JGabriel Publicado 27 Setembro 2024 (editado) Citação de Robe, há 11 minutos: 1) O meu post não é sobre a medida. No entanto, acho que aplicada progressivamente (um pouco como já existe o IRS Jovem atualmente) agrada-me. Se queremos olhar para a juventude como a prioridade do país, é importante existir um regime fiscal benéfico para os mesmos, a tal discriminação que se fala. 2) Mas há dúvidas que uma das grandes razões da emigração jovem é o que levam para casa ao fim do mês? Existem outras vertentes que contribuem para isso, óbvio, mas acho que esta é a principal. Mas posso não estar bem enquadrado na realidade portuguesa Vou ser honesto e admitir que não faço ideia do que essa frase significa O que leva a malta a emigrar é não poder fazer carreira aqui em área praticamente nenhuma porque está tudo só virado para turismo (que paga pouco), é poder ganhar duas ou três vezes mais no estrangeiro a fazer o mesmo trabalho ou até menos (e os impostos até podiam ser 0 em Portugal que continuava a ser verdade, e não vão ser estas baixas e regimes fiscais especiais que vão fazer mudar isso - e a maioria da população activa em Portugal já pouco ou nada paga de IRS) e não ter prespectiva nenhuma de poder fazer vida aqui já que ter casa própria é para rir com estes preços. Editado 27 Setembro 2024 por JGabriel 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Setembro 2024 Citação de Robe, há 11 minutos: 2) Mas há dúvidas que uma das grandes razões da emigração jovem é o que levam para casa ao fim do mês? Existem outras vertentes que contribuem para isso, óbvio, mas acho que esta é a principal. Mas posso não estar bem enquadrado na realidade portuguesa O que os jovens levam para casa ao fim do mês é o salário miserável. Exemplo prático: Um jovem ganha 1.000 € e desconta 30% para o IRS. Leva para casa 700 € Com a medida para retenção dos jovens passa a descontar 10% e leva para casa 900 € No estrangeiro ganha 2.000 € e desconta 40%. Leva para casa 1.200 € Citação de Robe, há 11 minutos: Vou ser honesto e admitir que não faço ideia do que essa frase significa 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 27 Setembro 2024 Citação de Descartes, há 2 minutos: O que os jovens levam para casa ao fim do mês é o salário miserável. Exemplo prático: Um jovem ganha 1.000 € e desconta 30% para o IRS. Leva para casa 700 € Com a medida para retenção dos jovens passa a descontar 10% e leva para casa 900 € No estrangeiro ganha 2.000 € e desconta 40%. Leva para casa 1.200 € Mas eu não me queixo dos impostos. O que é que vamos fazer entretanto? Subir o SMN tendo como objetivo fazer pressão nos salários mais altos com a expetativa de em 2050 esse exemplo do estrangeiro chegar cá? Que outra medida podemos aplicar para os jovens, com a mesma pressão no Orçamento de Estado? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 27 Setembro 2024 Citação de Robe, há 36 minutos: 1) O meu post não é sobre a medida. No entanto, acho que aplicada progressivamente (um pouco como já existe o IRS Jovem atualmente) agrada-me. Se queremos olhar para a juventude como a prioridade do país, é importante existir um regime fiscal benéfico para os mesmos, a tal discriminação que se fala. 2) Mas há dúvidas que uma das grandes razões da emigração jovem é o que levam para casa ao fim do mês? Existem outras vertentes que contribuem para isso, óbvio, mas acho que esta é a principal. Mas posso não estar bem enquadrado na realidade portuguesa A questão dos impostos serem uma das razões para os jovens emigrarem é um fait divers de uma parte da direita. Num país onde Dois em cada três jovens ganham menos de 1.000 euros líquidos - Renascença (sapo.pt) achar que os jovens emigram pelos impostos é atirar areia para os olhos. O salário liquido na Holanda, na Bélgica ou na Alemanha é muitíssimo superior ao salário bruto português. Sobre a medida em si do IRS Jovem do PSD, e pegando no dado que transmiti em cima - 2 em cada 3 jovens ganham menos de 1000 euros líquidos - e juntando este dado - IRS jovem castiga salários até 1500 euros - Economia - Correio da Manhã (cmjornal.pt) a pergunta que se impõe é: Quem é que vai ser beneficiado com isto? Que percentagem de jovens é que vai ser beneficiado? Eu digo-te: Apenas 3% dos jovens em Portugal ganham mais de 1.600 euros por mês? – Poligrafo (sapo.pt) -> Deve andar abaixo dos 5%. O país vai gastar 1000 milhões de euros para beneficiar 5% dos jovens. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Setembro 2024 (editado) Citação de Robe, há 26 minutos: Mas eu não me queixo dos impostos. O que é que vamos fazer entretanto? Subir o SMN tendo como objetivo fazer pressão nos salários mais altos com a expetativa de em 2050 esse exemplo do estrangeiro chegar cá? Que outra medida podemos aplicar para os jovens, com a mesma pressão no Orçamento de Estado? Medidas rápidas que resolvem imediatamente o problema, não há. Isso é conversa para os demagogos e populistas. O problema é estrutural e tem muitas décadas. Mas resolver problemas estruturais tem um grande problema: não dá votos para as próximas eleições. O país encetou, com o 25 de abril e com a entrada na CEE, uma estratégia correta de qualificação dos portugueses. Foi um trabalho de décadas que começou a dar os seus frutos a partir dos anos 2000, por aí. Primeiro diminuiu-se drasticamente os níveis de analfabetização e depois aumentaram, também drasticamente, os números de licenciados e doutorados. Ao mesmo tempo o país alterou profundamente o seu tecido económico. Desertificámos o interior e abandonámos a atividade agrícola; abatemos barcos e deixámos a pesca à bolina. Extinguimos boa parte da capacidade produtiva e industrial porque os nossos parceiros europeus faziam mais e melhor. E apostámos no Sol e no Mar. Turismo e serviços. Depois veio o estigma do funcionário público. Que eram muitos, preguiçosos e ganhavam mais do que nos privados. Com isso desvalorizámos carreiras geralmente atrativas como o professor, o médico, o polícia, o militar, o investigador, etc... Resultado: formamos cada vez mais jovens qualificados e não lhes damos perspetivas de futuro a não ser na caixa do Continente, no balcão do MacDonalds ou como empregado de mesa num restaurante no Algarve. Para fazer esses trabalhos as empresas apostam nos imigrantes porque são mais baratos e queixam-se menos. Dar a volta a isto é demasiado complicado para se resolver com uma baixa no IRS que só incide sobre os jovens que já ganham bem mais do que o Salário Mínimo. São necessárias políticas mais profundas que alterem a base económica do país (e não é com a diminuição do IRC que só beneficia as grandes empresas de 3 ou 4 setores de atividade). Editado 28 Setembro 2024 por Descartes 13 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 28 Setembro 2024 (editado) Citação de Descartes, há 9 horas: Não sejas piegas. Foi o que o outro gajo chamou à malta da minha geração. Os jovens não emigram por causa dos impostos, emigram por causa da política de baixos salários que sempre existiu neste País. São os salários baixos que impedem a compra de casa e a saída de casa dos Pais. Baixar impostos é um penso rápido, ainda por cima cria uma desigualdade intrageracional. Editado 28 Setembro 2024 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Setembro 2024 As pessoas não emigram pelo que pagam de impostos sem serem os ultra ricos. Quem me dera a mim pagar em Portugal o que pago de impostos aqui em França. O meu nível de vida seria imensamente maior em Portugal por comparação. Percebo que haja desconfiança com o "que eles fazem com o dinheiro dos meus impostos" mas o acto de pagar impostos é "bom" por si só e nunca pode ser a causa pela qual uma pessoa emigra. Porque tirando os países árabes que outros países existem que não pagues impostos, ou seja marginal, e continues a ter os serviços? Nos USA tenho a sensação que se paga mais de impostos que na Europa, e na Europa os países estão praticamente todos alinhados. Os salários é que são mais altos. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 28 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 8 horas: A questão dos impostos serem uma das razões para os jovens emigrarem é um fait divers de uma parte da direita. Num país onde Dois em cada três jovens ganham menos de 1.000 euros líquidos - Renascença (sapo.pt) achar que os jovens emigram pelos impostos é atirar areia para os olhos. O salário liquido na Holanda, na Bélgica ou na Alemanha é muitíssimo superior ao salário bruto português. Sobre a medida em si do IRS Jovem do PSD, e pegando no dado que transmiti em cima - 2 em cada 3 jovens ganham menos de 1000 euros líquidos - e juntando este dado - IRS jovem castiga salários até 1500 euros - Economia - Correio da Manhã (cmjornal.pt) a pergunta que se impõe é: Quem é que vai ser beneficiado com isto? Que percentagem de jovens é que vai ser beneficiado? Eu digo-te: Apenas 3% dos jovens em Portugal ganham mais de 1.600 euros por mês? – Poligrafo (sapo.pt) -> Deve andar abaixo dos 5%. O país vai gastar 1000 milhões de euros para beneficiar 5% dos jovens. Gosto muito dos teus posts aqui porque despendes sempre muito tempo a procurar e a juntar fatos para defender o teu ponto de vista. E com isso aprendemos todos. Obrigado ❤️ 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 28 Setembro 2024 Na minha modesta opinião, esta medida do IRS jovem só serve para atirar areia para a cara dos jovens que dela vão beneficiar. Um dia o apoio acaba-se e eles vão perceber que andaram a ser ludibriados durante todo este tempo. São necessárias medidas estruturais que se perpetuem no tempo. Por exemplo, não consigo conceber que os técnicos superiores, função que exige o grau de licenciado, recebam tão pouco. É preciso valorizar mais as pessoas e as suas profissões. É necessário que se aumente o salário mediano, que em 2021, não chegava aos 1000€. Percebo perfeitamente que haja uma valorização do salário mínimo nacional, isso é fundamental para garantir um aumento dos padrões de vida. Mas, têm havido funções que têm sido continuamente desvalorizadas ao longo dos anos. A questão é que neste País ninguém quer pensar o trabalho e a sua compensação. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2024 Outra área que é profundamente desvalorizada é a carreira de investigação científica. Eu estou a fazer o doutoramento e a entrar neste mundo, e é gritante o nível de precariedade. Só o facto de andar dependente de uma bolsa da FCT em vez de ter contrato... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Jamarcus, há 20 minutos: Outra área que é profundamente desvalorizada é a carreira de investigação científica. Eu estou a fazer o doutoramento e a entrar neste mundo, e é gritante o nível de precariedade. Só o facto de andar dependente de uma bolsa da FCT em vez de ter contrato... Fiz o trajeto completo, comecei como bolseiro de doutoramento da FCT, depois passei a professor convidado durante cinco anos e meio e, por fim, ganhei um concurso internacional e mudei de Universidade. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Vaart10, há 22 minutos: Fiz o trajeto completo, comecei como bolseiro de doutoramento da FCT, depois passei a professor convidado durante cinco anos e meio e, por fim, ganhei um concurso internacional e mudei de Universidade. Ainda estou a começar, acabei agora o 1º ano como bolseiro de doutoramento. A ver o que o futuro me espera, mas estou preparado para ser duro. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 28 Setembro 2024 Que boneco, o Hugo Soares. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 28 Setembro 2024 (editado) Citação de Jamarcus, há 3 minutos: Ainda estou a começar, acabei agora o 1º ano como bolseiro de doutoramento. A ver o que o futuro me espera, mas estou preparado para ser duro. E continuas sem poder fazer descontos ou ter um segundo trabalho sendo bolseiro certo? Editado 28 Setembro 2024 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2024 (editado) Citação de antifa, há 8 minutos: E continuas sem poder fazer descontos ou ter um segundo trabalho sendo bolseiro certo? Sim. Tenho opção de SS voluntária, mas nada de IRS ou receber um outro salário. Posso fazer até x horas como professor e receber daí, ou royalties de livros, mas basicamente só isso. E como não somos reconhecidos como trabalhadores, não há subsídio de alimentação, férias, etc. Editado 28 Setembro 2024 por Jamarcus Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Jamarcus, há 10 minutos: Sim. Tenho opção de SS voluntária, mas nada de IRS ou receber um outro salário. Posso fazer até x horas como professor e receber daí, ou royalties de livros, mas basicamente só isso. E como não somos reconhecidos como trabalhadores, não há subsídio de alimentação, férias, etc. Mas isso é assim em todo o lado ou só em Portugal? Como é que alguem decide fazer um doutoramento com essas condições? Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Mas isso é assim em todo o lado ou só em Portugal? Como é que alguem decide fazer um doutoramento com essas condições? Noutros países a "bolsa" é um contrato de trabalho, com os direitos e deveres que isso implica. Cá em Portugal só os radicais do BE e do PCP é que defendem isso. A resposta à segunda pergunta... decidi porque sou louco, é o que é. O pagamento acaba por não ser mau (1260€ "limpos" por mês, mas sem tudo o resto que disse), sou bom naquilo que faço e tenho interesse em seguir a carreira académica. 3 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Jamarcus, há 13 minutos: Noutros países a "bolsa" é um contrato de trabalho, com os direitos e deveres que isso implica. Cá em Portugal só os radicais do BE e do PCP é que defendem isso. A resposta à segunda pergunta... decidi porque sou louco, é o que é. O pagamento acaba por não ser mau (1260€ "limpos" por mês, mas sem tudo o resto que disse), sou bom naquilo que faço e tenho interesse em seguir a carreira académica. Isso é amor por aquilo que fazes! Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Petar Musa, há 22 minutos: Mas isso é assim em todo o lado ou só em Portugal? Como é que alguem decide fazer um doutoramento com essas condições? Há várias áreas onde em Portugal é basicamente a única forma de continuar a trabalhar nessa área. Especialmente se tiveres a ambição/vontade de fazer investigação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2024 Citação de antifa, há 3 minutos: Há várias áreas onde em Portugal é basicamente a única forma de continuar a trabalhar nessa área. Especialmente se tiveres a ambição/vontade de fazer investigação. E isto, também. É o meu caso. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Setembro 2024 99% das pessoas sao "mal pagas" em Portugal... na realidade nunca estive num pais onde as pessoas alguma vez me tenham dito que eram "bem pagas" no geral Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 28 Setembro 2024 Citação de Jamarcus, há 5 horas: Noutros países a "bolsa" é um contrato de trabalho, com os direitos e deveres que isso implica. Cá em Portugal só os radicais do BE e do PCP é que defendem isso. A resposta à segunda pergunta... decidi porque sou louco, é o que é. O pagamento acaba por não ser mau (1260€ "limpos" por mês, mas sem tudo o resto que disse), sou bom naquilo que faço e tenho interesse em seguir a carreira académica. Tu vais acabar o doutoramento numa época porreira, vai haver uma saída em massa de docentes, devido a reforma, das universidades. 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 29 Setembro 2024 O novo PGR, terá de deixar o cargo em Janeiro a não ser que mudem a lei até lá. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 29 Setembro 2024 Posteriormente, entre os Anjos e o Intendente, dois jovens foram detidos pela polícia, constatou a Lusa no local. Os dois jovens, um rapaz e uma rapariga, estariam a gritar “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”, quando uma pessoa da manifestação contra a imigração se dirigiu aos dois e os agrediu com um soco, foi possível apurar no local. A polícia imobilizou os dois jovens, que foram detidos. https://expresso.pt/sociedade/2024-09-29-dois-detidos-na-manifestacao-do-chega-contra-a-imigracao-descontrolada-dd0d2742 Muito bom Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 29 Setembro 2024 Citação de antifa, há 5 minutos: Posteriormente, entre os Anjos e o Intendente, dois jovens foram detidos pela polícia, constatou a Lusa no local. Os dois jovens, um rapaz e uma rapariga, estariam a gritar “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”, quando uma pessoa da manifestação contra a imigração se dirigiu aos dois e os agrediu com um soco, foi possível apurar no local. A polícia imobilizou os dois jovens, que foram detidos. https://expresso.pt/sociedade/2024-09-29-dois-detidos-na-manifestacao-do-chega-contra-a-imigracao-descontrolada-dd0d2742 Muito bom já tinha acontecido semelhante com o autor de livros infantis. Os fachos é que ficam bem pqp Compartilhar este post Link para o post