Tibraco Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Há uma vasta diferença entre fugir ao fisco e optimização fiscal. Ninguém gosta de pagar mais impostos do que aqueles que tem de pagar, e isso aplica-se ao Jerónimo Martins como se aplica ao Zé Manel trolha. Da mesma forma que o papel de um advogado de defesa é minimizar as penas dos seus clientes dentro dos meandros da lei, o de um contabilista é minimizar os impostos que os seus clientes têm de pagar, mas também sempre dentro da lei. Claro que há quem saia disso, como por exemplo os almoços de Domingo por conta da empresa, mas isso é para a AT fiscalizar. E digo isto de consciência bem tranquila porque, como trabalhador independente, a minha optimização fiscal resume-se a alocar à actividade as facturas da água e afins, visto que a minha "sede" é a minha casa. Fugir ao fisco é outra coisa. Eu não consigo, porque só recebo o que facturo. Como facturo uma empresa, nem que quisesse poderia receber por debaixo da mesa. Ainda assim, isso dos almoços de Domingo é uma gota no oceano de offshores e afins que por aí andam. Claro que consegues. E digo-te mais, os trabalhadores independentes se calhar ainda aldrabam mais do que as empresas. Agora, obviamente que existe otimização fiscal, um ICE por exemplo, que nada tem a ver com as faturas do almoço de domingo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Tibraco, há 2 minutos: Claro que consegues. E digo-te mais, os trabalhadores independentes se calhar ainda aldrabam mais do que as empresas. Agora, obviamente que existe otimização fiscal, um ICE por exemplo, que nada tem a ver com as faturas do almoço de domingo. Enquanto trabalhador independente não há muito mais que se possa fazer. Abrindo empresa, há muito, mas também acho que nem posso abrir empresa por causa do RTF. Nem sei se quero, é só mais trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: Enquanto trabalhador independente não há muito mais que se possa fazer. Abrindo empresa, há muito, mas também acho que nem posso abrir empresa por causa do RTF. Nem sei se quero, é só mais trabalho. Claro que há, embora dependa sempre de caso para caso. Por exemplo, o artigo que escolhes quando emites o recibo verde. Depende de quanto recebes, e quais os teus objetivos a nível de descontares para a SS, mas geralmente faz sentido abrir empresa (se quiseres ter mais rendimento liquido). Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 9 Dezembro 2024 Sou trabalhador independente e definitavamente preciso de uma otimização fiscal. 😂 Alguém me sabe dizer onde me posso educar sobre este tema? Ou até fornecer o contacto de um contabilista? O meu certamente não otimiza nada e limita-se a fazer o necessário. Provavelmente até é um estagiário que tenho uma avença com um grupo grande. Já pensei muito em abrir residência ficar noutro país, até porque passo pelo menos metade do ano fora. Mas por outra lado gostava de poder contribuir enquanto cidadão, o problema é que devo pagar uns 40% em impostos e isso já não me motiva tanto a ser um bom cidadão. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Há uma vasta diferença entre fugir ao fisco e optimização fiscal. Ninguém gosta de pagar mais impostos do que aqueles que tem de pagar, e isso aplica-se ao Jerónimo Martins como se aplica ao Zé Manel trolha. Da mesma forma que o papel de um advogado de defesa é minimizar as penas dos seus clientes dentro dos meandros da lei, o de um contabilista é minimizar os impostos que os seus clientes têm de pagar, mas também sempre dentro da lei. Claro que há quem saia disso, como por exemplo os almoços de Domingo por conta da empresa, mas isso é para a AT fiscalizar. E digo isto de consciência bem tranquila porque, como trabalhador independente, a minha optimização fiscal resume-se a alocar à actividade as facturas da água e afins, visto que a minha "sede" é a minha casa. Fugir ao fisco é outra coisa. Eu não consigo, porque só recebo o que facturo. Como facturo uma empresa, nem que quisesse poderia receber por debaixo da mesa. Ainda assim, isso dos almoços de Domingo é uma gota no oceano de offshores e afins que por aí andam. Eu estou completamente de acordo com o que dizes, mas a fronteira é extremamente ténue e isso abre espaço a que, de ambos os lados, se extremem posições. O @HappyKing acha que é tudo fuga ao fisco. Há quem ache que nada é fuga ao fisco. Vou dar alguns exemplos: Tu és trabalhador independente. Achas que andas a pagar impostos a mais e abres uma empresa. Cais na transparência fiscal e és tributado em IRS na mesma. Pedes a um familiar se aceita ficar com 30% da empresa e já não cais na transparência fiscal. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Outro exemplo, és dono de uma empresa portuguesa, és um indivíduo cumpridor, mas a tua empresa obtém muitos rendimentos na Suécia. Como ao longo dos anos, os governos nacionais resolveram transformar Portugal num paraíso fiscal para estrangeiros, a Suécia rasgou o acordo para evitar a dupla tributação com Portugal, esses rendimentos são tributados duas vezes, na Suécia e cá. Crias uma empresa noutro país qualquer que passa a prestar os serviços que original esses rendimentos na Suécia. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se tiveres uma empresa em Braga e te mudares para os Açores, onde o IRC é significativamente mais baixo? Compras casa lá, mudas-te para lá, mudas a sede para lá, etc. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se fores dono de uma empresa, e escolheres o método mais barato em termos fiscais para tirar dinheiro dela? Seja, via salário, via prémio, via dividendos ou gratificações do balanço? É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Pegando agora na origem da discussão, o estado português foi esperto e protegeu-se da história das despesas pessoais. Se um empresário meter uma despesa à empresa, o Estado sempre ganha algum. Despesas de representação não deduzem IVA, e ainda pagam tributação autónoma. E se assumirmos que a despesa só existe, ou pelo menos por aquele valor, o que em muitos casos será, certamente, verdade, o Estado até beneficia com isso. Citação de Tibraco, há 1 hora: Claro que consegues. E digo-te mais, os trabalhadores independentes se calhar ainda aldrabam mais do que as empresas. Agora, obviamente que existe otimização fiscal, um ICE por exemplo, que nada tem a ver com as faturas do almoço de domingo. Olhe que não, olhe que não. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Tio Hans, há 6 minutos: Eu estou completamente de acordo com o que dizes, mas a fronteira é extremamente ténue e isso abre espaço a que, de ambos os lados, se extremem posições. O @HappyKing acha que é tudo fuga ao fisco. Há quem ache que nada é fuga ao fisco. Vou dar alguns exemplos: Tu és trabalhador independente. Achas que andas a pagar impostos a mais e abres uma empresa. Cais na transparência fiscal e és tributado em IRS na mesma. Pedes a um familiar se aceita ficar com 30% da empresa e já não cais na transparência fiscal. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Outro exemplo, és dono de uma empresa portuguesa, és um indivíduo cumpridor, mas a tua empresa obtém muitos rendimentos na Suécia. Como ao longo dos anos, os governos nacionais resolveram transformar Portugal num paraíso fiscal para estrangeiros, a Suécia rasgou o acordo para evitar a dupla tributação com Portugal, esses rendimentos são tributados duas vezes, na Suécia e cá. Crias uma empresa noutro país qualquer que passa a prestar os serviços que original esses rendimentos na Suécia. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se tiveres uma empresa em Braga e te mudares para os Açores, onde o IRC é significativamente mais baixo? Compras casa lá, mudas-te para lá, mudas a sede para lá, etc. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se fores dono de uma empresa, e escolheres o método mais barato em termos fiscais para tirar dinheiro dela? Seja, via salário, via prémio, via dividendos ou gratificações do balanço? É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Pegando agora na origem da discussão, o estado português foi esperto e protegeu-se da história das despesas pessoais. Se um empresário meter uma despesa à empresa, o Estado sempre ganha algum. Despesas de representação não deduzem IVA, e ainda pagam tributação autónoma. E se assumirmos que a despesa só existe, ou pelo menos por aquele valor, o que em muitos casos será, certamente, verdade, o Estado até beneficia com isso. Olhe que não, olhe que não. Quantos não fogem à faturação dos serviços? Adogados, por exemplo, é mato. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Tibraco, há 3 minutos: Quantos não fogem à faturação dos serviços? Adogados, por exemplo, é mato. Não sei a ultima vez que pedi a FS num cabeleireiro; no meu anterior mecanico, se quisesse com FS eram logo +23% de custo para mim, etc. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Tio Hans, há 54 minutos: Eu estou completamente de acordo com o que dizes, mas a fronteira é extremamente ténue e isso abre espaço a que, de ambos os lados, se extremem posições. O @HappyKing acha que é tudo fuga ao fisco. Há quem ache que nada é fuga ao fisco. Vou dar alguns exemplos: Tu és trabalhador independente. Achas que andas a pagar impostos a mais e abres uma empresa. Cais na transparência fiscal e és tributado em IRS na mesma. Pedes a um familiar se aceita ficar com 30% da empresa e já não cais na transparência fiscal. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Outro exemplo, és dono de uma empresa portuguesa, és um indivíduo cumpridor, mas a tua empresa obtém muitos rendimentos na Suécia. Como ao longo dos anos, os governos nacionais resolveram transformar Portugal num paraíso fiscal para estrangeiros, a Suécia rasgou o acordo para evitar a dupla tributação com Portugal, esses rendimentos são tributados duas vezes, na Suécia e cá. Crias uma empresa noutro país qualquer que passa a prestar os serviços que original esses rendimentos na Suécia. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se tiveres uma empresa em Braga e te mudares para os Açores, onde o IRC é significativamente mais baixo? Compras casa lá, mudas-te para lá, mudas a sede para lá, etc. É fuga ao fisco ou optimização fiscal? E se fores dono de uma empresa, e escolheres o método mais barato em termos fiscais para tirar dinheiro dela? Seja, via salário, via prémio, via dividendos ou gratificações do balanço? É fuga ao fisco ou optimização fiscal? Pegando agora na origem da discussão, o estado português foi esperto e protegeu-se da história das despesas pessoais. Se um empresário meter uma despesa à empresa, o Estado sempre ganha algum. Despesas de representação não deduzem IVA, e ainda pagam tributação autónoma. E se assumirmos que a despesa só existe, ou pelo menos por aquele valor, o que em muitos casos será, certamente, verdade, o Estado até beneficia com isso. Para mim, fuga ao fisco é entrar na ilegalidade. Eu abrir empresa para pagar menos impostos não é fuga ao fisco. Eu ir almoçar ao Domingo com a minha namorada e meter como despesa da empresa, é fuga ao fisco. Eu ser um mecânico e cobrar X sem factura e X + IVA com factura é fugir ao fisco. Outra conversa, para a qual estou ainda menos habilitado do que para esta, é falar sobre se as regras fiscais actuais são tão apertadas quanto deviam. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 9 Dezembro 2024 A questão aqui é quererem fazer do pagamento de impostos uma questão moral para além da obrigação fiscal enquanto cidadão contribuinte. Existe uma lei para cidadãos e outra para empresas, a partir daí cada um terá as suas orientações morais e princípios de consciência para determinar a licitude do acto e de que lado cai, se da "fuga" ou da "optimização". Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Não sei a ultima vez que pedi a FS num cabeleireiro; no meu anterior mecanico, se quisesse com FS eram logo +23% de custo para mim, etc. Os preços estão afixados com taxa legal em vigor. Se te obrigarem a pagar mais, o problema aqui és tu que está a ser bem comido. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de kareca, há 42 minutos: Os preços estão afixados com taxa legal em vigor. Se te obrigarem a pagar mais, o problema aqui és tu que está a ser bem comido. Os preços são 200€+IVA Se for por baixo da mesa só pagas os 200€ Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Para mim, fuga ao fisco é entrar na ilegalidade. Eu abrir empresa para pagar menos impostos não é fuga ao fisco. Eu ir almoçar ao Domingo com a minha namorada e meter como despesa da empresa, é fuga ao fisco. Eu ser um mecânico e cobrar X sem factura e X + IVA com factura é fugir ao fisco. Outra conversa, para a qual estou ainda menos habilitado do que para esta, é falar sobre se as regras fiscais actuais são tão apertadas quanto deviam. E o que é que é ilegal e o que é que não é? Não havendo quaisquer dúvidas nos casos que apresentas, claro. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de kareca, há 1 hora: Os preços estão afixados com taxa legal em vigor. Se te obrigarem a pagar mais, o problema aqui és tu que está a ser bem comido. Nao...os orcamentos nos mecanos veem com um preco e depois o preco com IVA. Se queres pagas o preco sem IVA, se queres pagas o preco com IVA. Mas parece que ha quem viva aqui Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Dezembro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 38 minutos: Os preços são 200€+IVA "Os preços" é o que? Tens o preço da mão de obra afixada e o preço das peças que precisas. Ou qualquer barbeiro que não trabalhe num buraco Está lá bem explicito Editado 9 Dezembro 2024 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Tio Hans, há 29 minutos: E o que é que é ilegal e o que é que não é? Não havendo quaisquer dúvidas nos casos que apresentas, claro. Há uma lei fiscal, não? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de kareca, há 57 minutos: "Os preços" é o que? Tens o preço da mão de obra afixada e o preço das peças que precisas. Ou qualquer barbeiro que não trabalhe num buraco Está lá bem explicito Como está numa oficina. Mas se não quiseres fatura em vez do 200€ tabelados fica por 150. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 8 minutos: Como está numa oficina. Mas se não quiseres fatura em vez do 200€ tabelados fica por 150. Então tu dizes que "se quero fatura fica +23%"? O que querias dizer era "se aceitar a sugestão do incumprimento da lei por parte do bate chapas pago menos mesmo sabendo que estou a pagar o que é justo com fatura". Isto é lindo 😂 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de kareca, há 58 minutos: Então tu dizes que "se quero fatura fica +23%"? O que querias dizer era "se aceitar a sugestão do incumprimento da lei por parte do bate chapas pago menos mesmo sabendo que estou a pagar o que é justo com fatura". Isto é lindo 😂 Há alguém que precisa de sair de casa e ir conhecer coisas 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 3 minutos: Há alguém que precisa de sair de casa e ir conhecer coisas Há alguém que paga para meter ar nos pneus. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 6 horas: Há uma vasta diferença entre fugir ao fisco e optimização fiscal. (1) Ninguém gosta de pagar mais impostos do que aqueles que tem de pagar, e isso aplica-se ao Jerónimo Martins como se aplica ao Zé Manel trolha. Da mesma forma que o papel de um advogado de defesa é minimizar as penas dos seus clientes dentro dos meandros da lei, (2) o de um contabilista é minimizar os impostos que os seus clientes têm de pagar, mas também sempre dentro da lei. Claro que há quem saia disso, como por exemplo os almoços de Domingo por conta da empresa, mas isso é para a AT fiscalizar. E digo isto de consciência bem tranquila porque, como trabalhador independente, a minha optimização fiscal resume-se a alocar à actividade as facturas da água e afins, visto que a minha "sede" é a minha casa. Fugir ao fisco é outra coisa. Eu não consigo, porque só recebo o que facturo. Como facturo uma empresa, nem que quisesse poderia receber por debaixo da mesa. Ainda assim, isso dos almoços de Domingo é uma gota no oceano de offshores e afins que por aí andam. (1) Quem é que paga mais impostos do que aqueles que tem de pagar? (2) Com que contabilistas é que andas a falar? O papel deles é fazer a contabilidade dos seus clientes ou dos seus patrões. Essas coisas dos impostos são a área dos fiscalistas. Sendo certo que há muitos contabilistas que metem o pé em seara alheia. Citação de Petar Musa, há 19 minutos: Há alguém que precisa de sair de casa e ir conhecer coisas Conhecer os meandros do crime? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 1 minuto: Conhecer os meandros do crime? Sim, para depois não ficar surpreendido quando alguém fala neles. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, Agora: Sim, para depois não ficar surpreendido quando alguém fala neles. Mas quem é que ficou surpreendido? Tu é que precisas de saber que para o consumidor não existe preço com IVA ou preço sem IVA. O que existe é preço com IVA ou cumplicidade na fraude fiscal. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 2 minutos: Mas quem é que ficou surpreendido? Tu é que precisas de saber que para o consumidor não existe preço com IVA ou preço sem IVA. O que existe é preço com IVA ou cumplicidade na fraude fiscal. Mas eu não disse o contrário. Digo é que é habitual serem-te apresentando os 2 preços. Depois é contigo decidir se queres ser cumplice da fuga ao fisco Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Mas eu não disse o contrário. Digo é que é habitual serem-te apresentando os 2 preços. Depois é contigo decidir se queres ser cumplice da fuga ao fisco Que foi exatamente o que disse o @kareca. Nem sei porque raio estão aparentemente em desacordo se estão a dizer a mesma coisa. Compartilhar este post Link para o post