Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 20 minutos:

eu também não concordo com a criminalização do consumo em via pública mas a verdade é que o Porto tem um problema com droga há imenso tempo e parece que é sempre ignorado ou varrido para baixo do tapete. Estamos a meio caminho de termos um Skid Row ou East Hastings. O que é que se faz perante estas situações? Tirando derrubar o capitalismo :91_thumbsup:

Este exemplo recente do Porto é bom para o mostrar o que não fazer em duas situações: 1) a limpeza dos acampamentos que decorreram, como um fim em si mesmo, para além de não resolver nada no ponto de vista daquelas pessoas piora a situação geral existente porque as pessoas que lá estavam não deixaram com certeza de consumir e portanto agora em vez de um sítio centralizado de consumo, que teria de ter respostas, passou-se a ter vários dependendo dos sítios onde as pessoas que lá estavam passaram a estar e a consumir. 2) recuar décadas de progresso, revertendo uma lei que é de forma unânime um sucesso e um exemplo por esse mundo fora, não é, de todo a solução nem pode ser o caminho seguido. Como os resultados passados demonstraram, políticas de drogas à base da repressão não resultam. 

Parece-me que é de bom tom continuar e reforçar a aposta nas salas de consumo. No Porto, existe apenas uma que abriu há três meses precisamente na Pasteleira e cujos os resultados conhecidos há pouco tempo foram positivos:

https://www.publico.pt/2023/01/16/local/noticia/sala-consumo-assistido-porto-supera-expectativas-regista-media-83-consumos-dia-2035137

Como é destacado na notícia é necessário reforçar essa aposta e parece-me que o caminho deve também passar por aqui. Tenho dúvidas que, pelo menos no Porto de Rui Moreira, isso aconteça.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A serie dos espanhois lá do assalto ao banco foi uma das piores coisas que aconteceu neste século

Os professores estiveram mal, péssima adaptação da bella ciao nas manifestações 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 horas:

Este exemplo recente do Porto é bom para o mostrar o que não fazer em duas situações: 1) a limpeza dos acampamentos que decorreram, como um fim em si mesmo, para além de não resolver nada no ponto de vista daquelas pessoas piora a situação geral existente porque as pessoas que lá estavam não deixaram com certeza de consumir e portanto agora em vez de um sítio centralizado de consumo, que teria de ter respostas, passou-se a ter vários dependendo dos sítios onde as pessoas que lá estavam passaram a estar e a consumir. 2) recuar décadas de progresso, revertendo uma lei que é de forma unânime um sucesso e um exemplo por esse mundo fora, não é, de todo a solução nem pode ser o caminho seguido. Como os resultados passados demonstraram, políticas de drogas à base da repressão não resultam. 

Parece-me que é de bom tom continuar e reforçar a aposta nas salas de consumo. No Porto, existe apenas uma que abriu há três meses precisamente na Pasteleira e cujos os resultados conhecidos há pouco tempo foram positivos:

https://www.publico.pt/2023/01/16/local/noticia/sala-consumo-assistido-porto-supera-expectativas-regista-media-83-consumos-dia-2035137

Como é destacado na notícia é necessário reforçar essa aposta e parece-me que o caminho deve também passar por aqui. Tenho dúvidas que, pelo menos no Porto de Rui Moreira, isso aconteça.

O problema da droga no Porto não é de agora, na Pasteleira e no Pinheiro Torres. O problema da droga no Porto tem décadas. Só que antes estava escondido, em zonas recônditas da cidade, onde "ninguém passava" e onde havia algum cuidado dos próprios traficantes em garantir a segurança de terceiros para poderem continuar com a sua actividade em paz e sossego. Essas zonas eram os bairros São João de Deus, regenerado, e o bairro do Aleixo, demolido. A consequência disso foi que o tráfico se espalhou e ficou muito mais visível. Os acampamentos sempre existiram, mas agora estão visíveis. Os drogados sempre existiram, mas agora chateiam as pessoas nas paragens de autocarro, etc. etc. E, se antes, não estávamos bem, agora a coisa está muito pior. Eu frequentava o Lidl do Pinheiro Torres e desde que estava parado num semáforo e me apareceu um gajo com uma metralhadora a atravessar a rua mesmo à minha frente nunca mais lá pus os pés.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

Falas num caso paradigmático: a demolição do Aleixo foi feita no pressuposto de combate à droga. A questão é que não combateu nada. Não só o consumo continuou lá, como demonstra a notícia em baixo, como passou também para outros sítios. A política à base da repressão já foi testada por cá e nunca funcionou. Querer revisita-la seria um erro histórico e espero, mesmo, que o PS não acompanhe esse erro, no Porto ou noutro lado qualquer. 

https://www.publico.pt/2022/01/21/p3/fotogaleria/aleixo-foram-torres-ficou-consumo-407396

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 minutos:

Falas num caso paradigmático: a demolição do Aleixo foi feita no pressuposto de combate à droga. A questão é que não combateu nada. Não só o consumo continuou lá, como demonstra a notícia em baixo, como passou também para outros sítios. A política à base da repressão já foi testada por cá e nunca funcionou. Querer revisita-la seria um erro histórico e espero, mesmo, que o PS não acompanhe esse erro, no Porto ou noutro lado qualquer. 

https://www.publico.pt/2022/01/21/p3/fotogaleria/aleixo-foram-torres-ficou-consumo-407396

A demolição do Aleixo também teve outros interesses, como sabemos. Mas aquilo não podia continuar assim. Não é por não se ver que aquilo estava bem.

Eu estou de acordo contigo, a repressão, por si só, não resolve nada. A única de forma de resolver a coisa dessa forma era matar a tiro todos os consumidores, o que felizmente não passa pela cabeça da grande maioria das pessoas. É preciso fazer mais salas de chuto e haver mais acompanhamento mas, até lá, também é preciso que quem frequenta aquela zona se sinta seguro em casa e na rua. E eu, confesso que, quando lá passo, não me sinto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 15 horas:

Educação e acompanhamento médico.

e a curto prazo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 16 minutos:

e a curto prazo?

Ambos são aplicáveis a curto prazo. E a educação não só deles mas também do resto da população, quebrar certos estigmas e medos que as pessoas sentem dos consumidores que os obriga a ter comportamentos erráticos. E criar locais de consumo onde podem ser rapidamente ajudados em caso de overdose (isto está incluído no atendimento médico, onde é feita a identificação e histórico daqueles doentes para começar o melhor tratamento).

Por outro lado é bom para a população abrir os olhos de como é a realidade em certos bairros, onde o poder político adora limitar os problemas da sociedade naqueles "guetos".

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

é inacreditável como é que +20 anos depois de serem previstas na lei, só há 1 sala de chuto em portugal (salvo erro). em alturas de crise agravam-se os problemas de consumo, é urgente começar a olhar para isto outra vez. ainda hoje temos reconhecimento internalcional por causa do esforço que foi feito na altura para mudar a abordagem ao consumo, e desde então dá a sensação que se cagou completamente no assunto, deu-se o tema como resolvido e está longe disso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 14 horas:

A serie dos espanhois lá do assalto ao banco foi uma das piores coisas que aconteceu neste século

Os professores estiveram mal, péssima adaptação da bella ciao nas manifestações 

pq não cantaram a Grândola Vila Morena?

tb aparece nessa série

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 7 minutos:

é inacreditável como é que +20 anos depois de serem previstas na lei, só há 1 sala de chuto em portugal (salvo erro). 

Duas, uma no Porto e outra em Lisboa sendo que a do Porto é pelo menos para já apenas um projeto piloto de 1 ano. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

e a curto prazo?

Salas de chuto? Mais apoio para quem quer deixa o vício?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

pq não cantaram a Grândola Vila Morena?

tb aparece nessa série

não sei, mas espero q n a adaptem

fizeram com a grandola tbm? ainda bem q n vi essa temporada

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 6 minutos:

não sei, mas espero q n a adaptem

fizeram com a grandola tbm? ainda bem q n vi essa temporada

eu nem vi a 1ª temporada toda, mas falaram disso nas redes sociais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

eu nem vi a 1ª temporada toda, mas falaram disso nas redes sociais.

péssimo serviço à humanidade

Compartilhar este post

Link para o post

Essa conversa da criminalização do consumo de droga que tem o Rui Moreira é, tal como muita das suas opiniões, puramente classista.

Caso contrário em vez de ter montado um circo com os jornalistas e a polícia a levá-los em excursão para ver os desgraçados da Pasteleira, bastava apenas ter-lhes dito para o acompanharem em qualquer fim-de-semana à casa de banho dos bares onde vai semanalmente.

A diferença é que aí estão entre pares, enquanto que na Pasteleira os desgraçados a dar mau aspecto o que fazem é desvalorizar o metro quadrado de uma das zonas com mais potencial imobiliário da cidade. A grande urgência é essa.

Editado por antifa
  • Like 16
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

opa tão bom, a IL tem tudo para implodir a qualquer momento...notam-se bem as divisões e muito pessoal nem tenta manter aquilo dentro do partido, faz questão de trazer os assuntos para as redes sociais. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 7 minutos:

opa tão bom, a IL tem tudo para implodir a qualquer momento...notam-se bem as divisões e muito pessoal nem tenta manter aquilo dentro do partido, faz questão de trazer os assuntos para as redes sociais. 

A facção do Chega com blazer da Catarina Maia veio dividir o partido. Se ela ganhar, o que não acredito, muita da juventude que votou IL, vai virar-se para outras paragens 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...