rcoelho14 Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 4 minutos: Tu assumes que eu assumo muita coisa. Não assumas tanto. Eu assumo muita coisa porque a vida não funciona com arco-íris e unicórnios. Se desejar muito fosse o suficiente, então comunismo era fantástico, uma comunidade gigante onde toda a gente partilha e se ajuda e faz as coisas porque vão ajudar muita gente e vivamos todos felizes para sempre. Na realidade não é assim, porque existem sempre c*brões que vão fazer de tudo para subir na vida, independentemente de quem espezinham no caminho. Por isso é que tenho de assumir muita coisa, e assumirei ainda mais, porque a vida e as pessoas são bem mais complexas que os livros do Marx, ou do Rothbard, ou da Ayn Rand, etc etc etc, fazem querer. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 9 minutos: Qual é o problema de contratar pessoas para criar os esgotos? O problema é que ninguém tem de viver na m*rda, literalmente, apenas por ser pobre. Eu sei que é um conceito que não compreendes, no entanto. Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 4 Setembro 2022 Citação de rcoelho14, há 1 minuto: Eu assumo muita coisa porque a vida não funciona com arco-íris e unicórnios. Se desejar muito fosse o suficiente, então comunismo era fantástico, uma comunidade gigante onde toda a gente partilha e se ajuda e faz as coisas porque vão ajudar muita gente e vivamos todos felizes para sempre. Na realidade não é assim, porque existem sempre c*brões que vão fazer de tudo para subir na vida, independentemente de quem espezinham no caminho. Por isso é que tenho de assumir muita coisa, e assumirei ainda mais, porque a vida e as pessoas são bem mais complexas que os livros do Marx, ou do Rothbard, ou da Ayn Rand, etc etc etc, fazem querer. Tudo bem. Mas não assumas sobre mim, nem sobre coisas que não digo. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 4 Setembro 2022 Citação de rcoelho14, há 4 minutos: Eu assumo muita coisa porque a vida não funciona com arco-íris e unicórnios. Se desejar muito fosse o suficiente, então comunismo era fantástico, uma comunidade gigante onde toda a gente partilha e se ajuda e faz as coisas porque vão ajudar muita gente e vivamos todos felizes para sempre. Na realidade não é assim, porque existem sempre c*brões que vão fazer de tudo para subir na vida, independentemente de quem espezinham no caminho. Por isso é que tenho de assumir muita coisa, e assumirei ainda mais, porque a vida e as pessoas são bem mais complexas que os livros do Marx, ou do Rothbard, ou da Ayn Rand, etc etc etc, fazem querer. Enquanto existir dinheiro e vivermos numa sociedade ultra tecnológica nunca será viável. Qualquer sociedade que tenha essas 2 coisas já é naturalmente capitalista. O comunismo nunca será viável por isso mesmo. O comunismo é viável nas sociedades indígenas do antigamente, que nós consideramos como primitivas mas que no fundo eram muito mais felizes entre si. Basta ler o Papalagui para perceber o que quero dizer. Teríamos que abolir imensos procedimentos da nossa vida do dia a dia para que o comunismo fosse viável. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Ticampos, há 2 minutos: Enquanto existir dinheiro e vivermos numa sociedade ultra tecnológica nunca será viável. Qualquer sociedade que tenha essas 2 coisas já é naturalmente capitalista. O comunismo nunca será viável por isso mesmo. O comunismo é viável nas sociedades indígenas do antigamente, que nós consideramos como primitivas mas que no fundo eram muito mais felizes entre si. Basta ler o Papalagui para perceber o que quero dizer. Teríamos que abolir imensos procedimentos da nossa vida do dia a dia para que o comunismo fosse viável. Não tem de ser preto ou branco. Além do mais, o capitalismo não é muito melhor do que o comunismo. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 4 Setembro 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Não tem de ser preto ou branco. Além do mais, o capitalismo não é muito melhor do que o comunismo. Eu falei de comunismo. O que podemos definir como preto enquanto o branco é o laissez Faire do anarcho-capitalismo. Obviamente não é tudo preto e branco. Podes sempre tentar tornar a sociedade mais Social democrata e tentar reduzir justiças intrínsecas. Mas acreditar que conseguimos criar uma sociedade exactamente como Marx descreve nos seus livros é totalmente irrealista. Isto enquanto viveres numa sociedade ultratecnologica em que o papel moeda é dominante. Editado 4 Setembro 2022 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Ticampos, há 2 minutos: Eu falei de comunismo. O que podemos definir como preto enquanto o branco é o laissez Faire do anarcho-capitalismo. Obviamente não é tudo preto e branco. Podes sempre tentar tornar a sociedade mais Social democrata e tentar reduzir justiças intrínsecas. Mas acreditar que conseguimos criar uma sociedade exactamente como Marx descreve nos seus livros é totalmente irrealista. Isto enquanto viveres numa sociedade ultratecnologica em que o papel moeda é dominante. Claro, da mesma forma que nunca poderás ter uma sociedade equilibrada e justa se vigorar a lei do mais forte (rico, no caso). Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 4 Setembro 2022 Citação de JohnyM, há 2 minutos: Não respondeste foi a quase nada. Acumulo mais questões: o que é para ti propriedade privada coletiva? É que se percebi bem no fundo pretendes a mesma coisa que o estado (regular serviços gerais) mas com outro nome. Não há problema nenhum em contratar pessoas para criar esgotos. Agora questiono, tu queres um sistema de esgoto para a tua casa, és tu que vais pagar esburacar km de terra e instalação de canos e tudo o resto? É que se assim for nunca mais ninguém constrói absolutamente nada. E eletricidade? A única opção que vejo como viável no teu modelo passa a ser energia solar porque de resto não sei como seria viável. E não me explicaste como pretendes que as pessoas se desloquem de um lado para o outro se tudo for propriedade privada é que se a propriedade for privada imagino que não possa ser possível para qualquer um lá entrar EDIT: sobre a estrada esburacada imagina que eu moro na mesma rua que tu e tu queres arranjar a estrada mas eu não concordo. Como é? Sou obrigado a pagar ou só tu é que pagas porque tu é que queres? Eu respondi. Tu é que tens os conceitos errados e não queres perceber, mas ok. Porque volto a dizer, tu tens o conceito de estados e paises actuais, eu falo num sistema de micro sociedades. Direito a propriedade privada individual e direito a propriedade privada colectiva formada pelos cidadãos. Não tem nada a ver com estado. Sobre o criar esgotos. Proprietarios decidem contratar empresa para criar um sistema de esgotos. Pagam. Para instalar cabos de electricidade, estradas esburacadas... É preciso vir agencias governamentais gerir condominios privados? Acho que não. Ninguem te obriga a pagar o arranjo de uma estrada que vai beneficiar a localidade, podes é depois ser colocado á parte nessa localidade. Não se coloca a questão de não poder entrar. Tu hoje se queres viajar por uma autoestrada, pagas e não bufas. Agora não passas por dentro de uma quinta privada porque é mais perto para ti pois não? Desculpa, mas tu partes do principio que com a ausencia de estados vamos todos nos tornar em homo eretus, e isso não é verdade. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 4 Setembro 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 25 minutos: Claro, da mesma forma que nunca poderás ter uma sociedade equilibrada e justa se vigorar a lei do mais forte (rico, no caso). Sim. Mas complementando o que queria dizer... Citação de Ghelthon, há 34 minutos: Não tem de ser preto ou branco. Além do mais, o capitalismo não é muito melhor do que o comunismo. Não te sei responder a isto. Porque aquilo que consideramos como comunismo não o é. São sociedades capitalistas autocráticas com um sistema de funcionamento económico diferenciado e disfuncional (a meu ver pelo menos) baseado no estado. Comunismo na realidade é a forma como as comunidades indígenas que consideramos retrógradas (o que acho errado considerar) viviam as suas vidas. A partir do momento que criaste dinheiro, a sociedade sempre foi capitalista. Tudo é feito em função dele e nunca deixou de ser mesmo em países que se dizem comunistas. Esta é a minha definição de comunismo. Estou muito longe de considerar uma URSS ou uma China como comunistas. Basta olhar para o PIB deles para perceber que nunca foram comunistas. Muito pelo contrário, são sociedades focadas na criação de riqueza assim como as sociedades de cariz ocidental. Quanto ao que podemos comentar sobre o capitalismo sem preocupação social. Considero profundamente injusto ainda que permita o desenvolvimento de capital. A grande questão prende-se quanto ao melhor tipo de capitalismo. Que tem sido a opção preferida por 99.9% das pessoas e 100% dos governos, variedades de capitalismo. Tornando o mundo mais sofisticado e artificial. Respondendo a essa questão. Depende tudo dos objectivos da sociedade no seu todo. Para onde vamos e o que queremos. O que eu vejo no âmbito global é uma sociedade materialista que ambiciona facilitar a vida dos cidadãos ou de parte deles. Todos os sistemas o ambicionam de certo modo. Esforçamo-nos no presente para que possamos ser o mais preguiçosos possíveis no futuro. Talvez consigamos um dia criar uma sociedade de abundância baseada em máquinas e robots que erradiquem problemas como a fome. De qualquer dos modos acredito que sempre haverá gente com mais e menos recursos materiais. Isso é inevitável, depende de quem una em seu torno o poder e as decisões. Editado 4 Setembro 2022 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 38 minutos: Eu respondi. Tu é que tens os conceitos errados e não queres perceber, mas ok. Porque volto a dizer, tu tens o conceito de estados e paises actuais, eu falo num sistema de micro sociedades. Direito a propriedade privada individual e direito a propriedade privada colectiva formada pelos cidadãos. Não tem nada a ver com estado. Sobre o criar esgotos. Proprietarios decidem contratar empresa para criar um sistema de esgotos. Pagam. Para instalar cabos de electricidade, estradas esburacadas... É preciso vir agencias governamentais gerir condominios privados? Acho que não. Ninguem te obriga a pagar o arranjo de uma estrada que vai beneficiar a localidade, podes é depois ser colocado á parte nessa localidade. Não se coloca a questão de não poder entrar. Tu hoje se queres viajar por uma autoestrada, pagas e não bufas. Agora não passas por dentro de uma quinta privada porque é mais perto para ti pois não? Desculpa, mas tu partes do principio que com a ausencia de estados vamos todos nos tornar em homo eretus, e isso não é verdade. Já que estão na parte dos esgotos/água, como é que fazias se os terrenos privados à tua volta não quisessem pagar para os ter e nem te deixassem passar os teus tubos por baixo? E já agora, se eles não quisessem que construisses uma estrada na propriedade deles, como é que te deslocavas? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Não tem de ser preto ou branco. Além do mais, o capitalismo não é muito melhor do que o comunismo. Pensa bem. No capitalismo tens 347 variadades de queijo no supermercado. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 4 Setembro 2022 (editado) Citação de Ticampos, Em 01/09/2022 at 14:47: Coonsideram o Estaline fascista? Ele enquadra-se em praticamente tudo o que disseste. Excepto na subordinação do indivíduo a um conceito de raça nação. Tudo o resto parece-me mais ou menos óbvio ter acontecido com ele. Autoritarismo? Check Ultranacionalismo? Check Lider ditatorial? Check Autocracia centralizada? Check Militarismo? Check Supressão da Oposição? Check Controlo da sociedade e economia? Check Supressão do processo democrático? Check É uma questão altamente pertinente quando falamos do ponto de vista puramente "académico". Comunismo é que não era certamente. Aliás, é crença minha que neste estado evolutivo da humanidade o comunismo puro não é (ainda?) atingível. Daí ser provavelmente mais um social democrata (o pior bixo que existe para muita esquerda e direita) que outra coisa qualquer. Eu honestamente gostaria de fazer uma tertúlia política com algumas pessoas daqui, mesmo que as diferenças com o meu pensamento sejam bastante notórias. Adorava absorver as vossas ideias e isso é mais fácil cara a cara. Editado 4 Setembro 2022 por SAS_Robben 4 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Setembro 2022 É, também, por essas pertinências que há os Leninistas, Trotskistas, Stalinistas, Marxistas. Cuba, talvez tenha sido o mais próximo que se chegou do comunismo, mas os embargos destruiram esse evento. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 1 hora: Eu respondi. Tu é que tens os conceitos errados e não queres perceber, mas ok. Porque volto a dizer, tu tens o conceito de estados e paises actuais, eu falo num sistema de micro sociedades. Direito a propriedade privada individual e direito a propriedade privada colectiva formada pelos cidadãos. Não tem nada a ver com estado. Sobre o criar esgotos. Proprietarios decidem contratar empresa para criar um sistema de esgotos. Pagam. Para instalar cabos de electricidade, estradas esburacadas... É preciso vir agencias governamentais gerir condominios privados? Acho que não. Ninguem te obriga a pagar o arranjo de uma estrada que vai beneficiar a localidade, podes é depois ser colocado á parte nessa localidade. Não se coloca a questão de não poder entrar. Tu hoje se queres viajar por uma autoestrada, pagas e não bufas. Agora não passas por dentro de uma quinta privada porque é mais perto para ti pois não? Desculpa, mas tu partes do principio que com a ausencia de estados vamos todos nos tornar em homo eretus, e isso não é verdade. O smashing já fez as questões seguintes. Tens noção que pagar para se colocar meia dúzia de cabos elétricos por meia dúzia de km é muito de diferente de meter km de tubos de esgoto. Até porque, mais uma vez, sendo privado o custo não deve ser propriamente barato porque, lá está, se é privado o lucro é o principal fator. Mais uma vez pergunto (porque não respondeste): o que é propriedade privada coletiva para ti? "Ninguem te obriga a pagar o arranjo de uma estrada que vai beneficiar a localidade, podes é depois ser colocado á parte nessa localidade." Desde que outro arranje e eu não tenha de pagar força. Boa comparação essa da auto estrada. Lamento é informar-te que para a auto estrada eu tenho opção de não ir. No entanto, se todos os terrenos forem privados, a não ser que eu tenha terrenos que me liguem ao meu local de trabalho sou forçado a pagar quer queira ou quer não queira. E quem diz para ir trabalhar diz para sair de casa ou para ir a qualquer outro lado que possa ser necessário. E continuas sem respostas quer para a questão do sistema judicial que coloquei (exemplo dos assassinos) e sobre a eletricidade qual a opção (sem ser a pessoa criar a sua própria eletricidade. E acima de tudo, quero saber é como faz o teu modelo para as pessoas que tenham menos posses e não sejam milionárias? 1 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 4 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 57 minutos: É uma questão altamente pertinente quando falamos do ponto de vista puramente "académico". Comunismo é que não era certamente. Aliás, é crença minha que neste estado evolutivo da humanidade o comunismo puro não é (ainda?) atingível. Daí ser provavelmente mais um social democrata (o pior bixo que existe para muita esquerda e direita) que outra coisa qualquer. Eu honestamente gostaria de fazer uma tertúlia política com algumas pessoas daqui, mesmo que as diferenças com o meu pensamento sejam bastante notórias. Adorava absorver as vossas ideias e isso é mais fácil cara a cara. Criamos um podcast 😂 Citação de Liberblue, há 2 horas: Tudo bem. Mas não assumas sobre mim, nem sobre coisas que não digo. Eu li sobre a ideologia que defendes. E daí tiro as minhas conclusões e assumir que é aquilo que defendes Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Mayday, há 1 hora: Pensa bem. No capitalismo tens 347 variadades de queijo no supermercado. E se esperarmos que o prazo de validade expire até conseguimos comprar meia dúzia delas. Capitalismo ❤️ 1 Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 4 Setembro 2022 Citação de JohnyM, há 27 minutos: O smashing já fez as questões seguintes. Tens noção que pagar para se colocar meia dúzia de cabos elétricos por meia dúzia de km é muito de diferente de meter km de tubos de esgoto. Até porque, mais uma vez, sendo privado o custo não deve ser propriamente barato porque, lá está, se é privado o lucro é o principal fator. Mais uma vez pergunto (porque não respondeste): o que é propriedade privada coletiva para ti? "Ninguem te obriga a pagar o arranjo de uma estrada que vai beneficiar a localidade, podes é depois ser colocado á parte nessa localidade." Desde que outro arranje e eu não tenha de pagar força. Boa comparação essa da auto estrada. Lamento é informar-te que para a auto estrada eu tenho opção de não ir. No entanto, se todos os terrenos forem privados, a não ser que eu tenha terrenos que me liguem ao meu local de trabalho sou forçado a pagar quer queira ou quer não queira. E quem diz para ir trabalhar diz para sair de casa ou para ir a qualquer outro lado que possa ser necessário. E continuas sem respostas quer para a questão do sistema judicial que coloquei (exemplo dos assassinos) e sobre a eletricidade qual a opção (sem ser a pessoa criar a sua própria eletricidade. E acima de tudo, quero saber é como faz o teu modelo para as pessoas que tenham menos posses e não sejam milionárias? Em relação a questão do sistema judicial já te respondi acho. Dentro de uma pequena sociedade que funcione como sistema privado colectivo, podes pagar para instalar a rede a eléctrica, cabos, e depois escolher o melhor serviço de eletricidade que quiseres. É como a rede actual lol. Se existe mais oferta, porque não existe regulação, os preços baixam. Em relação á parte da autoestrada, lol isso é uma não questão já disse. As comunidades beneficiam de infraestruturas. Quando falo em terrenos privados, não me refiro aos individuais. Tu sais de casa para ir trabalhar, mas não atravessas a casa do teu vizinho porque fica mais perto pois não? Mas as estradas e local que pra ti são públicos, são pagas na mesma através de impostos, logo qual é o problema enquanto comunidade privada, pagares para arranjares a tua estrada? Nenhum e até fica mais barato, porque tu escolhes quem arranja a estrada e não o governo que arranja esquemas que beneficiam eles próprios e a empresa. Volto a dizer, estás a misturar o direito a propriedade privados e propriedade privada colectiva. Tás a pensar, eu ganho 1000 euros, tenho que mandar construir esgotos, a minha parte da estrada, os meus cabos elétricos, criar um router, fazer um computador, fazer a minha própria televisão. E não é nada disso. Certas coisas podem ser feitas individualmente, outras não é necessário. Citação de rcoelho14, há 46 minutos: Criamos um podcast 😂 Eu li sobre a ideologia que defendes. E daí tiro as minhas conclusões e assumir que é aquilo que defendes Então diz lá que livros leste? Que tipos de libertarianismo existe? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, Agora: Em relação a questão do sistema judicial já te respondi acho. Dentro de uma pequena sociedade que funcione como sistema privado colectivo, podes pagar para instalar a rede a eléctrica, cabos, e depois escolher o melhor serviço de eletricidade que quiseres. É como a rede actual lol. Se existe mais oferta, porque não existe regulação, os preços baixam. Em relação á parte da autoestrada, lol isso é uma não questão já disse. As comunidades beneficiam de infraestruturas. Quando falo em terrenos privados, não me refiro aos individuais. Tu sais de casa para ir trabalhar, mas não atravessas a casa do teu vizinho porque fica mais perto pois não? Mas as estradas e local que pra ti são públicos, são pagas na mesma através de impostos, logo qual é o problema enquanto comunidade privada, pagares para arranjares a tua estrada? Nenhum e até fica mais barato, porque tu escolhes quem arranja a estrada e não o governo que arranja esquemas que beneficiam eles próprios e a empresa. Volto a dizer, estás a misturar o direito a propriedade privados e propriedade privada colectiva. Tás a pensar, eu ganho 1000 euros, tenho que mandar construir esgotos, a minha parte da estrada, os meus cabos elétricos, criar um router, fazer um computador, fazer a minha própria televisão. E não é nada disso. Certas coisas podem ser feitas individualmente, outras não é necessário. Sistema judicial: respondeste para disputa entre pessoas. Aí é fácil. Homicídios como é? Quem paga a prisão? "Se existe mais oferta, porque não existe regulação, os preços baixam." Isto é uma piada certo? Gosto de como estás a selecionar as perguntas que respondes. Assim fica fácil para ti. Pela terceira tentativa (se não me perdi nas contas): o que é então propriedade privada coletiva para ti? Eu não estou a pensar nada disso. Eu estou a pensar que, se para ti deixa de existir estado tens de ser tu a financiar todos os serviços. Podes falar em coletivo se quiseres mas isso simplesmente deixa de acontecer. Se o meu vizinho quer arranjar a estrada ele que pague! Se o meu vizinho quiser fazer esgotos ele que faça! Depois eu quando quiser fazer eu faço. Porque se queres liberdade para uma coisa tens de querer para as outras. Porque liberdade só para o que dá jeito não é liberdade. E (pela segunda vez porque foi mais uma pergunta que fintaste): quero saber é como faz o teu modelo para as pessoas que tenham menos posses e não sejam milionárias? Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 4 Setembro 2022 Citação de JohnyM, há 2 minutos: Sistema judicial: respondeste para disputa entre pessoas. Aí é fácil. Homicídios como é? Quem paga a prisão? "Se existe mais oferta, porque não existe regulação, os preços baixam." Isto é uma piada certo? Gosto de como estás a selecionar as perguntas que respondes. Assim fica fácil para ti. Pela terceira tentativa (se não me perdi nas contas): o que é então propriedade privada coletiva para ti? Eu não estou a pensar nada disso. Eu estou a pensar que, se para ti deixa de existir estado tens de ser tu a financiar todos os serviços. Podes falar em coletivo se quiseres mas isso simplesmente deixa de acontecer. Se o meu vizinho quer arranjar a estrada ele que pague! Se o meu vizinho quiser fazer esgotos ele que faça! Depois eu quando quiser fazer eu faço. Porque se queres liberdade para uma coisa tens de querer para as outras. Porque liberdade só para o que dá jeito não é liberdade. E (pela segunda vez porque foi mais uma pergunta que fintaste): quero saber é como faz o teu modelo para as pessoas que tenham menos posses e não sejam milionárias? Desculpa, mas eu respondi a parte do sistema judicial. E sim se existe mais oferta os preços tendem a baixar. Acho que é lógico. Propriedade coletiva é um tipo de propriedade pertencente a um grupo de pessoas. Não pensei que fosse preciso responder a isso, lol. Em relação ao quarto parágrafo, não. O vizinho arranja a canalização dele quando ele quiser porque é privada, se for coletiva arranja quando a comunidade decidir que é importante fazê-lo. Sem intermediários e concursos. O que é que tem as pessoas com menos posses? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 2 minutos: Desculpa, mas eu respondi a parte do sistema judicial. E sim se existe mais oferta os preços tendem a baixar. Acho que é lógico. Propriedade coletiva é um tipo de propriedade pertencente a um grupo de pessoas. Não pensei que fosse preciso responder a isso, lol. Em relação ao quarto parágrafo, não. O vizinho arranja a canalização dele quando ele quiser porque é privada, se for coletiva arranja quando a comunidade decidir que é importante fazê-lo. Sem intermediários e concursos. O que é que tem as pessoas com menos posses? Vamos então fingir que respondeste ao que fazer em casos de homicídio quando só respondeste sobre disputas entre pessoas. Em que mercado essa lógica da oferta fez os preços baixar? É que assim de cabeça não me recordo de um único exemplo. Já percebi que tu queres manter tudo igual mas sem estado. Queres que sejam os privados a gerir. Isso em teoria é muito bonito na prática e com tudo gerido pelo lucro ias estrangular 99% da população em meia dúzia de anos. As pessoas com menos posses como fazem para ter acesso a certos serviços? Porque se têm de pagar educação e saúde uma parte considerável da população deixa de ter acesso a educação e saúde e aí não venhas com conversas de estados porque temos exemplos concretos. Se for tudo com educação privada queria ver quem pagava 400 euros por mês por cada aluno. E quando ficassem doentes gostava de ver malta com menos posses a ir sempre à CUF ou ao Hospital da Luz. Isto para não falar que alguém diagnosticado com, por exemplo, cancro tinha automaticamente uma sentença de morte porque dificilmente teriam dinheiro para pagar os tratamentos. 1 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 4 Setembro 2022 Citação de Liberblue, há 9 minutos: E sim se existe mais oferta os preços tendem a baixar. Acho que é lógico. É uma lei básica de economia, mas que nem sempre se aplica na realidade - basta haver concertação de preços. Se já num sistema regulado isso acontece em vários sectores, imagino o que seria num faroeste de privados. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Setembro 2022 Eu acho que ele quer viver em comunas mas ainda não descobriu esse conceito. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 4 Setembro 2022 Eu aconselhava-o a viver num prédio com pelo menos 30 condóminos mas sem empresa de gestão de condomínio. Pode ser que ajude a ter mais noção da realidade. Citação de Pedro_Y2J, há 54 minutos: É uma lei básica de economia, mas que nem sempre se aplica na realidade - basta haver concertação de preços. Se já num sistema regulado isso acontece em vários sectores, imagino o que seria num faroeste de privados. Ainda por cima só não há concertação de preços em muitas áreas (ou pelo menos descaradamente) devido a entidades reguladoras públicas. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 4 Setembro 2022 Eu só quero saber se cada "micro sociedade" teria um xerife. 5 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 Setembro 2022 Quem é que se preocuparia com as micro, pequenas e médias sociedades? Compartilhar este post Link para o post