kareca Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de antifa, há 1 hora: O aeroporto em Alcochete obriga à construção da terceira ponte? Está prevista entre Chelas - Barreiro, 2 vias comboio convencionais e 2 de alta velocidade, 6 faixas automovel. 7.2km, 1760M€ (avaliação de 2008) Compartilhar este post Link para o post
11thDimensi0n Publicado 6 Dezembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 23 minutos: Desculpa, mas não concordo. Gatwick só tem uma pista e opera mais 50% de passageiros do que Lisboa, que até só tem uma pista a funcionar de momento. O problema de Lisboa é um problema de terminal. As portas de embarque não comportam aviões muito grandes, há poucas portas, etc. Com um terminal refeito e aumentado, grande parte dos constrangimentos desaparecia. Neste momento se fosse possível meter 15 pistas na Portela não aumentavas a capacidade do aeroporto. A Portela em 2022 teve 28.2M de passageiros. Gatwick 32.9M. Curiosamente Gatwick (e Heathrow) estão constantemente nas notícias aqui no UK precisamente por se andar há anos a falar-se na expansão de ambos. Heathrow quer mais uma runway, Gatwick idem. A diferença é que Gatwick tem muito mais stands e espaço do que a Portela. E claro que não é só meter mais pistas. Mas no meu comentário inicial disse logo que o problema era pistas e slots/stands. Até podias meter mais 20 portas que não te servia de nada se não tivesses onde estacionar os aviões. De qualquer forma comparar um aeroporto que está no limite de movimentos (Lisboa), com outro que está no limite de movimentos (Gatwick).. é sem dúvida uma escolha. É que ambos querem expandir por algum motivo. A diferença é que Gatwick tem campos à volta, Lisboa tem área urbana habitada. Citação Resolve se o terminal for reformulado. Andamos há décadas a ouvir que a Portela está esgotada. Há décadas. E todos os anos o número de passageiros aumenta. "Lisbon Airport has consistently ranked dismally in customer satisfaction, with AirHelp polling it in last place amongst 132 airports in the world as of 2022.[9] It is one of the most congested airports of Europe." Está esgotada e o facto de cair no ranking ano após ano diz tudo lol Editado 6 Dezembro 2023 por 11thDimensi0n 1 Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de kareca, há 7 minutos: Está prevista entre Chelas - Barreiro, 2 vias comboio convencionais e 2 de alta velocidade, 6 faixas automovel. 7.2km, 1760M€ (avaliação de 2008) E está previsto independentemente do aeroporto. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de What, há 16 minutos: E está previsto independentemente do aeroporto. E já vem com atraso. 3 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Dezembro 2023 Uma Algés - Trafaria também dava jeito 😎 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Almeno, há 11 minutos: E já vem com atraso. Bota atraso nisso. Citação de 11thDimensi0n, há 28 minutos: A Portela em 2022 teve 28.2M de passageiros. Gatwick 32.9M. Curiosamente Gatwick (e Heathrow) estão constantemente nas notícias aqui no UK precisamente por se andar há anos a falar-se na expansão de ambos. Heathrow quer mais uma runway, Gatwick idem. A diferença é que Gatwick tem muito mais stands e espaço do que a Portela. E claro que não é só meter mais pistas. Mas no meu comentário inicial disse logo que o problema era pistas e slots/stands. Até podias meter mais 20 portas que não te servia de nada se não tivesses onde estacionar os aviões. De qualquer forma comparar um aeroporto que está no limite de movimentos (Lisboa), com outro que está no limite de movimentos (Gatwick).. é sem dúvida uma escolha. É que ambos querem expandir por algum motivo. A diferença é que Gatwick tem campos à volta, Lisboa tem área urbana habitada. "Lisbon Airport has consistently ranked dismally in customer satisfaction, with AirHelp polling it in last place amongst 132 airports in the world as of 2022.[9] It is one of the most congested airports of Europe." Está esgotada e o facto de cair no ranking ano após ano diz tudo lol Ah, o cherry picking. Em 2019, o último ano normal, Gatwick teve mais de 45 milhões de passageiros, o que prova que há espaço. Com um terminal refeito, com mais portas de embarque, mais balcões de check-in, mais tapetes de recolha de bagagem, mais pontos de raio-x, etc. o problema mitiga-se. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Obras. O que a Portela precisa é de obras. Que se refaça aquele terminal, sem ser aquela manta de retalhos e se unam os dois terminais, que se ponha lá uma estação de comboios, como em muitos dos grandes aeroportos europeus (Orly, Bruxelas, Malpensa, Gatwick, etc,), que se tire a base de Figo Maduro dali, etc. vamos assumir que tudo o que sugeres é possível, o que é que se faz durante as obras, estando o aeroporto, no melhor dos cenários, a meia capacidade? para além de Figo Maduro, para onde sugeres que se expanda o aeroporto? acima tens o ENS, abaixo tens a 2a Circular, á direita tens os milhentos armazéns, á esquerda tens a Alta de Lisboa. Eu não vejo sequer, em termos de acessos, formas de adaptar as vias principais para que funcione no mínimo de forma aceitável e sem que demore anos e anos. 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Dezembro 2023 Qualquer pessoa que tenha vivido mais que 6 meses em Lisboa consegue perceber que a Portela é uma má solução há décadas. 7 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Dezembro 2023 Figo Maduro vai já ser removido se as obras de expansao da ANA forem para a frente (criação de 11 mangas + 2 paqueamentos) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Pavel, há 8 minutos: vamos assumir que tudo o que sugeres é possível, o que é que se faz durante as obras, estando o aeroporto, no melhor dos cenários, a meia capacidade? para além de Figo Maduro, para onde sugeres que se expanda o aeroporto? acima tens o ENS, abaixo tens a 2a Circular, á direita tens os milhentos armazéns, á esquerda tens a Alta de Lisboa. Eu não vejo sequer, em termos de acessos, formas de adaptar as vias principais para que funcione no mínimo de forma aceitável e sem que demore anos e anos. Isso é a vida. O aeroporto do Porto tem estado condicionado há anos com obras e não faz capas de jornais. A partir de março vai ter condicionamentos de novo. Há aeroportos que inclusivamente fecham (o que não seria o caso da Portela), para obras. Para além de Figo Maduro não há muito mais por onde expandir. Mas consegues ligar os dois terminais existentes, p.e. Adicionalmente, a realidade é que a tendência é que os voos curtos desapareçam, desde que haja comboios directos de alta velocidade. França já proibiu várias ligações aéreas dentro do país, a ponte aérea entre Madrid e Barcelona, que já foi das maiores do mundo continua a ser significativa mas já não é o que era e isso liberta bastante capacidade. Quanto aos acessos, o aeroporto já devia ter uma ligação ferroviária. Na pior das hipóteses, em túnel. Ficará certamente mais barato que espetar 8MM€ no "maior aeroporto da Europa". Compartilhar este post Link para o post
11thDimensi0n Publicado 6 Dezembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 25 minutos: Bota atraso nisso. Ah, o cherry picking. Em 2019, o último ano normal, Gatwick teve mais de 45 milhões de passageiros, o que prova que há espaço. Com um terminal refeito, com mais portas de embarque, mais balcões de check-in, mais tapetes de recolha de bagagem, mais pontos de raio-x, etc. o problema mitiga-se. Fico à espera que me digas onde é que isso tudo se vai construir/expandir. E a conversa do aeroporto estar à pinha e continuar a receber mais passageiros... Eu também consigo enfiar mais que 4 passageiros num Fiat Punto, amanhã meto 5 pessoas no banco de trás, daqui a uma semana meto mais duas no porta bagagens, mas daí a ser viável ter o carro assim é comparar a estrada da Beira com a beira da estrada. Aceito sugestões. Eu vou primeiro. Sugiro mandar abaixo o estádio de Alvalade, construir um terminal 3 aí, até fica perto do metro do Campo Grande e tudo, e construir uma 3ª pista que atravesse a Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro de São Francisco. Se for preciso usa-se a ferramenta de túnel e mete-se o Eixo Norte-Sul por baixo de terra. Editado 6 Dezembro 2023 por 11thDimensi0n 3 Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de kareca, há 24 minutos: Uma Algés - Trafaria também dava jeito 😎 4 pontes? Mas achas que estás no Porto/Gaia? 3 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 6 Dezembro 2023 Vale o que vale, mas curiosamente acho que o ranking da airhelp saiu há uns dias e Lisboa é o 4o pior aeroporto...Gatwick é o 3o pior 😁 https://www.airhelp.com/en-gb/airhelp-score/airport-ranking/ Compartilhar este post Link para o post
11thDimensi0n Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Sandes., há 2 minutos: Vale o que vale, mas curiosamente acho que o ranking da airhelp saiu há uns dias e Lisboa é o 4o pior aeroporto...Gatwick é o 3o pior 😁 https://www.airhelp.com/en-gb/airhelp-score/airport-ranking/ Lá está, ambos precisam de expansão para ontem. Eu vivo no UK e já voei de Gatwick mil e uma vezes. Usar como bitola um aeroporto que está com constrangimentos dia sim dia sim é rir para não chorar. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de 11thDimensi0n, há 3 minutos: Lá está, ambos precisam de expansão para ontem. Eu vivo no UK e já voei de Gatwick mil e uma vezes. Usar como bitola um aeroporto que está com constrangimentos dia sim dia sim é rir para não chorar. Por outro lado o ranking deve estar mal porque Manchester não está no lugar 1 de pior do mundo Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Sandes., há 24 minutos: Por outro lado o ranking deve estar mal porque Manchester não está no lugar 1 de pior do mundo O pior é o de Charleroi. Aquilo é péssimo. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de 11thDimensi0n, há 1 hora: Fico à espera que me digas onde é que isso tudo se vai construir/expandir. E a conversa do aeroporto estar à pinha e continuar a receber mais passageiros... Eu também consigo enfiar mais que 4 passageiros num Fiat Punto, amanhã meto 5 pessoas no banco de trás, daqui a uma semana meto mais duas no porta bagagens, mas daí a ser viável ter o carro assim é comparar a estrada da Beira com a beira da estrada. Aceito sugestões. Eu vou primeiro. Sugiro mandar abaixo o estádio de Alvalade, construir um terminal 3 aí, até fica perto do metro do Campo Grande e tudo, e construir uma 3ª pista que atravesse a Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro de São Francisco. Se for preciso usa-se a ferramenta de túnel e mete-se o Eixo Norte-Sul por baixo de terra. Sou um homem simples, leio demolir Alvalade dou like. 5 17 Compartilhar este post Link para o post
11thDimensi0n Publicado 6 Dezembro 2023 (editado) Citação de Sandes., há 44 minutos: Por outro lado o ranking deve estar mal porque Manchester não está no lugar 1 de pior do mundo Os voos de Manchester costumam sair a horas e sempre é um aeroporto. Já voei de sítios tipo Southend, que basicamente é um armazém que por acaso tem uma pista ao lado e como tal designa-se de aeroporto. Cardiff é minúsculo. Bristol os acessos são miseráveis. Luton tens de apanhar comboio + bus do aeroporto para chegar ao terminal. Stansted tens o Stansted Express mas de resto também fica no meio do nada. Heathrow e Gatwick sempre são bem servidos de transportes/não demoras eternidades entre a cidade e o aeroporto. Mas depois em Gatwick é atirar uma moeda o ar e tens 50% de hipótese do teu voo estar atrasado. Glasgow é decente. Aberdeen é decente porque ninguém voa de/para lá como tal está às moscas. O melhor aeroporto do UK é de longe o LCY. Pena que tenham fechado as rotas de/para Lisboa porque voar de/para o City Airport é uma maravilha. Editado 6 Dezembro 2023 por 11thDimensi0n Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de 11thDimensi0n, há 1 hora: Fico à espera que me digas onde é que isso tudo se vai construir/expandir. E a conversa do aeroporto estar à pinha e continuar a receber mais passageiros... Eu também consigo enfiar mais que 4 passageiros num Fiat Punto, amanhã meto 5 pessoas no banco de trás, daqui a uma semana meto mais duas no porta bagagens, mas daí a ser viável ter o carro assim é comparar a estrada da Beira com a beira da estrada. Aceito sugestões. Eu vou primeiro. Sugiro mandar abaixo o estádio de Alvalade, construir um terminal 3 aí, até fica perto do metro do Campo Grande e tudo, e construir uma 3ª pista que atravesse a Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro de São Francisco. Se for preciso usa-se a ferramenta de túnel e mete-se o Eixo Norte-Sul por baixo de terra. É mais fácil assim. 3 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Dezembro 2023 Parece que malta do climaxico foram para o aeródromo de tires pintar um jato privado. Aí já não acho mal. Mas é brincadeira para lhes custar uns patacos não? Se algum deles tiver por aí, poderiam atacar a mansão do Salgado? Um dos responsáveis da situação portuguesa no séc XXI por exemplo. Destruir umas paradas e uns muros seria fixe. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 6 Dezembro 2023 Portugal de Schrödinger, em que simultáneamente deixará de ser um país de salários baixos e construirá um grande aeroporto dando aposta ao seu turismo low cost. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Jimpo, há 44 minutos: Parece que malta do climaxico foram para o aeródromo de tires pintar um jato privado. Aí já não acho mal. Mas é brincadeira para lhes custar uns patacos não? Se algum deles tiver por aí, poderiam atacar a mansão do Salgado? Um dos responsáveis da situação portuguesa no séc XXI por exemplo. Destruir umas paradas e uns muros seria fixe. Concordo com este tipo de acções, mas a verdade é que me parece que se foram apanhados a entrar na pista e alguém se quiser chatear, diria que arriscam ficar a ver o sol aos quadradinhos. No entanto como não são pretos duvido. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de antifa, há 32 minutos: Concordo com este tipo de acções, mas a verdade é que me parece que se foram apanhados a entrar na pista e alguém se quiser chatear, diria que arriscam ficar a ver o sol aos quadradinhos. No entanto como não são pretos duvido. Entrar numa pista são 3 aninhos na choldra. E, finalmente, fazem algo que toda a gente concorda Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 6 Dezembro 2023 Se o objetivo é sabotar o capitalismo de forma a passar uma mensagem ecológica então ainda estão muito longe duma práxis aceitável. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Dezembro 2023 Citação de Lifehouse, Em 05/12/2023 at 00:21: O Marcelo tava nervosinho...os jornalistas pegam muito leve no Presidente, mas aqui... não sei. Registo oficial indica que secretário de Estado da Saúde contactou Hospital de Santa Maria para ser marcada consulta sobre as gémeas Compartilhar este post Link para o post