Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Se é para fazer que façam para 100 anos, tendo em conta que este já vai com uns 60. Seguir o exemplo de madrid ou istanbul, se não houver trafego aluga-se umas pistas ao pessoal do tunning

Compartilhar este post

Link para o post

Resultados dos alunos portugueses na maior avaliação internacional pioraram e a pandemia não explica tudo

Desempenhos em Matemática, Leitura e Ciências estão na média da OCDE e acompanharam a tendência de descida global, ainda que tenham caído mais em Portugal. A Matemática, a área em foco na edição do PISA de 2022, quase 30% dos jovens não conseguiram resolver os exercícios mais básicos

O desempenho dos alunos portugueses de 15 anos nos testes PISA, a maior avaliação internacional em Educação e que envolveu em 2022 um total de 81 países e regiões e quase 700 mil jovens, piorou nos últimos anos. Seja comparando com o último teste, realizado em 2018, seja olhando mais para trás, a partir da tendência na última década.

O declínio verificou-se nas três literacias testadas – Matemática, Leitura e Ciências – e de forma estatisticamente significativa no caso das duas primeiras, revelam os dados divulgados esta terça-feira pela OCDE e que são sempre aguardados com grande expectativa por governos e decisores políticos na área da Educação.

Evolução dos resultados portugueses nos PISA

Do lado positivo destaca-se o facto de o desempenho médio dos jovens nas três literacias se situar dentro da média da OCDE, quando no início do século, quando esta avaliação se iniciou, Portugal tinha sido notícia por estar no fundo da tabela. Além disso, a trajetória descendente neste ciclo de 2022 “acompanha a tendência internacional”, nota o Instituto de Avaliação Educativa, responsável em Portugal pela aplicação dos exames nacionais e avaliações internacionais.

Ao realizarem-se em 2022, é impossível não olhar para estes resultados à luz da pandemia e do fecho das escolas que empurrou milhões de estudantes para um ensino à distância que ninguém conhecia. E a OCDE não nega que este “parece ter tido um impacto óbvio”, contribuindo para uma queda generalizada dos desempenhos médios. Mas ressalva que esta não é a única explicação. Se tudo se devesse à pandemia, então os resultados não teriam baixado apenas a Matemática e Leitura, mas também a Ciência, o que não aconteceu.

Por outro lado, em vários países a tendência de descida global dos resultados já se desenhava antes da covid-19 - como aconteceu em Portugal.

“Há aspetos estruturais nos sistemas educativos que também devem ser apontados como responsáveis pela queda dos resultados. Não se trata apenas da Covid”, lê-se no relatório da OCDE.

Nesta espécie de ranking global da Educação, que na última edição teve a literacia matemática como grande destaque, o topo continua a ser liderado por países asiáticos, com Singapura, Japão e Coreia do Sul à cabeça. Seguem-se Estónia e Suíça, na Europa, e Canadá na América do Norte. Em comum, estes países têm o facto de apresentar uma percentagem elevada de jovens com altos desempenhos (nível 5 e 6, os mais altos da escala definida pela OCDE) – em Singapura, quase metade dos alunos são considerados ‘top performers’. E ao mesmo tempo, uma percentagem muito reduzida de ‘low perfomers’ – nos níveis mais baixos de proficiência.

Resultados dos participantes no PISA 2022

Em Portugal, 13,8% dos estudantes não conseguiram chegar ao nível 2 em nenhuma das três literacias testadas, o que significa que não são capazes de interpretar textos simples, usar algoritmos básicos ou aplicar conhecimento científico básico. Por outro lado, 10% alcançaram os níveis mais elevados.

Uma das particularidades dos testes PISA (Programme for International Student Assessment), realizados de três em três anos, prende-se com o tipo de exercícios que os alunos são chamados a responder. Mais do que testar conhecimentos curriculares, pretende-se saber se os jovens conseguem aplicar os seus conhecimentos à resolução de problemas novos, pensar de forma crítica e demonstrar estratégias de aprendizagem eficazes. Este modelo permite assim comparar desempenhos educativos entre países, independentemente das matéria ensinadas em cada um.

Além disso, uma bateria de perguntas aos alunos, pais e professores da amostra de escolas em que são aplicados permite conhecer ainda uma série de outras dimensões de contexto, como a relação com os docentes, recursos socioeconómicos ou satisfação com a vida escolar. Que, no caso dos adolescentes portugueses, é bastante positiva.

30% têm resultados aquém do mínimo a Matemática

No caso específico da literacia a Matemática, os alunos portugueses alcançaram uma média de 472 pontos, menos 21 do que em 2018 (uma queda superior à média da OCDE) e menos 15 pontos do que em 2012, ano em que a Matemática foi também o domínio principal da avaliação. No conjunto dos 81 países/economias participantes, Portugal figura no 29º lugar do ranking.

No relatório, a OCDE refere especificamente o caso de Portugal, a par de França, Grécia ou Suécia, países onde o desempenho médio conseguido em 2022 pelos alunos de 15 anos equivale ao resultado esperado para um aluno de 14 anos em 2018.

Nestes testes do PISA, 70% dos alunos portugueses de 15 anos atingiram, pelo menos, o nível 2 na média da OCDE e que é considerado o mínimo que devem conseguir no ensino secundário – 63% frequentavam o 10º ano quando fizeram o teste, estando os restantes em níveis inferiores, por já terem chumbado, ou no ensino profissional.

Atingindo o nível 2 ou superior, significa que conseguem, no mínimo, interpretar e reconhecer, sem instruções diretas, como uma determinada situação pode ser representada matematicamente – por exemplo, a comparação da distância total entre duas rotas ou a conversão de preços noutra moeda.

Os dados indicam assim que 30% dos alunos podem ser considerados ‘low performers’ (um acréscimo significativo de 5 pontos percentuais face à edição de 2012). E que só 7% conseguiram atingir os dois níveis de desempenho mais elevados (a média da OCDE é 9%), e representa uma diminuição de 4 pontos percentuais face a 2012.

Quanto ao interesse e motivação, 43% concordam com a frase “a matemática é uma das minhas disciplinas preferidas”. Outro dado confirmado pelo PISA é a relação entre a ansiedade e o desempenho: 23% admitiram ficar muito tensos quando tinham de fazer os trabalhos de casa e é entre este grupo que se encontram os piores resultados.

Cruzando os resultados com as condições socioeconómicas dos alunos, é possível concluir que a prestação dos estudantes portugueses mais privilegiados ficou bastante abaixo do de colegas de outros países com o mesmo perfil.

Em Portugal, os alunos de famílias mais favorecidas tiveram, em média, mais 101 pontos a matemática do que os colegas de famílias mais carenciadas – uma diferença que se manteve estável entre 2012 e 2022 e que é semelhante à registada na média dos países da OCDE.

Quanto à diferença entre resultados em escolas públicas e privadas, não se encontraram diferenças relevantes. Nem na literacia matemática, nem na de leitura e científica.

Decréscimos “significativos” a leitura e ciências

Por género, os rapazes portugueses superaram as raparigas em 11 pontos nas competências matemáticas, mas ficaram 21 pontos abaixo nas competências de leitura. Já a ciências, verificou-se em 2022 uma inversão dos resultados, tendo as raparigas ultrapassado os rapazes, realidade verificada apenas em 2009 e 2012, salienta o IAVE.

Em termos de médias, os resultados a ciências desceram 7 pontos face a 2018 (queda não estatisticamente significativa) e “17 pontos significativos face a 2015, último ano em que a literacia nesta área foi o domínio principal.”

Na literacia em leitura, também houve um “decréscimo significativo de 13 pontos face a 2009 e de 15 pontos face a 2018, último ano em que a leitura foi domínio principal”.

Em ambos os casos e tal como aconteceu a matemática, as descidas foram superiores à média da OCDE.

Nesta edição do PISA – que devia ter sido realizada em 2021, mas que foi adiada pela pandemia e pelo fecho das escolas para o ano seguinte – participaram 224 escolas em Portugal, quase 6800 alunos e 3500 professores de todas as regiões do país.

Citação de lastdance, há 8 minutos:

Alguém pode orientar este?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

tenho andado muito ocupado e uma bocado fora dos assuntos, mas vi agr as declarações do digníssimo PR - em que ele se refere ao seu filho, comicamente, como o Dr. Nuno Rebelo de Sousa - e, pessoal, ajudem-me, mas...é impressão minha ou vamos a eleições por uma caso que é menos nubloso relativamente ao PM do que este o é relativamente ao PR?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

tenho andado muito ocupado e uma bocado fora dos assuntos, mas vi agr as declarações do digníssimo PR - em que ele se refere ao seu filho, comicamente, como o Dr. Nuno Rebelo de Sousa - e, pessoal, ajudem-me, mas...é impressão minha ou vamos a eleições por uma caso que é menos nubloso relativamente ao PM do que este o é relativamente ao PR?

Confere.
E este caso está a ser divulgado pelos valores envolvidos porque pelo parece as cunhas do PR devem ser aos pontapés.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 minutos:

Este do PR não é algo de grave que manche a democracia.

O que levou à queda do Governo também não é gravissimo, mas envolvia o protegido do PM.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

O meu detetor de ironia está meio avariado. Isto é ironia certo, Musa?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

O que levou à queda do Governo também não é gravissimo, mas envolvia o protegido do PM.

O Presidente da Republica Portuguesa fazer uso da sua posição para fazer o SNS estourar 4M de euros numa família Brasileira com nacionalidade a martelo que contribui zero para esse SNS enquanto o mesmo SNS rebenta e o Português comum está completamente f*dido se tiver alguma problema não mancha a democracia? 

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

O meu a esta hora também está, espero que seja.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 9 minutos:

não mancha a democracia, certo, mas neste caso há uma intervenção directa da Presidência - palavras dele, ele diz que uma assessora contactou o Santa Maria, presumo com em email com os cabeçalhos da Presidência e tudo o mais - e no outro temos, de intervenção directa do PM, pouco ou nada, até pode estar lá por confusão com o e Silva da Economia.

Se o Governo cai por esse caso - certo, não vou estar aqui a disputar isso - o que tem de acontecer ao Presidente agora? Nada. Tem boa imprensa, né.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 minutos:

Citação de Axadrezado, há 16 minutos:

O Presidente da Republica Portuguesa fazer uso da sua posição para fazer o SNS estourar 4M de euros numa família Brasileira com nacionalidade a martelo que contribui zero para esse SNS enquanto o mesmo SNS rebenta e o Português comum está completamente f*dido se tiver alguma problema não mancha a democracia? 

O meu a esta hora também está, espero que seja.

O PR ter interferência indireta, até ver, em que denigre a democracia?

É um caso que merece ser escrutinado, claro está, mas não somos um pior país por isso.

Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

não mancha a democracia, certo, mas neste caso há uma intervenção directa da Presidência - palavras dele, ele diz que uma assessora contactou o Santa Maria, presumo com em email com os cabeçalhos da Presidência e tudo o mais - e no outro temos, de intervenção directa do PM, pouco ou nada, até pode estar lá por confusão com o e Silva da Economia.

Se o Governo cai por esse caso - certo, não vou estar aqui a disputar isso - o que tem de acontecer ao Presidente agora? Nada. Tem boa imprensa, né.

Quem vai mandar o Presidente abaixo se não há Parlamento (ou ainda há?)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

O PR ter interferência indireta, até ver, em que denigre a democracia?

É um caso que merece ser escrutinado, claro está, mas não somos um pior país por isso.

O PR está a abusar do poder, não? O PR cometer abuso de poder denigre a democracia, põe em causa a instituição...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 minuto:

O PR está a abusar do poder, não? O PR cometer abuso de poder denigre a democracia, põe em causa a instituição...

Eu não quero estar a defender o homem mas, até ver, o homem não teve interferência nenhuma.

A menos que haja um noticia fresquinha que eu ainda não tenha lido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 16 minutos:

A Casa Civil (cujo chefe é designado pelo Presidente da República) envia para o gabinete do PM um ofício que contradizia os relatórios médicos que tinham sido recebidos por essa mesma Casa Civil relativamente ao medicamento em questão com o intuito aparente de favorecer/acelerar o tratamento de alguém e não somos um pior país por isso?

A não ser que a utilização de cunhas esteja tão enraizada no país que mais uma menos uma, mesmo nos altos cargos políticos, seja indiferente então não consigo ver como não somos um pior país por isso.

Se um ministro tem responsabilidades politicas pelo que os seus adjuntos fazem por serem escolhas politicas, o PR não tem responsabilidade politica pelo que uma nomeação sua faz?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 16 minutos:

Eu não quero estar a defender o homem mas, até ver, o homem não teve interferência nenhuma.

A menos que haja um noticia fresquinha que eu ainda não tenha lido.

Spoiler

No mesmo dia, por despacho, Marcelo pediu ao seu chefe da Casa Civil que instruísse a então assessora para os Assuntos Sociais, Maria João Ruela, a recolher mais informações.

https://www.jn.pt/1564421612/o-que-se-sabe-sobre-o-caso-das-gemeas-luso-brasileiras/

Presidente pede informações sobre um caso em que o filho já tinha andado a pressionar, depois disso o caso andou de TGV...
Quem trabalha para o Estado sabe muito bem como funcionam esses pedidos de informação.

No fim vai levar com a bala o Hospital porque o Presidente "só pediu informações" e na pior das hipóteses o filho porque fez uso do nome do Pai.
O Presidente fica como um benemérito que só quis ajudar.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 minuto:

Ocultar conteúdo

No mesmo dia, por despacho, Marcelo pediu ao seu chefe da Casa Civil que instruísse a então assessora para os Assuntos Sociais, Maria João Ruela, a recolher mais informações.

https://www.jn.pt/1564421612/o-que-se-sabe-sobre-o-caso-das-gemeas-luso-brasileiras/

Presidente pede informações sobre um caso em que o filho do já tinha andado a pressionar, depois disso o caso andou de TGV...
Quem trabalha para o Estado sabe muito bem como funcionam esses pedidos de informações...

No fim vai levar com a bala o Hospital porque o Presidente "só pediu informações" e na pior das hipóteses o filho porque fez uso do nome do Pai.
O Presidente fica como um benemérito que só quis ajudar.

Isso já são coisas que eu não sabia, é um pouquinho mais problemático do que eu pensava.

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

A Casa Civil (cujo chefe é designado pelo Presidente da República) envia para o gabinete do PM um ofício que contradizia os relatórios médicos que tinham sido recebidos por essa mesma Casa Civil relativamente ao medicamento em questão com o intuito aparente de favorecer/acelerar o tratamento de alguém e não somos um pior país por isso?

A não ser que a utilização de cunhas esteja tão enraizada no país que mais uma menos uma, mesmo nos altos cargos políticos, seja indiferente então não consigo ver como não somos um pior país por isso.

Se um ministro tem responsabilidades politicas pelo que os seus adjuntos fazem, o PR não tem responsabilidade politica pelo que uma nomeação sua faz?

O Costa meteu o seu mandato nas mãos do Galamba aquando daquela trapalhada com o PR.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 4 minutos:

O Costa meteu o seu mandato nas mãos do Galamba aquando daquela trapalhada com o PR.

Eu dizia de forma genérica.

Se escolhes o Zé Manel numa nomeação politica para teu subordinado, se o Zé Manel fizer m*rda tens que retirar consequências politicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Eu dizia de forma genérica.

Se escolhes o Zé Manel numa nomeação politica para teu subordinado, se o Zé Manel fizer m*rda tens que retirar consequências politicas.

Mas isso não faz o país ficar pior. A instituição em si, não fica denegrida.

Agora o pedir informações sobre o estado do caso dá um nova camada ao assunto

Compartilhar este post

Link para o post

O (possível mau) caráter do presidente que dissolveu um governo é no mínimo suspeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 horas:

Ja vou fazer uns milhoes com os terrenos que la comprei por meia duzia de tostoes!

Os terrenos já são do Estado.

E uma coisa é querer construir-se o que hoje seria o maior aeroporto da Europa e outra coisa é construir-se esse aeroporto todo de uma vez.

O que eu sei é que há pelo menos 15 anos que se sabia que Alcochete era a melhor opção mas ainda assim andámos aqui a engonhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

Talvez o problema aqui seja a análise das funções, a intenção é louvável mas porque razão é que o Marcelo serve de pombo correio da República ao invés de Presidente?

Como está no nome a Presidência da República é a Presidência da República e não a Provedoria da República, Marcelo nestes casos pode dar uma palavra de conforto ou reencaminhar a pessoa para uma entidade mais apropriada à sua queixa mas não saltar degraus e falar com o Primeiro-Ministro ou Ministro da Saúde.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 31 minutos:

Os terrenos já são do Estado.

E uma coisa é querer construir-se o que hoje seria o maior aeroporto da Europa e outra coisa é construir-se esse aeroporto todo de uma vez.

O que eu sei é que há pelo menos 15 anos que se sabia que Alcochete era a melhor opção mas ainda assim andámos aqui a engonhar.

Engonhar? Sim, acho que também lhe podes chamar isso.

OTA: de quem são os terrenos

BES e José Eduardo dos Santos por ali? Mais os boatos do Soares e do Almeida Santos que por aí andavam nos primórdios das redes sociais e blogosfera...

Almeida Santos afasta aeroporto na margem sul por problemas de segurança

Ataque terrorista... Naturalmente. Afinal estávamos no rescaldo do 9/11.

E ainda houve o Jamais! e o Deserto da Margem Sul, com o inenarrável Mário Lino a comandar as tropas.

Esse processo foi o Socratismo ao seu melhor (pior?) nível.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Descartes, há 10 minutos:

Engonhar? Sim, acho que também lhe podes chamar isso.

OTA: de quem são os terrenos

BES e José Eduardo dos Santos por ali? Mais os boatos do Soares e do Almeida Santos que por aí andavam nos primórdios das redes sociais e blogosfera...

Almeida Santos afasta aeroporto na margem sul por problemas de segurança

Ataque terrorista... Naturalmente. Afinal estávamos no rescaldo do 9/11.

E ainda houve o Jamais! e o Deserto da Margem Sul, com o inenarrável Mário Lino a comandar as tropas.

Esse processo foi o Socratismo ao seu melhor (pior?) nível.

Em 2008 o Sócrates dizia que o aeroporto era para construir em Alcochete: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/socrates_confirma_aeroporto_em_alcochete

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...