Tio Hans Publicado 11 Março 2024 Citação de zeca galhão, há 1 hora: Desde ao PSD que nunca conseguiu ser uma verdadeira oposição e apresentou maus candidatos atrás de maus candidatos, passando pelos partidos de esquerda que quando se aliaram ao PS para formar governo abriram a caixa de pandora e traíram muito do seu eleitorado até ao próprio PS que tem governado desde a existência do Chega e tem sido incapaz de resolver a tendência de nos afastarmos cada vez mais dos nossos pares europeus e em direção à cauda da europa. Mas o maior culpado tem de ser o Costa, alimentou o animal, usou-o como cartada politica, pois tanto servia para dividir e repartir votos à direita, como era uma mais distração enquanto ele governava, como punha os outros partidos da direita sempre em cheque com a sua existência e ainda se divertia satirizando as suas ideias e ideais. Tudo funcionou às mil maravilhas e culminou com uma maioria absoluta com pouco mais de 40% dos votos que se traduziram em apenas 2,3M de votantes no PS. Mas depois de dois anos de constantes tiros nos pés e extremo egocentrismo o governo vai abaixo e eis que o monstro que tanto lhe servia e que tão felizmente alimentou e de que se foi alimentando tornou-se num ser incontrolável, nocivo, um verdadeiro bicho de sete cabeças... Todos os partidos têm culpa, principalmente os mais antigos. Têm culpa os partidos mais à esquerda que andam há anos a normalizar a extrema-direita, chamando fascista a torto e a direito a quem esteja à direita do PS. Têm culpa o PSD e o CDS que demoraram anos a demarcarem-se de forma convicta do Chega e, mesmo assim, o Montenegro passou a campanha a fazer de bombeiro, apagando fogos uns atrás dos outros. Tem culpa o PS, que governou o país nos últimos 8 anos. Pegou num país em que a extrema-direita era uma piada insignificante, sem qualquer expectativa de eleger sequer um deputado e deixa-o com praticamente 50 fascistas no parlamento. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Março 2024 Citação de Sandes., há 4 minutos: Eu contra mim falo que vivo num país que teve as últimas eleições em 2019 e já vai no terceiro primeiro ministro, e cheio de demissões e alterações de ministros, mas acho que seria perfeitamente legítimo dar tempo ao MP para formalizar melhor a sua acusação antes de mandar um governo de maioria absoluta abaixo. Mas vamos ignorar que o homem à frente do governo demitiu-se imediatamente no dia e que durante vários dias a única opção de governo era colocar lá o Centeno? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Março 2024 (editado) Citação de Samaris, há 2 minutos: Resumindo, não consegues garantir. Claro que não. Não é uma falha do sistema, é por design mesmo. Se as eleições fossem ao dia de hoje e não ontem também podiamos ter resultados diferentes. O parlamento eleito ao dia de hoje tem menos legitimidade para apresentar um governo por isso? Dai ser das responsabilidade das pessoas terem o cuidado de saberem que deputados estão a eleger no seu circulo eleitoral para os representar durante 4 anos. Mas se quiseres fazemos eleições fim de semana sim, fim de semana não. Editado 11 Março 2024 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Rajnack Publicado 11 Março 2024 (editado) Citação de mike, há 30 minutos: Mas vocês teem tanta dificuldade assim a perceber o voto no chega para além de racismo e fenofobia? Se o teem ainda conseguem ser menos espertos que quem vota no chega. 1- O pessoal está cansado dos mesmos sempre a mandar e a coisa não melhorar. Como tal e normal mudar. Que opções tens? Quem é que nunca teve chance de se provar? 2- Gostem ou não, há cada vez mais gente farta da cultura woke que invadido o mundo ocidental, he/she they/them, casas de banho mistas, cirurgias para mudança de sexo pagas por gente que não concorda com isso. Há muita gente a pensar assim, gente que até não tem qualquer problema com homossexualidade, ou mesmo com as ideias em si, mas quando querem forçar algo numa pessoa e dizem que "tens de te habituar" ou tens de aceitar, fazem com que a pessoa acabe por ser marginalizada. E quem é que te diz, não, não estás mal?? 3- A comunidade cigana SEMPRE foi um problema em Portugal. Vivem á margem da lei, casamentos arranjados, as crianças vão a escola quando querem e a grande maioria das pessoas que teem de lidar com eles tem ou já tiveram problemas, nunca ninguém teve a coragem de falar disso. 4- Os ordenados em Portugal são baixos, é um facto. O que é que o Português pode fazer sobre isso? imigrar ou recusar trabalhar por esses valores. Mas a segunda hipóteses não se coloca quando tens imigração descontrolada. Quem é que fala disso? 5- O sistema judicial em Portugal é horrível, um gajo entra na tua casa mata-te a tua família, viola a tua filha e vai 25 anos para a prisão. Tem bom comportamento e ao fim de 17 está aí fora. Um gajo com 20 anos faz isso e está aí com 37. Quem é que fala sobre isso? 6- Os ordenados mal chegam para comprar/arrendar uma casa, mas estão tantos imigrantes a vir que os senhorios sobem ainda mais o preço porque sabem que arrendam/vendem, quem fala sobre isso? 6- Agora junta isso tudo, e tu que opções tens? BE- já esteve no governo, e as opções dadas são dar mais a quem menos faz. CDU- Um partido que só fala para velhos e apoia um regime terrorista Livre: Um partido que fala bem mas é demasiado papa açorda para o comum cidadão, além de ser demasiado "leve" na justiça. PAN: que está mais preocupado em ajudar animais do que na vida das pessoas PS/PSD os 2 que levaram o país ao estado atual. IL: um partido que dificilmente alguma vez vai cativar eleitorado de classes sociais baixas Chega: um partido que nunca lá esteve, que é sem dúvida o mais criticado e que mesmo assim diz o que tu pensas mas não podes dizer sem ser chamado de nomes. Que tem um líder super carismático e que representa uma rotura com o rumo atual. Há muita gente disposta a "pagar para ver" 1 - e a solução passa por um partido sem ideias concretas para o país e as que tem são racistas, xenófobas, homofóbicas etc? 2 - Ainda não entendi qual é o medo com a "cultura woke"? Simplesmente se defende a igualdade e aceitação entre pessoas seja qual for a sua sexualidade, genero, nacionalidade ou etnia. 3 - e a solução é marginalizá-los ainda mais? não seria preferivel tentar a integração de forma mais eficaz? 4 - Os ultimos governos tem feito algo nessa questão. Salario minimo aumentado, carreiras descongeladas (ainda há muito por fazer) nos funcionarios publicos. Não se podem obrigar as empresas a pagar mais, e é aí que reside a grande parte dos salários baixos. Pode-se ainda baixar os impostos sobre o rendimento, mas tem de se compensar isso em algum lado. Qual é a ideia do Chega para isto? Não existe... A parte da imigração, se não fossem os imigrantes tinhas n restaurantes e shoppings, a que toda a gente gosta de ir, fechados por falta de trabalhadores. Para não falar dos entrepostos do retalho alimentar que tem n imigrantes a trabalhar e que são essenciais. 5 - o sistema judicial já foi falado aqui n vezes. A ideia passa por reabilitar os condenados e não retirar-lhes a liberdade para toda a vida (uma ideia retrogada já agora). 6 - Isso é ganancia individual e lei da oferta e procura. Eu também acho que as rendas podiam ter um limite baseado num qq cálculo, mas isso ia reduzir ainda mais a oferta de casas no mercado, pq iria retirar o incentivo aos senhorios a colocar as casas a arrendar. Pode-se baixar o imposto sobre as rendas, mas que garantia temos que ia automaticamente baixar o valor? A solução mais viavel neste momento parece me ser o aumento da oferta de habitação publica que espero que seja posta em pratica nos proximos anos. Solucionar todos os problemas do país só será possivel com muita vontade politica e acordos entre as diferentes forças. Agora, não me venham dizer que o Chega é o partido que vai resolver tudo isto por magia, quando nem ideias coerentes e concretas tem no seu programa. Editado 11 Março 2024 por Rajnack Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 11 Março 2024 Citação de Tibraco, há 12 minutos: De forma direta, ninguém. Mas se acham que o Marcelo é culpado pela subida do Chega, o que deduzes daí? Além disso, já tiveste ai 2 ou 3 users a manifestarem agrado perante essa ideia. Até porque, se estão ok com as eleições, porque não aceitam os resultados? Porque ofendem as pessoas que votaram num determinado partido? Achas que isso é saber viver em Democracia? De forma direta ou indireta, ninguém se manifestou para abolir eleições. Já disse há pouco, repito: pode-se discutir se o Marcelo deveria ter convocado eleições ou não. No quadro democrático e constitucional que temos, era perfeitamente aceitável ele indigitar novo governo com o mesmo parlamento, sem convocar eleições. Tomou outra opção, igualmente válida. Assim como é válido achar que ele tomou a decisão errada, provocando eleições e uma crise política que resultou no aumento do CH. Simples. Toda a gente aceitou os resultados. Não aceitar os resultados era dizer que não eram válidos, que os votos no CH não contam, que houve fraude eleitoral... um exemplo de não aceitar resultados é o Trump, coisa que o Ventura tentou replicar a meio da campanha. Isso seria não aceitar resultados. Também ninguém ofendeu pessoas por votar num determinado partido. Disseram que votar nesse partido pode, ou está, associado a uma série de valores que eles não gostam. E daí presumir que as pessoas que votam nesse partido são racistas/xenófobas/burras. Mais uma vez, é normal em democracia, também. A malta do CH também diz o mesmo de quem vota no PCP, BE, ou PS. Mais do que li "é preciso ser burro para continuar a votar PS". Isto é ser antidemocrático ou não saber viver em democracia? Acho que não. 1 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Março 2024 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Claro que não. Não é uma falha do sistema, é por design mesmo. Se as eleições fossem ao dia de hoje e não ontem também podiamos ter resultados diferentes. O parlamento eleito ao dia de hoje tem menos legitimidade para apresentar um governo por isso? Dai ser das responsabilidade das pessoas terem o cuidado de saberem que deputados estão a eleger no seu circulo eleitoral para os representar durante 4 anos. Mas se quiseres fazemos eleições fim de semana sim, fim de semana não. É descabido pensar que sabendo as pessoas à priori que na verdade estavam a votar entre Portugal à frente e Geringonça PS + BE + PCP, a coligação Portugal à frente teria ganho as eleições com maior margem e quem sabe até com maioria? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Março 2024 Citação de Samaris, há 59 minutos: Factual é que pese embora todas as criticas, manifestações, descontentamento, e depois de um governo onde o Passos foi pouco mais do que um mero fantoche da troika, vieram as eleições, e o PSD foi o partido mais votado. Isso é que é factual. Para mim, eu interpreto isso como um voto de confiança das pessoas, para ele prosseguir com o trabalho e ver onde ia dar. Claro que tu podes ter a tua interpretação diferente dos factos, mas não quereres respeitar quem pensa como eu é simplesmente estúpido da tua parte. O Passos Coelho não foi pouco mais que um mero fantoche da troika, e prova disso foi gabar-se de ter ido além da Troika quando tínhamos cortes salariais absurdos e portugueses a ter de emigrar. Foi uma afirmação a cagar na cara dos que tinham pouco e ficaram sem nada. Por mim podem continuar a tentar vender essa de que o PPC é que endireitou isto tudo que eu não caio nessa. Voto de confiança também é arrojado. A direita toda junta não teve maioria. PSD+CDS tiveram tantos deputados como o PSD sozinho em 2011 (e recordo que na altura o CDS sozinho elegeu 24). Ou seja menos 24 deputados. O resto foi a democracia a funcionar. Nada impede os partidos de formarem acordos após as eleições (de coligação ou não). Nós elegemos os deputados e esperamos que façam o seu trabalho. Dizes que traíram o seu eleitorado? Que eu saiba em 2019 a esquerda teve ainda mais votos que em 2015 e o BE manteve-se mais ou menos igual. Assistimos a mais uma queda da CDU como de resto se anda a verificar desde os anos 80, mas emergiu outra força à esquerda, o Livre. A geringonça foi um sucesso. O que se sucedeu após isso é que não. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Março 2024 Citação de noikeee, há 1 minuto: Mas vamos ignorar que o homem à frente do governo demitiu-se imediatamente no dia e que durante vários dias a única opção de governo era colocar lá o Centeno? O Marcelo podia recusar, na minha opinião. Mas isso é mais área cinzenta em termos de opinião, acho que foi uma decisão precipitada de todas as partes, PGR, Costa e Marcelo Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Março 2024 (editado) Citação de Samaris, há 7 minutos: É descabido pensar que sabendo as pessoas à priori que na verdade estavam a votar entre Portugal à frente e Geringonça PS + BE + PCP, a coligação Portugal à frente teria ganho as eleições com maior margem e quem sabe até com maioria? Tal como não é descabido pensar que alguém que votou ontem no Livre ou no BE vendo que o PS ficou atrás da AD podia ao dia de hoje mudar de voto. Tal como não é descabido pensar que alguém que votou no Chega podia hoje votar na AD para conseguir maior vantagem sobre o PS. Tal como não é descabido pensar que o PS não teria maioria absoluta em 2022 se muita gente que votou no PS por "voto util" acha-se que tal ia acontecer. Conjenturas há muitas e a realidade é que em 2015 os deputados dos partidos mais à esquerda tinham maioria. Tinham também legitimidade democrática para realizarem a geringonça. O sistema é este, sempre foi e é claro como a água. Se as pessoas acreditam que funciona de outra forma é culpa é delas. Editado 11 Março 2024 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Março 2024 Citação de Samaris, há 1 minuto: É descabido pensar que sabendo as pessoas à priori que na verdade estavam a votar entre Portugal à frente e Geringonça PS + BE + PCP, a coligação Portugal à frente teria ganho as eleições com maior margem e quem sabe até com maioria? Sim, é descabido. As pessoas que votaram nos partidos de esquerda iam deixar de votar? Porque é que isso aconteceria? E usar a gerigonça é outro "facto falacioso". A gerigonca foram só acordos para garantir a aprovação de um governo apoiado pela maioria do parlamento. A PaF tinha malta do CDS no governo já antes das eleições 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 11 Março 2024 Citação de Samaris, há 2 minutos: É descabido pensar que sabendo as pessoas à priori que na verdade estavam a votar entre Portugal à frente e Geringonça PS + BE + PCP, a coligação Portugal à frente teria ganho as eleições com maior margem e quem sabe até com maioria? Sim. A PàF nunca na vida tinha maioria. Prova disso é que, até hoje, o PSD e o CDS nunca mais recuperaram. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 11 Março 2024 Citação de Jamarcus, há 3 minutos: De forma direta ou indireta, ninguém se manifestou para abolir eleições. Já disse há pouco, repito: pode-se discutir se o Marcelo deveria ter convocado eleições ou não. No quadro democrático e constitucional que temos, era perfeitamente aceitável ele indigitar novo governo com o mesmo parlamento, sem convocar eleições. Tomou outra opção, igualmente válida. Assim como é válido achar que ele tomou a decisão errada, provocando eleições e uma crise política que resultou no aumento do CH. Simples. Toda a gente aceitou os resultados. Não aceitar os resultados era dizer que não eram válidos, que os votos no CH não contam, que houve fraude eleitoral... um exemplo de não aceitar resultados é o Trump, coisa que o Ventura tentou replicar a meio da campanha. Isso seria não aceitar resultados. Também ninguém ofendeu pessoas por votar num determinado partido. Disseram que votar nesse partido pode, ou está, associado a uma série de valores que eles não gostam. E daí presumir que as pessoas que votam nesse partido são racistas/xenófobas/burras. Mais uma vez, é normal em democracia, também. A malta do CH também diz o mesmo de quem vota no PCP, BE, ou PS. Mais do que li "é preciso ser burro para continuar a votar PS". Isto é ser antidemocrático ou não saber viver em democracia? Acho que não. Isso é reescrever a história, desculpa lá. Quem lê esse post, não tem uma ideia daquilo que tem sido as opiniões aqui emitidas. Está normalizado dizer "o Chega tem 50 deputados que são fascistas". Cortesia, por exemplo, do Tio Hans. Isto é generalizar, é dizer "tu votas naquele partido, és fascista". Isso para ti é correto? Se sim, estás no teu direito. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Março 2024 Mais uma ( muito boa) thread do Vicente. 2 7 Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 11 Março 2024 Citação de mike, há 27 minutos: Mas vocês teem tanta dificuldade assim a perceber o voto no chega para além de racismo e fenofobia? Se o teem ainda conseguem ser menos espertos que quem vota no chega. 1- O pessoal está cansado dos mesmos sempre a mandar e a coisa não melhorar. Como tal e normal mudar. Que opções tens? Quem é que nunca teve chance de se provar? 2- Gostem ou não, há cada vez mais gente farta da cultura woke que invadido o mundo ocidental, he/she they/them, casas de banho mistas, cirurgias para mudança de sexo pagas por gente que não concorda com isso. Há muita gente a pensar assim, gente que até não tem qualquer problema com homossexualidade, ou mesmo com as ideias em si, mas quando querem forçar algo numa pessoa e dizem que "tens de te habituar" ou tens de aceitar, fazem com que a pessoa acabe por ser marginalizada. E quem é que te diz, não, não estás mal?? 3- A comunidade cigana SEMPRE foi um problema em Portugal. Vivem á margem da lei, casamentos arranjados, as crianças vão a escola quando querem e a grande maioria das pessoas que teem de lidar com eles tem ou já tiveram problemas, nunca ninguém teve a coragem de falar disso. 4- Os ordenados em Portugal são baixos, é um facto. O que é que o Português pode fazer sobre isso? imigrar ou recusar trabalhar por esses valores. Mas a segunda hipóteses não se coloca quando tens imigração descontrolada. Quem é que fala disso? 5- O sistema judicial em Portugal é horrível, um gajo entra na tua casa mata-te a tua família, viola a tua filha e vai 25 anos para a prisão. Tem bom comportamento e ao fim de 17 está aí fora. Um gajo com 20 anos faz isso e está aí com 37. Quem é que fala sobre isso? 6- Os ordenados mal chegam para comprar/arrendar uma casa, mas estão tantos imigrantes a vir que os senhorios sobem ainda mais o preço porque sabem que arrendam/vendem, quem fala sobre isso? 6- Agora junta isso tudo, e tu que opções tens? BE- já esteve no governo, e as opções dadas são dar mais a quem menos faz. CDU- Um partido que só fala para velhos e apoia um regime terrorista Livre: Um partido que fala bem mas é demasiado papa açorda para o comum cidadão, além de ser demasiado "leve" na justiça. PAN: que está mais preocupado em ajudar animais do que na vida das pessoas PS/PSD os 2 que levaram o país ao estado atual. IL: um partido que dificilmente alguma vez vai cativar eleitorado de classes sociais baixas Chega: um partido que nunca lá esteve, que é sem dúvida o mais criticado e que mesmo assim diz o que tu pensas mas não podes dizer sem ser chamado de nomes. Que tem um líder super carismático e que representa uma rotura com o rumo atual. Há muita gente disposta a "pagar para ver" Eu compreendo esse discurso e até concordo com algumas coisas aí escritas mas a assembleia da República não pode ser o café da esquina. Vocês às vezes inventam um país imaginário onde todos os dias existe um tipo que invade um casa mata a família e viola a filha... isso é muita tv e muito hardcore. Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo. Não existe nenhuma razão para que uma pessoa de Braga, Viana ou de Leiria vote chega por questões de segurança... podem votar por voto de protesto contra o sistema mas por razões de segurança é muito no sense. Até compreendo em Portalegre, Beja ou assim, pelos conflitos que sempre existiram com os ciganos... compreendo que alguém que more num bairro complicado do Porto ou em Lx se sinta zangado com o mundo e vote chega... até em último caso compreendo que alguns polícias votem chega, porque temos assistido nos últimos tempos a um aumento de agressões perante os mesmos mas isso não dá mais de 5% se tanto do país. Mais preocupante, e ainda vi pouco sublinhado mas felizmente estou cá para isso, é que são jovens muito jovens, que dão esta força toda ao chega... jovens que nunca iriam votar ou nem querem saber de política para nada. Mas o soundbite do chega passa bem e o ventura tem uma imagem cativante. Tempos muito, mas muito interessantes se adivinham. Ao contrário da maior parte eu acho que o governo da AD dura pelo menos dois anos... acho que ontem se inicia um ciclo da direita de alguns anos. E não é um desejo meu, é mesmo uma opinião porque eu sou pela alternância democrática. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Março 2024 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Tal como não é descabido pensar que alguém que votou ontem no Livre ou no BE vendo que o PS ficou atrás da AD podia ao dia de hoje mudar de voto. Tal como não é descabido pensar que alguém que votou no Chega podia hoje votar na AD para conseguir maior vantagem sobre o PS. Tal como não é descabido pensar que o PS não teria maioria absoluta em 2022 se muita gente que votou no PS por "voto util" acha-se que tal ia acontecer. Conjenturas à muitas. O sistema é este, sempre foi e é claro como a água. Se as pessoas acreditam que funciona de outra forma é culpa é delas. Citação de Sandes., há 1 minuto: Sim, é descabido. As pessoas que votaram nos partidos de esquerda iam deixar de votar? Porque é que isso aconteceria? E usar a gerigonça é outro "facto falacioso". A gerigonca foram só acordos para garantir a aprovação de um governo apoiado pela maioria do parlamento. A PaF tinha malta do CDS no governo já antes das eleições Citação de Jamarcus, Agora: Sim. A PàF nunca na vida tinha maioria. Prova disso é que, até hoje, o PSD e o CDS nunca mais recuperaram. Citando todos ao mesmo tempo pois a resposta vale para todos não é descabido, embora obviamente fosse improvável a maioria, mas não me choca minimamente e até acredito firmemente no que vou dizer, que é se à priori as cartas estivessem todas em cima da mesa, a vitória da coligação Portugal à frente teria sido com maior margem, isto porque em Portugal nós temos um eleitorado centristas que são aqueles votos que balançam às vezes para o PS e outras vezes para o PSD, e eu duvido muito que esse eleitorado centrista visse com bons olhos uma coligação com o BE e o PCP e possivelmente muitos deles iriam acabar por votar diferente, neste caso na coligação Portugal à frente, da mesma forma que existe aquele eleitorado mais radical do BE e do PCP que só lhes falta jurar a pés juntos que o PS é um partido de direita e que sabendo que o seu partido se iria coligar ao PS provavelmente não iria votar, ou votaria em branco/nulo. Resumindo e baralhando, o que quero retirar daqui é que essas extrapolações em relação a esse resultado eleitoral são todas falaciosas, porque as pessoas não sabiam o que poderia vir daí. É igualmente engraçado ver a malta de esquerda que comenta este tópico falar repetidamente de literacia política (ou falta dela) e achar que o comum eleitor estava consciente de que estava a votar no PS sabendo que poderia vir aí um acordo à esquerda como o que sucedeu, e basear a sua argumentação nesse facto. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Março 2024 @Samaris e outros que continuam a queixar-se de acordos pós eleitorais https://expresso.pt/arquivo/psd-e-cds-assinam-acordo-maioria-para-a-mudanca=f655887 Isto é antes do meu tempo de eleitor, mas era claro para mim que o Paulo portas era do governo aquando das eleições de 2015. Algo que não se pode dizer do Jerónimo nem da Catarina Martins, por exemplo Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 11 Março 2024 Citação de Tibraco, Agora: Isso é reescrever a história, desculpa lá. Quem lê esse post, não tem uma ideia daquilo que tem sido as opiniões aqui emitidas. Está normalizado dizer "o Chega tem 50 deputados que são fascistas". Cortesia, por exemplo, do Tio Hans. Isto é generalizar, é dizer "tu votas naquele partido, és fascista". Isso para ti é correto? Se sim, estás no teu direito. Pegaste num mau exemplo. Isso fala do partido, não dos votantes. Mas pronto, partindo do pressuposto que tinhas pegado num exemplo melhor... Não, não acho correto dizer que todos os votantes do CH são fascistas. Mas tu não estavas a discutir se é correto ou não. Estavas a dizer que era antidemocrático e que era de pessoas que não sabem viver em democracia. E, sobre isso, discordo em absoluto. Tal como discordo em absoluto de dizer que alguém é antidemocrático e não sabe viver em democracia por dizer "só um burro é que continua a votar PS". Mas aqui sei que concordas comigo. O teu silêncio sobre a maior parte do meu post, e o tentares virar o tema da conversa, é um bocadinho revelador, também. Citação de Samaris, Agora: Citando todos ao mesmo tempo pois a resposta vale para todos não é descabido, embora obviamente fosse improvável a maioria, mas não me choca minimamente e até acredito firmemente no que vou dizer, que é se à priori as cartas estivessem todas em cima da mesa, a vitória da coligação Portugal à frente teria sido com maior margem, isto porque em Portugal nós temos um eleitorado centristas que são aqueles votos que balançam às vezes para o PS e outras vezes para o PSD, e eu duvido muito que esse eleitorado centrista visse com bons olhos uma coligação com o BE e o PCP e possivelmente muitos deles iriam acabar por votar diferente, neste caso na coligação Portugal à frente, da mesma forma que existe aquele eleitorado mais radical do BE e do PCP que só lhes falta jurar a pés juntos que o PS é um partido de direita e que sabendo que o seu partido se iria coligar ao PS provavelmente não iria votar, ou votaria em branco/nulo. Resumindo e baralhando, o que quero retirar daqui é que essas extrapolações em relação a esse resultado eleitoral são todas falaciosas, porque as pessoas não sabiam o que poderia vir daí. É igualmente engraçado ver a malta de esquerda que comenta este tópico falar repetidamente de literacia política (ou falta dela) e achar que o comum eleitor estava consciente de que estava a votar no PS sabendo que poderia vir aí um acordo à esquerda como o que sucedeu, e basear a sua argumentação nesse facto. E em 2011? Será que o PSD+CDS ganhavam com maioria se concorressem juntos? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Março 2024 Citação de HappyKing, há 6 minutos: Mais uma ( muito boa) thread do Vicente. É a questão da janela de Overton, a partir do momento em que alguém com alta exposição mediática como Ventura (ou Trump) trazem para o discurso público a mesma linguagem que tu nunca usarias no trabalho mas que usas na tasca, ou num jantar regado com família, isso torna-se normalizado e parte integrante da discussão aceitável. Muita gente sente-se assim finalmente representada e já nem têm de se auto moderar. 7 3 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 11 Março 2024 Citação de Jamarcus, há 2 minutos: Pegaste num mau exemplo. Isso fala do partido, não dos votantes. Mas pronto, partindo do pressuposto que tinhas pegado num exemplo melhor... Não, não acho correto dizer que todos os votantes do CH são fascistas. Mas tu não estavas a discutir se é correto ou não. Estavas a dizer que era antidemocrático e que era de pessoas que não sabem viver em democracia. E, sobre isso, discordo em absoluto. Tal como discordo em absoluto de dizer que alguém é antidemocrático e não sabe viver em democracia por dizer "só um burro é que continua a votar PS". Mas aqui sei que concordas comigo. O teu silêncio sobre a maior parte do meu post, e o tentares virar o tema da conversa, é um bocadinho revelador, também. E em 2011? Será que o PSD+CDS ganhavam com maioria se concorressem juntos? Deixa-me que te diga que és dos users que tem demonstrado maior racionalidade aqui. Se realmente querem combater o Chega, é por aí que realmente devem seguir. Sobre o resto, é mais do mesmo. Para mim, há aqui malta que não aceitam que se vote no Chega, ofendem quem o faz e sentem-se melhores do que os outros. A Democracia para mim implica saber conviver com opiniões contrárias e com respeito. Não o acontece neste espacinho, na minha opinião. Na tua, pelos vistos, a malta respeita-se e eu entendo o teu ponto de vista mas não concordo. Termino dizendo que me irrita dizerem que os votantes do Chega são todos fascistas, como também me irrita chamarem burros a quem vota PS. O meu ponto é mesmo esse, cada um vota em quem quer. O debate deve ser feito através de ideias e não de ofensas e considerações pessoais. Eu fui chamado de fascista, burro e mais sei lá o quê quando disse que estava a pensar votar no Chega. Não se discutiu ideias nem motivos e tem sido contra isso que me tenho batido. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 11 Março 2024 Felizmente o Chega vai limpar a corrupção e os imigrantes de Portugal, se não acreditam pesquisem "Chega corrupção" e "Chega descriminação racial" no Google. 5 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Março 2024 um arnaldo matos faz imensa falta Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Março 2024 Citação de HappyKing, há 14 minutos: Mais uma ( muito boa) thread do Vicente. Ou seja, as pessoas não se tornaram um esterco assim do nada. E não me venham com a treta "ah é democracia". Não é democracia defender coisas anti-democráticas Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 11 Março 2024 Podia era haver um partido que nos garantisse uma ida por ano ao Bar La Siesta sem pagar, isso é que era de valor. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Março 2024 (editado) Citação de Banks29, há 5 minutos: Podia era haver um partido que nos garantisse uma ida por ano ao Bar La Siesta sem pagar, isso é que era de valor. Isso lembrou-me de algo que nem vim aqui comentar, mas ainda me choca. Estou em Portugal estas semanas e na circunvalação, uma das ruas mais usadas no porto, tem um cartaz enorme de um perfil falso daqueles anti-ps no Twitter a "fazer campanha" a prometer salário mínimo de 5000 euros. Como é que é isto chegou aqui?! Já vi que foi fundado pelo gajo da Prozis. Não posso dizer pelo cabr*o da Prozis porque tenho que respeitar a opinião dele em democracia Editado 11 Março 2024 por Sandes. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 11 Março 2024 Citação de Jamarcus, há 25 minutos: Também ninguém ofendeu pessoas por votar num determinado partido. Queres quantos posts? 1 1 Compartilhar este post Link para o post