Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 29 minutos:

acho que algumas universidades têm também alguma responsabilidade no assunto, porque mexem no número de vagas conforme lhes apetece.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 12/01/2021 at 11:31:

BJChyLs.jpg

Nunca mudes, JMT.

O que é que está errado concretamente?

Para mim é factual, foi precisamente esse o erro que US e UK cometeram e o porquê de existir um Trump e Brexit. Parte da sociedade ignorada pelo quadro político, com descontentamento crescente, que acabaram por votar contra o sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 minutos:

Para mim é factual, foi precisamente esse o erro que US e UK cometeram e o porquê de existir um Trump e Brexit. Parte da sociedade ignorada pelo quadro político, com descontentamento crescente, que acabaram por votar contra o sistema.

Porque não no Tino, por exemplo, é contra o sistema.

Ah, e estás a falar em votar em alguém que fez parte do sistema, ou esquecemos que o AV fez parte dos quadros do PSD e mal saltou de lá, foi eleito logo deputado? Achas que isto é ser contra o sistema? 

Depois vem a questão, o que é o sistema?

O MRPP é contra o sistema, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 38 minutos:

O SNS não é o único empregador de enfermeiros. Há hospitais e clínicas privadas, há lares, há empresas com posto médico, etc.

Certo, daí ser interessante conhecer os números, mas nem sei se isso está disponível.

Citação de Ego Sum, há 8 minutos:

Se queres votar contra-sistema, vota no Mayan ou no Tino, ou vota nulo. Ou fica em casa. Tudo é melhor do que votar no facho, digo eu.

Isto sem entrar no passado do Ventura, porque ele de contra-sistema tem pouco. Aliás, ele é a personificação de muitas das coisas que estão mal no sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 6 minutos:

É redutor e promove a aceitação dos resultados como uma inevitabilidade. Só por aí já estamos mal. As pessoas estão descontentes mas não estão a votar contra o sistema, estão a votar a favor de alguém que lhes vendeu determinada visão do mesmo e da sociedade. Se amanhã o CDS, o BE ou o PAN viessem pedir a 4ª República, esses votos não iam saltar para lá.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 1 minuto:

Ah, e estás a falar em votar em alguém que fez parte do sistema, ou esquecemos que o AV fez parte dos quadros do PSD e mal saltou de lá, foi eleito logo deputado? Achas que isto é ser contra o sistema? 

Depois vem a questão, o que é o sistema?

O MRPP é contra o sistema, por exemplo.

O sistema é como a sociedade, contexto político e economia estão a ser operacionalizados.

O André Ventura fazia parte do sistema/da norma estabelecida, até começar a perceber que existe uma franja na sociedade descontente, facilmente influenciável, e ter começado a adaptar a sua postura e posicionamento. Isto começou nas polémicas declarações contra os ciganos quando ainda fazia parte do PSD, e depois foi-se posicionando. Da mesma maneira que o Trump descobriu uma oportunidade ao explorar a franja descontente da sociedade americana, sendo que antes estava mais ligado aos Democratas. 

Votos contra o sistema vão estar sempre nos partidos ideologicamente mais afastados do centro ou que façam mais soundbytes.

O Ticampos acho que chegou a demonstrar que o Chega estar a ir buscar votos não à Direita, mas sim a todo o espectro político, o que na minha opinião corrobora a teoria de exploração dos descontentes.

Podemos romantizar e dizer que os votos é suposto serem tomados com consciência, seguindo a nossa idealogia, depois de ler o programa eleitoral dos partidos, etc.

Não é assim que o mundo funciona na prática. As pessoas votam com base em instintos e emoção, com base no lhes metem à frente no jornal/TV e com miopia temporal tendo em conta os acontecimentos mais recentes (daí as obras todas nos últimos 6 meses de mandatos) e não de forma racional.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que ler o texto todo para perceber se o JMT está a falar só das presidenciais ou se está a falar num todo. E é seguir o que o João Ferreira disse num debate: "Perceber que há problemas que duram há anos, que não estão solucionados, e levam as pessoas a votar nessas alternativas".

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de andriy pereplyotkin, há 6 minutos:

É redutor e promove a aceitação dos resultados como uma inevitabilidade. Só por aí já estamos mal. As pessoas estão descontentes mas não estão a votar contra o sistema, estão a votar a favor de alguém que lhes vendeu determinada visão do mesmo e da sociedade. Se amanhã o CDS, o BE ou o PAN viessem pedir a 4ª República, esses votos não iam saltar para lá.

Não acho que seja uma inevitabilidade.

IMO é preciso perceber as causas de descontentamento que levam a alguém sequer pensar em alguém extremista, e não dizer como o Ghel acima "querem votar em protesto então vota em X, senão são uns burros".

É este erro que a maior parte dos players políticos têm feito.

Se desconstruirmos como um par de candidatos fez nos debates presenciais com o AV, demonstra-se o quão vazio aquele tipo de discurso é.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 18 minutos:

Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Se queres votar contra-sistema, vota no Mayan ou no Tino, ou vota nulo. Ou fica em casa. Tudo é melhor do que votar no facho, digo eu.

Eu acho que vocês nem sequer acreditam no que acabaram de escrever, ser anti-sistema é propor ou reformular um sistema político e de sociedade diferente do vigente. Não é Tino, Mayan ou branco/nulo que propõem isso.

Porque a verdade é esta, aqui como na Europa ou nos EUA há uma geração de "deserdados" que sente que irá viver pior que os pais e que os seus filhos viverão piores do que eles. São esses que os partidos anti-sistema vão buscar e o grande dilema do mundo político é que temos um sistema que não funciona (Capitalismo) mas os únicos anti-sistema que existem são de extrema-direita porque extrema-esquerda anti-sistémica não existe em lado nenhum já que os partidos de esquerda habituaram-se a viver neste sistema.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Eu acho que vocês nem sequer acreditam no que acabaram de escrever, ser anti-sistema é propor ou reformular um sistema político e de sociedade diferente do vigente. Não é Tino, Mayan ou branco/nulo que propõem isso.

Porque a verdade é esta, aqui como na Europa ou nos EUA há uma geração de "deserdados" que sente que irá viver pior que os pais e que os seus filhos viverão piores do que eles. São esses que os partidos anti-sistema vão buscar e o grande dilema do mundo político é que temos um sistema que não funciona (Capitalismo) mas os únicos anti-sistema que existem são de extrema-direita porque extrema-esquerda anti-sistémica não existe em lado nenhum.

Contra o sistema, entendo como alguém fora do sistema, que não teve os vícios de quem esteve dentro do mesmo. 

E o comunismo não pode ser interpretado como anti-sistema, no sentido de ser o oposto do capitalismo? Porquê de não se sequer equacionar essa alternativa. É que o AV continua a defender o capitalismo (o sistema), daí também as grandes fortunas terem apoiado o Trump. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 16 minutos:

E o comunismo não pode ser interpretado como anti-sistema, no sentido de ser o oposto do capitalismo? Porquê de não se sequer equacionar essa alternativa.

Porque falhou, porque durou menos tempo que o capitalismo e porque é possível comparar a Alemanha do leste com a ocidental e a Coreia do Norte com a do Sul. 

Enquanto as pessoas tiverem esses termos de comparação não vão colocar a hipótese do comunismo 

Compartilhar este post

Link para o post

E veja-se o modelo económico da URSS, Lenine teve que adaptar certas variantes na propriedade económica privada com o famoso NEP e os planos quinquenais do Estaline foram um fracasso tirando o último que foi muito assente na indústria pesada e a do armamento na consequência da Invasão da Alemanha Nazi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Anti sistema de extrema direita é genial. O anti sistema que quer manter o sistema. Anti anti sistema

Daí eu dizer que a esquerda está "presa" e de precisarmos de uma visão anti-sistémica de esquerda que vá de encontro aos "deserdados", uma teoria que a Ana Gomes já abordou no debate com a Marisa Matias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Daí eu dizer que a esquerda está "presa" e de precisarmos de uma visão anti-sistémica de esquerda que vá de encontro aos "deserdados", uma teoria que a Ana Gomes já abordou no debate com a Marisa Matias.

Vota João Ferreira, ele já disse mts vezes q está geração vai viver pior q os pais

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na Polonia dizer comunismo é quase uma ofensa, preferem mil vezes a m*rda actual

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 44 minutos:

Porque a verdade é esta, aqui como na Europa ou nos EUA há uma geração de "deserdados" que sente que irá viver pior que os pais e que os seus filhos viverão piores do que eles. São esses que os partidos anti-sistema vão buscar e o grande dilema do mundo político é que temos um sistema que não funciona (Capitalismo) mas os únicos anti-sistema que existem são de extrema-direita porque extrema-esquerda anti-sistémica não existe em lado nenhum já que os partidos de esquerda habituaram-se a viver neste sistema.

Citação de Ed, há 40 minutos:

Contra o sistema, entendo como alguém fora do sistema, que não teve os vícios de quem esteve dentro do mesmo. 

Igual aqui.

Por mim, por princípio, quem vota nos extremos pode ir para o c*ralho. Ponto assente. De resto, o início da discussão foi com o comentário do JMT, que disse que votar Chega não significa gostar do Ventura. E isso faz zero de sentido, porque votar em quem não se gosta é um contra-senso. Muito mais contra-senso ainda é votar num partido que supostamente vai revolucionar isto tudo, mas depois não pensar na pessoa que a vai liderar.

Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Falta uma parte do assunto: https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Ou seja, substituir um sistema por outro sistema.

Compreendo, porque na verdade esses eleitores sentem é que não são beneficiados o suficiente pelo sistema vigente, por isso querem outro que potencialmente os beneficie. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Não acho que seja uma inevitabilidade.

IMO é preciso perceber as causas de descontentamento que levam a alguém sequer pensar em alguém extremista, e não dizer como o Ghel acima "querem votar em protesto então vota em X, senão são uns burros".

É este erro que a maior parte dos players políticos têm feito.

Se desconstruirmos como um par de candidatos fez nos debates presenciais com o AV, demonstra-se o quão vazio aquele tipo de discurso é.

Eu também não acho que seja, mas acho que a classificação de votantes como "anti-sistema" promove essa ideia. Desde que sou gente que me lembro de ouvir falar de votos que eram anti-sistema, seja no BE, no PCP, nos partidos não representados no Parlamento, etc. E é visto em geral como "pá eles existem, pronto, é o que é". É esse sentimento de inevitabilidade que eu acho que a classificação cria. Não são meros votos anti-sistema. São votos no Chega e no Ventura. É preciso ir a esse específico para conseguir desmontar intenções e resolver problemas.

Um grande problema da desconstrução de discurso é o facto de não valer para grande porra para quem já está convencido. Em grande parte dos casos, a desconstrução só serve para nos sentirmos bem. Mas o tipo anda há mais de um ano a ser apanhado em falso e as intenções de voto continuam a subir.

Há que notar que a luta contra a extrema-direita, em concreto contra estes novos movimentos, ainda não foi capaz de construir um modelo funcional. Isso é muito assustador.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

https://emquemvotar.pt/

Um questionário bastante rápido que mostra o match com cada um dos deputados. São poucas perguntas e há algumas bastante ambíguas, portanto vale o que vale, mas até me deu resultados que estão em linha com o que penso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...