Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 11 minutos:

Curiosidade: Se ele tivesse recebido, em vez de 30k, 54k (os 30 + 24) teria merecido o teu comentário? 

54k para a porcaria de um gestor de uma companhia que sistematicamente é salva por dinheiros públicos, sim tinha.

Aliás, se agora o ordenado é assim, imagino quanto mamava um gestor da TAP antes de haver mais aperto na gestão daquilo.

E é aqui que o Estado social falha. Podes-me dizer que não, mas é o sentimento que um gajo que faz parte da maioria dos assalariados portugueses sente.

Um gajo com um papá a receber os 30k tem uma bolsa de 24k.

Eu que recebo 800 paus com os meus 28 anos, quero estudar e vejo uma bolsa recusada porque ganho mais que 14 SMN's. E desde os 18 que não ando à sombra dos papás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

54k para a porcaria de um gestor de uma companhia que sistematicamente é salva por dinheiros públicos, sim tinha.

Aliás, se agora o ordenado é assim, imagino quanto mamava um gestor da TAP antes de haver mais aperto na gestão daquilo.

E é aqui que o Estado social falha. Podes-me dizer que não, mas é o sentimento que um gajo que faz parte da maioria dos assalariados portugueses sente.

Eu que recebo 800 paus com os meus 28 anos, quero estudar e vejo uma bolsa recusada porque ganho mais que 14 SMN's. E desde os 18 que não ando à sombra dos papás.

É preciso ver que aqueles subsídios começaram a ser pagos após a privatização da Tap.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 24 minutos:

Quantas vezes a TAP foi salva por dinheiros públicos? Eu desconheço os números mas pelo uso da expressão sistematicamente calculo que muitas vezes.

Citação de Hammerfall, há 28 minutos:

A TAP é desde há muitos anos e por larga margem a empresa pública mais escrutinada.

Citação de Hammerfall, há 28 minutos:

E é aqui que o Estado social falha.

O estado social falha, seguramente, em muita coisa. Esta não é uma delas. Se há alguém que falha nesta situação não é garantidamente o estado social. Pode ser a lei por não se proteger em empresas públicas contra este caso, o governo por tendo a tutela da empresa permitir enquanto acionista que isso aconteça, muita coisa. O estado social não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 9 minutos:

É preciso ver que aqueles subsídios começaram a ser pagos após a privatização da Tap.

Ainda por cima.

Desde 15 até agora que se fala a voltar a carregar dinheiro na tap com dinheiro público.

Como ficamos? É criminoso.

Podem-me explicar porque é que precisamos de uma tap e não temos só companhias externas a trabalhar aqui?

@HappyKing ilumina-me e lê-me sem condescendência nenhuma, quero genuinamente perceber a insistência na tap

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

É um facto que não há forma de uma pessoa não se sentir injustiçada, agora a verdade é que não é por haver gente a ganhar 30k por mês que tu ganhas 800€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, Agora:

É um facto que não há forma de uma pessoa não se sentir injustiçada, agora a verdade é que não é por haver gente a ganhar 30k por mês que tu ganhas 800€.

Nem eu disse o contrário. Nem quis fazer o papel de chorão.

Até sei que há pessoas a ganhar 6 dígitos e ninguém tem nada a ver com isso.

Mas numa empresa tão frágil como a TAP, como conseguem ter subsídios destes, por exemplo. E depois a necessidade de nós pagarmos para ela continuar a subsistir nestes termos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 minutos:

Podem-me explicar porque é que precisamos de uma tap e não temos só companhias externas a trabalhar aqui?

@HappyKing ilumina-me e lê-me sem condescendência nenhuma, quero genuinamente perceber a insistência na tap

Se há pessoa para não te conseguir iluminar do quer que seja sou eu 🙂 

Essa discussão é uma discussão muito antiga por aqui. 

Sobre o custo da liquidação da TAP para o país, há um estudo da McKinsey que calculava esse custo, até 2030, em dez mil milhões de euros. Se era o valor ou não, não sei: foi o valor que o estudo apresentou.

Há argumentos para todos os gostos.

O facto dos turistas cujo tempo de permanência em Portugal mais tem aumentado e mais tem gasto cá serem os americanos e brasileiros cuja chegada se deve ao dia de hoje em grande parte à TAP. A questão do Hub e a sua importância. Etc, etc. 

Se quiseres motivos para desfazer a TAP o @Tio Hans pode dar uma lista também substancial. 

É uma discussão tão antiga e tão trinchada que sinceramente não me cativa minimamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Nem eu disse o contrário. Nem quis fazer o papel de chorão.

Até sei que há pessoas a ganhar 6 dígitos e ninguém tem nada a ver com isso.

Mas numa empresa tão frágil como a TAP, como conseguem ter subsídios destes, por exemplo. E depois a necessidade de nós pagarmos para ela continuar a subsistir nestes termos

Porque a verdade, por mais que nos custe, é que estes 30k por ano num subsídio não são nada de especial para estas realidades, são como os subsídios de 50€ mensais para o pessoal que está remoto. É quase uma cortesia.

Agora claro que a TAP tem de ser privatizada e deixar de ser sustentada pelos contribuintes, mas esta discussão é a mesma dos ordenados dos deputados, é muito dinheiro para a média dos ordenados nacionais, mas agora vai ver quantas pessoas realmente qualificada é que estão dispostas a deixar a vida que têm por um ordenado daqueles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Sobre o custo da liquidação da TAP para o país, há um estudo da McKinsey que calculava esse custo, até 2030, em dez mil milhões de euros. Se era o valor ou não, não sei: foi o valor que o estudo apresentou.

O facto dos turistas cujo tempo de permanência em Portugal mais tem aumentado e mais tem gasto cá serem os americanos e brasileiros cuja chegada se deve ao dia de hoje em grande parte à TAP. A questão do Hub e a sua importância. Etc, etc. 

Se quiseres motivos para desfazer a TAP o @Tio Hans pode dar uma lista também substancial. 

É uma discussão tão antiga e tão trinchada que sinceramente não me cativa minimamente. 

Oh, não te cativa ou não te interessa expôr uma falácia deste governo?

E digo isto sem qualquer "ódio" a este PS.

Se eles nestes últimos anos que lhes faltam encarrilharem e mostrarem que estão no bom caminho para governar o país, têm o meu voto.

Citação de whatever, há 5 minutos:

Porque a verdade, por mais que nos custe, é que estes 30k por ano num subsídio não são nada de especial para estas realidades, são como os subsídios de 50€ mensais para o pessoal que está remoto. É quase uma cortesia.

Agora claro que a TAP tem de ser privatizada e deixar de ser sustentada pelos contribuintes, mas esta discussão é a mesma dos ordenados dos deputados, é muito dinheiro para a média dos ordenados nacionais, mas agora vai ver quantas pessoas realmente qualificada é que estão dispostas a deixar a vida que têm por um ordenado daqueles. 

Obviamente. Mas é meia dúzia de gestores com 54k aqui, rendimentos mínimos indevidos ali, e mais m*rda destas que as pessoas dizem "eh pá, isso é uma %, caga nisso, não vai mudar nada"

Provavelmente nisso tudo haveria uma almofada para construir infraestrutura/contratar médicos/remunerar melhor o pessoal do SNS, sei lá.

m*rda úteis pro país, que eu tenho a minha opinião, não certeza, que a TAP não é uma coisa útil pro país.

Um contrato com uma Emirates a fazer as rotas que a tap faz lá do Brasil e EUA e pronto. Tá arrumado. É assim tão simples? Não é? 

Cativem-me 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 8 minutos:

E digo isto sem qualquer "ódio" a este PS.

Se eles nestes últimos anos que lhes faltam encarrilharem e mostrarem que estão no bom caminho para governar o país, têm o meu voto.

Obviamente. Mas é meia dúzia de gestores com 54k aqui, rendimentos mínimos indevidos ali, e mais m*rda destas que as pessoas dizem "eh pá, isso é uma %, caga nisso, não vai mudar nada"

Provavelmente nisso tudo haveria uma almofada para construir infraestrutura/contratar médicos/remunerar melhor o pessoal do SNS, sei lá.

m*rda úteis pro país, que eu tenho a minha opinião, não certeza, que a TAP não é uma coisa útil pro país.

Um contrato com uma Emirates a fazer as rotas que a tap faz lá do Brasil e EUA e pronto. Tá arrumado. É assim tão simples? Não é? 

Cativem-me 😅

Portugal não tem falta de dinheiro, parece estranho, mas a realidade é essa, não é por falta de dinheiro, ou porque uns gestores têm estes géneros de condições, ou porque a filha do dono do café da rua recebe 209€ do RSI à margem da lei que o SMN são 760€ e as filas de espera em alguns hospitais são de 10 e 11h.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 3 minutos:

Portugal não tem falta de dinheiro, parece estranho, mas a realidade é essa, não é por falta de dinheiro, ou porque uns gestores têm estes géneros de condições, ou porque a filha do dono do café da rua recebe 209€ do RSI à margem da lei que o SMN são 760€ e as filas de espera em alguns hospitais são de 10 e 11h.

Então é porque efetivamente estamos a ser mal geridos?

E não há a coragem, como foi dito no outro dia, de se fazerem as coisas que são precisas para alavancar o país?

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 40 minutos:

O dia foi complicado mas pelo menos já me fizeste rir hoje.

Por momentos, senti-me o LPM ou coisa parecida 😂

Há um raciocínio que, inevitavelmente, se cai:

1) Não se gosta de investir dinheiro público numa série de coisas.

2) Foi-se ou é-se contra impostos no geral e foi-se ou é-se a favor da privatização (e aqui não refiro a TAP) de uma série de empresas rentáveis que permitiam precisamente ao Estado ter outras receitas para além de impostos. 

És a favor ou contra da ANA ser privada?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

O dia foi complicado mas pelo menos já me fizeste rir hoje.

Por momentos, senti-me o LPM ou coisa parecida 😂

Há um raciocínio que, inevitavelmente, se cai:

1) Não se gosta de investir dinheiro público numa série de coisas.

2) Foi-se ou é-se contra impostos no geral e foi-se ou é-se a favor da privatização (e aqui não refiro a TAP) de uma série de empresas rentáveis que permitiam precisamente ao Estado ter outras receitas para além de impostos. 

Ao menos isso 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 27 minutos:

Ao menos isso 🤣

Eu depois editei e deixei uma questão.

És a favor de uma ANA pública ou privada? 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 15 minutos:

Eu depois editei e deixei uma questão.

És a favor de uma ANA pública ou privada? 

Não é uma parceria público-privada? Faz sentido ser. São as entradas e saídas aéreas de um país, a localização/criação de cada aeroporto é discutida pela parte pública e o que passa lá dentro (definição de rotas/expansão das mesmas e essas coisas todas) é gerida da melhor maneira pela sua administração.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 32 minutos:

Não é uma parceria público-privada? Faz sentido ser. 

Portanto, concordas com a privatização feita pelo Passos certo?

A ANA, entre 2013 e 2019,  gerou 1,174 mil milhões de euros de lucro (Para se ter uma ideia a Vinci pagou por 95% dela e numa concessão para os próximos 50 anos 3,08 mil milhões milhões de euros). 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 minutos:

Portanto, concordas com a privatização feita pelo Passos certo?

A ANA, entre 2013 e 2019,  gerou 1,174 mil milhões de euros de lucro (Para se ter uma ideia a Vinci pagou por 95% dela e numa concessão para os próximos 50 anos 3,08 mil milhões milhões de euros). 

Qual é a comparação que estás a querer fazer?

Que o Estado não tem capacidade de gestão para fazer o lucro que a Vinci fez?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

Qual é a comparação que estás a querer fazer?

Que o Estado não tem capacidade de gestão para fazer o lucro que a Vinci fez?

Não até porque existem factores associados a esses lucros que não estão relacionados com ela ser pública ou privada (crescimento do transporte aéreo a nível global, boom do turismo por cá, etc). 

Estava apenas a dar um exemplo disto:

Citação de HappyKing, há 1 hora:

A ANA é apenas um exemplo. Há vários. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 13 horas:

Pá, um gajo que recebe 30k e ainda tem um subsídio de 24k para o filho ir pra universidade. Qual é a necessidade, não consegue pagar uma universidade com 30k? É má gestão.

E falta saber é os outros subsídios. E isto é só de um gestor.

Um gestor tem que ser bem pago. Estamos a falar de gerir uma empresa enorme, com exposição mediática. O subsídio de 24k é uma forma de não pagar irs ou ss sobre esse valor.

Citação de HappyKing, há 12 horas:

Nós não precisamos de uma TAP pública. Esse teu argumento da permanência de turistas em Portugal não é mais que uma subsidiação da economia. Se a TAP fechar ou for vendida os voos para Lisboa não vão acabar.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Por vezes 'e dificil ler aqui certas coisas, porque apesar de toda a gente no fundo ser um gestor (nem que seja apenas do seu dinheiro ou do da casa), isso nao faz com que as pessoas percebam alguma coisa de economia.

O facto de se pagar certos valores a gestores de topo 'e a mesma razao porque se paga bem a um jogador de futebol por exemplo. Se nao lhes pagarem bem, vao existir outras empresas que paguem. Alias para empresas como a TAP devem ter de pagar ainda mais porque existe uma cobertura mediatica sobre o tema. Eu por 50k por mes nunca me meteria numa TAP da vida. Se nao querem pagar isso podem meter la politicos que normalmente sao pouco competentes. Dito isto 'e obvio que a TAP em si 'e um problema complicado...mas nao 'e verdade que a companhia nao tenha necessitado de um bail out antes de ser privatizada.

Tal como outras empresas publicas, como a Carris, basicamente antes de ser privatizada a TAP era igualmente deficitaria e as transferencias feitas do orcamento de estado para a empresa eram obviamente enormes. 

A ideia que isto era dar as rotas a Emirates tambem 'e estupida, porque primeiro a Emirates 'e uma empresa que vive de subsidios do Estado e duvido que o governo do Emirados agora decidisse gastar ainda mais do orcamento publico para fazer rotas a milhares de kilometros. A solucao poderia ser a reducao da TAP e a venda das rotas, ficando apenas com as rotas das ilhas e diaspora que em alguns casos tambem sao ultra defecitarias.

Para a TAP nao ha uma solucao assim simples. A privatizacao foi um desastre, como tem sido mundo fora em companhias de aviacao, altamente dependentes do preco do petroleo...podia-se ter deixado cair, mas nao sei exactamente que custo social isso teria.

Agora falar dos subsidios aos gestores ainda dava para investimentos em infrastruturas...a nao ser que falemos de um apeadeiro qualquer, 'e completamente irrealista. Ja se conseguissemos que toda a gente pagasse os devidos impostos em todos os estratos socias, ai sim teriamos 20% mais de PIB que certamente daria para endireitar muito o pais...

Mais uma vez, Portugal, os seus politicos, gestores, etc...sao o espelho da populacao portuguesa sem tirar nem por.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 55 minutos:

A ideia que isto era dar as rotas a Emirates tambem 'e estupida, porque primeiro a Emirates 'e uma empresa que vive de subsidios do Estado e duvido que o governo do Emirados agora decidisse gastar ainda mais do orcamento publico para fazer rotas a milhares de kilometros. A solucao poderia ser a reducao da TAP e a venda das rotas, ficando apenas com as rotas das ilhas e diaspora que em alguns casos tambem sao ultra defecitarias.

Disse Emirates porque foi a 1ª companhia aérea que me veio à cabeça, nem sequer sabia que não era totalmente privada.

Mas compreendo o que dizes, obrigado pelo input

Compartilhar este post

Link para o post

O português a fazer figura de relotário

O relatório da CPI à TAP não foi escrito pelo ChatGPT, mas pelo ChatGPS

Entrámos na silly season, os termómetros ultrapassam os 30 graus. Os portugueses, por causa da inflação, perderam uns quilinhos e alcançaram um invejável tónus para exibir no paredão. Amavelmente, o PS decidiu recompensar este esforço com um geladinho que deve ser comido com a testa: a versão baunilha do que aconteceu na TAP. A generosidade não fica por aí. Juntamente com o sorvete, o partido do Governo ofereceu-nos um eficaz tira-nódoas, para que, neste verão, não ficasse nada por branquear.

Estive a passar os olhos pela primeira versão do relatório da CPI à TAP, elaborada pela deputada Ana Paula Bernardo. Devo dizer, é um daqueles raros casos em que o filme é melhor do que o livro. As conclusões são preliminares, mas não excitam ninguém. Por falar em procriação, a montanha, aparentemente, nem sequer pariu um rato. Lendo o relatório, a montanha entrou de facto em trabalho de parto, contudo principiaram as obras na maternidade do Santa Maria. Fala-se da hipótese do relatório ser enviado para o Ministério Público, mas devia ser endereçado à Polícia Municipal, uma vez que é um claro caso de "não há nada para ver aqui! É circular, cidadão". O documento tem 180 páginas e podia ter apenas uma, com as frases "o que lá vai, lá vai"; "águas passadas não movem moinhos" e “foi chato”.

Mais do que um relatório que não aleija, estamos na presença de um relatório que alija. Responsabilidades, claro. O Governo não interferiu na empresa, a gestora francesa é muito má e a prestação de Pedro Nuno Santos é imaculada ao ponto de ser sensato que este altere o seu nome para Santo Nuno Pedro. Enfim, quem diria que um relatório sobre trapalhadas do Governo elaborado por uma deputada do partido do Governo seria clemente com o Governo? Se Ana Paula Bernardo tivesse sido contundente, até lhe ficava mal, como a um cônjuge que fala horrores da esposa em público. É que os deputados do PS e o Governo coabitam em condições análogas às do casamento. Neste caso, em união de factos.

Mais transparência, melhor comunicação, mais articulação. O relatório faz reivindicações muito suaves ao Executivo, o que é inusitado, já que Ana Paula Bernardo tem um percurso como sindicalista. Por outro lado, era da UGT, pelo que a maciez é coerente. Esta semana, António Costa, quando confrontado com as exigências salariais dos médicos, afirmou ter outras prioridades, na qualidade de "presidente do Sindicato dos Portugueses". São declarações bastante atrevidas, porém - enterrada a questão da TAP - o primeiro-ministro tem o seu posto de trabalho absolutamente garantido. Em parte, graças à aguerrida defesa dos seus direitos laborais levada a cabo por Ana Paula Bernardo, a recém-empossada presidente do Sindicato dos Antónios Costas.

Os deputados da CPI à TAP estão a passar por algo por que já passei na escola, em trabalhos de grupo. Estudaram as matérias durante meses, colocaram questões, tiraram apontamentos, fizeram os TPC, esclareceram dúvidas e deitaram-se de madrugada para deixar tudo pronto. Chega o fim do período e, à frente do professor, a pessoa responsável por apresentar o trabalho não se lembra de nada. Estou a brincar, nunca passei por isso. Era eu o calão. Mas os deputados da CPI são nerds e devem estar arreliados.

O relatório rejeita que a utilização do Whatsapp permita concluir que o processo Alexandra Reis foi conduzido de forma informal. Se a utilização de Whatsapp não é informal, o que é que é? Talvez a utilização do Whatsapp só possa ser considerada informal quando os representantes da tutela estejam a trocar mensagens de boxers na cama. Por falar em roupa suja, o episódio do computador de Frederico Pinheiro pura e simplesmente não consta do documento. Este relatório perde-se em descrições pormenorizadas e contextos históricos que não interessam a ninguém, deixando de fora a parte escandalosa. É uma espécie de resumo d' Os Maias que se foca no capítulo do Ramalhete, olvidando o detalhe de haver irmãos que se comem.

O computador de Frederico Pinheiro foi obliterado do relatório por uma máquina com muito mais capacidade de processamento: o aparelho do largo do Rato. As vagas sugestões, as platitudes que não comprometem ninguém e um significativo alheamento da realidade levam-nos a crer que o relatório da CPI à TAP não foi escrito pelo ChatGPT, mas pelo ChatGPS. Não é bem um robot. É intelligentsia artificial. O pior de tudo isto é que, enquanto o Partido Socialista é um supercomputador, os portugueses são disquetes: estamos parados no tempo há 20 anos, encravamos e, sobretudo, temos falta de memória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 17 horas:

Então é porque efetivamente estamos a ser mal geridos?

E não há a coragem, como foi dito no outro dia, de se fazerem as coisas que são precisas para alavancar o país?

Sim.

E pior que isso, não há uma real alternativa. 

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...