Che Publicado 1 Dezembro 2024 Citação de JGabriel, há 1 minuto: Porque é que ainda se dá alguma relevância que seja ao Duarte Pio? Não estamos numa república? Preferia viver numa monarquia constituida pela familia Mortágua. Só para ver os direitolas a morrer com úlceras. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Dezembro 2024 No fim da cerimónia, após o Presidente da República ter prestado homenagem aos "heróis" do 1.º de Dezembro de 1640, junto ao monumento da Praça dos Restauradores, em Lisboa, cerca de duas dezenas de populares gritaram "Olivença é portuguesa" e "morte aos traidores". Tinham também cartazes onde se lia "sem Olivença Portugal está amputado" ou "Restauração incompleta falta Olivença". https://expresso.pt/politica/2024-12-01-restauracao-nuno-melo-evoca-antigos-combatentes-e-ouve-olivenca-e-portuguesa-no-1.-de-dezembro-529d754d Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 1 Dezembro 2024 Alguém consegue colocar? https://expresso.pt/politica/2024-11-28-guerra-de-narrativas-no-grupo-dos-nove-sobre-25-de-novembro-pezarat-e-vasco-lourenco-trocam-acusacoes--110c009e Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 1 Dezembro 2024 (editado) Estava a ouvir o contra corrente no observador no dia em que a trupe do ventura fez aquelas macacadas.. no youtube... cometi o erro de abrir a caixa de comentários e até pousei o telemóvel com o cheiro que saiu a bafio e álcool dos comentários, enxovalhando os comensais que parlavam no estúdio! Atenção... falamos dos jornalistas do observador que são, segundo a esquerda caviar, a direita da direita! Editado 1 Dezembro 2024 por hugoooo_17 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Dezembro 2024 Citação de RAG, há 9 horas: Alguém consegue colocar? https://expresso.pt/politica/2024-11-28-guerra-de-narrativas-no-grupo-dos-nove-sobre-25-de-novembro-pezarat-e-vasco-lourenco-trocam-acusacoes--110c009e Aqui: Spoiler Guerra de narrativas no Grupo dos Nove sobre 25 de Novembro: Pezarat e Vasco Lourenço trocam acusações General acusa Vasco Lourenço de reescrita e o coronel acusa o Pezarat de “atitude vil” Pedro Pezarat Correia, hoje com 92 anos, preferiu manter secreto o documento que Luís Pessoa lhe entregou nos anos 90 na presença de outro ex-comunista, o médico António da Silva Graça durante três décadas. Apesar de Pessoa não lhe ter pedido essa reserva, era para ser ele a decidir o que fazer, explicou o general ao Expresso. “Ainda era suscetível, uma vez divulgado, de criar alguma controvérsia, e então mantive a reserva absoluta”, justifica, acrescentando: “O que está neste documento é importante, mas isto não é a verdade absoluta.” A divulgação da existência do documento levou Pezarat a acusar Vasco Lourenço de ter traído a sua confiança, uma vez que diz ter-lhe facultado uma cópia com a condição de ele não a divulgar. Mesmo antes de o Expresso ter mencionado o documento, em novembro de 2022, a jornalista Isabel Nery já lhe fazia referência no livro “Os 5 Homens que Mudaram Portugal para Sempre” (D. Quixote), publicado no mesmo ano e onde Lourenço é citado como “fiel depositário”. Pezarat garante ser o “fiel depositário” do “relatório” sobre o 25 de Novembro Os dois antigos membros do Grupo dos Nove têm versões diferentes sobre a situação em que foi feita a cópia do documento para Vasco Lourenço, nas instalações da Associação 25 de Abril, realizada na presença de Luís Pessoa. Chegaram a trocar e-mails desagradáveis sobre o assunto – que ambos mostraram ao Expresso – em novembro de 2022, quando a revista E publicou a história da ordem para os “páras” avançarem ter sido dada pelo PCP. O general Pezarat considera que Lourenço “ofende a memória de um camarada e é desagradável para a família” de Luís Pessoa – falecido a 2 de setembro, durante a crise da Covid-19 – ao sobrepor-se a si como “fiel depositário”. No entanto, o Expresso constatou que Pessoa colaborou ativamente com Vasco Lourenço, para este divulgar a história, através de uma profusa troca de e-mails. Pezarat também disputa várias alegações de Vasco Lourenço de que foi ele a comandar e tutelar Ramalho Eanes nas operações do 25 de Novembro: “Só reescreve a história na primeira pessoa quem tem medo e pouca confiança naquilo que a história poderá dizer dele”, vinca o general ao Expresso. Vasco Lourenço responde: “Lamento profundamente, não gostaria que viesse ao conhecimento público essa atitude do Pezarat, que considero absolutamente vil, e que me vai obrigar a atitudes e esclarecimentos que não gostaria de fazer, que tem a ver com duas pessoas que já foram muito amigas.” 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Dezembro 2024 Sondagem: Gouveia e Melo é o favorito na corrida à Presidência com mais de um quinto das preferências dos eleitores Henrique Gouveia e Melo, atual Chefe do Estado-Maior da Armada, surge como o favorito para as eleições presidenciais de janeiro de 2026, segundo uma sondagem da Intercampus realizada para o Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV. Com 23% das intenções de voto, o almirante apresenta uma vantagem significativa sobre os potenciais rivais, reforçando a possibilidade de avançar formalmente para a corrida a Belém. A sondagem coloca Pedro Passos Coelho, ex-primeiro-ministro, como o segundo candidato mais bem posicionado, com 13,9% das intenções de voto, quase 10 pontos percentuais abaixo de Gouveia e Melo. Na terceira posição surge Luís Marques Mendes, comentador político e ex-líder do PSD, com 9,8%. António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, aparece mais distante, com apenas 4,7%. Estes números revelam uma vantagem consolidada do almirante, que se encontra em condições de assegurar uma vitória já na primeira volta. Na semana passada, Henrique Gouveia e Melo comunicou ao Conselho do Almirantado e ao Governo que não pretende continuar na chefia do Estado-Maior da Armada, terminando o seu mandato em dezembro deste ano. Segundo a agência Lusa, esta decisão reforça os sinais de que o militar está a preparar-se para entrar na corrida presidencial. Fontes próximas, citadas pela SIC, indicam que o anúncio formal da candidatura deverá ocorrer em março de 2025. A Intercampus testou cenários de segunda volta, analisando como Gouveia e Melo se comportaria contra diferentes adversários. Em todos os casos simulados, o almirante venceu confortavelmente, quer enfrentando Marques Mendes, quer confrontando candidatos à esquerda, como Mário Centeno ou Ana Gomes. Mesmo figuras de peso, como Durão Barroso ou Santana Lopes, apresentam dificuldades em competir com Gouveia e Melo, que mantém vantagens “significativas” em todas as combinações. Uma análise detalhada dos resultados da sondagem revela que Henrique Gouveia e Melo atrai eleitores de vários quadrantes políticos. O almirante recolhe 23% dos votos de eleitores da Aliança Democrática (AD), 24% dos apoiantes do Chega e da Iniciativa Liberal e até 30% dos eleitores do PS. Esta capacidade de captar apoios tanto à direita como à esquerda coloca-o numa posição única, consolidando-o como o principal nome na disputa para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 2 Dezembro 2024 Oh não vem aí outra vez a intracampus 4 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 2 Dezembro 2024 Gouveia e Melo ser o claro vencedor antecipado das Presidenciais é um atestado de incompetência para a classe politica. Nome a nome e tirando uma ou outra excepção, a primeira palavra que vem à cabeça é um palavrão. Durão, Passos, Ventura, só falta o Sócrates para um Best Of de mediocridade. 3 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Dezembro 2024 Caso saiam mais sondagens com resultados semelhantes, vai ser giro ver aqueles discursos politicamente corretos dos Marques Mendes da vida do "sou candidato se sentir que posso ser útil ao país" a irem todos para a gaveta. Poucos são os que têm coragem de entrar numa campanha com probabilidade de vitória aparentemente reduzida, ainda por cima alguns dos nomes de que se fala já têm histórico de eleições perdidas. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Dezembro 2024 Rui Rocha admite “pontos de contacto” entre IL e políticas de Milei na Argentina 1 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 2 Dezembro 2024 Entre Marques Mendes e Seguro, até o Jorge Jesus era o favorito a ganhar as Presidenciais Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 2 Dezembro 2024 Citação de Lebohang, há 1 hora: Rui Rocha admite “pontos de contacto” entre IL e políticas de Milei na Argentina Surprised_pikachu.jpg Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 3 Dezembro 2024 (editado) Citação de Lebohang, há 14 horas: Rui Rocha admite “pontos de contacto” entre IL e políticas de Milei na Argentina "(...)acrescentando que as "políticas adoptadas na Argentina não são transponíveis para Portugal". " "(...)Rui Rocha reconheceu que "há pontos" em que a IL concorda com a política que tem sido adoptada na Argentina pelo ultraliberal Javier Milei, defendendo que também é preciso tomar medidas em Portugal para "aliviar o peso do Estado" e "ter menos consumo de recursos"." "O que nós dizemos em Portugal é que, passo a passo, de forma assertiva, consistente, é necessário liberalizar a economia portuguesa, libertar as famílias baixar impostos focar no crescimento económico", disse." Não vejo nada de interessante neste artigo. O gajo foi falar com o embaixador e fez uma conferência de imprensa em que não diz nada (nem diz quais são os pontos de contacto sem ser a tusa de privatizar e reduzir a folha de balanço estatal), só para agradar os votantes. Até diz que a situação não é comparável, what's the big deal? Editado 3 Dezembro 2024 por Lip McBoatface 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 3 Dezembro 2024 (editado) As famílias que se consideram de classe média que dizem que já não são de classe média por conta do xuxalismo deviam ser banidos de votar O prec falhou em não exilar permanentemente esta gente, ainda hoje deviam estar no brasil Posto isto, imaginem que o vosso aniversário era no 25 de novembro? Editado 3 Dezembro 2024 por Plagio o Original 2 Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de Plagio o Original, há 1 hora: As famílias que se consideram de classe média que dizem que já não são de classe média por conta do xuxalismo deviam ser banidos de votar O prec falhou em não exilar permanentemente esta gente, ainda hoje deviam estar no brasil Posto isto, imaginem que o vosso aniversário era no 25 de novembro? Discurso de ódio do bem 🥰 3 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Dezembro 2024 Não percebo qual é o problema com o Marques Mendes, quer dizer desconfio que seja por poucos o levarem a sério, mas da classe política é o nome que mais gosto e que acho que tem mais competência para o lugar. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de Mica, Agora: Não percebo qual é o problema com o Marques Mendes, quer dizer desconfio que seja por poucos o levarem a sério, mas da classe política é o nome que mais gosto e que acho que tem mais competência para o lugar. Por curiosidade (real), em que medida o achas competente? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Dezembro 2024 O Marques Mendes é melhor candidato apenas por um motivo, dá para fazer imensas dad jokes com a altura dele. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Dezembro 2024 Tenho um paciente de 50/55 anos romeno que viveu no comunismo até ao fim da adolescencia. Chutem perguntas para fazer. Contou-me da questao de que so podiam comprar meio pao por pessoa no agregado. Eram 4, tinham direito a 2 paes por dia com um cartaozinho e que metiam uma X no cartao. Falou-me no pao, açucar, farinha, polenta. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 8 minutos: Por curiosidade (real), em que medida o achas competente? Eu aprecio um político que saiba ser capaz de traçar linhas vermelhas mas que não as delimite dentro da sua esfera ideológica. O Marques Mendes repetidamente elogiou medidas do António Costa, até mesmo no tempo da geringonça. Não vejo um Passos Coelho a fazer o mesmo, nem uma Ana Gomes, tal como não vi o Cavaco fazer. Acho relevante que seja conselheiro de estado, também. Não me recordo particularmente da sua performance no governo do Durão Barroso, pelo que em matéria de competência num governo não tenho muito por onde pegar. Em suma parece-me ser uma das pessoas que vai ter mais capacidade de ponderar as decisões que tiver em mãos sem cegueira ideológica e mais focado em resolver problemas e não em criar crises políticas. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de Mica, há 1 minuto: Eu aprecio um político que saiba ser capaz de traçar linhas vermelhas mas que não as delimite dentro da sua esfera ideológica. O Marques Mendes repetidamente elogiou medidas do António Costa, até mesmo no tempo da geringonça. Não vejo um Passos Coelho a fazer o mesmo, nem uma Ana Gomes, tal como não vi o Cavaco fazer. Acho relevante que seja conselheiro de estado, também. Não me recordo particularmente da sua performance no governo do Durão Barroso, pelo que em matéria de competência num governo não tenho muito por onde pegar. Em suma parece-me ser uma das pessoas que vai ter mais capacidade de ponderar as decisões que tiver em mãos sem cegueira ideológica e mais focado em resolver problemas e não em criar crises políticas. E não achas que isso estaria ligado ao facto de ter uma fonte governamental directa que chegava a usá-lo para testar medidas ao Domingo? (Não raras vezes ele avançou coisas que nunca aconteceram) Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto: E não achas que isso estaria ligado ao facto de ter uma fonte governamental directa que chegava a usá-lo para testar medidas ao Domingo? (Não raras vezes ele avançou coisas que nunca aconteceram) Pode ser, mas elogiar o governo do AC porque tinha lá uma fonte? Nunca pensei nas coisas dessa forma e não fico convencido com esse argumento. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de Mica, há 4 minutos: Pode ser, mas elogiar o governo do AC porque tinha lá uma fonte? Nunca pensei nas coisas dessa forma e não fico convencido com esse argumento. Porque a fonte era o próprio ahah Eu pelo contrário acho que os anos dele como Marcelo da Temu provam mais a falta de espinha. Mas pronto, era curiosidade porque queria mesmo perceber a perspectiva. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Dezembro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 22 minutos: Porque a fonte era o próprio ahah Eu pelo contrário acho que os anos dele como Marcelo da Temu provam mais a falta de espinha. Mas pronto, era curiosidade porque queria mesmo perceber a perspectiva. Também vejo uma tentativa de se colar à postura do Marcelo na TVI, e não aprecio isso Por outro lado já me deu mais sugestões de livros para ler do que qualquer outra pessoa. Talvez a empatia venha daí Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 3 Dezembro 2024 https://www.publico.pt/2016/01/22/sociedade/noticia/escutas-mostram-que-marques-mendes-pediu-favores-a-arguido-dos-vistos-gold-1721033 https://observador.pt/2024/01/18/caso-edp-marques-mendes-diz-que-classificacao-de-projetos-pin-e-uma-discriminacao/ Sempre nos circulos certos. Mas já o pai tinha o condão para estar com as pessoas erradas mas nunca tinha culpa de nada. É um fantoche com 2~3 insides que era usado, como já disseram, para testar as águas em horário nobre. Compartilhar este post Link para o post