Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 11 minutos:

a Alexandra Leitão poderiam capitalizar votos.

Não me lembrei dela mas gosto muito também. Acredito, como dizes, que irá estar a apoiar o Pedro Nuno e caso vença será figura importante do governo dele.

Citação de Descartes, há 11 minutos:

Bom a sério seria a Isabel Moreira.

Outra grande apoiante do Pedro Nuno 🙂 

Editado por HappyKing
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD tem de forçar a saída do Montenegro e repescar o Passos. O Passos está longe de ser o candidato ideal por razões óbvias mas o Montenegro é mau demais.

PNS vs Montenegro é uma escolha ridícula, é criar as condições perfeitas para a ascensão ainda mais do Ventura.

Como votante centrista vejo toda esta situação com muitos maus olhos. O PNS é demasiado à esquerda, o Passos um pouco demasiado à direita (mas votava nele contra o PNS), e o Montenegro presumo que seja mais centrista mas é um banana sem carisma, e pior do que isso, sem ideias.

Editado por noikeee
  • Like 2
  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 8 minutos:

Montenegro presumo que seja mais centrista mas é um banana sem carisma, e pior do que isso, sem ideias.

E sem sentido de Estado. Não sei quem lhe terá dito que seria boa ideia começar já a campanha eleitoral logo a seguir à declaração do Marcelo de ontem mas acho que não fez um bom serviço. Faria bem melhor se tivesse optado por um comentário mais formal e institucional sobre o momento político e sobre as consequências das decisões do Marcelo.

A pressa de falar logo a seguir ao Marcelo para apresentar o primeiro esboço de programa eleitoral só teve uma vantagem: antecipou-se ao Ventura e tirou-lhe os holofotes das Televisões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

E sem sentido de Estado. Não sei quem lhe terá dito que seria boa ideia começar já a campanha eleitoral logo a seguir à declaração do Marcelo de ontem mas acho que não fez um bom serviço. Faria bem melhor se tivesse optado por um comentário mais formal e institucional sobre o momento político e sobre as consequências das decisões do Marcelo.

A pressa de falar logo a seguir ao Marcelo para apresentar o primeiro esboço de programa eleitoral só teve uma vantagem: antecipou-se ao Ventura e tirou-lhe os holofotes das Televisões.

Foco no eleitorado que fala da herança no meio do funeral.

• Like 1
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 6 minutos:

Foco no eleitorado que fala da herança no meio do funeral.

É que parecia mesmo isso. Nem sequer faltou a dificuldade em conter o estado de excitação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 43 minutos:

O PSD tem de forçar a saída do Montenegro e repescar o Passos. O Passos está longe de ser o candidato ideal por razões óbvias mas o Montenegro é mau demais.

PNS vs Montenegro é uma escolha ridícula, é criar as condições perfeitas para a ascensão ainda mais do Ventura.

Como votante centrista vejo toda esta situação com muitos maus olhos. O PNS é demasiado à esquerda, o Passos um pouco demasiado à direita (mas votava nele contra o PNS), e o Montenegro presumo que seja mais centrista mas é um banana sem carisma, e pior do que isso, sem ideias.

O PSD tem é de se decidir de uma vez por todas o que quer fazer da vida e tem de ser claro na posição à eventual coligação pós eleitoral com os grunhos e assumir isso para o bem ou para o mal. 

Como estão (e com o boneco do Montenegro) vão ser comidos de cebolada

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês são demasiado exigentes. O Montenegro já clarificou o que tinha para clarificar. Não existirão coligações com o Chega... se não for preciso.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Até que ponto é que o PSD poderia beneficiar se fosse para estas eleições numa coligação com o CDS para tentar captar aqueles votos mais à direita? Ou o CDS já se tornou tão irrelevante que só ia desajudar mais do que ajudar? Still, o problema ia continuar a ser o insipido do Montenegro

Compartilhar este post

Link para o post

Dos lideres da direita o que me parece menos péssimo é o... Nuno Melo.

De resto, antes meter lá a Mortágua.

Compartilhar este post

Link para o post

A Corrupção Governa a República Portuguesa

Hoje, dia 7 de Novembro, na sequência de um processo-crime, no âmbito da corrupção que dominou o processo de transição energética,  o primeiro-ministro, António Costa, demitiu-se e  o presidente da República aceitou a demissão.

Ainda o escândalo  do favorecimento do  presidente da República  na intervenção cirúrgica das duas gémeas brasileiras dominava a discussão política no país, pondo  em foco o suposto abuso de poder por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, descredibilizado também pelas declarações relativamente à Palestina, quando novo escândalo se vem sobrepor e abafar o primeiro.

Na base da operação desencadeada pelo Ministério Público está a  teia de corrupção que dominou todo o processo de  transição energética (concursos e direitos de exploração dadas pelo Estado), nomeadamente, no caso de exploração de hidrogénio e de lítio (Montalegre e Boticas) aspecto que o PCTP/MRPP  já denunciou  em vários artigos, como: A Economia Verde: uma nova oportunidade para o capitalismo.

Nesta megaoperação estiveram envolvidos 140 agentes da PSP e vários elementos da AT. Foram feitas 40 buscas, incluindo a residência oficial de Costa e ministério  Foram constituídos sete arguidos, cinco dos quais detidos:  Vítor Escária, Chefe  de Gabinete do primeiro-ministro; Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines; Afonso Salema, presidente executivo da Start Campus; Rui Oliveira Neves, director jurídico e da sustentabilidade da Start Campus; e Lacerda Machado, empresário grande amigo do Costa e consultor da Start Campus. João Galamba, enquanto secretário de Estado do ambiente e da energia e Nuno Lacasta, Presidente do conselho directivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ainda não detidos serão, tal como os anteriores, ouvidos, amanhã.

Uma operação desta envergadura, que decorre há anos, permitiu, certamente, que o Ministério Público juntasse as provas suficientes para desencadear esta acção que  foi sancionada pelo presidente da República, após as informações que lhe foram dadas pela Procuradora-geral da República. Ou tudo vai terminar com suspeições, como já estamos habituados?

Há dois anos, aquando da implosão da assembleia da República, por demissão de António Costa,  o PCTP/MRPP  denunciou que na sua base estavam, entre outras causas,  os milhares de milhões que estavam para chegar a Portugal para a implementação do chamado Plano de Recuperação e Resiliência.  

Esta foi também a razão para a aliança inicial entre Marcelo e António Costa, que se foi degradando, apesar da apregoada fiscalização à execução do PRR anunciada por Marcelo. O que e como falhou a dita fiscalização apertada  de Marcelo?

A corrupção é inerente ao sistema capitalista. Evidentemente, que não se vai resolver com novas eleições, como se está já a apregoar, na tentativa de salvar a democracia burguesa., ou para abocanhar o poder.

E não se venha agora  fazer crer que o que aconteceu hoje é surpresa e que a democracia tem mecanismos para solucionar as  crises políticas.

Depois de tantos casos de corrupção praticados por vários membros do governo, de membros de autarquias de norte a sul do país, envolvendo elementos de vários partidos políticos, ainda temos dúvidas de que este sistema é o sistema de Ali Babá e os quarenta ladrões, com acesso directo ao tesouro?

pctpmrpp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

Se passar a constar na Lei as condições de permanência num cargo político a que legitimamente se teve acesso por via de eleições ou de nomeação competente dependentes de qualquer estatuto judicial, aí sim, passa-se a conferir à Justiça o poder de derrubar quem quer que seja.

Hoje, e muito bem, coloca-se essa questão ao nível pessoal e ao nível do regular funcionamento das instituições. A justiça faz o seu trabalho de forma independente e as consequências políticas são tomadas pelos políticos legitimamente eleitos ou nomeados e sujeitos ao escrutínio político na Assembleia da República, na Comunicação Social e pelo povo em eleições.

Não vejo as coisas dessa maneira. A própria Constituição já prevê a obrigatoriedade da suspensão do mandato nos casos em que existam fortes indícios da prática de crimes dolosos com pena máxima superior a 3 anos, o que é o caso do crime de corrupção. Parece-me que isto remete para o momento da acusação enquanto que eu me estava a referir ao momento da constituição como arguido. Não seria uma novidade completa, somente uma antecipação da tutela que já existe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

Ao ver isso do PCTP-MRPP é que me bateu a bota sobre o quão lindo vai ser ver o Nuno Melo a debater com os partidos mais pequenos. Espero que a Renata Cambra o ponha no sitio. 

____

Coligação pré-eleitoral entre PSD, IL e CDS ganha força no centro-direita | Legislativas | PÚBLICO (publico.pt)

Pensava que esse encanto pela miuda do MAS já tinha passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Gosto da Ana Catarina Mendes mas para lá de já ter dito que não seria candidata parece-me alguém útil para ter no governo mas não sei se é a melhor escolha para o liderar.

a Ana Catarina Mendes, mulher do Paulo Pedroso, potencial PM na era da internet? Seria trucidada no dia 1. Carreira e carácter arruinados na hora

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 8 minutos:

Pensava que esse encanto pela miuda do MAS já tinha passado.

A mim passou porque nunca tive esse encanto. Foi só pela piada porque sei que é uma figura querida por cá 🙂 

Citação de Rain Dog, há 2 minutos:

a Ana Catarina Mendes, mulher do Paulo Pedroso, potencial PM na era da internet? Seria trucidada no dia 1. Carreira e carácter arruinados na hora

Eu percebo o teu ponto mas já estamos na era da Internet há algum tempo e ela já tem lugar significativo também há algum tempo. Já vem sofrendo essa questão há algum tempo.

Sempre me pareceu alguém sensata e equilibrada, duas coisas que faltam muito na politica portuguesa atual. Mas não parece ter o carisma necessário para assumir o lugar de líder. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 hora:

Não vejo as coisas dessa maneira. A própria Constituição já prevê a obrigatoriedade da suspensão do mandato nos casos em que existam fortes indícios da prática de crimes dolosos com pena máxima superior a 3 anos, o que é o caso do crime de corrupção. Parece-me que isto remete para o momento da acusação enquanto que eu me estava a referir ao momento da constituição como arguido. Não seria uma novidade completa, somente uma antecipação da tutela que já existe.

Não é a Constituição, é a Lei dos Crimes de Responsabilidade dos Titulares de Cargo Público. Sim, é com a acusação, sendo que a condenação implica perda de mandato.

E eu acho que assim está muito bem para preservar o princípio da presunção de inocência.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 horas:

Ele compromete-se a pressionar os seus serviços para passar licenças indevidamente e para acelerar a revisão à medida de um Plano de Urbanização caso a empresa em causa deixe cair uns trocados para lhe facilitar a reeleição e tu achas pouco...

Sines.png

Estes foram os resultados na CM de Sines em 2021. Em 2017 na anterior o PS venceu com quase 59%, achas mesmo que 5000 em patrocinio de um festival de musica do mundo (nao estamos a falar de nenhum grande artista) e uns trocados para camadas jovens de equipas de futebol de um clube que joga nas distritais (ou a tal contribuicao para um projecto social), tiveram qualquer influencia no resultado eleitoral?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

Sines.png

Estes foram os resultados na CM de Sines em 2021. Em 2017 na anterior o PS venceu com quase 59%, achas mesmo que 5000 em patrocinio de um festival de musica do mundo (nao estamos a falar de nenhum grande artista) e uns trocados para camadas jovens de equipas de futebol de um clube que joga nas distritais (ou a tal contribuicao para um projecto social), tiveram qualquer influencia no resultado eleitoral?

Tudo ajuda.

Mas entretanto estive a ler mais umas coisas. Como ele já não se pode recandidatar em 2025 a verdadeira moeda de troca terá sido um lugar como Cabeça de Lista para concorrer a outra Câmara. Provavelmente Setúbal, se me pedissem para adivinhar qual seria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Tudo ajuda.

Mas entretanto estive a ler mais umas coisas. Como ele já não se pode recandidatar em 2025 a verdadeira moeda de troca terá sido um lugar como Cabeça de Lista para concorrer a outra Câmara. Provavelmente Setúbal, se me pedissem para adivinhar qual seria.

Ou seja o dinheiro citado nao tem nada que ver...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Ou seja o dinheiro citado nao tem nada que ver...

Claro que tem. Aparentemente ele terá exigido esses patrocínios à empresa e o lugar nas listas ao Governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Claro que tem. Aparentemente ele terá exigido esses patrocínios à empresa e o lugar nas listas ao Governo.

"Exigir" dinheiro as empresas para coisas quem nao o afectam directamente e das quais nao traria beneficio, dificilmente pode ser considerado como uma razao para ser constituido arguido...tem que existir algo mais ou entao isto 'e um autentico disparate.

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto social é o Programa Escolhas. O que é o Programa Escolhas? 

“O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.“

Ora bem, esse otário em vez de roubar e rumar ao Brasil para fazer a sua vida. Ainda para mais agora que o câmbio está bom, andou a corromper o regime de Sines para que as criancinhas tivessem um festival de música, jogassem à bola e os pobres ainda teriam a chance de ver as suas necessidades educativas diagnosticadas e atendidas para que pudessem integrar esta sociedade tão impenetrável que é a sociedade portuguesa. 

É justo que vá preso por não menos do que três anos. E fazendo um jogo de cintura multicultural até se aplicava a lei islâmica e cortava-se-lhe a mão e o pé para que não volte novamente a roubar a Start Campus. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 8 horas:

Isso é que é dar uma ajuda ao ex-comentador de futebol para chegar ao Governo. A questão é que esse regresso do Passos pode mesmo acontecer. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 10 minutos:

Isso é que é dar uma ajuda ao ex-comentador de futebol para chegar ao Governo. A questão é que esse regresso do Passos pode mesmo acontecer. 

Passos não tem hipótese. 

Enquanto os reformados, que o eram/são na altura do corte das pensões, não forem para o outro mundo, duvido que algum dia a direita volte ao poder. 

Ainda por cima eram o eleitorado tipo do PSD, tanto os reformados como a função pública (outros que não perdoam a Passos os cortes).

Sendo assim, como só temos PS para governo, eu não gostaria nada de ver o PNS como primeiro, porque (apesar de gostar do ímpeto reformista dele) o acho bastante infantil e demasiado fogoso, já para não falar da garotada YOLO que vai arrastar para o governo.

Preferia alguém mais centrista... um Assis, o próprio Centeno, o Carneiro também não me parece mal apesar de ser uma figura quase desconhecida.

Mas, isto não é problema meu, é sim problema do PS e da sua máquina. 

Um dia é que vai ser problema de todos nós. 

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/especiais/se-um-politico-sueco-e-apanhado-a-andar-de-taxi-vira-manchete-de-jornal/

São coisas enraizadas. 

A verdade é que é normal e aceite o

"vou ligar ao meu amigo médico/enfermeiro e vais ali ao Egas Moniz ser visto por um neurologista" 

"Meta aí 50% com IVA e o resto pago-lhe em dinheiro" 

"Paga aí o almoço com o cartão da empresa" 

Etc etc. Tudo isso é normal. 

Citação de hugoooo_17, há 3 minutos:

Passos não tem hipótese. 

Enquanto os reformados, que o eram/são na altura do corte das pensões, não forem para o outro mundo, duvido que algum dia a direita volte ao poder. 

Ainda por cima eram o eleitorado tipo do PSD, tanto os reformados como a função pública (outros que não perdoam a Passos os cortes).

Sendo assim, como só temos PS para governo, eu não gostaria nada de ver o PNS como primeiro, porque (apesar de gostar do ímpeto reformista dele) o acho bastante infantil e demasiado fogoso, já para não falar da garotada YOLO que vai arrastar para o governo.

Preferia alguém mais centrista... um Assis, o próprio Centeno, o Carneiro também não me parece mal apesar de ser uma figura quase desconhecida.

Mas, isto não é problema meu, é sim problema do PS e da sua máquina. 

Um dia é que vai ser problema de todos nós. 

Nunca mais houve reformados a contar trocos na farmácia desde aí, já nao são despejados do centro de Lisboa, aliás voltaram todos para lá neste momento a passear em Lisboa e a dormir nos Airbnb. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...