Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Eu não sei se o homem tem culpa ou não mas é incompreensível como é que uma investigação que teve início em 2018 continua sem desfecho. 

De resto, o Correio da Manhã que foi quem denunciou aqueles casos mais recentes deve estar sem muitas cartas na manga para irem buscar uma investigação de 2018 numa situação em que a pessoa em questão nem sequer é arguida.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Que perguntas é que foram colocadas, quantas pessoas é que responderam, quando é que responderam? Isto apresentado assim são só números para o ar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 30 minutos:

Que perguntas é que foram colocadas, quantas pessoas é que responderam, quando é que responderam? Isto apresentado assim são só números para o ar.

A fonte dos dados é: European Values Survey and World Values Survey. 

De resto, a pessoa que fez o tweet e que fez o tratamento dos dados é: Harvard political scientist & founding Director of the Electoral Integrity Project.

Aquilo é mais por curiosidade do que outra coisa. Não acredito, ou não quero acreditar, que metade da população defenda aquilo. Acho que a percentagem real é bem inferior. 

____

https://www.publico.pt/2023/01/16/sociedade/noticia/jovens-medicos-interior-pais-vao-salario-maior-casa-graca-internato-partilhado-2035195

@lucho^ que achas disto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 15 minutos:

A fonte dos dados é: European Values Survey and World Values Survey. 

De resto, a pessoa que fez o tweet e que fez o tratamento dos dados é: Harvard political scientist & founding Director of the Electoral Integrity Project.

Aquilo é mais por curiosidade do que outra coisa. Não acredito, ou não quero acreditar, que metade da população defenda aquilo. Acho que a percentagem real é bem inferior.

Eu sei que estudo é este, isto é muito conhecido e é daquelas coisas em que roça a missão impossível em termos de coordenação e gestão de projecto, por isso uma pessoa também dá um desconto porque a verdade é que não há fontes de dados muito melhores, ou sequer alternativas, que forneçam tanta informação desta natureza recolhida sistematicamente ao longo de décadas.

A minha crítica era em relação a como os dados estavam a ser partilhados, e se essa senhora tem esse currículo todo se calhar também tem experiência mais do que suficiente para gastar menos caracteres em emojis e mais em links para a metodologia do estudo.

Mas adiante, os dados em Portugal foram recolhidos durante o início de 2020 e a pergunta em concreto que foi colocada às pessoas foi esta:

image.png.c589ef0a24ef185a3bcae6ca7388bcff.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Obrigado @whatever pelo contributo. Eu por acaso tinha encontrado este link do questionário: https://www.worldvaluessurvey.org/WVSDocumentationWV7.jsp . Penso que é o mesmo mas se foi essa a pergunta efetivamente feita parece-me estar de acordo com o que está na imagem do lado esquerdo.

Discordo. A pergunta tanto no original em inglês como em português é feita no sentido de avaliar se o "political system/forma de governo" que "tem um líder forte..." (isto a mim não me parece forma de governo nenhuma, mas vamos ignorar este ponto) é bom ou mau para Portugal. O que está do lado esquerdo da imagem é qualquer coisa como a média (?) da percentagem de respondentes que aprovam "ter um líder forte...".

Ora, na formulação da pergunta nunca foi perguntado às pessoas se aprovavam ou discordavam, se concordavam ou discordavam. Perguntou-se se consideram bom ou mau, o que é algo muito diferente.

Depois, a forma como isto é comunicado é no sentido de equivaler este resultado à aprovação/desejo de uma figura autocrática como chefe de governo, isto para mim é um salto enorme. Eu não quero de forma nenhuma um líder autocrático a governar Portugal, mas não acho necessariamente mau (se calhar até acho bom) que um chefe de estado, seja numa figura presidencial ou como líder do executivo, esteja mais preocupado em governar do que a pensar em eleições ou na agenda dos órgãos legislativos.

Há uma pergunta a seguir em que se avalia se "Having a democratic political system" é bom ou mau, a partir daqui se calhar já se conseguiam tirar conclusões mais relevantes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 49 minutos:

O que está do lado esquerdo da imagem é qualquer coisa como a média (?) da percentagem de respondentes que aprovam "ter um líder forte...".

Percebi a discrepância que referes. 

Em relação à parte da esquerda da imagem parece-me ser a percentagem de pessoas que responderam muito boa ou boa naquela pergunta que mostraste mas posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Olá, o meu nome é Marcelo e às vezes sou Presidente da República. Hoje acordei, fui nadar e agora resolvi lançar o caos:

https://eco.sapo.pt/2023/01/17/marcelo-diz-que-e-obvio-que-36-perguntas-tambem-se-aplicam-aos-atuais-membros-do-governo/

A mim parece-me que o questionário se deve aplicar a todos: governo, deputados do PS e deputados de partidos que não o PS. Que mais não seja como barómetro da ética republicana que nos últimos dias tanto se tem falado. 

E aplicando-se a todos: o líder da oposição sai imune daquele questionário? Era uma questão que o Pinotes Batista levantava ontem num debate com o Duarte Pacheco e eu também tenho dúvidas que saísse. 

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

A mim parece-me que o questionário se deve aplicar a todos: governo, deputados do PS e deputados de partidos que não o PS. Que mais não seja como barómetro da ética republicana que nos últimos dias tanto se tem falado. 

E aplicando-se a todos: o líder da oposição sai imune daquele questionário? Era uma questão que o Pinotes Batista levantava ontem num debate com o Duarte Pacheco e eu também tenho dúvidas que saísse. 

Eu não conheço o questionário, mas para além de achar que o Montenegro não saía imune, também acho que o Pinotes Batista tb não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Eu não conheço o questionário, mas para além de achar que o Montenegro não saía imune, também acho que o Pinotes Batista tb não.

Eu acho que muitos dos deputados não saiam imunes. 

De resto, o questionário:

Spoiler

1. Exerce actualmente actividades profissionais e/ou integra corpos sociais de quaisquer pessoas colectivas?

2. Integrou, nos últimos três anos, corpos sociais de quaisquer pessoas colectivas?

3. Presta, ou desenvolveu nos últimos três anos, actividade de qualquer natureza, com ou sem carácter remunerado ou de permanência, susceptível de gerar conflitos de interesses, reais, aparentes ou meramente potenciais com o cargo a que é proposta/o?

4. Detém, ou deteve nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas?

5. Detém, ou deteve nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas que prosseguem actividades no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

6. Algum membro do seu agregado familiar detém capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas que prosseguem actividades no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

7. Detém, ou deteve, nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, alguma empresa, ou participação em alguma empresa, que tenha celebrado contratos públicos com entidades abrangidas pelo Código dos Contratos Públicos e que vão ser directamente tuteladas pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

8. Algum membro do seu agregado familiar, detém alguma empresa, ou participação em alguma empresa, que tenha celebrado contratos públicos com entidades abrangidas pelo Código dos Contratos Públicos e que vão ser directamente tuteladas pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

9. Exerce, ou exerceu nos últimos três anos, funções de gestão em sociedades e/ou em empresas que prosseguem actividades no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

10. Algum membro do seu agregado familiar, exerce(m) funções de gestão em sociedades e/ou e empresas que prosseguem actividades no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

11. Exerce, ou exerceu nos últimos três anos, actividades públicas ou privadas no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

12. Algum membro do seu agregado familiar exerce(m) actividades públicas ou privadas no sector directamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?

13. Exerceu, nos últimos três anos, funções em entidades públicas ou em que o Estado tenha posição relevante?

14. Nos últimos três anos foi beneficiário de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?

15. Algum membro do seu agregado familiar exerce, ou exerceu, nos últimos três anos, funções em entidades públicas ou em que o Estado tenha posição relevante?

16. Algum membro do seu agregado familiar foi, nos últimos três anos, beneficiário de qualquer tipo de incentivo financeiro ou fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?

17. Alguma empresa detida por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que exerce cargos sociais, foi beneficiária de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?

18. Alguma empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes exerçam cargos sociais, foi beneficiária de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?

19. Atenta a função para que foi convidada/o, existe qualquer situação particular de conflito de interesses e/ou impedimento que recomende a avocação, pelo primeiro-ministro, de alguma das competências inerentes à função do cargo que irá ocupar, e respectiva delegação em outro membro do Governo?

20. Rendimentos de origem nacional [pedido para indicar de que tipo]: Rendimento do trabalho dependente; Rendimento do trabalho independente; Rendimentos comerciais e industriais; Rendimentos agrícolas; Rendimentos de capitais; Rendimentos prediais; Mais-valias; Pensões; Outros rendimentos? (no caso de resposta afirmativa à última questão, indicar quais)

21. Tem rendimentos de origem estrangeira?

22. É titular de património e/ou contas bancárias sediadas no estrangeiro?

23. Tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?

24. A sociedade ou empresa detida, por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que detém capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerça cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?

25. A sociedade ou empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes detenham capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerçam cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?

26. Tem a situação contributiva regularizada junto da Segurança Social?

27. A sociedade ou empresa detida, por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que detém capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerça cargo social, tem a situação contributiva regularizada junto da Segurança Social?

28. A sociedade ou empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes detenham capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerçam cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Segurança Social?

29. Alguma vez foi condenado por qualquer infracção penal ou contra-ordenacional?

30. Alguma vez a pessoa colectiva, cujos corpos sociais integra ou integrou, foi condenada por qualquer infracção penal ou contra-ordenacional?

31. Alguma vez a sociedade e/ou empresa de que é gestor, ou cujo capital é detido por si, ou em que detém participação em capital, conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, foi condenada por qualquer infracção penal ou contra-ordenacional?

32. Tem qualquer tipo de processo judicial, contra-ordenacional ou disciplinar pendente em que esteja directa ou indirectamente (envolvendo algum dos membros do seu agregado familiar) envolvida/o?

33. Tem conhecimento de que seja objecto de investigação criminal qualquer situação em que, directa ou indirectamente, tenha estado envolvido?

34. Está insolvente?

35. Alguma empresa na qual deteve capital social e/ou foi administrador nos últimos três anos está insolvente?

36. Tem conhecimento de qualquer outro facto não identificado em cima e que seja susceptível de afectar as condições isenção, imparcialidade e probidade para o exercício do cargo para que está proposto, ainda que ocorrido há mais de três anos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 13 minutos:

Está tudo mal quando isto tem que ser perguntado. 

O ponto da realização do questionário não é isto ser perguntado. É a responsabilização política (errada porque a responsabilidade política apenas diz respeito ao ministro e em último caso ao PM) de quem está a responder ao questionário. Daqui em diante quando aparecerem casos relacionados com o passado de pessoas do governo vai acontecer uma de duas coisas: o Costa ou o ministro associado vai-se refugiar no questionário e sobre a pessoa ter omitido/mentido informação ou a pessoa efetivamente o disse no questionário e é o ministro quem cai.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

O ponto da realização do questionário não é isto ser perguntado. É a responsabilização política (errada porque a responsabilidade política apenas diz respeito ao ministro e em último caso ao PM) de quem está a responder ao questionário. Daqui em diante quando aparecerem casos relacionados com o passado de pessoas do governo vai acontecer uma de duas coisas: o Costa ou o ministro associado vai-se refugiar no questionário e sobre a pessoa ter omitido/mentido informação ou a pessoa efetivamente o disse no questionário e é o ministro quem cai.

claro que a pessoa tem que ser responsabilizada se mentir. Em principio o pm e os ministros devem ter mais que fazer do que andar a fazer background checks de todos os ministros, secretários de estado e restantes tachos. Espero eu.

E não sei até que ponto isso é legal, pelo menos antes de assumirem funções ou de serem levantadas acusações. Lá no moção o pm disse que n podia ter acesso a esses dados, só o ministério publico, que era independente do governo. Obviamente pode ter mentido mas ninguém contestou essa parte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 6 minutos:

claro que a pessoa tem que ser responsabilizada se mentir. 

Sim a pessoa tem de ser responsabilizada mas a nomeação realizada foi feita pelo ministro. Portanto a responsabilidade política da nomeação é dele. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ironias, qual é relevância desta pergunta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 minuto:

Sem ironias, qual é relevância desta pergunta?

Provavelmente para não haver riscos de beneficiar algum outro país em detrimento de Portugal? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...