Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Thierry Henry, há 2 horas:

Acho que já vi mais gente de direita a dizer que a esquerda atribui a culpa de tudo ao Passos Coelho do que pessoas de esquerda a de facto atribuir a culpa de tudo ao Passos Coelho. 

Citação de Vaart10, há 1 hora:

Vocês precisam de fazer terapia, falar do Passos Coelho ao fim de tantos anos não é bom sinal. 

É ridículo continuar a referenciar o governo do Passos Coelho em 2023, concordo em absoluto, mas é o que este querido governo tem feito.

Ainda durante o orçamento de estado há umas semanas o fizeram.

Citação de antifa, há 1 hora:

Proponho que pessoas que dizem "tão bem" em vez de "também" sejam proibidas de aparecer na televisão.

Mete “treuze” no mesmo saco pfv

Citação de Lebohang, há 27 minutos:

Nunca pensei ver o Ludo nesta tópico 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 5 minutos:

Não sei porque é que quiseste trazer vigaristas para a equação.

Mas basta olhares um bocadinho para a sociedade, para perceber que um líder é um agregador de massas e tem que ter algum carisma. Já que levaste para o futebol, por que é que o Pinto da Costa e o Bruno de Carvalho têm tantos apoiantes?

Na política, diria que dos que votam, 90% vota no que mais gosta de ouvir falar. E não no que tem as melhores ideias ou a melhor equipa. Claro está que podes ter o dom da palavra e uma equipa recheada de incompetentes que inevitavelmente vai dar m*rda, um bocado o espelho do Governo do Costa, diga-se.

Agora o que não percebo é porque é que estás a negligenciar a questão do carisma, quando é para mim e para muitos, parte também fundamental na escolha de um Primeiro-Ministro.

Vês como lá chegaste. E não, não é preciso um agregador de massas, ora se um governo com maioria e sem contestação não teve a capacidade/vontade de fazer as reformas necessárias e atrasadas que o país tanto anseia quem o será. É preciso sim alguém com coragem e sem ego para admitir que a solução não é partidária e que veja as coisas num prisma maior porque a solução está à esquerda, ao meio e à direita e em mais uns quantos lados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 30 minutos:

Não é comparação, ele apresenta uns números eu outros, uns defendem uma tese, outros outra. Eu fico-me com a minha, ele com a dele. Até porque é fácil escolher certos números e indicadores e mostrar um mundo perfeito onde ele não existe e nisso este governo era professor e mestre.

Ele não te apresentou alguns números. 

Ele mostrou-te que não há um único indicador economico que comprove que a Roménia esteja à frente de Portugal sem ser o GDP Bruto. Isto é algo puramente factual: A vastíssima maioria dos indicadores romenos são piores. A Roménia está tanto à frente de Portugal como o Leixões está à frente do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 6 minutos:

De que forma é que isto 1) tem de errado (remeto para o post do Johnny) e 2) justifica não querer a direita no poder? 
A direita não é nenhum bicho papão e é, como sempre foi, importantíssima para o país. Aliás, o estado governamental que o país atravessa há muito tempo muito se deve a uma direita oca.

E digo mais, aproveitando a lógica de um post aí atrás, creio que do HappyKing: sobre esse binómio, eu vi mais gente de esquerda a dizer que a direita desvaloriza o 25 abril valorizando o 25 novembro que pessoas de direita a efetivamente fazê-lo.

Não tem nada de errado. Nem disse que era um bicho-papão. Só tenho pena que a data seja num governo de direita, porque considero que os partidos desvalorizam a data.

Citação de JohnyM, há 14 minutos:

Será cada vez mais normal que o 25 de Abril perca a sua importância no tempo, tal como a ditadura Nazi perde importância para os alemães e isso vai acontecendo à medida que vão morrendo as pessoas que fizeram parte disso e viveram a ocasião. Parece-me perfeitamente normal, tal como para nós os descobrimentos já não são propriamente algo que nos diga muito.

Agora se isso implica que algum desses partidos quer voltar ao tempo da ditadura? Duvido muito que seja verdade ou que possa ser feita essa comparação.

Claro que sim, claro que o tempo passa. Os 50 anos do 25 de abril são uma data simbólica, de comemoração, é só por isso. Tenho muita pena que seja na governação de partidos que, a meu ver, andam a desvalorizar a data. Ou possivelmente do Chega, que tem tanta gente que não gosta do acontecimento, sequer.

Não falei em nada em voltar à ditadura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Ele mostrou-te que não há um único indicador economico que comprove que a Roménia esteja à frente de Portugal sem ser o GDP Bruto. Isto é algo puramente factual: A vastíssima maioria dos indicadores romenos são piores. A Roménia está tanto à frente de Portugal como o Leixões está à frente do Porto.

Como se o GDP Bruto fosse um pequeno pormenor e não adviesse de todos os outros indicadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

A maior questão é o ponto de partida e a rapidez de crescimento. E atenção que aparentemente têm um partido da mesma família política no poder. Portanto a diferença não será ideológica. Penso que terá mais a ver com uma questão de mentalidades. Para bem ou para mal os regimes soviéticos deram-lhes uma espécie de disciplina que lhes trouxe maior capacidade para serem eficientes e organizados e isso reflete-se no crescimento económico. 

Editado por Ticampos
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 5 minutos:

A porta europeia para o Costa também se fechou, não? 

Sim. E abriu-se a de PR se sair limpo disto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 9 minutos:

A porta europeia para o Costa também se fechou, não? 

Por outro lado a de Évora está aberta de par em par.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 2 horas:

Juro que nao fui eu a escrever este cabeçalho.

E o rodapé? Esse levanta-me mais dúvidas...

Citação de Liberblue, há 17 minutos:

Falam que a IL diz m*rda acerca da comparação entre Portugal e Roménia, mas esqueçem-se do trajecto histórico dos dois paises.

Felizmente há quem não se esqueça da importância das cedilhas.

• Like 2
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 18 minutos:

Como se o GDP Bruto fosse um pequeno pormenor e não adviesse de todos os outros indicadores.

Então Portugal está muito pior que o Brasil e a Índia 🥴

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 11 minutos:

Portanto a diferença não será ideológica.

Pois não:

Salários baixos + proximidade geográfica da Alemanha  o que leva os alemães a investir lá;

Desvalorização da moeda após a adesão à UE -> Favorece exportações;

Entrou muito mais tarde que Portugal na UE -> Quando se entra o dinheiro que chega é maior;

Tal como outros países soviéticos apresentam mais escolaridade -> Ensino secundário completo de 81% vs. 60%;

E por aí fora.

Mas é mais fácil dizer que a Roménia está a passar Portugal no PIB por paridade de compra. Difícil é explicar que isso se deve ao custo de vida absurdamente alto face aos salários, falar sobre o papel fulcral que o custo da habitação tem nesse custo de vida e quais as causas para isso acontecer. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Pois não:

Salários baixos + proximidade geográfica da Alemanha  o que leva os alemães a investir lá;

Desvalorização da moeda após a adesão à UE -> Favorece exportações;

Entrou muito mais tarde que Portugal na UE -> Quando se entra o dinheiro que chega é maior;

Tal como outros países soviéticos apresentam mais escolaridade -> Ensino secundário completo de 81% vs. 60%;

E por aí fora.

Mas é mais fácil dizer que a Roménia está a passar Portugal no PIB por paridade de compra. Difícil é explicar que isso se deve ao custo de vida absurdamente alto face aos salários, falar sobre o papel fulcral que o custo da habitação tem nesse custo de vida e quais as causas para isso acontecer. 

Exatamente. Essas razões que mencionaste + a mentalidade que referi explicam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 21 minutos:

A família Antunes, composta apenas pelo Roberto Antunes, 32 anos, a viver sozinho na casa já paga que lhe foi deixada em herança pela avó paterna, tem um rendimento anual de 15 mil euros.

A família Barros, composta pelo Simão Barros, de 41 anos, a sua mulher Rosa, de 39, a Joana, de 15, o Bernardo, de 12, o Lucas, de 8 e a Ritinha, com 3, vivem num T2 no Cacém e suportam um prestação ao banco de 550 € mensais. Esta família tem um rendimento anual de 40 mil euros.

Conclusão do Zeca: Os Barros vivem bem melhor que o Antunes.

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Vocês precisam de fazer terapia, falar do Passos Coelho ao fim de tantos anos não é bom sinal. 

No debate do orçamento tiveste o Costa e o Medina a falar no Passos Coelho. Depois não querem que digam com ironia "culpa do Passos Coelho"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

A família Antunes, composta apenas pelo Roberto Antunes, 32 anos, a viver sozinho na casa já paga que lhe foi deixada em herança pela avó paterna, tem um rendimento anual de 15 mil euros.

A família Barros, composta pelo Simão Barros, de 41 anos, a sua mulher Rosa, de 39, a Joana, de 15, o Bernardo, de 12, o Lucas, de 8 e a Ritinha, com 3, vivem num T2 no Cacém e suportam um prestação ao banco de 550 € mensais. Esta família tem um rendimento anual de 40 mil euros.

Conclusão do Zeca: Os Barros vivem bem melhor que o Antunes.

Foi mesmo isso que eu disse, isso tudo e muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 1 hora:

Não é comparação, ele apresenta uns números eu outros, uns defendem uma tese, outros outra. Eu fico-me com a minha, ele com a dele. Até porque é fácil escolher certos números e indicadores e mostrar um mundo perfeito onde ele não existe e nisso este governo era professor e mestre.

https://eco.sapo.pt/2022/12/20/fosso-entre-romenia-e-portugal-esta-a-diminuir-euro-nao-e-o-culpado/

então olha vai ver se a roménia é fixe diverte-te meu irmão LOL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, Agora:

então olha vai ver se a roménia é fixe diverte-te meu irmão LOL

Gostei da argumentação, só acrescentaria também que a culpa é do Passos.

Compartilhar este post

Link para o post

José Cagalhão, a partir do momento em que o Burkina, que é liberal americano, vem dizer que estás factualmente errado, porque insistes no erro? 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 33 minutos:

Sim. E abriu-se a de PR se sair limpo disto.

Também me passou pela cabeça isso. Se isto não der em nada (e não vai dar...), Belém com ele 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

José Cagalhão, a partir do momento em que o Burkina, que é liberal americano, vem dizer que estás factualmente errado, porque insistes no erro? 

Viu muitos posts do carlos pinto

Compartilhar este post

Link para o post

A esquerda está rendida ao lobby da transição energética, pena que este país tem uma oposição mediocre, só espero que não haja outra maioria absoluta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

José Carlos Galhão

btw, a Roménia é uma m*rda para viver. Custo de vida extremamente caro para os ordenados.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 5 minutos:

Foi mesmo isso que eu disse, isso tudo e muito mais.

Ele tentou simplificar as coisas, mas mesmo assim tu não percebeste 😂

População A são 10 pessoas e ganham todas 1€. GDP Bruto = 10€

População B são 30 pessoas e ganham todas 0.50€. GDP Bruto = 15€

E tu estás há uns 5 posts a dizer que as pessoas da população B estão melhor na vida que as da A porque este indicador, e pura e somente este indicador, é superior.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...