HappyKing Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de noikeee, há 7 minutos: Claro que a população ser "pobre" (em comparação com a maior parte dos países ocidentais) condiciona a educação que as pessoas têm Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) Citação de noikeee, há 10 minutos: Claro que a população ser "pobre" (em comparação com a maior parte dos países ocidentais) condiciona a educação que as pessoas têm, quem ganha 700€ por mês em recibos verdes não precisa de saber se deve investir em ETFs ou em ações da Tesla ou em Dogecoins. Dá para sobreviver a muito custo e pouco mais, quanto mais investir, portanto lógico que não se informa a esse respeito. Mas uma melhor educação poderia prevenir tantas pessoas com algumas dificuldades de se enfiarem progressivamente em cada vez buracos maiores. m*rda tão simples como saber que um crédito pessoal é horrível a longo prazo e só se deve fazer em absoluto último recurso, como calcular juros, o que são juros compostos, o conceito de activos que apreciam ou depreciam, o conceito de que ter dívidas tanto pode ser horrível como pode ser bom dependendo das circunstâncias e dependendo dos activos associados a essas dívidas, etc. Achas que o português médio percebe alguma coisa sequer destes assuntos? Até o português minimamente bem de vida? O que mais se vê são "empresários" a fazer m*rda e a gerir a sua vida em cima do joelho Considero-me um gajo minimamente racional e informado e tenho sorte de não ter passado dificuldades mas mesmo assim olho para trás e fiz opções pessoais simplesmente burras por desconhecimento, acredito que há muito mais gente assim. Comprar logo carro demasiado caro (esta é clássica de português mesmo). Nem sequer sabia o que eram juros compostos até já andar na minha casa dos 30 anos. Etc Posso me considerar um sortudo por ainda viver em casa do meu pai, nem perto disso recebo e posso dizer que desde 2020 (quando comecei a investir), já investi capital que me vai, para pelo menos, ter uma vida melhor no futuro. Mas acho que a literacia financeira vai alem de investimentos. Todos deveriam saber pelo menos os basicos. Editado 31 Dezembro 2023 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Dezembro 2023 A 1º aula podia começar por explicar que se a inflação baixar, o preços dos produtos não baixam. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de BrunoCardoso, há 4 minutos: Mas acho que a literacia financeira vai alem de investimentos. Todos deveriam saber pelo menos os basicos. Sem dúvida A esquerda tem alguma razão que em Portugal a IL anda a tentar indoctrinar as pessoas com isto, eu leio sempre o /r/literaciafinanceira no Reddit e aquilo é uma bolha IL (e de pessoal que acha que é rico ou finge que é) que frequentemente mistura o que é literacia financeira com a ideologia de "os impostos são maus". E que fala demasiado de investimentos e pouco de tudo o resto. O problema é que a esquerda também não quer que as pessoas aprendam a gerir as finanças pessoais porque isso dá-lhes um nível de agência e responsabilidade sobre o seu próprio futuro, e isso incomoda muito a narrativa esquerdista de infantilização das pessoas, de que somos todos completamente oprimidos pelo sistema capitalista e que estamos todos resignados a uma vida de m*rda com 0% de possibilidade de a melhorar. Que não interessa as decisões que tomemos. A partir do momento que ensinas às pessoas que podem tomar decisões que podem melhorar mesmo que muito pouco (ou pelo menos não piorar), a sua situação, estás a minar toda esta narrativa. No outro lado do espectro tens os bacanos da IL na sua utopia neoliberal, a dizer que se és pobre é porque o mercado decidiu que mereces ser pobre, e se trabalhasses muito e bem eras rico. A realidade nem é uma coisa nem é outra, existem forças legitimamente criticáveis que dificultam e muito a ascenção social das pessoas, e muito se deve à sorte e ao azar, mas não é impossível tomar boas decisões pessoais que possam ajudar pelo menos um pouco o próprio futuro. 3 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) Citação de noikeee, há 11 minutos: Sem dúvida A esquerda tem alguma razão que em Portugal a IL anda a tentar indoctrinar as pessoas com isto, eu leio sempre o /r/literaciafinanceira no Reddit e aquilo é uma bolha IL (e de pessoal que acha que é rico ou finge que é) que frequentemente mistura o que é literacia financeira com a ideologia de "os impostos são maus". E que fala demasiado de investimentos e pouco de tudo o resto. O problema é que a esquerda também não quer que as pessoas aprendam a gerir as finanças pessoais porque isso dá-lhes um nível de agência e responsabilidade sobre o seu próprio futuro, e isso incomoda muito a narrativa esquerdista de infantilização das pessoas, de que somos todos completamente oprimidos pelo sistema capitalista e que estamos todos resignados a uma vida de m*rda com 0% de possibilidade de a melhorar. Que não interessa as decisões que tomemos. A partir do momento que ensinas às pessoas que podem tomar decisões que podem melhorar mesmo que muito pouco (ou pelo menos não piorar), a sua situação, estás a minar toda esta narrativa. No outro lado do espectro tens os bacanos da IL na sua utopia neoliberal, a dizer que se és pobre é porque o mercado decidiu que mereces ser pobre, e se trabalhasses muito e bem eras rico. A realidade nem é uma coisa nem é outra, existem forças legitimamente criticáveis que dificultam e muito a ascenção social das pessoas, e muito se deve à sorte e ao azar, mas não é impossível tomar boas decisões pessoais que possam ajudar pelo menos um pouco o próprio futuro. Metade dessas pessoas nem sabem o que é um imposto e para o que serve. Fujo ao máximo de bolhas da internet porque não se aprende nada. Acho que a literacia financeira basica devia haver nas escolas. Depois acho que cada pessoa deve ser responsável com o que faz com o seu dinheiro. Uns querem investir para obter mais, outros preferem apostar na esperança de dobrar o seu capital, outros preferem ter no banco e ir gastando. Entre outras possibilidades. Uma pessoa que não invista, não a torna menos literária - penso que o termo esteja correto LOL - financeiramente que outra. Editado 31 Dezembro 2023 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Petar Musa, há 31 minutos: A 1º aula podia começar por explicar que se a inflação baixar, o preços dos produtos não baixam. E os primeiros alunos deviam ser os jornalistas. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) Lembro-me perfeitamente de ter 16 ou 17 anos, ouvir as notícias e para mim, o Euribor ser o burro do BES, ou não saber o que é um spread, por exemplo. São conceitos fundamentais, para compreender melhor o mundo e o que vemos nas notícias e proporcionar melhor interpretação e compreender o mundo, que para o bem e para o mal estamos enquadrados. É muito mais importante que saber interpretar a raiz quadrada de 39 que me saiu na calculadora. Mas isto sou eu. Para mim literacia financeira é tudo menos coincidente com a bolsa e esse setor. São coisas como compreender o que é uma união aduaneira, as leis dos preços, a lei de engel, mas sobretudo coisas do quotidiano Já agora deixo este tesourinho Editado 31 Dezembro 2023 por Aiden Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Dezembro 2023 Eu gostava de ter mais conhecimentos para investir alguns trocados que tenho guardados. Mas não culpo o estado, culpo-me a mim próprio por não ter paciência para estudar sobre estes assuntos Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Eu gostava de ter mais conhecimentos para investir alguns trocados que tenho guardados. Mas não culpo o estado, culpo-me a mim próprio por não ter paciência para estudar sobre estes assuntos Nem terias de culpar o estado mesmo que tivesses aprendido na escola. O investimento tem de ser sempre pessoal. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 31 Dezembro 2023 Tens de culpar o Estado. O Estado tem de ter um mecanismo em que parte dos teus rendimentos são investidos não só no teu futuro como em infraestruturas e serviços que contemplem esse mesmo futuro. Chegas a velho e vives do ar? Curas uma pneumonia a comer maçãs? Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) uma hipotética disciplina de literacia financeira no ensino básico ia ter tantos resultados como a de área de projeto ou a de formação cívica, vai haver sempre quem aprenda uma ou outra coisa, mas os putos estão-se completamente a cagar para o spread e para a euribor, por exemplo, e aqueles que não estão, não será por terem a disciplina mas por interesse pessoal ou ligações familiares etc e provavelmente seguirão a área de economia no secundário onde todos esses conceitos já serão abordados, mesmo que, alguns deles, superficialmente. E a questão do interesse aplica-se a tudo, também se aprende a segunda guerra mundial (e bem, pelo menos no meu caso) e há quem não faça p*ta de ideia do que seja. Estando tudo incluído já numa disciplina que me parece colocar um conteúdo digerível para miúdos de 12 a 14 anos, isto não é uma questão escolar manos. Isto para nem entrar em questões de sobrecarga horária, professores, etc. ah e a mais básica de todas, para as pessoas saberem gerir dinheiro convém terem dinheiro para gerir se estiver confuso desculpem já mamei uns copos Editado 31 Dezembro 2023 por Pavel 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Pavel, há 8 minutos: uma hipotética disciplina de literacia financeira no ensino básico ia ter tantos resultados como a de área de projeto ou a de formação cívica, vai haver sempre quem aprenda uma ou outra coisa, mas os putos estão-se completamente a cagar para o spread e para a euribor, por exemplo, e aqueles que não estão, não será por terem a disciplina mas por interesse pessoal ou ligações familiares etc e provavelmente seguirão a área de economia no secundário onde todos esses conceitos já serão abordados, mesmo que, alguns deles, superficialmente. E a questão do interesse aplica-se a tudo, também se aprende a segunda guerra mundial (e bem, pelo menos no meu caso) e há quem não faça p*ta de ideia do que seja. Estando tudo incluído já numa disciplina que me parece colocar um conteúdo digerível para miúdos de 12 a 14 anos, isto não é uma questão escolar manos. Isto para nem entrar em questões de sobrecarga horária, professores, etc. ah e a mais básica de todas, para as pessoas saberem gerir dinheiro convém terem dinheiro para gerir se estiver confuso desculpem já mamei uns copos Tu basicamente 'es a personificacao da opiniao do bloco de esquerda. E estas errado. Quem ganha 700 Euros tambem necessita de literacia financeira, porque mesmo com esses rendimentos 'e bom saber o que significa (como os brasileiros dizem) parcelar, as compras do supermercado e o que isso significa no futuro. Se calhar 'e mais importante ainda certos conceitos para gente com menos ate... De resto dizer que "ah e tal isso no ensino basico nao faz nada...", sim por isso 'e que noutros paises onde a disciplina existe e 'e obrigatoria (por exemplo na Dinamarca) o nivel de literacia financeira mesmo nas classes mais desfavorecidas 'e bem maior do que em Portugal. Isso quer dizer menos gente a cair em esquemas, por exemplo... Mas certo, continua com o "bro" e "manos" 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Jimpo, há 30 minutos: Nem terias de culpar o estado mesmo que tivesses aprendido na escola. O investimento tem de ser sempre pessoal. Quando digo "culpar o Estado" é por eu ter conhecimentos sobre investimentos pessoais abaixo do que deveria ser o básico Citação de Pavel, há 25 minutos: uma hipotética disciplina de literacia financeira no ensino básico ia ter tantos resultados como a de área de projeto ou a de formação cívica, vai haver sempre quem aprenda uma ou outra coisa, mas os putos estão-se completamente a cagar para o spread e para a euribor, por exemplo, e aqueles que não estão, não será por terem a disciplina mas por interesse pessoal ou ligações familiares etc e provavelmente seguirão a área de economia no secundário onde todos esses conceitos já serão abordados, mesmo que, alguns deles, superficialmente. E a questão do interesse aplica-se a tudo, também se aprende a segunda guerra mundial (e bem, pelo menos no meu caso) e há quem não faça p*ta de ideia do que seja. Estando tudo incluído já numa disciplina que me parece colocar um conteúdo digerível para miúdos de 12 a 14 anos, isto não é uma questão escolar manos. Isto para nem entrar em questões de sobrecarga horária, professores, etc. ah e a mais básica de todas, para as pessoas saberem gerir dinheiro convém terem dinheiro para gerir se estiver confuso desculpem já mamei uns copos ahah ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 13 minutos: Tu basicamente 'es a personificacao da opiniao do bloco de esquerda. E estas errado. Quem ganha 700 Euros tambem necessita de literacia financeira, porque mesmo com esses rendimentos 'e bom saber o que significa (como os brasileiros dizem) parcelar, as compras do supermercado e o que isso significa no futuro. Se calhar 'e mais importante ainda certos conceitos para gente com menos ate... De resto dizer que "ah e tal isso no ensino basico nao faz nada...", sim por isso 'e que noutros paises onde a disciplina existe e 'e obrigatoria (por exemplo na Dinamarca) o nivel de literacia financeira mesmo nas classes mais desfavorecidas 'e bem maior do que em Portugal. Isso quer dizer menos gente a cair em esquemas, por exemplo... Mas certo, continua com o "bro" e "manos" epa tu sofres mesmo da cabeça mano arranja ajuda eu tenho mesmo pena de ti és um lunatico completamente fora da realidade que não faz p*ta de ideia do que realmente acontece tirando na imagem que criaste do mundo em 1981 Editado 31 Dezembro 2023 por Pavel 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Pavel, há 1 minuto: epa tu sofres mesmo da cabeça mano arranja ajuda eu tenho mesmo pena de ti Ta bem "mano" 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 31 Dezembro 2023 Um familiar próximo gere uma equipa de vendedores de carros. A frase que mais ouvem dos clientes é: "quero ter o carro X e consigo pagar Y por mês, veja lá quantos anos é que isso dá". Isto é um absurdo, as pessoas no total pagam mais do dobro do preço do carro, e muitas delas nem sequer olham para esse valor, só querem saber do montante da prestação. O que interessa é conseguirem ter o carro X. Quando trabalhava na banca, apesar de não ter estado na área de particulares, ficou-me gravado um número na cabeça: excetuando os clientes que não tinham crédito, os restantes, em média, tinham 6 créditos. Entre habitação, automóvel, pessoal e sobretudo cartões de crédito para tudo e mais alguma coisa, nomeadamente fazer cartões novos para saldar os anteriores. Por isso sim, literacia financeira é fundamental para qualquer pessoa, em qualquer idade e de qualquer estrato social. Qualquer adulto, jovem ou criança que aprenda, nem que seja o mínimo dos mínimos, é mais um pequeno passo na direção certa. 2 5 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 31 Dezembro 2023 Se a disciplina de literacia financeira for toda ela a explicar que não se deve recorrer a qualquer género de crédito, sendo a excepção o crédito habitação em casos muito particulares, então é uma disciplina necessária. A usura é o maior travão ao desenvolvimento económico de um Estado nação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Dezembro 2023 Citação de Quan Chi, há 12 minutos: Um familiar próximo gere uma equipa de vendedores de carros. A frase que mais ouvem dos clientes é: "quero ter o carro X e consigo pagar Y por mês, veja lá quantos anos é que isso dá". Isto é um absurdo, as pessoas no total pagam mais do dobro do preço do carro, e muitas delas nem sequer olham para esse valor, só querem saber do montante da prestação. O que interessa é conseguirem ter o carro X. Quando comprei o carro em julho, num dos stands tentaram-me impingir para comprar o carro a crédito e não a PP. Os stands também ganham com os créditos. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 31 Dezembro 2023 O que a literacia financeira deve ser e o que a IL entende como literacia financeira são 2 coisas completamente diferentes. Mas se nem História se ensina como deve ser em Portugal, não se pode esperar muito mais 4 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 31 Dezembro 2023 ninguém retira a importância á literacia financeira, a questão aqui é que nos moldes propostos, nomeadamente, a tal criação da disciplina no ensino básico, é no mínimo ridícula e não passa de uma tentativa de aproveitamento político Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 31 Dezembro 2023 E o ensino de literacia financeira já faz parte do programa da disciplina de Cidadania. Agora se chegam a esse ponto ou não é outra história Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 31 Dezembro 2023 (editado) Citação de El Colosso, há 1 hora: E o ensino de literacia financeira já faz parte do programa da disciplina de Cidadania. Agora se chegam a esse ponto ou não é outra história vai ser como a parte das eleições, felizmente tivemos o antonio costa para ensinar a população como funciona. É mais importante fazer testes de como analisar o poema do autor X e ter de responder o Y pre-definido do que como funciona o país. No resto das disciplinas sem testes ou exames, fazes os trabalhos de casa das outras. E se calhar eu leio mais, escrevo mais, e valorizo mais a poesia que 99% da população portuguesa. e eu digo isto mas tive um professor de formação civica que nos explicou como funcionavam as eleições e outras coisas. Continua a ser um bronco do crl, mas pelo menos isso ele explicou. Editado 31 Dezembro 2023 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 1 Janeiro 2024 Próspero novo ano para todas e todos Nunca se esqueçam que 2024 vais era especial Será o ano das iniciais destas frases 1 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 1 Janeiro 2024 Já estás bêbado, @Sandes. ? Não percebi um crl. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 1 Janeiro 2024 Citação de HappyKing, há 4 minutos: Já estás bêbado, @Sandes. ? Não percebi um crl. PNS Compartilhar este post Link para o post