Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Onde há fumo...

Desenvolve, não estou com paciência para teorias da conspiração de esquerda iguais às do Chega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 52 minutos:

Sobre

99% das coisas que tomamos como certas são falsas.

Bastou uma frase para levantar red flags.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 55 minutos:

Sobre

99% das coisas que tomamos como certas são falsas. Há que nunca aceitar dogmas nem ceder ao Pensamento Único. Nasci a 30 de Maio de 1960 na Casa de Saúde de Sta Cruz em Coimbra. O meu pai era electricista e a minha mãe trabalhava nos CTT. Ambos oriundos do distrito de Viseu. Castro Daire e Mangualde. Iniciei a instrução primária em Mangualde e aos 7 anos os meus pais vieram para Seia onde resido desde então. Aos 12 anos já era músico e acompanhava o exímio acordeonista que era o meu Pai nos vários conjuntos musicais que ele teve. Licenciei-me em Eng Mecânica pela FCT Universidade de Coimbra e trabalhei em algumas empresas na Figueira da Foz e na Sociedade Águas do Luso.  Em 1986 concorri ao ensino porque me dava mais tempo para gravar o meu primeiro (e único) álbum de originais. Entretanto tive que voltar para Seia para gerir a loja de instrumentos musicais que o meu pai tinha criado em 77. Continuei a lecionar na Secundária, ao mesmo tempo mantive várias actividades empresariais.

Detalhes do canal

www.youtube.com/@JoaoTilly

62,9 mil inscritos

1.358 vídeos

15.875.175 visualizações

Inscreveu-se em 20 de jan. de 2013

Portugal

eia cum crl, tanta redundancia. bastava apenas "burguês" nessa bibliografia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

O Numeiro vai ser cabeça de lista por onde?

Da cabeça do meu crl.

• Triste 1
  • Haha 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

Desenvolve, não estou com paciência para teorias da conspiração de esquerda iguais às do Chega

Estava só a brincar, obviamente. Antes de serem políticos são pessoas, com círculos de amizades, que podem perfeitamente ter outras pessoas da praça pública.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 8 minutos:

O Numeiro vai ser cabeça de lista por onde?

PAN, depois do enxerto que levou ficou sensível à violência contra os animais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Sobre

99% das coisas que tomamos como certas são falsas. Há que nunca aceitar dogmas nem ceder ao Pensamento Único. Nasci a 30 de Maio de 1960 na Casa de Saúde de Sta Cruz em Coimbra. O meu pai era electricista e a minha mãe trabalhava nos CTT. Ambos oriundos do distrito de Viseu. Castro Daire e Mangualde. Iniciei a instrução primária em Mangualde e aos 7 anos os meus pais vieram para Seia onde resido desde então. Aos 12 anos já era músico e acompanhava o exímio acordeonista que era o meu Pai nos vários conjuntos musicais que ele teve. Licenciei-me em Eng Mecânica pela FCT Universidade de Coimbra e trabalhei em algumas empresas na Figueira da Foz e na Sociedade Águas do Luso.  Em 1986 concorri ao ensino porque me dava mais tempo para gravar o meu primeiro (e único) álbum de originais. Entretanto tive que voltar para Seia para gerir a loja de instrumentos musicais que o meu pai tinha criado em 77. Continuei a lecionar na Secundária, ao mesmo tempo mantive várias actividades empresariais.

Detalhes do canal

www.youtube.com/@JoaoTilly

62,9 mil inscritos

1.358 vídeos

15.875.175 visualizações

Inscreveu-se em 20 de jan. de 2013

Portugal

Não acredito em nada disso, 99% das coisas que tomamos como certas são falsas 

Compartilhar este post

Link para o post

concorri ao ensino porque me dava mais tempo

Gostei deste excerto. Grande potencial para levar calduços no meio de uma manifestação de professores.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal estarmos em vésperas de eleições dos Açores, haver debate de todos os candidatos e colocarem na RTP3 enquanto na RTP passa a série rabo de peixe?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

É normal estarmos em vésperas de eleições dos Açores, haver debate de todos os candidatos e colocarem na RTP3 enquanto na RTP passa a série rabo de peixe?

Não, não é normal, é irónico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 horas:

Defendem a escola pública, mas os filhos estão em colégios privados - Portugal - SÁBADO (sabado.pt)

Este título, porra... Faz lembrar o clássico "é de esquerda, mas é rico".

Claro que cada um faz o que quer e tendo possibilidades mete o filho a estudar onde acha que o ensino é melhor, tal como também vai ao melhor hospital, onde é atendido mais rapidamente ou anda nos transportes que quer, nada contra isso.

Mas como ouvia há uns tempos o João Goulão (acho que foi no podcast do Daniel Oliveira), uma das principais razões (ou a principal) para termos tido uma lei das drogas tão boa e termos uma estrutura de combate às dependências tão elogiada nos últimos 20 anos, foi o facto de nos anos 90 ter chegado uma altura em que não era só o Zé da Esquina e a malta das barracas que estava completamente viciada em heroína e seus derivados. Começou a haver filhos de deputados, irmãos de deputados, netos de deputados que começaram a ficar viciados.

Eu não digo que os deputados (e aqui estou a falar no geral porque não é só o PNS ou a AL, deve ser quase o parlamento inteiro) não tenham ideia das dificuldades que atravessa a escola pública ou o SNS ou os transportes, mas é mais ou menos óbvio que se tivessem de ser utilizadores destes serviços, eles teriam melhor qualidade e os problemas seriam resolvidos de forma muito mais célere.

Relacionado: https://observador.pt/2024/01/16/nova-ministra-da-educacao-francesa-pressionada-a-demitir-se-depois-de-ter-colocado-filho-na-escola-privada/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 17 minutos:

Claro que cada um faz o que quer e tendo possibilidades mete o filho a estudar onde acha que o ensino é melhor, tal como também vai ao melhor hospital, onde é atendido mais rapidamente ou anda nos transportes que quer, nada contra isso.

Mas como ouvia há uns tempos o João Goulão (acho que foi no podcast do Daniel Oliveira), uma das principais razões (ou a principal) para termos tido uma lei das drogas tão boa e termos uma estrutura de combate às dependências tão elogiada nos últimos 20 anos, foi o facto de nos anos 90 ter chegado uma altura em que não era só o Zé da Esquina e a malta das barracas que estava completamente viciada em heroína e seus derivados. Começou a haver filhos de deputados, irmãos de deputados, netos de deputados que começaram a ficar viciados.

Eu não digo que os deputados (e aqui estou a falar no geral porque não é só o PNS ou a AL, deve ser quase o parlamento inteiro) não tenham ideia das dificuldades que atravessa a escola pública ou o SNS ou os transportes, mas é mais ou menos óbvio que se tivessem de ser utilizadores destes serviços, eles teriam melhor qualidade e os problemas seriam resolvidos de forma muito mais célere.

Relacionado: https://observador.pt/2024/01/16/nova-ministra-da-educacao-francesa-pressionada-a-demitir-se-depois-de-ter-colocado-filho-na-escola-privada/

Isto 'e um disparate...sinais dos tempos alias...

Entao eu nao posso defender a melhoria da escola publica e ao mesmo tempo colocar a minha filha num colegio privado?

E ate pode nem ter que ver com a qualidade de ensino, eu sou meio-alemao, a minha mulher 'e italiana, nao posso colocar a minha filha num colegio internacional como a Escola Alema, que leciona numa lingua que nao existe oferta na escola publica e defender a escola publica ao mesmo tempo?

Se fosse muculmano, catolico, testemunha jeova, escravo de satanas, nao podia colocar a minha filha num colegio da minha religiao e defender o aumento da qualidade do ensino publico ao mesmo tempo?

Mesmo que o tema seja dinheiro pura e simplesmente, como se sabe o ensino publico tem limitacoes e qualquer ministro/deputado/etc tendo possibilidades quer sempre o melhor para os seus filhos. Nao pode colocar o filho num colegio com melhores condicoes e defender o ensino publico?

Isto era o mesmo que dizer que o ministro da seguranca social tinha de ir viver para uma barraca para perceber os problemas das pessoas mais pobres ou que o ministro. Que a ministra da agricultura devia passar 4 dias por semana entre cavar batatas e ordenhar vacas ou que a ministra da habitacao passasse a receber o ordenado minimo e ter de alugar um quarto em Lisboa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 minutos:

O argumento do challenger parece-me ser ao lado desse.

Não se trata do ministro não poder colocar o filho onde lhe apetecer. Ele começa aquele post com 'Claro que cada um faz o que quer e tendo possibilidades mete o filho a estudar onde acha que o ensino é melhor'. Portanto essa parte parece-me posta de parte à cabeça.

O argumento é: se quem toma as decisões tivesse necessidade de passar pelos mesmos passos/sítios que o comum mortal talvez conseguisse ter uma melhor percepção da situação e assim tomar decisões mais céleres. 

E eu aqui não estou a concordar com um ou com outro. Apenas a centrar a discussão onde ela se originou para não se discutir com espantalhos que não foram levantados. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 33 minutos:

É esse pensamento que está na base da corrupção sistémica do país. O pensamento e aceitação enraizada que acha normal que os governantes e legisladores prestem mais atenção e cuidado aos assuntos que lhes dizem diretamente respeito.

Dito isto, só temos que nos congratular por não existirem de forma generalizada deputados com filhos vítimas de abuso sexual. Se fosse esse o caso já tínhamos aprovado a castração química de pedófilos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 16 minutos:

Isto era o mesmo que dizer que o ministro da seguranca social tinha de ir viver para uma barraca para perceber os problemas das pessoas mais pobres ou que o ministro. Que a ministra da agricultura devia passar 4 dias por semana entre cavar batatas e ordenhar vacas ou que a ministra da habitacao passasse a receber o ordenado minimo e ter de alugar um quarto em Lisboa...

Gosto

Compartilhar este post

Link para o post

E o melhor desse João Tilly é que dizia-se que tinha posto baixa médica durante uns meses (ou anos, idk) quando andava de perfeita saúde. Está ótimo para o Chega.

Quanto a esse Rui Cristina, estava em quinto lugar na lista de Faro, pelo PSD. Em 2022, o PSD só elegeu três deputados em Faro. A partir daqui o raciocínio é fácil...viu que não ia ser eleito e foi à procura do tacho. É só mais um. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 27 minutos:

Citação de HappyKing, há 27 minutos:

O argumento do challenger parece-me ser ao lado desse.

Não se trata do ministro não poder colocar o filho onde lhe apetecer. Ele começa aquele post com 'Claro que cada um faz o que quer e tendo possibilidades mete o filho a estudar onde acha que o ensino é melhor'. Portanto essa parte parece-me posta de parte à cabeça.

O argumento é: se quem toma as decisões tivesse necessidade de passar pelos mesmos passos/sítios que o comum mortal talvez conseguisse ter uma melhor percepção da situação e assim tomar decisões mais céleres. 

E eu aqui não estou a concordar com um ou com outro. Apenas a centrar a discussão onde ela se originou para não se discutir com espantalhos que não foram levantados. 

É isto, nada contra meterem os filhos naquele que acham que é o melhor ensino ou irem ao hospital que os atende melhor e mais rápido se tem essa possibilidade. Eu tendo essa possibilidade, faço o mesmo, como poderei criticar?

Citação de Descartes, há 25 minutos:

É esse pensamento que está na base da corrupção sistémica do país. O pensamento e aceitação enraizada que acha normal que os governantes e legisladores prestem mais atenção e cuidado aos assuntos que lhes dizem diretamente respeito.

Dito isto, só temos que nos congratular por não existirem de forma generalizada deputados com filhos vítimas de abuso sexual. Se fosse esse o caso já tínhamos aprovado a castração química de pedófilos.

Mas qual prestar mais atenção? O ser mais célere não é colocar mais rápido um professor em falta na escola do ministro do que nas outras escolas. É haver planeamento de longo prazo e não tentar resolver as coisas em cima do joelho. É ver o caso da educação, se houvesse mais deputados/governantes com filhos no ensino público provavelmente tinha se avançado há mais anos com uma maior formação de professores (como está acontecer agora) de formas não haver tanta falta como está a haver agora. Isto é beneficiar alguém? É preciso olhar para as coisas numa perspectiva Macro.

Mas como referi nada contra usarem os privados, eu faço o mesmo quando me é possível.

E claro que mais importante que isto tudo é o poder reinvidicativo das pessoas, faz muito mais diferença do que os serviços públicos que os governantes usam.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 19 minutos:

se houvesse mais deputados/governantes com filhos no ensino público provavelmente tinha se avançado há mais anos com uma maior formação de professores

É este tipo de argumentação que eu não percebo. Nem faz sentido nenhum a não ser para aqueles que pensam numa lógica de que os políticos se preocupam mais quando os seus interesses pessoais estão em causa.

Até porque é falso. Como facilmente se comprova com o funcionamento dos serviços de justiça, dos quais eles são clientes bastante assíduos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 33 minutos:

dos quais eles são clientes bastante assíduos.

Mas nesse caso até dá jeito demorar 😂

(para alguns, pelo menos)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Mas nesse caso até dá jeito demorar 😂

(para alguns, pelo menos)

Então não dá... É só ler ou ouvir as declarações de dezenas de figuras do PS (e também de outros partidos) relativamente à necessidade imprescindível do STJ tomar uma decisão sobre o envolvimento do Costa na Operação Influencer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 2 horas:

Entendo o que queres dizer, mas para ter noção das coisas não é preciso ser utilizador delas.

Ainda assim, figuras como a que o PNS fez recentemente, em que nem sequer tinha ideia do preço dos comboios, são ridículas, porque essa era a tutela dele. Aceito que não ande de comboio regularmente, mas o mínimo é estar informado dos assuntos que dizem respeito à sua tutela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 33 minutos:

Então não dá...

Referia-me a um caso paradigmático dos últimos anos (do próprio PS, curiosamente) cujos crimes começam a prescrever este ano. 

Mas eu percebo o argumento. Estava a meter-me contigo.

Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

mas o mínimo é estar informado dos assuntos que dizem respeito à sua tutela.

E de que forma 'quanto custa uma viagem Porto-Lisboa' é da tutela dele? Que vantagem para a função teria um ministro de infraestruturas que soubesse a resposta a isso em relação a um que não soubesse? Se a resposta à pergunta anterior é nenhuma, como me parece evidente, de que forma é que isso é uma informação relevante de um ministro das infraestruturas saber?

Aquilo foi um faits-divers do Bernardo Ferrão para um clip de redes sociais. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...