Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 1 hora:

alguém me esclareça, então emigrantes agora têm de comprar seguro de saúde quando vêm cá? Pessoas com doenças crónicas, por exemplo?

Há o cartão de saúde europeu, que te dá os mesmos serviços, ao mesmo preço, que a um português residente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Há o cartão de saúde europeu, que te dá os mesmos serviços, ao mesmo preço, que a um português residente.

E se estiverem fora da europa? No Brasil, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Falam com o Lacerda.

• Like 3
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 48 minutos:

Sobre isto, o esclarecimento do governo:

Não me parece tema com o que aqui está.

"Alterações no RNU procuram garantir o acompanhamento por equipa de saude familiar, nomeadamente, o acesso a médico de familia a quem dele mais necessita"

E que tal... mais médicos de familia? Mais condições para ter medicos de familia?

Quem vai para fora ja não volta? Teve anos à espera em Portugal, tem de ir para o estrangeiro durante X anos por razão Y, depois volta e tem de esperar mais X anos para ter novamente médico familia ou tem direito rapidamente ao que tinha?

Como é obvio as perguntas não são para ti. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 59 minutos:

Sobre isto, o esclarecimento do governo:

Não me parece tema com o que aqui está.

Não percebi um crl

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Quem vai para fora ja não volta? Teve anos à espera em Portugal, tem de ir para o estrangeiro durante X anos por razão Y, depois volta e tem de esperar mais X anos para ter novamente médico familia ou tem direito rapidamente ao que tinha?

Como seria isso? O médico ficava com uma slot vazia até ao dia que a pessoa volte?
Faz todo o sentido ir para o final da fila como todos os novos cidadãos que descontam para a SS

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 50 minutos:

Não percebi um crl

O ponto principal para mim era a questão do pagamento. Diziam que as pessoas iam ter que pagar os cuidados e isso não se verifica. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

O ponto principal para mim era a questão do pagamento. Diziam que as pessoas iam ter que pagar os cuidados e isso não se verifica. 

Mas não diz que agora é responsabilidade de outra entidade? Basicamente que mandam a conta para o serviço de saúde no país em que estamos emigrados? Muito WTF quando não se tem um cartão de saúde europeu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

Mas não diz que agora é responsabilidade de outra entidade? Basicamente que mandam a conta para o serviço de saúde no país em que estamos emigrados? Muito WTF quando não se tem um cartão de saúde europeu

responsabilidade financeira pelos cuidados prestados, a qual fica a cargo do SNS ou de uma terceira entidade financeiramente responsável, consoante as situações concretas

Não sei em que casos será o estado ou em que casos será a terceira entidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

responsabilidade financeira pelos cuidados prestados, a qual fica a cargo do SNS ou de uma terceira entidade financeiramente responsável, consoante as situações concretas

Não sei em que casos será o estado ou em que casos será a terceira entidade.

Pois, por isso é que não percebi um CRL. Não é nada claro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

ou no reino unido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

"Alterações no RNU procuram garantir o acompanhamento por equipa de saude familiar, nomeadamente, o acesso a médico de familia a quem dele mais necessita"

E que tal... mais médicos de familia? Mais condições para ter medicos de familia?

Como é obvio as perguntas não são para ti. 

Isso dos médicos de família têm sido reivindicações da FNAM há imenso tempo...nem só dos médicos de família como também de outras especialidades.

Quem volta depois de vários anos no estrangeiro obviamente que vai para a fila de espera tal como disse o kareca. Até há muito pouco tempo que não havia purgas nas listas de utentes; o meu orientador estima que 15-20% da lista de utentes dele são "fantasma" - isto é, há anos e anos que não vêm a uma consulta e não há maneira de responderem a uma SMS, e-mail ou chamada telefónica. Sendo que os centros de saúde não têm autonomia para limpar as listas de não utilizadores não residentes.

Provavelmente todos eles já não cá vivem e, estando em Lisboa que é a região do país com mais utentes sem médico de família, faz todo o sentido serem eliminados das listas para poderem dar lugar a quem já bate com a cabeça na parede há anos a desesperar por um médico de família. Faço urgência no São José e >70-80% da gente que me aparece não tem médico e boa parte do motivo que os leva a aparecer lá podia muito bem ser resolvido no centro de saúde.

Não tem sido noticiado nos media mas o Ministério também tem planeado expurgar todo e qualquer utente imigrante, mesmo tendo médico de família há anos, que tenha atrasada a regularização da documentação de residência. Sabendo que o SEF morreu e o novo organismo não tem respondido aos pedidos de renovação e agendamento vai ser uma calamidade para muita gente. Se depois virem nas notícias que X milhares de pessoas ganharam um novo médico de família lembrem-se que tantos X milhares o perderam.

Editado por Apple
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 6 horas:

alguém me esclareça, então emigrantes agora têm de comprar seguro de saúde quando vêm cá? Pessoas com doenças crónicas, por exemplo?

Então moras noutro país, tens uma doença crónica, e só tratas dela quando vens a Portugal de férias?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Então moras noutro país, tens uma doença crónica, e só tratas dela quando vens a Portugal de férias?

não é difícil depreender que estou a falar de urgências...

Citação de Sandes., há 10 horas:

Pois, por isso é que não percebi um CRL. Não é nada claro

também fiquei confuso mas o ponto 1 é bem claro. Suponho que a única coisa que muda, afinal, é que se perde o médico de família.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 36 minutos:

não é difícil depreender que estou a falar de urgências...

Nesse caso acontece o que acontece quando vais de férias para outro país da UE. Ou tens seguro, ou tens o Cartão Europeu, ou pagas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

Nesse caso acontece o que acontece quando vais de férias para outro país da UE. Ou tens seguro, ou tens o Cartão Europeu, ou pagas.

Existe um cartão Europeu?

Tenho que estudar o que é isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 21 horas:

https://www.publico.pt/2023/12/13/economia/noticia/ana-pagou-dez-anos-concessao-aeroportos-vai-durar-meio-seculo-2073401

Uma privatização ruinosa do governo do Passos, mais uma. 

Aquela que poderia ser uma receita para se aliviar impostos fica na mão dos privados. 

20231130-130055.jpg

O negócio foi feito numa altura onde Portugal não tinha um tostão furado e a ANA lucrava 50 milhões por ano, salvo erro. Esta situação, se calhar, diz mais de como o país e a coisa pública foram geridos do que propriamente uma privatização ruinosa. Adicionalmente, o contrato prevê que a ANA pague ao Estado uma parte das taxas aéreas até ao final da concessão, estimadas em 2,7 mil milhões de euros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Lichtenstein em "português" é assim <Listenstaina>? 😧

Citação

Em português existe, no entanto, a opção "Listenstaina",[20] com pouco uso, mas que pode ser utilizada, já que se encontra citada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves[21][22] e no Prontuário da Língua Portuguesa, bem como no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora.[23]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liechtenstein

😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

ANA lucrava 50 milhões por ano

Lucrava mais do que isso e vinha numa trajetória de claro crescimento nesse aspeto.

Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

Esta situação, se calhar, diz mais de como o país e a coisa pública foram geridos do que propriamente uma privatização ruinosa.

Isso seria assim se não tivessem existido na mesma altura outras privatizações ruinosas, CTT à cabeça (outra empresa que era lucrativa).Não foi coincidência, foi padrão.

ANA que reduziu em 23% os trabalhadores nos últimos anos e que teve este investimento:

2002/2012 - 114,4 milhões média (Pública)

2014/2021 - 54.3 milhões média (privada)

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...