Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Mas se pagares o teu filho vai para a creche ou nao?

Eu vou pagar 400€ (o2° mais barato que tinha vaga)e, felizmente, tenho condições para isso.

Das 18 creches que concorri, dá 162 vagas (9 por creche/berçário).  São poucos para tanta gente em Gondomar e Valongo. Isso compreendo e também é um problema (se calhar mais grave que a situação de trabalho ser fator eliminatório)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 10 minutos:

Eu vou pagar 400€ (o2° mais barato que tinha vaga)e, felizmente, tenho condições para isso.

Das 18 creches que concorri, dá 162 vagas (9 por creche/berçário).  São poucos para tanta gente em Gondomar e Valongo. Isso compreendo e também é um problema (se calhar mais grave que a situação de trabalho ser fator eliminatório)

Entao pagas e nao tens direito a reclamar. és um priveligiado porque pagas impostos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 37 minutos:

Nao percebo porque os comunas nao se juntam e criam cooperativas de creches.

@Che

QUAL É O VALOR DO TEU BIBERON?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 15 minutos:

Entao pagas e nao tens direito a reclamar. és um priveligiado porque pagas impostos.

O ponto não é esse. O ponto é que a premissa do @Petar Musa é que quem tem emprego não tem direito a creches gratuitas, quando não há nada que o prove. O problema, muito mais plausível, é que há falta de creches, e portanto há pessoas, empregadas e certamente desempregadas, que vão ficar sem vaga gratuita.

De certeza absoluta que haverá gente empregada aqui no CMPT que teve direito a uma vaga gratuita.

Compartilhar este post


Link para o post

A gravidade daquela medida está na forma primária como se vê as creches. Para se apresentar uma medida daquelas tem que se partir de um pressuposto que as creches são apenas um sitio onde os pais deixam os miúdos e não onde os miúdos continuam/fazem a sua aprendizagem.

Porque se se concordasse com este segundo pressuposto então nunca se poderia propor uma medida daquelas porque crianças que em teoria já tem um potencial significativo de serem desfavorecidas com aquela medida apenas irão acentuar esse desfavorecimento dado que ficarão sem essa aprendizagem.

É continuar a matar o pouco elevador social que exista fruto de uma politica mesquinha que olha para os desempregados/quem recebe subsídios como portugueses de mal. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

O ponto não é esse. O ponto é que a premissa do @Petar Musa é que quem tem emprego não tem direito a creches gratuitas, quando não há nada que o prove. O problema, muito mais plausível, é que há falta de creches, e portanto há pessoas, empregadas e certamente desempregadas, que vão ficar sem vaga gratuita.

De certeza absoluta que haverá gente empregada aqui no CMPT que teve direito a uma vaga gratuita.

Há falta de creches e falta de critérios. Se eu receber 1000 e alguém 500, o que recebe 500 terá que ter prioridade sobre mim. Não devemos é ficar os 2 sem acesso apenas porque temos salários.

Queres provas? Eu partilho contigo o Excel e tentas inscrever-te nas Listas de Espera das creches de Gondomar e Valongo 

Compartilhar este post


Link para o post

O Estado sempre vai obrigar os bancos a dar casas em agosto?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

A gravidade daquela medida está na forma primária como se vê as creches. Para se apresentar uma medida daquelas tem que se partir de um pressuposto que as creches são apenas um sitio onde os pais deixam os miúdos e não onde os miúdos continuam/fazem a sua aprendizagem.

Porque se se concordasse com este segundo pressuposto então nunca se poderia propor uma medida daquelas porque crianças que em teoria já tem um potencial significativo de serem desfavorecidas com aquela medida apenas irão acentuar esse desfavorecimento dado que ficarão sem essa aprendizagem.

Mas a ideia é exactamente essa, não me surpreende que os infelizes do Chega não tenham noção disso, mas fazem parte um movimento motivado por ideais profundamente anti-igualitários. A ideia passa exactamente por empurrar quem está em baixo ainda mais para o fundo.

Editado por whatever
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Nao percebo porque os comunas nao se juntam e criam cooperativas de creches.

@Che

A gratuitidade das creches para bebés, primeiro e segundo escalão é um projeto conseguido dos comunas.

E o alargamento ao sector privado e social como solução para o problema da faltas de vagas, idem.

Falta a rede pública de creches mas no fundo isso já foi conseguido. 

Chora bebé 🍼 

Citação de Petar Musa, há 2 horas:

Porque o estar, ou não, empregado, não deveria ser fator eliminatório. Podes estar desempregado por opção. A situação de trabalho que é uma das 3 coisas que perguntam na inscrição da lista de espera nas creches (as outras são residência e local de trabalho). Nunca me perguntaram sobre rendimentos,

Eu não vou poder ter 2 filhos porque serão 800€/mês para a creche. Mas se alguém ficar sem trabalho lá em casa, mesmo que por opção, já terei acesso à Creche Feliz porque existe um desempregado no agregado

Quem paga a creche feliz é a segurança social daí a existência desses critérios que no fundo são transversais a todos apoios dados pela segurança social. 

Não é exactamente o estado a pagar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 54 minutos:

Há falta de creches e falta de critérios. Se eu receber 1000 e alguém 500, o que recebe 500 terá que ter prioridade sobre mim. Não devemos é ficar os 2 sem acesso apenas porque temos salários.

Queres provas? Eu partilho contigo o Excel e tentas inscrever-te nas Listas de Espera das creches de Gondomar e Valongo 

Assumindo esses critérios como verdadeiros, fazem-me sentido. Quem ganha menos precisa mais disso. Idealmente seria gratuito para todos, mas havemos de lá chegar, se a sociedade continuar o caminho que tem feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

Assumindo esses critérios como verdadeiros, fazem-me sentido. Quem ganha menos precisa mais disso. Idealmente seria gratuito para todos, mas havemos de lá chegar, se a sociedade continuar o caminho que tem feito.

Faz-te sentido quem está empregado ser excluido no matter what?

Compartilhar este post


Link para o post

Há uma lista de critérios algures? Genuinamente não sei e fiquei curioso

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho medo que esta questão do crédito jovem tenha sido mais uma mentira da direita portuguesa para instrumentalizar os jovens. 

Compartilhar este post


Link para o post

O problema, como sempre, não é de quem está empregado ou não, é da falta de recursos do estado para suprimir essas deficiências

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

O Estado sempre vai obrigar os bancos a dar casas em agosto?

Não é bem isso mas sim os jovens vão puder tentar comprar casa mas diria que vamos passar de 1 jovem a comprar para 2 apenas. O resto vai ficar aflito de não ter como comprar na mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Faz-te sentido quem está empregado ser excluido no matter what?

É isso que acontece?

É que, (exemplo aleatório) se houver 10 vagas e 40 casais candidatos, dos quais 15 estão desempregados, faz-me sentido que os 25 empregados fiquem logo de fora.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

É isso que acontece?

 

No Concelho de Gondomar, sim. No de Valongo talvez, porque também posso ter sido excluido por ser de outro concelho.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

A gratuitidade das creches para bebés, primeiro e segundo escalão é um projeto conseguido dos comunas.

E o alargamento ao sector privado e social como solução para o problema da faltas de vagas, idem.

Falta a rede pública de creches mas no fundo isso já foi conseguido. 

Chora bebé 🍼 

 

E achas bem deixarem o trabalho a meio?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 20 minutos:

No Concelho de Gondomar, sim. No de Valongo talvez, porque também posso ter sido excluido por ser de outro concelho.

Mas tens informação que te diga inequivocamente que foste excluído apenas por isso? É que podes ter sido excluído "apenas por isso" mas porque podes estar num contexto semelhante ao meu exemplo do post acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Mas tens informação que te diga inequivocamente que foste excluído apenas por isso? É que podes ter sido excluído "apenas por isso" mas porque podes estar num contexto semelhante ao meu exemplo do post acima.

Para ires para a lista de espera tens que dar 5 dados:

-Nome Encarregado

-Telefone

-Morada

-Local de Trabalho

-Situação Laboral

Houve 4 ou 5 creches que me disseram logo que não porque a bebé ainda não tinha nascido.

Por isso, ou não gostaram da minah cara, ou excluíram-me por estarmos os 2 a trabalhar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Obrigado.

Como esperado, não diz que quem tem emprego é excluído, mas diz que, entre outros factores, depende da "avaliação social e económica da família" e também do abono de família. Ora, o abono depende dos rendimentos, logo...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Obrigado.

Como esperado, não diz que quem tem emprego é excluído, mas diz que, entre outros factores, depende da "avaliação social e económica da família" e também do abono de família. Ora, o abono depende dos rendimentos, logo...

Então fui excluído por ser bonito 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 29 minutos:

Então fui excluído por ser bonito 

Já ligaste a alguma creche que te recusou a pedir esclarecimento? Ou só mandaste a candidatura e como não responderam estás a assumir isso tudo?

Editado por Sandes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

Já ligaste a alguma cresce que te recusou a pedir esclarecimento? Ou só mandaste a candidatura e como não responderam estás a assumir isso tudo?

Fui diretamente a 3, em março. E todas me disseram o mesmo: estou na posição XX e por isso não vou conseguir.

Então caguei nas outras e resignei-me que teria poderia ter que pagar um rim para uma privada

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...