Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 14 minutos:

As buscas são um meio invasivo, e também ele perfeitamente legal, certo?

Terias a mesma opinião que tens, ou aderirias à minha, se o MP fizesse buscas na casa de um cidadão, todos os dias, durante 3 anos?

A comparação é descabida. As buscas são feitas a um local concreto e, demorando mais ou menos tempo, os órgãos policiais conseguem terminar a diligência depois de analisar e levar tudo o que lhes poderá interessar. Nas escutas, não consegues garantir que em X tempo vais conseguir perceber um determinado esquema engrendrado pelos suspeitos, perceber quem são as pessoas, qual a relação entre elas, eventuais teias de influência, linguagem codificada, etc. 

Citação de IlidioMA, há 21 minutos:

o que tu não pareces querer ver, por formalismo, é que isso acaba por não querer, em termos práticos, dizer grande coisa, quando temos um cidadão quase 10 anos sobre escuta. Formalmente, claro, cumpriram-se todos os trâmites, houve sempre intervenção de um juiz a validar e a fundamentar e tudo o mais que a lei prescreve, mas lá está, apenas para a cumprir. Eu não me satisfaço com a prova ser formalmente admissível, eu acho que devíamos pugnar pela sua admissão se quisermos, no plano mais ético, no plano material. Se num ano a escutar um cidadão tu não descobres o queres, das duas uma: ou o tipo não é o criminoso que tu o pintas, ou o tipo não se descose ao telefone. Em ambos os casos, é irrazoável continuar-se a escutar para lá disso. Ou bem que o tipo não é criminoso, ou bem que as escutas são inúteis, tens de tentares outros meios probatórios. As escutas começaram como uma excepção, já estamos no patamar de escutarmos Ministros da República durante anos, como se o segredo de Estado também não fosse um valor fundamental da República. Tudo, claro, a coberto de um formalismo que, caramba, de tão fácil de cumprir, eu incompreendo como é que satisfaz gente que eu até prezo como sensatas e bem-pensantes. A mim não me satisfaz que a escuta seja formalmente boa, acho fundamental que a escuta seja uma ferramenta cirúrgica e não o meio primaz, como se fosse normal escutar conversas alheias - e não, não é.

Escutas durante um período de 10 anos parece-me francamente desproprorcional e de duvidosa legalidade (especialmente se tivermos em conta os prazos máximos da fase de inquérito previstos na lei), nem sei bem de que caso concreto falas, mas em termos práticos o que não faltará é matéria por onde te defenderes, a começar justamente pela possível fundamentação deficiente dos despachos de autorização do JIC - que, sublinhe-se, não é um mero formalismo, tal como o dever de fundamentar uma sentença não o é.

Compartilhar este post

Link para o post

A simples existência desta CI é surreal.

O PM está mesmo a usar o seu púlpito de PM para colocar em causa uma investigação em curso e se defender e os seus meninos.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 20 minutos:

que essa é a actuação do MP - nos chamados mega-processos - aos anos, não é novidade. Mas contesto esse teu 'siga' porque desta vez implicou, directamente - e só um sociopata como o Presidente do Sindicado do MP  é que pode fingir que não era expectável - a queda do governo, legitimado em urnas em tempo relativamente recente. Não pode ser banalizado, pois que isto, se não dá em nada, constituiu, propositada ou acidentalmente, um autêntico golpe de Estado.  

E é um golpe de Estado. Que consequências vai ter? Absolutamente nenhumas. O MP viciou-se na adrenalina das buscas e detenções. O cidadão adora isto para a típica conversa de café. O jornalismo chama um figo às fugas de informação do MP. Isto vai continuar..leva a democracia atrás, mas vai continuar. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O @IlidioMA tem toda a razao, imaginemos que colocameos um qualquer cidadao sob escuta durante 10 anos (nem isso, digamos 5 ou menos), qual 'e a probabilidade de durante esse tempo todo nao teres cometido crimes, por mais pequenos que sejam e comentado em conversas telefonicas.

Sei la andaste a 160km na autoestrada, compraste m*rda num pais fora da UE e nao declaraste para pagar alfandegas, chamaste "panelei*o/p*ta" a um qualquer ministro. Nao restava ninguem para nenhum cargo publico...Sim nao 'e o mesmo do que trafico de influencias, mas qualquer posicao politica sendo aqui sendo na Noruega ou no Burundi envolve politiquices e se vamos atras de cada pequena m*rda, o pais vai ficar parado ad eternum (mais do que ainda o 'e hoje).

A lei deve andar de maos dadas com o bom senso. Onde se desenha a linha? 'E complicado, mas pelo que transpareceu por enquanto deste caso, sobretudo no que toca ao Antonio Costa, dificilmente se consegue explicar o pais ficar efectivamente parado por 5 meses devido a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é a forma de atuar do MP onde há muito por onde criticar, nomeadamente no uso da Comunicação Social e Imprensa.

Outra coisa são os atos em si que estão a ser investigados e se há alguém que não pode deixar de ser investigado é o PM. E lá porque um ato é comum não faz dele correto .

E deixem que diga que se o MP age mal, esta CI é tão má ou pior.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Costa escolheu a estratégia milenar do "para filho da p*ta, filho da p*ta e meio".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente segundo o PM fazer as coisas pela porta do cavalo é justificado caso as contrapartidas sejam frutuosas para o país.

Agora fica a questão, quem decide o que é bom ou mau para o país?

Compartilhar este post

Link para o post

O Costa convoca uma conferência de imprensa para defender a opção estratégica de efetuar negócios em Sines e negócios de exploração de lítio, como se fosse isso que está em causa e não a forma alegadamente ilegal como o foi feito.

Basicamente mais um número político no topo da sua habilidade política no objetivo de condicionar a narrativa, e nada mais.

Meter o país todo a parar para ouvir isto, aproveitando o cargo para auto-defesa, é vergonhoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava à espera de uma debate entre Ministério Público x Primeiro Ministro em Prime Time

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto temos Portugal parado porque um investidor estrangeiro não se dirigiu ao Balcão F para levantar o Formulário D para entregar no Balcão H com o anexo X.

• Like 1
  • Haha 6
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não já não é só uma questão das suspeitas serem verdadeiras ou falsas.

Agora é também uma questão do PM usar o seu cargo para atacar uma investigação em curso e defender os seus boys porque os fins justificam os meios.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 3 minutos:

Portanto temos Portugal parado porque um investidor estrangeiro não se dirigiu ao Balcão F para levantar o Formulário D para entregar no Balcão H com o anexo X.

E porque um velhaco do município exigiu dinheiro para o Programa Escolhas. Check his harddrives. Pode ser pedófilo. 

Compartilhar este post

Link para o post

fdx, mas este Bugalho tem um quarto nas instalações da SIC N? Cada vez que mudo para lá está o gajo a falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 minutos:

Agilizámos e simplificámos a concessão dos projectos = agora as autarquias já não têm voz no processo. O lobo ibérico vive agora mais tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...