Ibrahimovic_9 Publicado 27 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 31 minutos: Tenho algumas dúvidas aqui mas posso estar perfeitamente enganado. Dúvidas no sentido desse pequeno comércio funcionar como concorrência e não como alternativa a quem não tem acesso às cadeias. @Ibrahimovic_9 desculpa te taggar assim do nada mas tens ou chegaste a ter um estabelecimento certo? Qual a tua opinião sobre este assunto? (Só queria ter uma opinião mais "de dentro") Tenho de fazer backread e estou um bocado atrapalhado de tempo, podes resumir sff? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Citação de Ibrahimovic_9, há 12 minutos: Tenho de fazer backread e estou um bocado atrapalhado de tempo, podes resumir sff? Estávamos a discutir uma questão relacionada do Reino Unido e sobre eles tencionarem vender coisas fora do prazo. A conversa seguiu e o Brahimi defendeu, no contexto do setor ser minimamente concorrencial, que as grandes cadeias de supermercado concorriam com os estabelecimentos de pequeno comércio. A minha dúvida é se isso era mesmo assim ou se esses estabelecimentos funcionavam como alternativa a quem não tem acesso a essas cadeias. Editado 27 Agosto 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 27 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 20 minutos: Estávamos a discutir uma questão relacionada do Reino Unido e sobre eles tencionarem vender coisas fora do prazo. A conversa seguiu e o Brahimi defendeu, no contexto do setor ser minimamente concorrencial, que as grandes cadeias de supermercado concorriam com os estabelecimentos de pequeno comércio. A minha dúvida é se isso era mesmo assim ou se esses estabelecimentos funcionavam como alternativa a quem não tem acesso a essas cadeias. Eu tenho ideia que o momento de viragem foi mesmo a pandemia e que a partir daí muita gente se começou a virar para o comércio local, por vários fatores: pelo medo de andarem a deslocar-se, pela opção de entregas em casa que por incrível que pareça estava mais organizado nas lojas mais pequenas do que nas grandes, e porque só nessa altura é que verificaram que a maioria dos produtos que precisam são ao mesmo preço ou até mais baratos que nas grandes superfícies. No entanto o meu supermercado é numa zona pequena, nas cidades acredito que não seja tanto assim. Vejo preços em Continentes e Pingos Doces completamente absurdos mas o pessoal não quer saber. 2 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Rain Dog, Em 26/08/2022 at 19:22: EDIT: falando em Aveiro, com o boom das bicicletas e o aumento da população, tenho a certeza absoluta que mais cedo ou mais tarde vai estalar alguma polémica em relação ao trajeto ciclável 'oficial' entre a cidade e a Barra (trajeto esse que inclui um segmento ilegal e tudo). Vai ser preciso é morrer alguém... Estás a falar do caminho do lado esquerdo a ir para a Barra? Se sim, esse caminho raramente é usado por carros. Acho pior aquela zona da ponte e rotunda. Isso está uma confusão. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Citação de IlidioMA, há 2 horas: mas estavam a falar sobre o quê, crl? Fitas vermelhas? Wut? Neste caso especifico, tinham prometido que nao iriam mostrar a imagem da fita vermelha, mostraram, ele nao gostou e foi-se embora. Ah ok, ja puseram o video, so vi agora. Editado 27 Agosto 2022 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Citação de Brahimi, há 4 horas: Em termos económicos o benefício aqui não seria só da empresa. No fundo isto reduz os custos para a empresa, que tem menos stock a ficar inutilizável. Por sua vez, e visto que é um sector minimamente concorrencial, esses custos mais baixos vão criar pressão para baixo nos preços. Mas nem estou a defender esta medida, obviamente deve haver alguma regulação na qualidade do que é vendido e não tenho informação para perceber se essa qualidade seria comprometida com esta medida. Foi só um desabafo em relação às contribuições do Ghelton neste tópico, que são praticamente sempre bocas parvas e pouco diferentes dos xuxalismos e vuvuzelas. Essa história da carochinha até pegava, se não estivéssemos a falar das mesmas empresas que até LIXÍVIA deitam no LIXO para que os SEM-ABRIGO não possam ir lá buscar RESTOS. Portanto é suposto alguém acreditar que, de um momento para o outro, estão super preocupadas com o desperdício ou com a inflação? Editado 27 Agosto 2022 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Ticampos, há 11 minutos: Neste caso especifico, tinham prometido que nao iriam mostrar a imagem da fita vermelha, mostraram, ele nao gostou e foi-se embora. Ah ok, ja puseram o video, so vi agora. QUAL FITA VERMELHA??? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 27 Agosto 2022 Irrevogavelmente. Expresso | Mithá Ribeiro fica no Chega com condição de "negociações". Cumprirá mandato mesmo que saia do partido Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 27 Agosto 2022 Citação de RoMbA, há 9 minutos: Estás a falar do caminho do lado esquerdo a ir para a Barra? Se sim, esse caminho raramente é usado por carros. Acho pior aquela zona da ponte e rotunda. Isso está uma confusão. Não, estou a falar das partes ao pé dos nós da A25 na Gafanha, à entrada e à saída (já perdi a conta aos quase atropelamentos a que já assisti lá), bem como as laterais da ponte da A25. Super sketchy andar de bicicleta ali mas é o trajeto correto. É muito frequente ver lá estrangeiros a fazer manobras perigosas ou a meterem-se onde não devem porque não é nada intuitivo. Então estes metros em que tens de te meter na rampa de entrada da autoestrada, separado dos carros por meia dúzia de pilaretes de plástico, mesmo para alguém experiente dá uma sensação de "f*da-se isto não pode estar bem". Na ponte é aterrador não ouvir absolutamente nada por causa dos carros, só ter espaço para 1 bicicleta de cada vez e ter o chão todo rebentado e cheio de detritos, parafusos e pedras. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Ghelthon, há 19 minutos: Essa história da carochinha até pegava, se não estivéssemos a falar das mesmas empresas que até LIXÍVIA deitam no LIXO para que os SEM-ABRIGO não possam ir lá buscar RESTOS. Portanto é suposto alguém acreditar que, de um momento para o outro, estão super preocupadas com o desperdício ou com a inflação? Mostra aí onde é que eu disse que as empresas estavam preocupadas com o desperdício e com a inflação. O que eu disse é que podendo vender produtos "fora da validade", tem custos menores com stock e que sendo o mercado minimamente concorrencial, isso leva a menores preços, ceteris paribus. Nada aqui assume que as empresas são boazinhas e que se preocupam com o desperdício. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Citação de Rain Dog, há 10 minutos: Não, estou a falar das partes ao pé dos nós da A25 na Gafanha, à entrada e à saída (já perdi a conta aos quase atropelamentos a que já assisti lá), bem como as laterais da ponte da A25. Super sketchy andar de bicicleta ali mas é o trajeto correto. É muito frequente ver lá estrangeiros a fazer manobras perigosas ou a meterem-se onde não devem porque não é nada intuitivo. Então estes metros em que tens de te meter na rampa de entrada da autoestrada, separado dos carros por meia dúzia de pilaretes de plástico, mesmo para alguém experiente dá uma sensação de "f*da-se isto não pode estar bem". Na ponte é aterrador não ouvir absolutamente nada por causa dos carros, só ter espaço para 1 bicicleta de cada vez e ter o chão todo rebentado e cheio de detritos, parafusos e pedras. Pensei que era no início. É uma boa subida para dares ao pedal 😅 depois tens as zonas da praia. Acho que até vai seguida da Barra até à Costa. O que interessa é que temos alta avenida e qurremos ser a cidade da cultura em 2027 😂😂 Editado 27 Agosto 2022 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 27 Agosto 2022 Citação de RoMbA, há 1 minuto: Pensei que era no início. É uma boa subida para dares ao pedal 😅 depois tens as zonas da praia. Acho que até vai seguida da Barra até à Costa. O que interessa é que temos alta avenida e qurremos ser a cidade da cultura em 2027 😂😂 vai da Barra até Mira! Já fiz esse percurso algumas vezes. As ciclovias da Barra também foram mal pensadas por serem todas no passeio, infelizmente. Há muito conflito com peões 😕 Eu já me resignei com a Avenida, é uma melhoria de qualquer maneira em relação à antiga. O que eu quero ver é como é que o parque subterrâneo do Rossio não vai criar ainda mais caos do que já existia naquela zona... 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 27 Agosto 2022 Esperem, só para ter noção se é mesmo isto que estamos a discutir: estamos a analisar se faz sentido as empresas venderem produtos fora de prazo - portanto fora do período recomendado pelos próprios produtores e a partir do qual poderão ser nocivos para os consumidores? É isto que estamos a discutir? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Black Hawk, há 7 minutos: Esperem, só para ter noção se é mesmo isto que estamos a discutir: estamos a analisar se faz sentido as empresas venderem produtos fora de prazo - portanto fora do período recomendado pelos próprios produtores e a partir do qual poderão ser nocivos para os consumidores? É isto que estamos a discutir? Parece que sim. E como se o prazo de validade fosse algo atirado ao ar por quem produz. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Ticampos, há 1 hora: Irrevogavelmente. Expresso | Mithá Ribeiro fica no Chega com condição de "negociações". Cumprirá mandato mesmo que saia do partido Desde que me paguem, acrescentou o deputado. Citação de Black Hawk, há 45 minutos: Esperem, só para ter noção se é mesmo isto que estamos a discutir: estamos a analisar se faz sentido as empresas venderem produtos fora de prazo - portanto fora do período recomendado pelos próprios produtores e a partir do qual poderão ser nocivos para os consumidores? É isto que estamos a discutir? Citação de smashing_pumpkin , há 38 minutos: Parece que sim. E como se o prazo de validade fosse algo atirado ao ar por quem produz. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Puto Perdiz, há 16 minutos: Bem mais fixe que a gaja da Finlândia Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Os produtos com a segunda data de validade da imagem poderiam ser vendidos numa lógica de combate ao desperdício alimentar. Tal como sugeri anteriormente, em secções sinalizadas, com regras de venda especificas e a preços mais baixos. As lojas de retalho alimentar respeitam as regras de conservação, por isso muitos produtos ainda estariam bons para consumo mesmo após o fim da validade, nesse caso. Editado 27 Agosto 2022 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Mayday, há 11 minutos: Desde que me paguem, acrescentou o deputado. Assumindo a informação na fonte que meteram na página anterior: "Em termos concretos, explica-se que, por exemplo, a Morrisons foi a pioneira neste âmbito, removendo a validade de 90% de suas marcas de leite, incentivando os clientes a cheirá-lo para avaliar o seu frescor. Da mesma forma, a Asda, terceiro maior operador do Reino Unido, fez o mesmo com quase 250 referências de frutas e legumes. Mas nem apenas estas marcas tomaram estas medidas. Insígnias tradicionalmente voltadas para consumidores de maior poder aquisitivo, como Waitrose e Marks & Spencer, também estão a dispensar este tipo de informação. A primeira já a eliminou em mais de meio milhar de produtos frescos, enquanto sua concorrente fez o mesmo com 300 referências." Desculpem lá, mas acho que estamos a chegar a um ponto de ruptura no que à chalupice diz respeito. Agora querem incentivar os consumidores a cheirar os produtos para saber se os compram? E logo em produtos frescos, que são os mais críticos no que à data de validade diz respeito. Mas quê, pego num pacote de leite, eu que calho ter sinusite e há alturas em que perco o olfacto, abro-o e provo, se não estiver bom volto a colocá-lo na prateleira? Depois passo pela zona da fruta e levo maçãs que já andaram a ser cheiradas e manuseadas por outras pessoas, sei lá se a última coisa que fizeram com as mãos foi limpar o rabo e saíram da casa de banho sem as lavar? Covid, alguém se lembra do que é? Doenças associadas à falta de higiene? Não? Eu não consigo acreditar que isto possa sequer ser ponderado em pleno século XXI. Mas está tudo doido? 2 4 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Black Hawk, há 2 minutos: Assumindo a informação na fonte que meteram na página anterior: "Em termos concretos, explica-se que, por exemplo, a Morrisons foi a pioneira neste âmbito, removendo a validade de 90% de suas marcas de leite, incentivando os clientes a cheirá-lo para avaliar o seu frescor. Da mesma forma, a Asda, terceiro maior operador do Reino Unido, fez o mesmo com quase 250 referências de frutas e legumes. Mas nem apenas estas marcas tomaram estas medidas. Insígnias tradicionalmente voltadas para consumidores de maior poder aquisitivo, como Waitrose e Marks & Spencer, também estão a dispensar este tipo de informação. A primeira já a eliminou em mais de meio milhar de produtos frescos, enquanto sua concorrente fez o mesmo com 300 referências." Desculpem lá, mas acho que estamos a chegar a um ponto de ruptura no que à chalupice diz respeito. Agora querem incentivar os consumidores a cheirar os produtos para saber se os compram? E logo em produtos frescos, que são os mais críticos no que à data de validade diz respeito. Mas quê, pego num pacote de leite, eu que calho ter sinusite e há alturas em que perco o olfacto, abro-o e provo, se não estiver bom volto a colocá-lo na prateleira? Depois passo pela zona da fruta e levo maçãs que já andaram a ser cheiradas e manuseadas por outras pessoas, sei lá se a última coisa que fizeram com as mãos foi limpar o rabo e saíram da casa de banho sem as lavar? Covid, alguém se lembra do que é? Doenças associadas à falta de higiene? Não? Eu não consigo acreditar que isto possa sequer ser ponderado em pleno século XXI. Mas está tudo doido? Eu em relação a isso também sou contra e acho para lá de ridículo. Estava só a mostrar um exemplo em como o fim da validade podia ser bem utilizado. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Black Hawk, há 1 hora: Esperem, só para ter noção se é mesmo isto que estamos a discutir: estamos a analisar se faz sentido as empresas venderem produtos fora de prazo - portanto fora do período recomendado pelos próprios produtores e a partir do qual poderão ser nocivos para os consumidores? É isto que estamos a discutir? Pelo que percebi, não é vender fora do prazo, é não ter qualquer indicação do prazo, que é bem diferente Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Agosto 2022 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 1 minuto: não ter qualquer indicação do prazo Para se poder vender fora do prazo... Editado 27 Agosto 2022 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Agosto 2022 Citação de Mayday, há 23 minutos: Os produtos com a segunda data de validade da imagem poderiam ser vendidos numa lógica de combate ao desperdício alimentar. Tal como sugeri anteriormente, em secções sinalizadas, com regras de venda especificas e a preços mais baixos. As lojas de retalho alimentar respeitam as regras de conservação, por isso muitos produtos ainda estariam bons para consumo mesmo após o fim da validade, nesse caso. Já há lojas que só vendem produtos em que passou o prazo de validade recomendo, produtos menos perecíveis como massas, enlatados, etc Citação de Mayday, há 1 minuto: Para se poder vender fora do prazo... Não sabes. Pode ou não estar fora de prazo. Torna as compras muito mais dinâmicas e divertidas. É um sSchrodinger cat alimentar que te pode colocar a soro num hospital Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Agosto 2022 (editado) Citação de Brahimi, há 2 horas: Mostra aí onde é que eu disse que as empresas estavam preocupadas com o desperdício e com a inflação. O que eu disse é que podendo vender produtos "fora da validade", tem custos menores com stock e que sendo o mercado minimamente concorrencial, isso leva a menores preços, ceteris paribus. Nada aqui assume que as empresas são boazinhas e que se preocupam com o desperdício. Parece-me uma questão demasiado séria para ser vista apenas de um ponto de vista técnico, que até quase a normaliza. Estamos a falar de tirar as datas de validade dos produtos - um dos aspectos de segurança mais importantes na cadeia do consumo. Até parece que a única opção é deitar stock fora... Tens soluções como a Refood ou a Too Good To Go, tens a opção de colocar produtos em aproximação do fim de validade com preços reduzidos (coisa que muitos supermercados fazem e que pessoalmente eu uso bastante), etc. E isto para, pura e simplesmente, aumentar o lucro. Todos sabemos que, pelo menos em Portugal, a concorrência entre supermercados não o é realmente, portanto essa expectativa de que esta medida tem, em última análise, o objectivo de baixar preços, parece-me incrivelmente irrealista. E é isto que me afasta irremediavelmente de uma ideologia puramente capitalista/liberal: o facto de redundar sempre em ganância. Seja o pequeno empresário que quer comprar o seu Porsche e portanto aumenta os preços e paga mal aos funcionários, seja uma cadeia de grande dimensão que, para aumentar os lucros dos accionistas, começa a tirar prazos de validade dos produtos. Sendo de esquerda, não sou Franciscano - gosto tanto de dinheiro como qualquer um de nós. Mas a ganância, especialmente empresarial, é muito feia, porque no final é sempre o consumidor que se lixa. Editado 28 Agosto 2022 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 28 Agosto 2022 Citação de Rain Dog, há 11 horas: vai da Barra até Mira! Já fiz esse percurso algumas vezes. As ciclovias da Barra também foram mal pensadas por serem todas no passeio, infelizmente. Há muito conflito com peões 😕 Eu já me resignei com a Avenida, é uma melhoria de qualquer maneira em relação à antiga. O que eu quero ver é como é que o parque subterrâneo do Rossio não vai criar ainda mais caos do que já existia naquela zona... Em termos de urbanização, a câmara de Ílhavo está muito à frente de Aveiro. Já vi muitos acidentes mas a culpa também é das pessoas. Os passeios são largos e tens as ciclovias bem visíveis no mesmo passeio. O problema é que há pessoas que não devem saber o que é destinado a eles mas pronto. Também há ciclistas que andam ali sempre a dar giz mas ao menos estão na zona deles. A avenida vai ficar engraçada mas para isso é preciso criar condições e não confusão nos outros acessos e afins. Sobre o parque de estacionamento nem comento. Tens os estacionamentos junto ao canal e na zona do tribunal tens um estacionamento que ninguém aproveita e está a dois minutos a pé do centro de Aveiro. A maneira mais fácil de simplificar ali a zona das pontes devido ao turismo, é meter os autocarros a deixar a malta na zona da comporta. Querem deixar os turistas mesmo à porta. Os moliceiros podiam começar junto à comporta e ficava tudo mais simples. Compartilhar este post Link para o post