Pavel Publicado 21 Setembro 2023 por 3000€ mês até fumo na cama 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de whatever, há 5 minutos: No Idealista, de um universo de 2122 apartamentos, há neste momento quatro (4) apartamentos para arrendar até 750€ no concelho de Lisboa: https://www.idealista.pt/arrendar-casas/lisboa/com-preco-max_750/ E ninguém vai preso, lá está. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 21 Setembro 2023 Qual é a parte de não existir oferta que não entendes? Felizmente vives num país em que metade da população tem mais de 60 anos, as casas dos pais que herdaram estão ao abandono e podes usufruir da lei de usucapião. A dona Dolores não te vai tirar de lá, vai morrer daqui a uns tempos de velhice. Só gastas na reforma. Pagas a um brasileiro e 2 indianos e tens a casa reformada por 2 tostões. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ed, há 9 minutos: Por falar na personagem, tenho ideia que é monárquico convicto. Então nem tudo é mau no homem 👀 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Certo, a (falta de) construção é um problema. Mas isto não é? Legalmente bem sei que não, mas alguém não ir preso por isto é surreal. Para ser sincero custa-me a acreditar que haja mesmo gente a responder a estes anúncios e a pagar o que é pedido, por esse valor ficam num hotel. O que não me surpreende que possa começar a acontecer por cá é o mesmo a que já se assiste nos EUA: https://fortune.com/2023/09/18/rental-market-softening-lardlords-offering-deals-says-redfin/?itm_source=parsely-api Citação de Ghelthon, há 1 minuto: E ninguém vai preso, lá está. Mas porque é que haviam de ir presos? Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 21 Setembro 2023 Acima de tudo, acho que passará por dar benefícios a senhorios que mantenham a casa para arrendar no mercado, construir mais e controlar os Airbnb's de alguma maneira. Por exemplo, e isto de dados de 7 de Agosto, em Dublin existiam 726 casas para arrendar na versão irlandesa do Idealista, e 4611 casas para arrendar no Airbnb. É ridículo, e isto excluindo quartos. Alguns exemplos: Airbnbs nationwide: 18,086 Rental properties nationwide: 1,299 Cork county Airbnbs: 1,418 Cork county rentals: 34 Donegal Airbnbs: 1,796 Donegal rentals: 31 Dublin Airbnb’s: 4,611 Dublin rentals: 726 Galway Airbnb’s: 1,664 Galway rentals: 70 Kerry Airbnbs: 2,056 Kerry rentals: 25 Duvido muito que o mesmo não seja idêntico em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 21 Setembro 2023 https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 2 minutos: https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 puseram um 0 a mais.🤑 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 2 minutos: https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 Contruído em 2019. Erraram num século. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 21 Setembro 2023 Citação de kareca, há 2 minutos: Contruído em 2019. Erraram num século. Parece uma casa aqui ao lado da dos meus pais, "construída em 2020" quando na realidade foi começada a construir em 2001 ou 2002, abandonada durante 15 anos, e acabada em 2018 😂 Citação de depina, há 3 minutos: puseram um 0 a mais.🤑 Olhando para o estado daquilo, meteram três 0s a mais 😅 https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/t2-res-do-chao-arrendamento-condicionado-ID1cajs.html Citação Aluga-se a quem disponha de condições para adiantar um ano de rendas mais uma caução no valor de duas rendas. Esse valor será aplicado na conclusão do imóvel. Então pessoal, quem quer ajudar o dono a pagar as obras da moradia? 😛 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 35 minutos: Certo, a (falta de) construção é um problema. Mas isto não é? Legalmente bem sei que não, mas alguém não ir preso por isto é surreal. Se houvesse abundância de casas no mercado esse gajo nem por 1/3 arrenadava o quarto. Está a aproveitar-se, apenas. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 21 minutos: https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 ok mas vem com um stand de automóveis incluído, não há mesmo espírito empreendedor em portugal 1 Compartilhar este post Link para o post
Menendez 9 Publicado 21 Setembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 2 horas: Eu não conheço a realidade de Amesterdão, mas conheço a do Porto. Vou dar-te um exemplo básico, mas que ajuda a perceber o que estou a dizer. Imagina que em determinada localidade em Portugal há 2 indivíduos à procura de casa para arrendar, eu e tu e há uma casa disponível. Nós até temos os mesmos rendimentos, mas devido a circunstâncias da vida, tu és capaz de pagar um pouco mais pela casa e ficas com ela. Ficas apertado em termos de orçamento, mas ficas com a casa e eu fico sem casa. Se por acaso para além de nós 2, aparecer um estrangeiro a querer vir viver para cá, a ganhar o triplo de nós e a ter uma taxa de IRS menor, ficamos os 2 sem casa. Agora imagina que o Estado impõe um tecto para a renda. Tu ficas melhor, porque és o inquilino. Eu fico pior porque fico sem casa, na mesma e a receita de IRS do Estado reduz-se (porque a renda diminui) e há menos dinheiro para apoios sociais, etc. E se calhar em vez de um estrangeiro aparecem 4 ou 5. Mas se em vez de haver uma casa disponível houver 4 ou 5, somos nós, eu e tu, que vamos escolher a casa que queremos e vamos ter o poder negocial para fazer baixar as rendas, mesmo que o estrangeiro continue cá, há casas para todos. A questão é que nunca haverá 4 ou 5 casas disponíveis. Ou se as houver, estarão degradadas, sem condições de habitabilidade ou mal localizadas. 1. O Estado não investe, nem nunca terá recursos, em Portugal, para investir em habitação social para uma camada substancial da população; 2. As dinâmicas socias atuais implicam que existam muito mais agregados familiares unipessoais ou nucleares, ao contrário do que acontecia no passado, em que famílias alargadas partilhavam uma mesma casa. Como tal, são agora necessárias mais casas para um número igual, ou até inferior de pessoas. 3. Os grandes proprietários podem (e fazem) lobby para manter o parque habitacional o mais restrito possível, de forma a que o seu ativo não desvalorize por excesso de oferta. 4. Se, por algum motivo rendas baixam, muitos proprietários podem simplesmente retirá-las do mercado, ainda que temporariamente, fazendo com que a oferta baixe artificialmente. A procura na habitação é muito pouco elástica, na medida em que ninguém quer ficar a viver debaixo da ponte. Do lado da oferta não há essa pressão Posto isto, não faz sentido criticar alguma forma de controlo de rendas trazendo à baila as dinâmicas de mercado livre. Os valores no mercado do trabalho, pelo menos para o segmento dos trabalhadores menos qualificados, também são alvo de controlo. Chama-se Salário Mínimo. E assim como a oferta no mercado de trabalho tende a ser inelástica, a procura no mercado de habitação também o é, porque toda a gente precisa de comida e abrigo. Editado 21 Setembro 2023 por Menendez 9 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Menendez 9, há 1 minuto: A questão é que nunca haverá 4 ou 5 casas disponíveis. Ou se as houver, estarão degradadas, sem condições de habitabilidade ou mal localizadas. 1. O Estado não investe, nem nunca terá recursos, em Portugal, para investir em habitação social para uma camada substancial da população; 2. As dinâmicas socias atuais implicam que existam muito mais agregados familiares unipessoais ou nucleares, ao contrário do que acontecia no passado, em que famílias alargadas partilhavam uma mesma casa. Como tal, são agora necessárias mais casas para um número igual, ou até inferior de pessoas. 3. Os grandes proprietários podem (e fazem) lobby para manter o parque habitacional o mais restrito possível, de forma a que o seu ativo não desvalorize por excesso de oferta. 4. Se, por algum motivo rendas baixam, muitos proprietários podem simplesmente retirá-las do mercado, ainda que temporariamente, fazendo com que a oferta baixe artificialmente. A procura na habitação é muito pouco elástica, na medida em que ninguém quer ficar a viver debaixo da ponte. Do lado da oferta não há essa. Posto isto, não faz sentido criticar alguma forma de controlo de rendas trazendo à baila as dinâmicas de mercado livre. Os valores no mercado do trabalho, pelo menos para o segmento dos trabalhadores menos qualificados, também são alvo de controlo. Chama-se Salário Mínimo. E assim como a oferta no mercado de trabalho tende a ser inelástica, a procura no mercado de habitação também o é, porque toda a gente precisa de comida e abrigo. Tu, no ponto 1, explicas tudo. O Estado não investe em habitação. Está aí a fonte do problema. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de whatever, há 33 minutos: Para ser sincero custa-me a acreditar que haja mesmo gente a responder a estes anúncios e a pagar o que é pedido, por esse valor ficam num hotel. O que não me surpreende que possa começar a acontecer por cá é o mesmo a que já se assiste nos EUA: https://fortune.com/2023/09/18/rental-market-softening-lardlords-offering-deals-says-redfin/?itm_source=parsely-api Sem dúvida. Se por algum azar do destino tivesse de ir morar para Lisboa, consideraria seriamente essa opção. Citação de whatever, há 33 minutos: Mas porque é que haviam de ir presos? Para mim isso quase roça a especulação. Quase 4 ordenados mínimos por um QUARTO? Ou por um T0 com 14m2? Mas eu, se vender um bilhete para um concerto por 1€ acima do valor facial, arrisco-me a ser detido. Citação de Tio Hans, há 11 minutos: Se houvesse abundância de casas no mercado esse gajo nem por 1/3 arrenadava o quarto. Está a aproveitar-se, apenas. Obviamente. A questão é o que fazer para mitigar isto. Outra questão que me parece relevante, e que é abordada no artigo que linko em cima, é perceber quem lucra com isto tudo. Imobiliárias, por exemplo. Já ouvi vários casos de pessoas que alugaram casas por preços decentes e sem imobiliária, e levaram com vários contactos de imobiliárias a dizer que tinha de subir o preço para não lhes estragar o negócio. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 39 minutos: https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 Por outro lado podes fazer a piada "conheces o Goda?" 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Setembro 2023 (editado) E o ponto infeliz da intervenção do Estado nas rendas tem a ver com a ausência de lógica de cada vez que se lembram de tentar controlar os preços, veja-se a última ideia peregrina de limitar o aumento do valor das rendas nos novos contratos a 2%. Tudo muito bem, mas esta medida só se aplica "aos contratos que excedam os limites gerais de preço de renda por tipologia" (https://sicnoticias.pt/economia/2023-07-07-Aprovado-limite-a-subida-da-renda-dos-novos-contratos-o-que-muda-e14400c0), ou seja, a mensagem que o Governo está a passar é para os senhorios que ainda não o fizeram para tabelar o preço da seguinte forma: "O escalão mais alto pertence a Lisboa, onde um T0 tem como limite 600 euros, um T1 900 euros, um T2 1.150 euros, um T3 1.375 euros, um T4 1.550 euros e um T5 1.700 euros (acima de T5, soma-se mais 150 euros por cada quarto a mais)." https://imojuris.vidaimobiliaria.com/actualidade/noticias/Publicados-os-limites-de-renda-aplicaveis-no-ambit/ Na prática o que acontece é que os inquilinos que não têm contratos nestes limites são postos na rua para que depois se possam fazer contratos novos nestes valores. Brilhante! Editado 21 Setembro 2023 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de whatever, há 1 minuto: E o ponto infeliz da intervenção do Estado nas rendas tem a ver com a ausência de lógica de cada vez que se lembram de tentar controlar os preços, veja-se a última ideia peregrina de limitar o aumento do valor das rendas nos novos contratos a 2%. Tudo muito bem, mas esta medida só se aplica "aos contratos que excedam os limites gerais de preço de renda por tipologia" (https://sicnoticias.pt/economia/2023-07-07-Aprovado-limite-a-subida-da-renda-dos-novos-contratos-o-que-muda-e14400c0), ou seja, a mensagem que o Governo está a passar é para os senhorios que ainda não o fizeram para tabelar o preço da seguinte forma: "O escalão mais alto pertence a Lisboa, onde um T0 tem como limite 600 euros, um T1 900 euros, um T2 1.150 euros, um T3 1.375 euros, um T4 1.550 euros e um T5 1.700 euros (acima de T5, soma-se mais 150 euros por cada quarto a mais)." https://imojuris.vidaimobiliaria.com/actualidade/noticias/Publicados-os-limites-de-renda-aplicaveis-no-ambit/ Na prática o que acontece é que os inquilinos que não têm contratos nestes limites são postos na rua para que depois se possam fazer contratos novos nestes valores. Brilhante! Não me parece que a mensagem seja bem essa. O Governo não pode controlar os escrúpulos das pessoas, ou a sua ausência, né? Se o inquilino não ia aumentar, não é por haver essa medida que o irá fazer. Se o inquilino já queria aumentar, então só o pode fazer até um determinado valor. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 21 Setembro 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Ninguém quer limitar a venda a estrangeiros per si. As propostas dos partidos que tenho visto pretendem limitar essa venda a residentes não habituais. E sendo assim a regra está associada à residência fiscal do indivíduo, residência essa que pode ser livremente alterada. Fica claro que a regra não se aplica a uma característica intrínseca do indivíduo como é caso da sua nacionalidade. Desta forma, naturalmente que não conta como xenofobia que é um take, aliás, que a direita tem tido perante essa proposta (que existe em vários países europeus como é o caso da Dinamarca, por exemplo). Sobre o assunto deixo isto: “O crescimento dos preços da habitação tem sido mais acentuado nas regiões onde o peso dos não residentes é mais elevado”; Isto não foi dito por um esquerdalho qualquer. Foi dito pelo Banco de Portugal num dos seus últimos relatórios. De resto, estes residentes não habituais já têm um regime fiscal absolutamente injusto em benefício próprio face aos locais. Mas pelo que parece nem o PS nem a direita estão interessados em tocar nisso também. Para terminar, esse take é curioso face ao que chegaste a defender por cá sobre o que se passou em França há uns tempos. Fico genuinamente contente que sejas um cidadão em alerta perante a xenofobia. O que sugiro é que nos foquemos na xenofobia real. Aqui na minha rua (perto do Bessa) tenho um prédio em construção mesmo ao lado do meu. Prédio todo vendido a estrangeiro... Vai viver nas casas todas certamente. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 1 hora: Parece uma casa aqui ao lado da dos meus pais, "construída em 2020" quando na realidade foi começada a construir em 2001 ou 2002, abandonada durante 15 anos, e acabada em 2018 😂 Olhando para o estado daquilo, meteram três 0s a mais 😅 https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/t2-res-do-chao-arrendamento-condicionado-ID1cajs.html Então pessoal, quem quer ajudar o dono a pagar as obras da moradia? 😛 Em Argoncilhe?! O Fábio Vieira dá uma ajuda. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Axadrezado, há 59 minutos: Aqui na minha rua (perto do Bessa) tenho um prédio em construção mesmo ao lado do meu. Prédio todo vendido a estrangeiro... Vai viver nas casas todas certamente. E vai continuar a acontecer. Assim como os vistos gold vão continuar a existir. Tal como o regime fiscal dos residentes não habituais. Tal como o SIFIDE onde procedimentos de controlo são inexistentes. E por aí fora. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 Citação de HappyKing, há 7 minutos: E vai continuar a acontecer. Assim como os vistos gold vão continuar a existir. Tal como o regime fiscal dos residentes não habituais. Tal como o SIFIDE onde procedimentos de controlo são inexistentes. E por aí fora. O SIFIDE anda a ser cortado a torto e a direito lol. Pior são as linhas de apoio por dotação, ou seja, que fecham quando a dotação está esgotada e que são abertas um ou dois dias antes de ser anunciado que estão abertas... Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 21 Setembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 9 minutos: O SIFIDE anda a ser cortado a torto e a direito lol Eu referia-me, como indiquei, à inexistência de procedimentos de controlo (e à ausência de estratégia de análise de risco) que a Autoridade Tributária apontou. Ou seja, não tens mecanismos de saber se aquilo está a ser ou não bem aplicado o que é meio caminho andado para dar m*rda. Editado 21 Setembro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Eu referia-me, como indiquei, à inexistência de procedimentos de controlo (e à ausência de estratégia de análise de risco) que a Autoridade Tributária apontou. Ou seja, não tens mecanismos de saber se aquilo está a ser ou não bem aplicado o que é meio caminho andado para dar m*rda. Mas isso é em todos. E quando resolvem controlar qualquer apoio dado pelo Estado, seja fiscal, seja financeiro, fazem cada pergunta mais imbecil que dá vontade de entrar nos organismos públicos que gerem esses processos de caçadeira na mão. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 21 Setembro 2023 E que tal o Estado, em vez de começar a atuar nas rendas, começar a taxar fortemente as segundas, terceiras, quartas casas (e por aí fora) que muitos têm vazias (portugueses e estrangeiros)? Só deixavam de ser fortemente taxadas se tivessem uma contrato de arrendamento associado. Compartilhar este post Link para o post