Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

Certo, mas também não cabe aos médicos prevenir todo e qualquer comportamento que os pacientes possam ter, senão ninguém saía do hospital.

Se uma pessoa quer abortar, tem o direito legal de o fazer, e o médico recusa-se a fazê-lo, o que é que isso traz em termos de resultado final? Aumenta o risco de recorrer a meios perigosos para abortar mas também aumento o risco de uma gravidez pouco cuidada e de problemas futuros para a criança, além dos problemas de saúde mental que pode potenciar numa gravidez indesejada.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 57 minutos:

Se uma pessoa quer abortar, tem o direito legal de o fazer, e o médico recusa-se a fazê-lo, o que é que isso traz em termos de resultado final? Aumenta o risco de recorrer a meios perigosos para abortar mas também aumento o risco de uma gravidez pouco cuidada e de problemas futuros para a criança, além dos problemas de saúde mental que pode potenciar numa gravidez indesejada.

Não percebo esse salto lógico onde, caso um médico recuse o aborto, isso significa automaticamente que a pessoa não pode abortar em segurança.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 minutos:

Não percebo esse salto lógico onde, caso um médico recuse o aborto, isso significa automaticamente que a pessoa não pode abortar em segurança.

Não significa automaticamente que não pode abortar em segurança mas é uma complicação que surge a uma pessoa que já está desesperada, que sente que tem um problema e que agora é lhe colocado entraves a resolvê-lo (quando legalmente tem direito a fazê-lo) e perante uma recusa e tendo em conta o quão delicado o assunto é, o próximo passo pode ser em fuga e não no sentido de se ir expôr novamente tendo já o medo de levar mais uma recusa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Obviamente que não significa automaticamente com que alguma pessoa possa logo querer recorrer a meios menos "convencionais". Mas pela falta de confiança nos médicos tendo em conta a provável urgência do tema e a resposta negativa obtida parece-me compreensível que alguém numa situação dessas possa arriscar e recorrer a isso 

Compartilhar este post

Link para o post

Se todos os médicos do pais forem objetores de consciência como ficam as mulheres que pretendem abortar, seja qual for o motivo? 

Também não se podem ignorar as desigualdades sociais neste processo (como noutros na saude e educação) porque com estas recusas há mulheres que para conseguirem abortar têm de se deslocar a outras zonas do pais ou ir a hospitais privados e como sabemos muitas destas mulheres simplesmente não têm condições financeiras e sociais de o fazerem. E as alternativas já todos sabemos quais são e também os seus perigos.

A objeção de consciência é um direito mas ter acesso a cuidados de saude seguros e humanos também é.

Editado por SAS_Robben
  • Like 3
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da objeção de consciência só resulta no estigmatizar de um procedimento médico perfeitamente normal. Zero respeito por quem o evoque, sinceramente.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 49 minutos:

Não se for um objetor de consciência, que seria os casos que o @smashing_pumpkin estaria a falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 28/09/2023 at 00:59:

Não foi desde aí. Foi antes. Ninguém chega a líder de uma Jota sem ter alguns anos de vida política como principal ocupação. As associações de estudantes das secundárias para cima estão cheias de gente em início de carreira política.

Não sei se é mais grave a fraude fiscal assumida ou a fraude ortográfica.

A decisão entre pôr tudo junto, separar com um hífen ou com um espaço deve ser tomada através do random.org.

Tens razao, tambem tenho as minhas duvidas sobre a gravidade.

Se é mais grave ter quase o fórum todo a pedir aplicações piratas ou defenderes a matança do touro. Mas para acusações sei bem que estas sempre pronto.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Não significa automaticamente que não pode abortar em segurança mas é uma complicação que surge a uma pessoa que já está desesperada, que sente que tem um problema e que agora é lhe colocado entraves a resolvê-lo (quando legalmente tem direito a fazê-lo) e perante uma recusa e tendo em conta o quão delicado o assunto é, o próximo passo pode ser em fuga e não no sentido de se ir expôr novamente tendo já o medo de levar mais uma recusa.

Citação de JohnyM, há 1 hora:

Obviamente que não significa automaticamente com que alguma pessoa possa logo querer recorrer a meios menos "convencionais". Mas pela falta de confiança nos médicos tendo em conta a provável urgência do tema e a resposta negativa obtida parece-me compreensível que alguém numa situação dessas possa arriscar e recorrer a isso 

Estou a falar de cor, mas diria que os objectores de consciência serão uma minoria, portanto isso de "se o médico for objector de consciência, o aborto não se faz" parece-me um salto lógico sem sentido. Mas o @lucho^ saberá melhor, que me corrija se não for o caso.

Também me parece que, na eventualidade remota de todos os médicos serem objectores de consciência, a lei mudaria para não permitir esse mecanismo. Parece-me um não assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 13 minutos:

Estou a falar de cor, mas diria que os objectores de consciência serão uma minoria, portanto isso de "se o médico for objector de consciência, o aborto não se faz" parece-me um salto lógico sem sentido. Mas o @lucho^ saberá melhor, que me corrija se não for o caso.

Também me parece que, na eventualidade remota de todos os médicos serem objectores de consciência, a lei mudaria para não permitir esse mecanismo. Parece-me um não assunto.

Precisamente o contrário, são a maioria. No HSJoão só havia uma Ginecologista que não era objetora, há 2 anos. Entretanto não sei se ela já saiu do público.

Editado por lucho^

Compartilhar este post

Link para o post

Como em tudo na vida quem tem a responsabilidade de contratar medicos que nao sejam objectores de consciencia 'e o hospital/estado. Ou seja se tem esse servico tem de ter medicos que estejam dispostos a faze-lo, nao o contrario e obrigar medicos que teem o direito de nao o quererem fazer..parece-me logico.

Ou qual 'e a solucao? Meter os medicos que se recusem a fazer abortos na prisa?

Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

Isso da objeção de consciência só resulta no estigmatizar de um procedimento médico perfeitamente normal. Zero respeito por quem o evoque, sinceramente.

f*dasse agora que o @bmfpcdm nao os respeita, vai tudo mudar...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

o caso é especialmente dramático nos Açores em que não há nenhum médico que realize IVGs, se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei qual é percentagem de obstetras objetores de consciência, mas o facto de um médico ser objetor de consciência não faz com a grávida fique sem solução e tenha de recorrer ao privado ou a soluções clandestinas, já que o objetor de consciência tem de encaminhar a grávida para os serviços competentes. Têm aqui mais alguma informção sobre isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Da greve às horas extraordinárias, já passamos para a chantagem: há hospitais que estão a ameaçar cirurgiões e médicos internos de Cirurgia que, quem se recusa a fazer mais horas extraordinárias, deixa de operar.

Os administradores hospitalares são mesmo estúpidos e não vão ganhar esta guerra. Nunca vi a classe tão unida.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de J8G, há 6 minutos:

Eu não sei qual é percentagem de obstetras objetores de consciência, mas o facto de um médico ser objetor de consciência não faz com a grávida fique sem solução e tenha de recorrer ao privado ou a soluções clandestinas, já que o objetor de consciência tem de encaminhar a grávida para os serviços competentes. Têm aqui mais alguma informção sobre isto.

https://www.publico.pt/2023/09/13/sociedade/noticia/quinze-hospitais-nao-fazem-aborto-voluntario-dois-nao-dao-resposta-atempada-2063171

https://www.dn.pt/sociedade/sete-hospitais-so-fazem-abortos-se-nao-forem-a-pedido-da-mulher-17035941.html

https://observador.pt/2023/09/13/ers-conclui-que-dos-42-hospitais-que-podem-fazer-ivg-so-29-o-fazem/

"Um terço dos hospitais não realiza abortos. Interrupções da gravidez subiram 15% em 2022

Dois dos 15 hospitais que não realizam abortos não tinham sequer procedimentos para referenciar as utentes para outras unidades. Número de abortos volta a níveis de 2017."

Encaminhados para onde?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 horas:

O nunca é perigoso. Se fosse uma gravidez resultante de violação mantinhas o nunca? Ou já deixava de ser nunca?

Expliquei mal, admito. Apenas em casos não consentidos como abuso sexual ou problemas para mim ou risco elevado de deficiência do feto.

Citação de smashing_pumpkin, há 10 horas:

Já não sei bem os valores mas estatisticamente x% das gravidez não chegam ao seu termo. Sendo que em grande parte a mulher nem chega a saber que esteve grávida (ou melhor. que o óvulo foi fecundado) 

Estou a falar dos casos no ponto em que são abortados (ou seja, estão destinados a sobreviver em mais de 50% das vezes).

Obs. Para quem não leu as páginas anteriores. Sou a favor da legalidade de abortar. Inclusivamente não colocaria objecções se familiares o viessem a fazer (apesar de tentar demover).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

f*dasse agora que o @bmfpcdm nao os respeita, vai tudo mudar...

"Ainda bem que eles se estao a cagar para o teu respeito"

Foi isto que escreveste antes do 'edit', ou vi mal? Vê lá a tua bílis, isso não é muito saudável.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 8 horas:

Para não entrar em mais redundâncias, e considerando que o ponto principal da mensagem era a primeira frase, vou assumir que me expressei mal.

Aceito o reconhecimento. O problema é que é um erro de expressão que faz toda a diferença.

Citação de Sima01, há 3 horas:

Tens razao, tambem tenho as minhas duvidas sobre a gravidade.

Se é mais grave ter quase o fórum todo a pedir aplicações piratas ou defenderes a matança do touro. Mas para acusações sei bem que estas sempre pronto.

Não sejas mentiroso. Nunca defendi a matança do touro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

Aceito o reconhecimento. O problema é que é um erro de expressão que faz toda a diferença.

Não sejas mentiroso. Nunca defendi a matança do touro.

Ah desculpa, "tradição".

Compartilhar este post

Link para o post

este tópico apodreceu há uns meses e agora só empesta o fórum. é esperar que não contamine outros tópicos do CMPT.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

“Nunca magoaremos fisicamente alguém”: ativistas que despejaram tinta no ministro defendem as causas mas traçam linha vermelha na violência

perderam todo o meu respeito. Sem violência não há resultados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 12 horas:

https://www.publico.pt/2023/09/13/sociedade/noticia/quinze-hospitais-nao-fazem-aborto-voluntario-dois-nao-dao-resposta-atempada-2063171

https://www.dn.pt/sociedade/sete-hospitais-so-fazem-abortos-se-nao-forem-a-pedido-da-mulher-17035941.html

https://observador.pt/2023/09/13/ers-conclui-que-dos-42-hospitais-que-podem-fazer-ivg-so-29-o-fazem/

"Um terço dos hospitais não realiza abortos. Interrupções da gravidez subiram 15% em 2022

Dois dos 15 hospitais que não realizam abortos não tinham sequer procedimentos para referenciar as utentes para outras unidades. Número de abortos volta a níveis de 2017."

Encaminhados para onde?

Não conhecia esses números e é aí que a situação está mal e deve ser corrigida. Não me oponho à existência de objeção de consciência (nestes temas tão fraturantes como o aborto e a eutanásia, apesar de até ser a favor deles) e acho que estão bem previstas estas condições de assegurar que a coisas andam para a frente e não param por encontrar um objetor, mas se não está a ser cumprido, então aí é que é preciso corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu a dizer a à minha mãe que tinha que ir comprar casacos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...