Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de bmfpcdm, há 6 minutos:

O Ocidente lucrou imenso com o trabalho escravo, permitindo uma enorme vantagem no desenvolvimento desses Estados; assim as novas gerações têm os privilégios que têm devido a essa exploração historicamente recente.

Uma lógica semelhante pode ser aplicada à dívida climática; daí que eu gostasse de ver estes dois tópicos debatidos em paralelo, publicamente.

Estás a fugir outra vez à pergunta…então e outros crimes semelhantes? Os romanos não fizeram o mesmo o pior? Os barbaros? Os mouros? Os mongóis?

E sobre esse tema que privilégio é que tem o average joe português hoje em sendo que quando deixamos as colônias éramos um dos países mais pobres da Europa? Aliás já há 200 anos que não há tráfico de escravos e em países como os States esses descendentes sao mais ricos em média do que o português medio 

E a dívida climática é para ser paga pelos países asiáticos que sao os que mais poluem?

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 8 minutos:

Uma lógica semelhante pode ser aplicada à dívida climática; daí que eu gostasse de ver estes dois tópicos debatidos em paralelo, publicamente.

O que é a divida climática?

Ou melhor, porque é que o Ocidente tem um dívida climática que os países em desenvolvimento não tenham, ou não venham a ter?

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 22 minutos:

O que é a divida climática?

 

Simplificadamente, a dívida climática está relacionada com as emissões que o norte global emitiu no passado, permitindo o seu enorme desenvolvimento; agora, devido à catástrofe climática que temos à porta, o sul global nunca poderá replicar esse desenvolvimento através dos mesmos mecanismos; assim, há quem defenda que o norte global deva pagar essa dívida, por exemplo, com apoios financeiros para a transição energética do sul global (as reparações podem, em parte, passar por aí, também).

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 minuto:

Simplificadamente, a dívida climática está relacionada com as emissões que o norte global emitiu no passado, permitindo o seu enorme desenvolvimento; agora, devido à catástrofe climática que temos à porta, o sul global nunca poderá replicar esse desenvolvimento através dos mesmos mecanismos; assim, à quem defenda que o norte global deva pagar essa dívida, por exemplo, com apoios financeiros para a transição energética do sul global (as reparações podem, em parte, passar por aí, também).

Não deves ter visto, mas acabaste por responder ao meu edit.

No geral, concordo com o que disseste sobre este tema.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 8 minutos:

Simplificadamente, a dívida climática está relacionada com as emissões que o norte global emitiu no passado, permitindo o seu enorme desenvolvimento; agora, devido à catástrofe climática que temos à porta, o sul global nunca poderá replicar esse desenvolvimento através dos mesmos mecanismos; assim, à quem defenda que o norte global deva pagar essa dívida, por exemplo, com apoios financeiros para a transição energética do sul global (as reparações podem, em parte, passar por aí, também).

🐰

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 13 minutos:

Estás a fugir outra vez à pergunta…então e outros crimes semelhantes? Os romanos não fizeram o mesmo o pior? Os barbaros? Os mouros? Os mongóis?

E sobre esse tema que privilégio é que tem o average joe português hoje em sendo que quando deixamos as colônias éramos um dos países mais pobres da Europa? Aliás já há 200 anos que não há tráfico de escravos e em países como os States esses descendentes sao mais ricos em média do que o português medio 

E a dívida climática é para ser paga pelos países asiáticos que sao os que mais poluem?

Historicamente recente.

A questão das reparações deve ser vista de um ponto de vista de esforço conjunto do Ocidente. Portugal poderá tomar decisões internas sobre artefactos, legislação sobre ação afirmativa, ou perdões de dívida, por exemplo; mas quando falamos em apoios financeiros substanciais, já estamos a falar de um esforço conjunto que terá de vir da UE, UK, USA, Canadá, Austrália.

Para a última pergunta, sim, não estará fora de questão, nomeadamente a China, contribuir.

Citação de Elvis, há 1 minuto:

🐰

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de xicantonio, há 1 hora:

Opa era o @Sandes., vocês não são a mesma pessoa ou assim?

Fds não sei me sinto insultado ou elogiado

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 14 horas:

Citando alguém: o Otelo matou foi pouco 

https://www.rtp.pt/noticias/estorias/a-rendicao-da-pide_n729866

"O cúmulo veio ainda com um dos governos de Cavaco Silva, que recusou a Salgueiro Maia uma pensão por "serviços relevantes prestados ao país", e, três anos depois da recusa, concedeu precisamente essa pensão aos pides Óscar Cardoso e António Augusto Bernardo. Cardoso ficara na memória de vários presos como o pide que se apresentava mais perfumado nas sessões de tortura, e desse modo causava um sofrimento adicional às suas vítimas, impedidas de dormirem e de se lavarem. Depois esteve também envolvido no tiroteio que matou quatro manifestantes em 25 de Abril."

 

Pensão para ex-inspetor da PIDE

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Fds não sei me sinto insultado ou elogiado

eish fds….

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 8 minutos:

eish fds….

Insultado por ser confundido com alguém, elogiado por ser contigo 😍

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Porque é que alguns necessitam de reparações e a China, Vietname e Laos apenas necessitam da ciência imortal do marxismo leninismo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 2 horas:

https://www.rtp.pt/noticias/estorias/a-rendicao-da-pide_n729866

"O cúmulo veio ainda com um dos governos de Cavaco Silva, que recusou a Salgueiro Maia uma pensão por "serviços relevantes prestados ao país", e, três anos depois da recusa, concedeu precisamente essa pensão aos pides Óscar Cardoso e António Augusto Bernardo. Cardoso ficara na memória de vários presos como o pide que se apresentava mais perfumado nas sessões de tortura, e desse modo causava um sofrimento adicional às suas vítimas, impedidas de dormirem e de se lavarem. Depois esteve também envolvido no tiroteio que matou quatro manifestantes em 25 de Abril."

 

Pensão para ex-inspetor da PIDE

Eu acho sinceramente que não se devia dar pensão vitalícia a ninguém lá do 25 de abril. Porque é que temos nós que estar a pagar impostos por causa de erros do passado? Tenho alguma culpa que tenha havido uma ditadura e que esses gajos a tenham derrubado? Já passou, não tenho que pagar nada por isso, era o que faltava.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Eu acho sinceramente que não se devia dar pensão vitalícia a ninguém lá do 25 de abril. Porque é que temos nós que estar a pagar impostos por causa de erros do passado? Tenho alguma culpa que tenha havido uma ditadura e que esses gajos a tenham derrubado? Já passou, não tenho que pagar nada por isso, era o que faltava.

Pagar reforma militar a quem lutou para manter as colónias é absolutamente criminoso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 27 minutos:

Pagar reforma militar a quem lutou para manter as colónias é absolutamente criminoso. 

Seja quem manteve seja quem liberou, já passaram 50 anos. Vamos agora também pagar às famílias de quem lutou em Aljubarrota? Poupem-me

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Com quem então a mandatária para a igualdade do Rio, que liderou a estrutura das mulheres social democratas e dirigente dos Trabalhadores Social Democratas foi para o Chega? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 5 horas:

Simplificadamente, a dívida climática está relacionada com as emissões que o norte global emitiu no passado, permitindo o seu enorme desenvolvimento; agora, devido à catástrofe climática que temos à porta, o sul global nunca poderá replicar esse desenvolvimento através dos mesmos mecanismos; assim, há quem defenda que o norte global deva pagar essa dívida, por exemplo, com apoios financeiros para a transição energética do sul global (as reparações podem, em parte, passar por aí, também).

Em relacao ao tema climatico, apoios a transicao energetica no sul, 'e mais uma vez algo que "apenas" o Norte quer. O sul como se ve em varios paises independentes ha decadas ou mesmo seculos, conseguiram explorar e delapidar mais rapido e mais intensivamente os recursos naturais que tinham, para servir uma classe dirigente que explora a propria populacao.

Essa classe dirigente 'e a mesma que nao esta interessada em qualquer transiccao energetica, ver o exemplo da Guyana onde o Presidente depois de ser descoberta a reserva de oleo, veio logo dizer que o UK e outros nao venham agora com cantigas que temos de ser climate conscient, a obrigacao dele era com o pais e aquilo era uma riqueza para ser explorada. 

Quanto estive na Rep. Democrata do Congo ha uns 6 -7 anos atras, participei num evento governamental em que nos foi explicado como o governo que apenas controla 20% do territorio do pais, estava a concentrar os esforcos para tomar conta das minas na parte Leste do pais das maos dos Warlords la do sitio, nao para libertar aquelas pessoas de uma escravidao existente (incluindo miudos) mas porque o mercado chines e indiano necessitavam urgentemente de certos minerios e havia acordos a cumprir.

A meu ver e nao sendo especialista a crise climatica so tem duas solucoes, ou ja 'e tarde demais para mudar alguma coisa ou a solucao passa pela invacao tecnologica em conjunto com a transicao energetica. 

Citação de bmfpcdm, há 5 horas:

Historicamente recente.

A questão das reparações deve ser vista de um ponto de vista de esforço conjunto do Ocidente. Portugal poderá tomar decisões internas sobre artefactos, legislação sobre ação afirmativa, ou perdões de dívida, por exemplo; mas quando falamos em apoios financeiros substanciais, já estamos a falar de um esforço conjunto que terá de vir da UE, UK, USA, Canadá, Austrália.

Para a última pergunta, sim, não estará fora de questão, nomeadamente a China, contribuir.

Obrigado.

Nao vais convencer ninguem, ninguem vai aceitar isso porque simplesmente nao faz qualquer sentido. Alias mais uma vez 'e algo que pode fazer sentido num plano academico/teorico, mas que na pratica 'e impossivel. E nem tem que ver com a falta de vontade politica (que tambem nao existe) mas sim explicar a uma maioria da populacao que vai perguntar, porque diabo 'e que eu tenho de pagar reparacoes para algo que se passou antes de os meus pais terem nascido e onde eu nao fui sabido nem achado?

 

Citação de challenger, há 3 horas:

https://www.rtp.pt/noticias/estorias/a-rendicao-da-pide_n729866

"O cúmulo veio ainda com um dos governos de Cavaco Silva, que recusou a Salgueiro Maia uma pensão por "serviços relevantes prestados ao país", e, três anos depois da recusa, concedeu precisamente essa pensão aos pides Óscar Cardoso e António Augusto Bernardo. Cardoso ficara na memória de vários presos como o pide que se apresentava mais perfumado nas sessões de tortura, e desse modo causava um sofrimento adicional às suas vítimas, impedidas de dormirem e de se lavarem. Depois esteve também envolvido no tiroteio que matou quatro manifestantes em 25 de Abril."

 

Pensão para ex-inspetor da PIDE

Era darem-lhe uma enxada como "reforma" e ele que ganhasse a vida com isso equanto recebia umas "comixoes" do eletrochoques que tanto gostava de dar...

Compartilhar este post


Link para o post

Esta história do Paupério no Livre é fascinante. A lista foi aprovada pelo partido com uma votação curiosa: 13 votos a favor, 18 abstenções e 6 contra. Hoje, na entrega da lista, nem o presidente do partido nem nenhum atual deputado esteve presente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Esta história do Paupério no Livre é fascinante. A lista foi aprovada pelo partido com uma votação curiosa: 13 votos a favor, 18 abstenções e 6 contra. Hoje, na entrega da lista, nem o presidente do partido nem nenhum atual deputado esteve presente. 

Esta história das primárias para tudo parece ser uma burrice extraordinária. Como é que um partido pode ir a votos a umas eleições à escala nacional, numa situação em que a liderança do partido e o grupo parlamentar não apoiam a própria lista? 

Há uma razão para as lideranças dos partidos é que ditarem as listas que vão a votos, e não é por falta de democracia. O confronto democrático é feito depois entre os partidos.

O Rui Tavares parece ser um tipo inteligentíssimo e depois organiza um partido desta forma, não entendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 48 minutos:

O Rui Tavares parece ser um tipo inteligentíssimo e depois organiza um partido desta forma, não entendo.

Modernices

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...