Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 22 minutos:

Eu é que peço desculpa porque deveria ter feito logo aquele esclarecimento quando publiquei o vídeo. 

É a visão dele e há que respeitar mas dá aso, parece-me, aquele estigma do capitalismo que atribuem à IL, de porem o lucro à frente das pessoas/planeta o que em muitos casos não é verdade mas que com estas mensagens de agendas ajuda a colar essa imagem ao partido.  Mas posso estar a ver mal a coisa.

Eu é que tenho que pedir desculpa, confundi com o user debaixo.

Eu vou dar um exemplo básico e que poderá até nem fazer muito sentido.

Os combustíveis e os carros, o preço a que estes se encontram, as taxas de carbono, ao agravamento de impostos de circulação etc que são aplicadas quase anualmente para os veículos de combustão, etc.

Eu pergunto estás a colocar as pessoas em primeiro plano? Classe média, classe baixa tem dinheiro para efetuar a transição energética assim de forma repentina? Temos dos parques automóveis mais envelhecidos da Europa, achas que é porque o português gosta de andar em carro de 20 anos com menos conforto e a consumir o dobro que um carro atual?

Tamos a pensar nas pessoas quando se coloca os combustíveis a bater o 1,80€? E quando se pede só para aliviarem um bocado, aí aqui não mexemos por questão ambientais... As pessoas que não moram em grandes centros urbanos Porto/Lisboa não tem outra alternativa sem ser os seus carros para se deslocarem, aqui passa um autocarro a noite e de manhã para ir para cidade.

Certamente que não estás a pensar nelas, quem tiver €€ faz a transição energética de forma calma e relaxada, ainda goza e manda bitaites aos outros porque são uns poluidores sem noção. Enquanto quem não tem os €€ conta os cêntimos para as suas necessidades porque o combustível está a preços proibitivos, a eletricidade igual, o gás natural um preço absurdo, etc

Eu faço diariamente 120km, não moro perto da Espanha mas no meu trajeto (é a minha salvação) passo mesmo ao lado da fronteira e digo-te aquilo é uma enchente de portugueses a o combustível e ao gás, que lá é muito mais barato. Mas não só, mesmo nos hipermercados fico estúpido como é que lá conseguem praticar preços em vários produtos muito abaixo do que se pratica cá. E maior parte os produtos o preço é (+/-) semelhante.

E com isto não sou negacionista e existe um problema real mas é preciso não fazer tudo para ontem quando maior parte da população não tem capacidade para fazer esta transição.

Editado por Alonso.
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Que cantores populares irá Chicão citar dentro de meia hora? Teremos Quim Barreiros? José Malhoa? Emanuel. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 9 minutos:

Como resolver a emergência climática? Baixando os impostos. É simples. 

é verdade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 28 minutos:

A questão do combustível parece-me ser não só uma questão do ambiente mas também uma questão das gasolineiras (salvo erro a ACP chegou a publicar estudos sobre a concertação de preços nessa área embora ache que a União Europeia disse não haverem indícios disso).

Mas nesse ponto há medidas que podem ser feitas/estudadas: transportes tendencialmente gratuitos (penso que irá ser assim em Lisboa salvo erro), investimento na ferrovia (como o Cotrim referiu), etc.

Eu percebo e concordo com o que dizes. Mas aí parece-me que essa posição que descreves é parecida com o Bloco por exemplo, no sentido de a transição energética não puder ser um jackpot (acho que é a expressão que costumam utilizar) para o setor da energia tendo impactos significativos especialmente em quem aufere rendimentos baixos (custo da eletricidade, etc).  

Aquela parte que colocaste a bold é mais em outros temas (que não o ambiente) que é associado.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um debate em que se vai estar a discutir coligações e não propostas para o país parece-me.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 4 minutos:

"Fazia sentido ir em conjunto como faz sentido não ir em conjunto". Rui Rio poeta.

penso que sim, mas acho que não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 8 minutos:

"Fazia sentido ir em conjunto como faz sentido não ir em conjunto". Rui Rio poeta.

E vice-versa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 2 minutos:

Wow, o Chicão não está mal. Is this the real life?

é contra o Rio, sair-se mal contra ele é difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

"Há uma diferença gigantesca entre o CDS/PP e o PSD na Eutanásia: CDS/PP é contra e o PSD é contra" (Rio, 2022)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

"Há uma diferença gigantesca entre o CDS/PP e o PSD na Eutanásia: CDS/PP é contra e o PSD é contra" (Rio, 2022)

ele aí foi irónico. Depois disse qual era a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 42 minutos:

Wow, o Chicão não está mal. Is this the real life?

O Chicao de um ponto de vista argumentativo não cometeu muitos erros em debate dos 3 que vi, tem um discurso fluido. Tem é uma mentalidade arcaica, arranja confusões a torto e a direito e tem uma atitude demasiado agressiva e conflituosa. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

O Chicao de um ponto de vista argumentativo não comete muitos erros em debate dos 3 que vi, tem um discurso fluido. Tem é uma mentalidade arcaica, arranja confusões a torto e a direito e tem uma atitude demasiado agressiva e conflituosa. 

E foge a todas as perguntas que lhe são incómodas de uma forma tão escandalosa que nem dá para tentar esconder que não quer responder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 11 minutos:

O Chicao de um ponto de vista argumentativo não comete muitos erros em debate dos 3 que vi, tem um discurso fluido. Tem é uma mentalidade arcaica, arranja confusões a torto e a direito e tem uma atitude demasiado agressiva e conflituosa. 

Uma coisa que reparei hoje e já tinha ficado com essa ideia é que precisa muito dos papéis. Os outros lideres normalmente usam quando precisam de dar um número que convém ser exato (o custo de uma proposta, etc). Ele, mesmo em trocas de argumentos "normais" faz isso, mesmo enquanto está a falar.

Mas hoje assumiu uma postura completamente diferente em relação aos outros, menos Ventura e mais civilizado. Tenho a convicção que no próximo debate dele, com o Costa, voltará ao registo anterior.  

De resto foi um debate sem grande sumo. Não houve referências a música popular e foi focado mais nas coligações e no que é o voto útil. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

https://jrdaniel.shinyapps.io/paragrafo/

Resul
tados atualizados com a nova sondagem e mudancas na extrapolacao de distritos.

Partido Total
BE 7
CH 8
IL 7
PAN 2
PCP 12
PS 101
PSD 93

Onde é que o PCP subiu tanto em termos de deputados em relação ao anterior? Penso que tinha 8 tal como o Bloco? Roubou a quem e em que distritos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Onde é que o PCP subiu tanto em termos de deputados em relação ao anterior? Penso que tinha 8 tal como o Bloco? Roubou a quem e em que distritos?

Subiu a percentagem nacional para 6.5% no meu modelo (por causa da subida na última sondagem da UCP).  Basta isso para ganharem um molho de deputados. Tenho que comparar com o quadro anterior. Não sei de cor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 7 horas:

Mas achas que alguém se quer dar ao trabalho de explicar o que quer que seja?

E não há troca de ideias nos extremos. Há a sua verdade e ponto.

Eu acho que é altamente redutor dizer isso sobre o eleitorado do Chega. Aqueles velhos ou adultos que ouves no café, sure, votarão CH e não vale a pena trocar argumentos. O típico alpha male rico, que comete crimes fiscais, também vai cagar no que alguém disser. Mas continua a haver uma boa parte dos apoiantes deles que o são porque, para além do descontentamento em relação à sua vida e ao país, encontram verdade naquilo que ele diz. Acreditam que o RSI é um dos grandes males deste país, que ele é realmente uma pessoa transparente e que é dos poucos esforçados para acabar a corrupção, etc...E estas pessoas, se for preciso, não veem debates, não leem muitas notícias e vão é passando o dedo pelo telemóvel e lá encontram, por causa do algoritmo em que estão metidos, realidades paralelas. Muitas destas pessoas (e algumas delas são pessoas decentes, mas por não ligarem a política e para ver se o país melhora são capazes de votar em partidos destes) ao ouvirem o outro lado, certamente pensarão duas vezes. Não serão todas, não será a maioria, mas serão certamente algumas. E acredito que haja votantes do CH por aqui, é perfeitamente natural.

Citação de Diogo_CFB, há 7 horas:

Não acho que faça grande sentido, companheiro.

O que estava a dizer era para meterem a votação como costumam fazer. Desta vez não vai haver? Anónima, claro, nem faria sentido de outra forma. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 14 minutos:

https://jrdaniel.shinyapps.io/paragrafo/

Resul
tados atualizados com a nova sondagem e mudancas na extrapolacao de distritos.

Partido Total
BE 7
CH 8
IL 7
PAN 2
PCP 12
PS 101
PSD 93

Quando tens partidos empadatos no último deputado, a quem estás a atribui-lo? Nomeadamente em Braga, PCP e CH estão empadatos no último lugar elegível e no quadro não aparece nenhum deles.

Edit: Bem, neste caso é ao PCP uma vez que baixando a percentagem deste, perde um deputado no separador do total.

Editado por Caviar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caviar, há 1 minuto:

Quando tens partidos empadatos no último deputado, a quem estás a atribui-lo? Nomeadamente em Braga, PCP e CH estão empadatosno último lugar elegível e no quadro não aparece nenhum deles.

Acredito que isso seja com quem fez a aplicação mas é verdade, parece um bug.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caviar, há 2 minutos:

Quando tens partidos empadatos no último deputado, a quem estás a atribui-lo? Nomeadamente em Braga, PCP e CH estão empadatosno último lugar elegível e no quadro não aparece nenhum deles.

No meu modelo está em valores ínfimos, mas acho que podem haver pequenos erros quando aplicados na calculadora. Devia ter mandado com centésimas à equipa. O problema depois é a practicidade do slider. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...