Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 Citação de challenger, há 1 minuto: E que tal o Estado, em vez de começar a atuar nas rendas, começar a taxar fortemente as segundas, terceiras, quartas casas (e por aí fora) que muitos têm vazias (portugueses e estrangeiros)? Só deixavam de ser fortemente taxadas se tivessem uma contrato de arrendamento associado. Sou a favor disso no caso de casas devolutas, a cair aos bocados. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Sou a favor disso no caso de casas devolutas, a cair aos bocados. E se herdas uma mamarracho que não tens como restaurar ou estás a juntar dinheiro para isso? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Setembro 2023 (editado) Citação de kareca, há 7 minutos: E se herdas uma mamarracho que não tens como restaurar ou estás a juntar dinheiro para isso? 1º - só herdas se quiseres. Estás no teu direito de recusar a herança; 2º - defendo que o Estado deva ajudar, tipo, se a pessoa não tem dinheiro para restaurar, o Estado assume, vende, recupera o investimento com uma margem que faça face à inflação e o que sobrar é para o dono. 3º - nem que seja por questões de segurança, saúde pública, imagem, etc. não se pode ter casas a cair aos bocados. Repara que não me refiro a quem tem casas vazias, mas sim a quem tem casas vazias e a cair. Tem que haver uma responsabilização de quem é proprietário. Editado 21 Setembro 2023 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 21 Setembro 2023 Citação de antifa, há 4 horas: A personagem fica apresentada com estas declarações aos 0.45 alguem que lhe fale no glamping. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: 1º - só herdas se quiseres. Estás no teu direito de recusar a herança; 2º - defendo que o Estado deva ajudar, tipo, se a pessoa não tem dinheiro para restaurar, o Estado assume, vende, recupera o investimento com uma margem que faça face à inflação e o que sobrar é para o dono. 3º - nem que seja por questões de segurança, saúde pública, imagem, etc. não se pode ter casas a cair aos bocados. Repara que não me refiro a quem tem casas vazias, mas sim a quem tem casas vazias e a cair. Tem que haver uma responsabilização de quem é proprietário. No máximo o estado faz a limpeza ou medidas para que a segurança seja garantida e cobra ao proprietário. O 2° ponto tenho muitas dúvidas sobre "o que sobrar". Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Não me parece que a mensagem seja bem essa. O Governo não pode controlar os escrúpulos das pessoas, ou a sua ausência, né? Se o inquilino não ia aumentar, não é por haver essa medida que o irá fazer. Se o inquilino já queria aumentar, então só o pode fazer até um determinado valor. Essa foi a mensagem que os senhorios receberam, se não foi a que o Governo pretendia transmitir só mostra a inépcia de quem toma estas decisões. Não se trata de controlar os escrúpulos, mas sim de entender o mercado, não era preciso ser nenhum génio da Economia para antever que esta medida iria contribuir directamente para a subida do preço das rendas. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de whatever, há 22 minutos: Essa foi a mensagem que os senhorios receberam, se não foi a que o Governo pretendia transmitir só mostra a inépcia de quem toma estas decisões. Não se trata de controlar os escrúpulos, mas sim de entender o mercado, não era preciso ser nenhum génio da Economia para antever que esta medida iria contribuir directamente para a subida do preço das rendas. Como disse, não vejo isso assim. Quem ia subir, sobe na mesma, apenas passaria a ter limites. Quem ia manter, mantém igual. Claro que haverá exemplos que corroborem o que dizes, porque lá está, há muita gente sem escrúpulos. Mas não acredito que seja uma maioria. Resumindo o meu ponto: alguém minimamente informado sobre o mercado não precisa que seja o Governo a dizer que está a cobrar menos do que pode cobrar. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 49 minutos: Sou a favor disso no caso de casas devolutas, a cair aos bocados. Mas porque razão não concordas? Podiam ter a quantidade de casas vazias que quisessem, teriam era de pagar para isso sendo fortemente taxados. Para além disso ainda ajudava a que muitos contratos de arrendamento saíssem da clandestinidade, já que só teriam um forte aumento de taxação associada ao imóvel caso não tivesse contrato de arrendamento associado. Isto poderia trazer muitas casas para o mercado de arrendamento. Acho que é uma medida de bom senso. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 (editado) Citação de challenger, há 4 minutos: Mas porque razão não concordas? Podiam ter a quantidade de casas vazias que quisessem, teriam era de pagar para isso sendo fortemente taxados. Para além disso ainda ajudava a que muitos contratos de arrendamento saíssem da clandestinidade, já que só teriam um forte aumento de taxação associada ao imóvel caso não tivesse contrato de arrendamento associado. Isto poderia trazer muitas casas para o mercado de arrendamento. Acho que é uma medida de bom senso. Eu concordo com isso, mas esse "fortemente" tem de ser bem pesado, não pode ser tábua rasa. Por exemplo, eu vou herdar uma casa numa freguesia aqui do interior Norte que, em 2011, tinha 411 habitantes (hoje deve ter menos ainda). A casa está muito longe de estar devoluta, mas também não está 100% habitável (o meu plano passa por fazer obras num a médio prazo). Ora, fará sentido eu ser taxado de forma igual por esta casa do que alguém que tem uma segunda casa em Lisboa unicamente para arrendar? É que a pressão imobiliária é bem diferente nos dois sítios. Editado 21 Setembro 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 21 Setembro 2023 Citação de lastdance, há 42 minutos: alguem que lhe fale no glamping. Mas achas que ele é burro? Isto é só falatório para justificar o fim do parque de campismo ali, numa zona altamente apetecível do Porto Santo. Vai ser transformado num parque público mas, surpresa das surpresas, daqui a 1 ano uma parte pode ser concessionada a privados, sendo que inciamente falava-se para vinhas mas afinal pode ser para tudo, até imobiliário. Isto é apenas a maneira de actuar desta gente na Madeira, a vergonha já se foi há muito tempo. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Por exemplo, eu vou herdar uma casa numa freguesia aqui do interior Norte que, em 2011, tinha 411 habitantes (hoje deve ter menos ainda). A casa está muito longe de estar devoluta, mas também não está 100% habitável (o meu plano passa por fazer obras num a médio prazo). @Cheensina-me lá a cena do usucapião, é capaz de dar jeito 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Bashir, há 8 minutos: @Cheensina-me lá a cena do usucapião, é capaz de dar jeito Tu moras mais perto da casa do que eu, isso é certo. 😁 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 29 minutos: Por exemplo, eu vou herdar uma casa numa freguesia aqui do interior Norte que, em 2011, tinha 411 habitantes (hoje deve ter menos ainda). A casa está muito longe de estar devoluta, mas também não está 100% habitável (o meu plano passa por fazer obras num a médio prazo). Fazes obras, enfias lá uma piscina e tens um turismo rural a sair do forno Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Simeone, há 2 minutos: Fazes obras, enfias lá uma piscina e tens um turismo rural a sair do forno Nesse caso abriria uma empresa para gerir o negócio, passava a casa para a empresa, e assim já não seria taxado enquanto indivíduo na tal taxa da segunda casa? Boa idea @Simeone, obrigado! 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 39 minutos: Como disse, não vejo isso assim. Quem ia subir, sobe na mesma, apenas passaria a ter limites. Quem ia manter, mantém igual. Claro que haverá exemplos que corroborem o que dizes, porque lá está, há muita gente sem escrúpulos. Mas não acredito que seja uma maioria. Resumindo o meu ponto: alguém minimamente informado sobre o mercado não precisa que seja o Governo a dizer que está a cobrar menos do que pode cobrar. A questão é muito simples, num cenário em que é estabelecido que as rendas só podem aumentar numa determinada percentagem para novos contratos, parece-me bastante claro que isso proporcione que os contratos existentes sejam denunciados e que se aumentem as rendas assim que possível. Que é exactamente o que se está a assistir em Lisboa, naturalmente não tenho dados para estabelecer a causalidade entre os dois acontecimentos, mas não me parece ser preciso ser uma mente particularmente brilhante para perceber a ligação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de whatever, há 2 minutos: A questão é muito simples, num cenário em que é estabelecido que as rendas só podem aumentar numa determinada percentagem para novos contratos, parece-me bastante claro que isso proporcione que os contratos existentes sejam denunciados e que se aumentem as rendas assim que possível. Que é exactamente o que se está a assistir em Lisboa, naturalmente não tenho dados para estabelecer a causalidade entre os dois acontecimentos, mas não me parece ser preciso ser uma mente particularmente brilhante para perceber a ligação. Ok, agora percebi que estavas a falar mais dos limites de percentagem de aumento para contratos existentes, eu estava a falar dos tectos máximos globais por tipologia. Assim sendo, de acordo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 21 Setembro 2023 o governo deve meter o bedelho na habitação mas não deve meter o bedelho na habitação pensar como um liberal Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 21 Setembro 2023 Não tenham medo de usar o sistema contra o próprio sistema que nos rouba do nosso futuro. Vai-me pesar a consciência de roubar luz a uma empresa da China? Ou roubar água sabendo que a água é um ciclo? Vão tributar o salário mínimo a quem vive com os pais. Estão a sistematizar a pobreza. Roubem. É um dever moral. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 21 Setembro 2023 Antes de taxar casas devolutas, deveria mapear-se a totalidade das casas existentes em Portugal, os seus proprietários e quem nelas habita. Entre bases de dados dos CTT, EDP e dos Censos, não seria difícil. Deveria até incentivar-se a população a fazê-lo numa plataforma digital qualquer. Isso permitiria perceber se há muitas casas "sem dono", ou com proprietário identificado mas devolutas, ou se há muitas pessoas ou empresas proprietárias de dezenas de casas a especular preços, ou se até é o Estado que tem uma grande parte de imóveis inutilizados, ou um bocadinho de todas estas situações. E em função desses dados logo se decidiria em que nicho atacar prioritariamente e com maior intensidade. Claro que pode-se atacar todos os nichos em simultâneo, mas não me parece razoável, nem credível para os eleitores, fazê-lo sem ter uma pequena noção das caraterísticas do parque habitacional do país. E entretanto andamos a tentar apagar um fogo gigante com baldes de água, que não vão resolver coisa nenhuma e no limite é deitar dinheiro ao lixo. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Setembro 2023 Ha uma solucao tao simples para isto... Estado construir 100k casas em Lisboa e 50k no Porto e coloca no mercado a rendas acessiveis com possibilidade de compra passados x anos (digamos 10/20 anos). Nao 'e nada de novo, alias os Olivais em Lisboa foram isso mesmo numa altura em que Portugal tinha um problema semelhante (sem a parte dos estrangeiros), gente que foi desalojada para construir a 25 de Abril, retornados... Em Lisboa que se construa na Alta de Lisboa, em certas zonas entre Xabregas e Marvila/Chelas. No Porto nao sei porque nao conheco tao a fundo a cidade, mas que nao seja no Porto, seja em Gaia, Matosinhos, etc Nao percebo como 'e que ninguem nao consegue resolver um tema tao simples... 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Setembro 2023 Citação de rcoelho14, há 6 horas: https://www.idealista.pt/imovel/32659298/ 3000€ é pouco. Olhem este negócio fantástico a 5000€ em Santa Maria da Feira. Já li este anuncio umas 30 vezes, em dias diferentes, e ainda não percebi que crl se passa ali 😅 Segunda mão/bom estado Construído em 2019 bom estado lol Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Nesse caso abriria uma empresa para gerir o negócio, passava a casa para a empresa, e assim já não seria taxado enquanto indivíduo na tal taxa da segunda casa? Boa idea @Simeone, obrigado! 😁 andas a aprender umas coisas com a Catarina Martins. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Burkina2008, há 49 minutos: Ha uma solucao tao simples para isto... Estado construir 100k casas em Lisboa e 50k no Porto e coloca no mercado a rendas acessiveis com possibilidade de compra passados x anos (digamos 10/20 anos). Nao 'e nada de novo, alias os Olivais em Lisboa foram isso mesmo numa altura em que Portugal tinha um problema semelhante (sem a parte dos estrangeiros), gente que foi desalojada para construir a 25 de Abril, retornados... Em Lisboa que se construa na Alta de Lisboa, em certas zonas entre Xabregas e Marvila/Chelas. No Porto nao sei porque nao conheco tao a fundo a cidade, mas que nao seja no Porto, seja em Gaia, Matosinhos, etc Nao percebo como 'e que ninguem nao consegue resolver um tema tao simples... E o resto do país é paisagem? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, Agora: E o resto do país é paisagem? Quem 'e que disse isso? No resto do pais que facam o mesmo na medida necessaria, mas obviamente que o maior problema neste momento esta na AML e no Grande Porto. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 21 Setembro 2023 Citação de Burkina2008, há 47 minutos: Ha uma solucao tao simples para isto... Estado construir 100k casas em Lisboa e 50k no Porto e coloca no mercado a rendas acessiveis com possibilidade de compra passados x anos (digamos 10/20 anos). Nao 'e nada de novo, alias os Olivais em Lisboa foram isso mesmo numa altura em que Portugal tinha um problema semelhante (sem a parte dos estrangeiros), gente que foi desalojada para construir a 25 de Abril, retornados... Em Lisboa que se construa na Alta de Lisboa, em certas zonas entre Xabregas e Marvila/Chelas. No Porto nao sei porque nao conheco tao a fundo a cidade, mas que nao seja no Porto, seja em Gaia, Matosinhos, etc Nao percebo como 'e que ninguem nao consegue resolver um tema tao simples... No Porto chegou acontecer isso em alguns bairros (Bom Sucesso por exemplo), também deixou de haver Cooperativas (foi assim que os meus pais conseguiram ter casa própria nos 80's) e Associações de Moradores... Os Edifícios do próprio Estado são outro problema/solução, são uma quantidade absurda, podiam ser transformados em residências para estudantes/professores/etc... Compartilhar este post Link para o post