Mad Mikey™ Publicado 23 Março 2024 Citação de Descartes, há 41 minutos: Porque o cerne da questão é esse "algo" que o primeiro indivíduo disse. Não é o facto do segundo indivíduo dizer que o primeiro é mentiroso. Se o primeiro conseguir provar que o "algo" que disse é verdade, então fica o segundo como mentiroso. Não se pode exigir que seja o segundo a provar que o primeiro disse uma mentira para dar a entender que, caso não o consiga, o primeiro tem razão no que disse mesmo não conseguindo prová-lo. Concretizando em linguagem comum: Uma velhinha queixa-se que lhe roubaram a carteira. Alguém diz que foste tu que roubaste a velhinha porque estavas perto dela. Tu dizes que não roubaste a velhinha. E exigem-te que sejas tu a provar que não roubaste a velhinha, caso contrário vais preso. Como é que consegues provar uma coisa dessas? Se calhar a velhinha esqueceu-se da carteira em casa, se calhar perdeu-a pelo caminho, se calhar foi outra pessoa que a assaltou. Quem disse que foste tu é que tem que provar. Encontrando a carteira da velhinha no teu bolso, por exemplo. A lógica é a mesma. A questão centra-se na acusação inicial e não pode ser transferida para quem afirma que a acusação é falsa. Com estudos ou sem estudos. Alguém diz: A Terra é plana. Outro diz: Falso, há estudos que comprovam que não é plana. Quem é que tem que apresentar prova? O que diz que a Terra é plana ou o que diz que há estudos? Se for o que diz que há estudos mas não conseguir apresentar nenhum estudo isso quer dizer que a Terra é plana? Eu não digo que o 2º individuo é mentiroso. A questão é que o 2º individuo poderia muito facilmente pedir ao primeiro provas da acusação, mas não. Este veio afirmar que havia estudos que desmentiam isso. E quando jogas a carta que há provas e não as apresentas, é normal? Alguem acusa-te de algo. Tu dizes que não e esse alguem deverá apresentar provas. alguem acusa-te de algo e tu dizes que tal não é verdade e tens provas. E fim, tudo fica por aqui. Não entendo a logica disso, por muito que concorde que o 1º individuo deve ter provas para a 1ª afirmação, quando tu afirmas ter provas do contrário e não o fazes... Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Março 2024 Citação de Mad Mikey™, há 1 minuto: Eu devo estar a explicar-me mal. Deve ser isso. Eu compreendo o que dizem em relação à 1ª afirmação, mas não consigo compreender porque é que aceitável dizer que há estudos para uma determinada situação e não fundamentar. Se me disserem que não há estudos para comprovar a 1ª afirmação, tudo bem. Não há provas para fundamentar essa afirmação e a situação fica por aqui. Eu não sou jurista, nem nada que se pareça, mas se alguém me acusa de algo e eu afirmo que tenho provas para refutar isso e no entanto deixo-me ficar por aqui, é aceitável? É que parece-me uma situação diferente de um simplesmente dizer "não é verdade". Eu também me devo estar a explicar mal e por isso vou ser o mais coloquial possível. A ver: eu estou-me a cagar para se há estudos ou não que comprovam o que alguém disse em resposta a uma "acusação". O que conta - e que é verdadeiramente relevante e, arrisco, perigoso - é alguém dizer que os ciganos são um antro de criminalidade sem qualquer base de evidência para isso. É uma acusação grave, sem base, completamente gratuita e extremamente ofensiva. Repara que estes adjetivos seriam substancialmente diminutos se tivesse havido fundamento factual para a acusação. E esse é o ponto. E sobre a parte jurídica: sim, é aceitável. Não sei como dizê-lo de outra forma. Vamos colocá-lo da seguinte forma: até se pode falar de um direito à mentira por parte do arguido. Ao arguido apenas é exigida a verdade na sua identificação. No demais, quem tem de provar é a parte que acusa. Same shit em civil: quem invoca um direito tem de um provar. A diferença está na percentagem de convencimento do julgador - aí difere entre civil e penal. Mas o princípio aqui relevante é o mesmo Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Março 2024 Citação de Mad Mikey™, há 10 minutos: Eu não digo que o 2º individuo é mentiroso. A questão é que o 2º individuo poderia muito facilmente pedir ao primeiro provas da acusação, mas não. Este veio afirmar que havia estudos que desmentiam isso. E quando jogas a carta que há provas e não as apresentas, é normal? Alguem acusa-te de algo. Tu dizes que não e esse alguem deverá apresentar provas. alguem acusa-te de algo e tu dizes que tal não é verdade e tens provas. E fim, tudo fica por aqui. Não entendo a logica disso, por muito que concorde que o 1º individuo deve ter provas para a 1ª afirmação, quando tu afirmas ter provas do contrário e não o fazes... Por isso é que eu disse num post anterior que foi um erro terem dito que havia estudos. Porque não era necessário invocar estudos nenhuns. O que não se pode fazer é uma equiparação das duas situações. Não estão ao mesmo nível. Dizer que há estudos e não os apresentar não isenta o primeiro de ter que provar a sua afirmação. Não é uma validação da acusação inicial. Dito de outra maneira: se alguém diz que há estudos que refutam determinada afirmação e os apresenta, a situação fica teoricamente resolvida (dependerá da credibilidade dos ditos estudos mas isso são outros quinhentos). Se não os apresenta a situação fica na mesma. Há uma afirmação inicial por provar. Sim, podes dizer que quem disse que havia estudos e não os apresentou é um intrujão, mentiroso, o que seja. Mas não valida a acusação inicial. Essa depende sempre da prova do acusador. Outro exemplo nesta situação da inversão do ónus da prova é a novela sobre o enriquecimento ilícito. Que já teve Leis aprovadas no Parlamento e que o Constitucional declarou inconstitucionais. A lógica é essa. Por mais que alguém se apresente com grandes carros, a viver em mansões, com imensos sinais exteriores de riqueza, e declare apenas o salário mínimo não pode ser acusado ou condenado por enriquecimento ilícito se quem o está a acusar não consiga comprovar de onde veio o dinheiro que permite a esse indivíduo ter uma vida luxuosa. Não é o dito indivíduo que tem que fazer prova de onde lhe veio o dinheiro, são os acusadores que têm que demonstrar que ele lhe chegou de forma ilícita. É o que se estará agora a passar com o Chefe de Gabinete do Costa. Ele não tem que explicar de onde vieram os 75.000 € que foram encontrados nos livros e nas caixas de vinho. O Ministério Público é que terá de identificar de onde veio o dinheiro e se configura um crime. Até porque a questão fiscal foi imediatamente assumida e ele apresentou logo uma correção à declaração de rendimentos. Onde já vai a conversa... Hoje estou para aqui virado... 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Março 2024 Eu não sou a pessoa mais entendida de política mas estiveram a tarde a debater se os ciganos devem ou não ter presunção de inocência? Dá vontade de salgar a terra. Já faltou mais para fazer a experiência. Ao menos comemos todos m*rda às colheres, os sonsos também. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Março 2024 Só mais uma para terminar a noite. Citação de Mad Mikey™, há 8 horas: Fazendo de advogado do diabo, alguém que apoia alguma das "ideias" do chega? Esta pergunta surgiu na sequência de outra que perguntava como é que se poderia apoiar o Chega apenas de forma parcial. Eu diria que não é difícil encontrar quem apoia algumas ideias do Chega. Eu apoio algumas ideias do Chega. Toda a gente apoia algumas ideias do Chega. Combater a corrupção? Claro. Aumentar as pensões? Claro. Aumentar salários? Óbvio. Diminuir impostos? Com certeza. Aumentar a produtividade e promover o crescimento económico? Sim senhor. Melhorar o funcionamento do SNS? Sim. Reformar a justiça? Óbvio. Facilitar o acesso à habitação? Naturalmente. Combater as alterações climáticas? Claro. Regular a imigração? Óbvio. Isto é concordar com algumas ideias do Chega. O problema é que estas ideias são princípios. Princípios que são igualmente defendidos por todos os partidos da extrema esquerda à extrema direita. Não é isto que define a identidade dos partidos. O que define a identidade dos partidos são 3 coisas: 1 - As medidas que só esse partido propõe; 2 - O caminho a percorrer para alcançar os princípios acima descritos; 3 - As prioridades para atuação preferencial. Eu admito que haja quem vote no Chega porque acha que as questões da segurança e da imigração são o principal problema do país e que devem ser intervencionadas de imediato; porque acha que a melhor forma de aumentar pensões para que não haja ninguém a ganhar menos do que o salário mínimo é financiar essa despesa através da eliminação da economia paralela ou porque acha que a zoofilia é um assunto relevante para o país. Não concordo mas admito que haja quem pense assim. Tal como admito que existam pessoas (que as há) racistas, xenófobas e fascistas que se identificam com a ideologia que sustenta o Chega. Custa-me no entanto a admitir que haja pessoas que se dispõem a votar no Chega apenas porque concordam com algumas das suas propostas, sendo que, invariavelmente, estas correspondem aos princípios que todos defendem, só porque o Ventura berra mais alto e apresenta esses princípios como quem está sentado numa tasca a beber copos. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Março 2024 Citação de Che, há 55 minutos: Eu não sou a pessoa mais entendida de política mas estiveram a tarde a debater se os ciganos devem ou não ter presunção de inocência? Dá vontade de salgar a terra. Já faltou mais para fazer a experiência. Ao menos comemos todos m*rda às colheres, os sonsos também. Não só. Também se discutiu se é legítimo que partidos anti-democráticos se aproveitem das regras da democracia para chegar ao poder e destruir a Democracia por dentro devendo os democratas aceitar sem espernear por obediência aos seus princípios democráticos. Ou seja, se a maioria expressando-se democraticamente escolher viver numa ditadura, os democratas em minoria deverão aceitá-la resignadamente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 23 Março 2024 Discussão aborrecida a de hoje. 2/10 não recomendo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Março 2024 E então pessoal, cagaram no trabalho antes de ir de fim de semana? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Março 2024 (editado) Citação de Tibraco, há 10 horas: Sinto é que alguns querem que a Democracia seja algo diferente daquilo que é. De acordo. E por isso é que não é aceitável votar no Chega. Tudo o resto, incluindo o partido que votaste, a IL/BE, e até PCP, respeitam a democracia, e alguns deles até são fundadores da atual república e nenhum quer outra constituição. Vem o Chega que não gosta disto tal como é e quer outra coisa, "algo diferente". Validar e normalizar a sua convivência no nosso espaço democrático é pedir problemas, no mínimo. E eu sei que não são os únicos. PNR, provavelmente ADN e alguns movimentos de extrema-esquerda também gostavam de um regime diferente. A diferença é que tem um alcance quase nulo. Citação de Hammerfall, há 3 horas: E então pessoal, cagaram no trabalho antes de ir de fim de semana? De manhã, sempre. Às 18:00 é para ir embora e cagar em casa. Abrem sempre tickets urgentes às 18:01 e portanto não convém estar lá a essa hora. Editado 23 Março 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Março 2024 Tenho uma dúvida, quem é que deixou os cofres mais cheios, Salazar, Maria Luís Albuquerque ou António Costa? Relativamente ao Ouro, Eusébio acrescentou uma Balón dOr às reservas portuguesas aquando do Estado Novo. O Ronaldo venceu 3 durante os governos despesista do PS e 2 durante os períodos de austeridade e sacrifício do PSD, sem pieguisses. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Março 2024 Citação de Mica, há 1 hora: Às 18:00 é para ir embora e cagar em casa. Abrem sempre tickets urgentes às 18:01 e portanto não convém estar lá a essa hora. Quando há um assunto que me apetece empurrar para a semana seguinte, respondo ao e-mail entre as 15h e as 16h, dependendo da base do recetor. Nem é muito tarde para dizerem que enviei tarde de propósito para não trabalhar naquilo, nem é cedo que dê tempo ao receptor para fazer alguma coisa. Sigam-me para mais dicas de como procrastinar como um pro 5 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Março 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Quando há um assunto que me apetece empurrar para a semana seguinte, respondo ao e-mail entre as 15h e as 16h, dependendo da base do recetor. Nem é muito tarde para dizerem que enviei tarde de propósito para não trabalhar naquilo, nem é cedo que dê tempo ao receptor para fazer alguma coisa. Sigam-me para mais dicas de como procrastinar como um pro Já usei essa tática, mas acontece sempre uma de duas coisas: ou respondem logo, ou respondem 1 semana depois Depende do assunto urgente de momento, e o conceito de urgência é muuuuito relativo Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Março 2024 (editado) Citação de Descartes, há 9 horas: Por isso é que eu disse num post anterior que foi um erro terem dito que havia estudos. Porque não era necessário invocar estudos nenhuns. O que não se pode fazer é uma equiparação das duas situações. Não estão ao mesmo nível. Dizer que há estudos e não os apresentar não isenta o primeiro de ter que provar a sua afirmação. Não é uma validação da acusação inicial. Dito de outra maneira: se alguém diz que há estudos que refutam determinada afirmação e os apresenta, a situação fica teoricamente resolvida (dependerá da credibilidade dos ditos estudos mas isso são outros quinhentos). Se não os apresenta a situação fica na mesma. Há uma afirmação inicial por provar. Sim, podes dizer que quem disse que havia estudos e não os apresentou é um intrujão, mentiroso, o que seja. Mas não valida a acusação inicial. Essa depende sempre da prova do acusador. Outro exemplo nesta situação da inversão do ónus da prova é a novela sobre o enriquecimento ilícito. Que já teve Leis aprovadas no Parlamento e que o Constitucional declarou inconstitucionais. A lógica é essa. Por mais que alguém se apresente com grandes carros, a viver em mansões, com imensos sinais exteriores de riqueza, e declare apenas o salário mínimo não pode ser acusado ou condenado por enriquecimento ilícito se quem o está a acusar não consiga comprovar de onde veio o dinheiro que permite a esse indivíduo ter uma vida luxuosa. Não é o dito indivíduo que tem que fazer prova de onde lhe veio o dinheiro, são os acusadores que têm que demonstrar que ele lhe chegou de forma ilícita. É o que se estará agora a passar com o Chefe de Gabinete do Costa. Ele não tem que explicar de onde vieram os 75.000 € que foram encontrados nos livros e nas caixas de vinho. O Ministério Público é que terá de identificar de onde veio o dinheiro e se configura um crime. Até porque a questão fiscal foi imediatamente assumida e ele apresentou logo uma correção à declaração de rendimentos. Onde já vai a conversa... Hoje estou para aqui virado... O que estás a descrever chama-se presunção de inocência, ou não? Editado 23 Março 2024 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Março 2024 Citação de Hammerfall, há 7 horas: E então pessoal, cagaram no trabalho antes de ir de fim de semana? Sim e enquanto batia uma p*nhetaa. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Março 2024 Os velhos tugas no Brasil que votaram no Chega porque são Bolsonaristas brrr Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Março 2024 (editado) Citação de Ghelthon, há 3 horas: O que estás a descrever chama-se presunção de inocência, ou não? Sim, mas é mais do que isso. É também a possibilidade do acusador inicial estar a violar a Lei e a Constituição. Tratando-se de pessoas individualmente identificadas, acusá-los de serem criminosos sem o conseguir provar é crime. Por exemplo, quando o Ventura diz que o Marcelo tirou uma selfie com bandidos, foi condenado por ofensa à honra e à imagem das pessoas que estavam naquela foto. Quando se trata de uma afirmação genérica relativa, por exemplo, a ciganos ou imigrantes, poderá estar em causa a discriminação de um grupo de pessoas ou, numa análise mais minuciosa, de racismo ou xenofobia o que é naturalmente contrário à Constituição. Daí não se poder fazer equiparações. Não se pode minimizar um possível crime ou manifestação de intolerância anti-constitucional porque alguém rebateu a afirmação inicial dizendo que havia estudos que não mostrou. Editado 23 Março 2024 por Descartes 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Março 2024 Foi publicado hoje em DR o mapa oficial dos resultados das eleições pela CNE. Nº de votos PPD-PSD/CDS-PP/PPM - 1.814.002 PS - 1.812.443 Nº de deputados eleitos PPD-PSD/CDS-PP/PPM - 77 PS - 78 Somando os resultados da Madeira do PSD, CDS-PP e PPM aos restantes círculos eleitorais: N.º de votos PPD-PSD/CDS-PP/PPM - 1.867.442 N.º de deputados PPD-PSD/CDS-PP/PPM - 80 (78 do PPD-PSD e 2 do CDS-PP) Vai ser engraçado o funcionamento da AR naquelas questões chatas de maior pormenor regulamentar numa situação em que os grupos parlamentares do PSD e do PS têm exatamente o mesmo número de deputados. Muitas horas de negociação sobre quem fica com a presidência disto e daquilo, quem nomeia para aqui e para ali, distribuição de tempos de intervenção, etc, etc, etc... 1 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 23 Março 2024 Citação de Descartes, há 4 horas: Sim, mas é mais do que isso. É também a possibilidade do acusador inicial estar a violar a Lei e a Constituição. Tratando-se de pessoas individualmente identificadas, acusá-los de serem criminosos sem o conseguir provar é crime. Por exemplo, quando o Ventura diz que o Marcelo tirou uma selfie com bandidos, foi condenado por ofensa à honra e à imagem das pessoas que estavam naquela foto. Quando se trata de uma afirmação genérica relativa, por exemplo, a ciganos ou imigrantes, poderá estar em causa a discriminação de um grupo de pessoas ou, numa análise mais minuciosa, de racismo ou xenofobia o que é naturalmente contrário à Constituição. Daí não se poder fazer equiparações. Não se pode minimizar um possível crime ou manifestação de intolerância anti-constitucional porque alguém rebateu a afirmação inicial dizendo que havia estudos que não mostrou. Só mesmo para finalizar o tema. Essa ladainha tinha razão de ser se eu tivesse afirmado que, uma vez que o Johny não apresentou os estudos, a afirmação do apoiante do Chega seria verdadeira. Não foi isso que aconteceu como tu bem sabes. Eu limitei-me a pedir os estudos e esse foi o cerne da questão. Não haviam estudos nenhuns e ele enfiou a viola no saco e não voltou a aparecer aqui. Deste modo, isto nada tem que ver com os ciganos, quem tem razão ou não. Tem a ver com a tanga que o Johny espetou e tu, de alguma forma, reconheceste que ele o fez. De qualquer maneira, quando quiseres que te explique o racional que me leva a defender a prisão perpétua e em que circunstâncias, cá estarei. Não pode é ser neste tópico, visto que a maior parte da malta prefere usar o tópico de politica para falar de p*nhetaas e de cagar no trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Março 2024 Não sou a favor de prisão perpétua. Pena máxima de 25 anos sendo que a pena pode ser diminuída mediante a plantação de sobreiros e carvalhais. Uma árvore = um dia subtraído. 365x25=9125. Estamos a falar de um impacto ambiental enorme no nosso país que sofre um processo de desertificação em virtude dos eucaliptos e pinheiros. Um processo de reabilitação que tem um impacto no bem estar da natureza e do país. Cem prisioneiros com pena máxima garantem quase um milhão de sobreiros e carvalhais. Fora os restantes prisioneiros com penas efectivas com menos duração. É possível salvar Portugal salvando os nossos prisioneiros portugueses. 7 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Março 2024 Citação de Che, há 29 minutos: Não sou a favor de prisão perpétua. Pena máxima de 25 anos sendo que a pena pode ser diminuída mediante a plantação de sobreiros e carvalhais. Uma árvore = um dia subtraído. 365x25=9125. Estamos a falar de um impacto ambiental enorme no nosso país que sofre um processo de desertificação em virtude dos eucaliptos e pinheiros. Um processo de reabilitação que tem um impacto no bem estar da natureza e do país. Cem prisioneiros com pena máxima garantem quase um milhão de sobreiros e carvalhais. Fora os restantes prisioneiros com penas efectivas com menos duração. É possível salvar Portugal salvando os nossos prisioneiros portugueses. Viva a liberdade, carvalho! 7 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 23 Março 2024 Citação de Tibraco, há 54 minutos: Eu limitei-me a pedir os estudos e esse foi o cerne da questão. Não haviam estudos nenhuns e ele enfiou a viola no saco e não voltou a aparecer aqui. Deste modo, isto nada tem que ver com os ciganos, quem tem razão ou não. Tem a ver com a tanga que o Johny espetou e tu, de alguma forma, reconheceste que ele o fez. Eu digo que és mentiroso. Tu dizes que não és e eu exijo-te provas em como não és mentiroso. Não me cabe a mim provar que és mentiroso, bem pelo contrário; és mentiroso até me apresentares provas de que não o és. Isto assim é fácil. Demasiado fácil. 1 Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 23 Março 2024 Achar a pena máxima de 25 anos suficiente é só para quem nunca teve que viver com alguém a matar os seus familiares/amigos. e matar 1 ou matar 20 nunca deveria ser igual, atualmente apanha no máximo 25 anos na mesma. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 23 Março 2024 Citação de Kaz, há 5 minutos: Achar a pena máxima de 25 anos suficiente é só para quem nunca teve que viver com alguém a matar os seus familiares/amigos. e matar 1 ou matar 20 nunca deveria ser igual, atualmente apanha no máximo 25 anos na mesma. Por isso é que quem faz e aplica o direito não é quem teve a família assassinada. 4 15 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 23 Março 2024 Uma vez disseram me que o eucalipto dá dinheiro, por isso é q n desaparece. Expliquem lá como é que isso funciona Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 23 Março 2024 Citação de antifa, há 12 minutos: Por isso é que quem faz e aplica o direito não é quem teve a família assassinada. E que provavelmente nunca teve, isso não quer dizer que uma penalização de 25 anos (que nunca acaba por ser os 25 anos) é justa. Compartilhar este post Link para o post