HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 2 minutos: Diz, claramente, igreja católica. E não foram todos os membros da igreja (nem vou pelo significado que igreja é para a religião) e, que se saiba, nem metade deles Portanto, se eu disser: O Benfica marcou 82 golos a época passada estou a mentir porque quem marcou efetivamente foi o Gonçalo, o Rafa, etc é isto? Ou se disser que o Benfica goleou o Al-Nassr também está errado porque quem o fez foram os jogadores que disputaram a partida por parte do clube é isso? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Portanto, se eu disser: O Benfica marcou 82 golos a época passada estou a mentir porque quem marcou efetivamente foi o Gonçalo, o Rafa, etc é isto? Ou se disser que o Benfica goleou o Al-Nassr também está errado porque quem o fez foram os jogadores que disputaram a partida por parte do clube é isso? Não foi o melhor exemplo que deste. O Benfica joga em equipa, se um ganha, todos ganham. Um padre, é uma personalidade individual. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 2 Agosto 2023 semântica, a esta altura do dia, a esta altura do ano, nesta parte do país, localizada inteiramente no tópico da política...? 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 3 minutos: Um padre, é uma personalidade individual. Que está em representação de uma entidade e que responde perante a mesma ou não? Porque se formos por aí o Gonçalo e o Rafa também são personalidades individuais. Tal como os jogadores do Benfica. Editado 2 Agosto 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Rain Dog, há 2 minutos: semântica, a esta altura do dia, a esta altura do ano, nesta parte do país, localizada inteiramente no tópico da política...? Já desde há umas horas a esta parte... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Que está em representação de uma entidade e que responde perante a mesma ou não? Tal como os jogadores do Benfica. O mais correcto é se disseres que se o Ramos violou uma rapariga é o Benfica que violou também? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Portanto, se eu disser: O Benfica marcou 82 golos a época passada estou a mentir porque quem marcou efetivamente foi o Gonçalo, o Rafa, etc é isto? Ou se disser que o Benfica goleou o Al-Nassr também está errado porque quem o fez foram os jogadores que disputaram a partida por parte do clube é isso? Se disseres que o comunismo matou 65 ou 100 milhões estás a incluir o PCP? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Que está em representação de uma entidade e que responde perante a mesma ou não? Porque se formos por aí o Gonçalo e o Rafa também são personalidades individuais. Tal como os jogadores do Benfica. Citação de Jimpo, há 4 minutos: O mais correcto é se disseres que se o Ramos violou uma rapariga é o Benfica que violou também? O Jimpo deu um ótimo exemplo Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2023 Citação de bmfpcdm, há 14 minutos: Estás mesmo a insinuar o que pareces estar a insinuar? Insinuar? Muito pelo contrário. Estamos a falar de factos. Há alguma coisa na frase que não seja factual? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Agosto 2023 Tadinha da igreja católica. Tadinhos dos padrecos que nunca abusaram ninguém, mas que ajudaram a encobrir. Tadinhos daqueles que fecharam os olhos. Devíamos rezar todos por eles. Mas Deus é justo e vê tudo! Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 22 minutos: O Jimpo deu um ótimo exemplo Citação de Jimpo, há 27 minutos: O mais correcto é se disseres que se o Ramos violou uma rapariga é o Benfica que violou também? Não se está a falar de um caso individual. Aqui o ponto não é o padre Manel ter violado alguém. O que se está a falar são de abusos que aconteceram em todas as dioceses de Portugal. Eu repito: em todas as dioceses de Portugal.Desde a década de 50 até aos últimos anos. Casos em que padres acusados de abuso foram transferidos para outras paróquias, onde continuaram a ter acesso a crianças. Ameaças ou intimidações as vítimas de abuso para que elas não denunciassem os casos. https://cnnportugal.iol.pt/igreja-catolica/abuso-sexual-de-menores/abusos-sexuais-provas-expurgadas-esquemas-para-proteger-abusadores-e-ocultacao-sistematica-a-estrategia-da-igreja-para-evitar-escandalos/20230214/63eac9030cf2cf9224f8e612 “Fugiste agora, mas não escapas de outra vez. Tenho de apalpar-te os marmelos". O aviso foi dado por um padre a uma menor dentro da igreja, que ali estava a ajudar a irmã do pároco. E consta de um documento que se encontrava fechado à chave e guardado no arquivo secreto de uma diocese portuguesa. Nele se relata a história do padre E – que foi alvo de queixas sem fim, abusou sexualmente de crianças e jovens, foi transferido sucessivamente de paróquia pelo bispo e mesmo depois de uma inquirição diocesana que o deu como culpado foi apenas enviado cinco semanas para um retiro espiritual. Quando regressou, o bispo nomeou-o pároco numa freguesia da mesma diocese e poucos meses depois até lhe concedeu uma autorização para ter o diploma de professor particular dos ensinos liceal e técnico e, no ano seguinte, autorizou-o a lecionar num externato. Mais tarde viria a ter autorização do Ministério da Educação para ser diretor e professor. Pelo meio, há relatos de abusos seus a menores. Já morreu e nunca aconteceu nada. Lê este exemplo em cima do que referia. Ou seja, em alguns casos, existiram padres/bispos/etc que apesar de não terem abusado de ninguém, ajudaram a encobrir os mesmos. Posto isto, e considerando todo este contexto, não me choca o uso da expressão 'pela igreja católica'. Queriam que estivesse escrito 'por alguns membros da igreja católica'? Que assim fosse, a semântica é quanto a mim o menos importante aqui. Editado 2 Agosto 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Jimpo, há 12 minutos: O mais correcto é se disseres que se o Ramos violou uma rapariga é o Benfica que violou também? Não é necessário recorrer a exemplos hipotéticos. Podemos utilizar exemplos reais. Quando um presidente do Benfica é condenado e cumpriu pena de prisão é aceitável dizer que o Benfica é corrupto? E que todos os benfiquistas o são? Quando um segundo presidente do Benfica enfrenta acusações semelhantes é justo dizer que o Benfica e todos os benfiquistas são corruptos? Quando membros dos NN são presos por crimes vários é razoável dizer que os benfiquistas são criminosos? Que o Benfica alberga, compactua e esconde crimes e criminosos? Para muitos nem sequer é adequado dizer que as claques não passam de bandos de delinquentes. São sempre alguns bandidos que se infiltram numa organização pacífica e dela se aproveitam para cometer crimes. É característico das generalizações. Dão jeito quando correspondem às nossas posições e são desadequadas quando não nos dá jeito. 2 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 13 minutos: Insinuar? Muito pelo contrário. Estamos a falar de factos. Há alguma coisa na frase que não seja factual? Diz-me só que não estás a ter um momento Marcelo, por favor. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 2 Agosto 2023 Citação de bmfpcdm, há 44 minutos: Estás mesmo a insinuar o que pareces estar a insinuar? Por curiosidade, o que é que te parece? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Não se está a falar de um caso individual. Aqui o ponto não é o padre Manel ter violado alguém. O que se está a falar são de abusos que aconteceram em todas as dioceses de Portugal. Eu repito: em todas as dioceses de Portugal.Desde a década de 50 até aos últimos anos. Casos em que padres acusados de abuso foram transferidos para outras paróquias, onde continuaram a ter acesso a crianças. Ameaças ou intimidações as vítimas de abuso para que elas não denunciassem os casos. https://cnnportugal.iol.pt/igreja-catolica/abuso-sexual-de-menores/abusos-sexuais-provas-expurgadas-esquemas-para-proteger-abusadores-e-ocultacao-sistematica-a-estrategia-da-igreja-para-evitar-escandalos/20230214/63eac9030cf2cf9224f8e612 “Fugiste agora, mas não escapas de outra vez. Tenho de apalpar-te os marmelos". O aviso foi dado por um padre a uma menor dentro da igreja, que ali estava a ajudar a irmã do pároco. E consta de um documento que se encontrava fechado à chave e guardado no arquivo secreto de uma diocese portuguesa. Nele se relata a história do padre E – que foi alvo de queixas sem fim, abusou sexualmente de crianças e jovens, foi transferido sucessivamente de paróquia pelo bispo e mesmo depois de uma inquirição diocesana que o deu como culpado foi apenas enviado cinco semanas para um retiro espiritual. Quando regressou, o bispo nomeou-o pároco numa freguesia da mesma diocese e poucos meses depois até lhe concedeu uma autorização para ter o diploma de professor particular dos ensinos liceal e técnico e, no ano seguinte, autorizou-o a lecionar num externato. Mais tarde viria a ter autorização do Ministério da Educação para ser diretor e professor. Pelo meio, há relatos de abusos seus a menores. Já morreu e nunca aconteceu nada. Lê este exemplo em cima do que referia. Ou seja, em alguns casos, existiram padres que apesar de não terem abusado de ninguém, ajudaram a encobrir os mesmos. Posto isto, e considerando todo este contexto, não me choca o uso da expressão 'pela igreja católica'. Queriam que estivesse escrito 'por alguns membros da igreja católica'? Que assim fosse, a semântica é quanto a mim o menos importante aqui. O que estás a dizer é que o Odisseias, o Otamendi e o Ristic abusaram de miúdos, e o Rafa e o Ramos encobriram. Podes dizer que metade da equipa estiveram envolvidos nas agressões sexuais, não podes dizer toda, que os outros 6 não têm culpa nenhuma Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 2 Agosto 2023 podem trocar-me por miúdos o que andam a discutir? 3 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 2 Agosto 2023 Exemplo de m*rda lol O objetivo da igreja é ser um "guia" para viver a vida. Os padres são os evangelizadores, eles educam as pessoas. Têm uma relação de poder sobre os seguidores diferente dos jogadores ou o presidente do benfica 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2023 Citação de bmfpcdm, há 8 minutos: Diz-me só que não estás a ter um momento Marcelo, por favor. Esse "momento Marcelo" pretende ter algum significado? A frase que escrevi, marcelista ou não, é similar a isto: Citação de HappyKing, há 11 minutos: O que se está a falar são de abusos que aconteceram em todas as dioceses de Portugal. Eu repito: em todas as dioceses de Portugal.Desde a década de 50 até aos últimos anos. Ou isto: "Ao invés, visa simplesmente chamar à atenção dos peregrinos e demais cidadãos para o escândalo de abusos sexuais de menores praticados durante décadas por membros da ICAR, tal como recentemente reportado por uma Comissão independente. ", deixam claro em comunicado os membros do 'This Is Our Memorial' Ou será que és tu que insinuas que sublinhar o período temporal em que decorreram os abusos tem regras a observar? Nuns contextos é ajustado mas noutros já configura "marcelismos" e deve ser evitado? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 16 minutos: O que estás a dizer é que o Odisseias, o Otamendi e o Ristic abusaram de miúdos, e o Rafa e o Ramos encobriram. Não é só isso. Ou seja, é uma prática alargada no tempo e no país todo, feita por diversos atores diferentes nesse tempo e em que tens superiores a encobrir os casos (e portanto a coisa escala na hierarquia havendo um conhecimento e encobrimento por parte desses superiores). Mas certo. Concedo que o exemplo que dei, como o Plágio diz em cima e como disseste atrás, não foi o melhor. Mas se o problema é a semântica para mim não é problema. Que a frase seja colocada no cartaz exatamente nos termos e com as palavras que vocês querem e que se discuta efetivamente o seu conteúdo e aquilo que está associado ao mesmo. Citação de Descartes, há 8 minutos: A frase que escrevi, marcelista ou não, é similar a isto: Eu referi o limite temporal naquela frase para passar a ideia da continuidade da coisa, de não ter sido circunscrita num determinado período curto de tempo e de ter vindo a acontecer ao longo das últimas décadas. Apenas para ficar claro. Editado 2 Agosto 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 15 minutos: O que estás a dizer é que o Odisseias, o Otamendi e o Ristic abusaram de miúdos, e o Rafa e o Ramos encobriram. O que ouvir a rádio observador faz a um mf 1 1 1 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 7 minutos: O que estás a dizer é que o Odisseias, o Otamendi e o Ristic abusaram de miúdos, e o Rafa e o Ramos encobriram. Podes dizer que metade da equipa estiveram envolvidos nas agressões sexuais, não podes dizer toda, que os outros 6 não têm culpa nenhuma Esse paralelismo já vai num caminho que torna a coisa meio despropositada, não? No caso destes abusos vamos além da individualidade de cada caso. Houve encobrimento institucional, situações já relatadas como a de mudança de paróquias de padres abusadores, desvalorização de denúncias, etc. A Igreja, instituição, é responsável pelo que se passou, mesmo que os perpetradores o sejam também individualmente. Quando falamos de números desta natureza, já não se pode desvalorizar a natureza cúmplice da instituição que o permite, certo? E falando do cartaz, parece-me também claro que a sua remoção é uma falha grave na liberdade de expressão. Até porque estamos a falar de poder político a interceder em defesa do poder religioso e aparentemente de forma não solicitada. Mais papistas que o Papa. 2 4 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Hammerfall, há 17 minutos: Por curiosidade, o que é que te parece? Vais ter de chegar lá sozinho, porque sou incapaz de o escrever sem ficar nauseado. Citação de Descartes, há 2 minutos: Esse "momento Marcelo" pretende ter algum significado? A frase que escrevi, marcelista ou não, é similar a isto: Ou isto: "Ao invés, visa simplesmente chamar à atenção dos peregrinos e demais cidadãos para o escândalo de abusos sexuais de menores praticados durante décadas por membros da ICAR, tal como recentemente reportado por uma Comissão independente. ", deixam claro em comunicado os membros do 'This Is Our Memorial' Ou será que és tu que insinuas que sublinhar o período temporal em que decorreram os abusos tem regras a observar? Nuns contextos é ajustado mas noutros já configura "marcelismos" e deve ser evitado? Eu sei que o HappyKing nunca insinuaria tal coisa, mas de ti já não sei o que esperar; daí eu ter perguntado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Para achar que o cartaz está a ligar toda uma religião à pedofilia é preciso uma fé incrível, tanta quanto para acreditar na própria religião - portanto até faz sentido que haja quem acredite nisso. Compartilhar este post Link para o post