho uma leve suspeita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 5 minutos:

Mas mesmo isso não corresponde totalmente à verdade. Mau seria se numa fase pandémica não contratássemos mais médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar. E o Costa atirou-lhe bem com o número de consultas, exames e cirurgias que se realizaram "a mais" face ao ano anterior. 

Mais consultas, exames e cirurgias não representam melhor qualidade do serviço. Representam apenas o acesso, que não é o único fator de qualidade. E ter mais acesso a cuidados comparado com 2020 eram os mínimos olímpicos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 18 minutos:

O PAN é daqueles partidos que, na minha opinião, não faz falta enquanto partido.

Acho que partidos unidimensionais com o PAN, ou como a IL em certa medida, fazem mais sentido como alas fortes de outros partidos mais plurais.

Permite-me discordar totalmente. Para mim a diversidade é boa e positiva, senão tinhas um sistema à americana com 2 partidos. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

IMG_20220114_135528.thumb.jpg.8c2a5202289ffcc525ef2d1eb3ea97b1.jpg

Ele acaba por dizer as duas coisas. Ou seja: A Sara Pinto pergunta-lhe se há e ele diz: Sim e depois explica essa ideia dos serviços não terem melhorado a qualidade.

Mas ainda gostava de perceber melhor o que ele dizer quando fala em racionalização dos serviços. Tenho uma leve suspeita.

Ele reformulou imediatamente a seguir, para explicar que o "a mais" se devia ao número de FP que existem tendo em conta o não crescimento da qualidade do serviço.

Também explicou o que era a racionalização dos serviços, que era feito numa perspetiva de otimização do uso e alocação dos recursos. Melhor gestão, basicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

E de certeza que para determinados postos em variadas direções, há funcionários públicos a mais enquanto noutros há falta. Não tem mal nenhum defender isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...