Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, há 7 horas:

Para quem é a favor do serviço militar obrigatório, saibam que podem ir para o exército sem ninguém vos obrigar!

Pois podem a receber 820 euros e levar na tromba, bem bom!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pils, há 2 minutos:

Pois podem a receber 820 euros e levar na tromba, bem bom!!!!

Não é pelo dinheiro, é pelo sentido de comunidade, de missão

Compartilhar este post


Link para o post

Um dos problemas de quem vai voluntário para a tropa é que ao fim de 8, 9 anos vais para a rua e ficas agarrado.

 

Editado por pils

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

pela democracia lutas na rua vestido como achares melhor, não é armado em rambo. o sem nexo vem porque é completamente surreal achar que, nos dias de hoje, num sítio como portugal, é realista mandar malta sem um mínimo de interesse lutar por algo sem qualquer sentido.

Normalmente essas democracias apenas na rua, acabm mal para os da rua. Nao me lembro de nenhuma verdadeira mudanca para democracia sem apoio das forcas armadas...mas com certeza ja aconteceu nalguma banda desenhada ou filme de sci-fi

Citação de Lebohang, há 34 minutos:

Só para dizer que até a sub do Chega no Reddit, aka r/portugueses, é contra a implementação do SMO.

Obvio...porque o salazarismo era bom quando quem ia para a tropa de forma "obrigatoria" eram uns analfabetos nascidos da Pampilhosa da serra e que por tempo do Natal, tinham 10 segundos de tempo na tv para desejar um Bom Natal para a familia e a prima com quem iam casar quando voltassem sem uma perna de Quelimane.

Hoje isso ja seria impossivel porque os especimens acima estao praticamente extintos e tocava ao filho do "chegano" Humberto, empregado mesa do restuarante "Central" em Rio de Mouro

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pils, há 1 hora:

Um dos problemas de quem vai voluntário para a tropa é que ao fim de 8, 9 anos vais para a rua e ficas agarrado.

 

Como assim? Sais sem dinheiro nenhum?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 7 horas:

e como se tornou óbvio que mais cedo ou mais tarde vamos precisar de defender os nossos valores democráticos para além das vias diplomáticas, não vejo outra forma de responder a esta realidade sem SMO.

Então? Estás à espera que aconteça o quê?

Eu acho que mais importante que o SMO é preparar o país em termos de infra-estrutura. Bunkers, túneis, fábricas armamento...
Com sorte ainda resolves parte do problema do estacionamento em lisboa e porto.

Nós só fazemos fronteira com um país e não vejo grande perigo da Espanha se virar contra nós portanto em termos defensivos acho que faria mais sentido poupares em formar militarmente toda a gente para investires em armamento mais avançado que te permita defender contra outro tipo de ataque.
Mesmo em termos de capacidade ofensiva acho que o mesmo se aplica, parece mais inteligente investires em tecnologia mais avançada do que em formar toda a gente se não tens mais que uma g3 para dar a cada um. Se conseguires ajudar um aliado com armamento em vez de recrutas também são vidas que poupas.

E o dinheiro que gastas a pagar o salário de um recruta não tem retorno algum enquanto este não combate. Se investes em produção de armamento vais ter retorno em tempos de paz.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de AntiZio, há 12 minutos:

Então? Estás à espera que aconteça o quê?

Eu acho que mais importante que o SMO é preparar o país em termos de infra-estrutura. Bunkers, túneis, fábricas armamento...
Com sorte ainda resolves parte do problema do estacionamento em lisboa e porto.

Nós só fazemos fronteira com um país e não vejo grande perigo da Espanha se virar contra nós portanto em termos defensivos acho que faria mais sentido poupares em formar militarmente toda a gente para investires em armamento mais avançado que te permita defender contra outro tipo de ataque.
Mesmo em termos de capacidade ofensiva acho que o mesmo se aplica, parece mais inteligente investires em tecnologia mais avançada do que em formar toda a gente se não tens mais que uma g3 para dar a cada um. Se conseguires ajudar um aliado com armamento em vez de recrutas também são vidas que poupas.

E o dinheiro que gastas a pagar o salário de um recruta não tem retorno algum enquanto este não combate. Se investes em produção de armamento vais ter retorno em tempos de paz.

Ui temos aqui o Nuno Rogeiro do CMPT

Saiba Mais: leya

Editado por Burkina2008
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Portanto a ministra da justiça achou por alguma razão que devia seguir o jovem facho antunes entre outros mais seniores. Se está à esquerda de mário machado não é facho? É este o pensamento?
Vamos ver se ela aparece nos próximos vídeos em que filmam imigrantes por lisboa...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, Em 28/03/2024 at 18:56:

Wtf, agora os crimes dos pais são também dos filhos? Por essa lógica o MRS não podia ser político

 

Citação

Foi secretário-geral dos Escoteiros de Portugal.

nojo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Su1, há 8 minutos:

 

nojo

Que mal tem os escuteiros?

Compartilhar este post


Link para o post

A Europa vai entrar em conflito com quem? Estou a ver aqui um bi-partisanship de chalupice. 

Os fachos sabem que inevitavelmente têm de salvar a Europa do Islão. E os neoliberais? É da Rússia? Vão cavar trincheiras na Polónia para guerrear com a Rússia? 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 49 minutos:

Que mal tem os escuteiros?

Antes meter-se na droga. 

  • Like 5
  • Haha 4
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 10 horas:

pela democracia lutas na rua vestido como achares melhor, não é armado em rambo. o sem nexo vem porque é completamente surreal achar que, nos dias de hoje, num sítio como portugal, é realista mandar malta sem um mínimo de interesse lutar por algo sem qualquer sentido.

discordo do bold, que vem de novo do sem nexo. O SAS explicou minimamente o meu ponto de vista portanto não me vou alongar, mas não vives num mundo sem brinksmanship e civilizações que operam historicamente na mentalidade de defesa de soberania pelo ataque, e a proteção da democracia não se lutará só na rua.

Por outro lado, sendo eu a admitir o meu pensamento em vácuo para o que digo a seguir, o objectivo-mor será que essas tropas atuem numa perspectiva de apenas defesa de soberania Portuguesa, mas como se viu na I Guerra Mundial, provavelmente acabaria como carne para canhão de 1ª linha, porque ainda continua a haver hierarquias na Europa e na NATO.

Compartilhar este post


Link para o post

Ir eu ou mandar um filho meu para morrer atingido por uma bomba ou um drone enquanto se dorme numa caserna ou num buraco na lama no meio de nenhures, sem disparar um tiro e com o inimigo a umas dezenas ou centenas de km, já que é esta a realidade da guerra moderna. Isto para defender os valores apregoados por um Nuno Melo ou um Macron da vida e safa-los da sua inépcia diplomática. É que é já a seguir... 

  • Like 12

Compartilhar este post


Link para o post

O inimigo está dentro de portas. São sleeper cells. Vêm em idade militar, só chegam homens, defendem valores que contrastam com os nossos. Já todos chegámos a essa conclusão. 

Ou é contra a Rússia? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 26 minutos:

discordo do bold, que vem de novo do sem nexo. O SAS explicou minimamente o meu ponto de vista portanto não me vou alongar, mas não vives num mundo sem brinksmanship e civilizações que operam historicamente na mentalidade de defesa de soberania pelo ataque, e a proteção da democracia não se lutará só na rua.

Por outro lado, sendo eu a admitir o meu pensamento em vácuo para o que digo a seguir, o objectivo-mor será que essas tropas atuem numa perspectiva de apenas defesa de soberania Portuguesa, mas como se viu na I Guerra Mundial, provavelmente acabaria como carne para canhão de 1ª linha, porque ainda continua a haver hierarquias na Europa e na NATO.

eu diferencio completamente o SMO de qualquer hipotético programa com objetivos de incutir valores, cidadania e contacto com outras realidades, nunca pensei acerca da sua implementação ou abrangência mas assim de cabeça nem vejo qualquer problema para que fosse integrado na escolaridade obrigatória p.e. Bombeiros, Voluntariado Institucional, Voluntariado Humanitário, Associações, o que fosse.

o que não me cabe na cabeça é que, quase a um quarto de século, numa sociedade quase em tudo diferente daquela que existia quando o SMO era algo comum, que não se considere que é mais provável ir tudo ao ar, socialmente, num possivel retorno, do que esse mesmo retorno ser aceite e implementado. É muito mais fácil alguém dar um sentido à vida dele sem ter de recorrer ao exército para tal como no passado, seja esse sentido legítimo ou não.  A prova viva disso não precisa de ser muito mais do que aquilo que o @Lebohang disse sobre fachos na internet e a sua opinião sobre o assunto. Isto é, focando-me naquele que seria o público alvo mais fácil de atrair.

Editado por Pavel
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 5 minutos:

eu diferencio completamente o SMO de qualquer hipotético programa com objetivos de incutir valores, cidadania e contacto com outras realidades, nunca pensei acerca da sua implementação ou abrangência mas assim de cabeça nem vejo qualquer problema para que fosse integrado na escolaridade obrigatória p.e. Bombeiros, Voluntariado Institucional, Voluntariado Humanitário, Associações, o que fosse.

o que não me cabe na cabeça é que, quase a um quarto de século, numa sociedade quase em tudo diferente daquela que existia quando o SMO era algo comum, que não se considere que é mais provável ir tudo ao ar, socialmente, num possivel retorno, do que esse mesmo retorno ser aceite e implementado. É muito mais fácil alguém dar um sentido à vida dele sem ter de recorrer ao exército para tal como no passado, seja esse sentido legítimo ou não.  A prova viva disso não precisa de ser muito mais do que aquilo que o @Lebohang disse sobre fachos na internet e a sua opinião sobre o assunto. Isto é, focando-me naquele que seria o público alvo mais fácil de atrair.

eu não estou a apoiar um argumento que o SMO seja a melhor forma de serviço comunitário btw, nem nunca foi o meu foco nesta discussão. Alguma falta de comunicação da nossa parte? Eu tenho falado sempre do contexto geopolítico do passado que levou a estes últimos, a trend actual europeia de militarização e as dinâmicas atuais da NATO (nem falei da relevância do Brexit para esta conversa). Portanto não tenho muito a acrescentar ao que estás a dizer aqui.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Deveríamos fazer um poll aqui no tópico com os possíveis adversários de Portugal para que depois o algoritmo do Ticampos revelasse o inimigo. 

Indostanicos, ciganos, Rússia, muçulmanos, brasileiros, Palestina, Israel, China, Donald Trump, Espanha, França, Hungria, Bielorrússia, quem mais entra na poll?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, Em 28/03/2024 at 18:56:

Wtf, agora os crimes dos pais são também dos filhos? Por essa lógica o MRS não podia ser político

O mrs andou na mocidade portuguesa, só isso é crime politico

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 5 minutos:

eu não estou a apoiar um argumento que o SMO seja a melhor forma de serviço comunitário btw, nem nunca foi o meu foco nesta discussão. Alguma falta de comunicação da nossa parte? Eu tenho falado sempre do contexto geopolítico do passado que levou a estes últimos, a trend actual europeia de militarização e as dinâmicas atuais da NATO (nem falei da relevância do Brexit para esta conversa). Portanto não tenho muito a acrescentar ao que estás a dizer aqui.

 

não me foquei muito nisso porque acredito que esse contexto em pouco muda a percepção do jovem português ou ocidental sobre o tema ou sobre ir para a guerra ou, ainda mais, ir para a guerra com esse propósito. Entendo o teu ponto, mas, na minha opinião, podes assumir os desafios geopolíticos sem que uma das soluções seja uma nova normalização do SMO. É o tema “mais fácil”. E a minha opinião aplica-se á perspetiva portuguesa só, nesta conversa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 11 horas:

Sou contra o SMO, mesmo acreditando que vem a caminho um conflito na Europa se nada se fizer (que acho que será muito maior do que uma ameaça russa/chinesa/wtv, acho que será uma luta maior entre pensamento democático e autoritarismo).

Por princípio sou contra obrigar seja quem for a integrar forças militares, especialmente quando eu não fui obrigado. 

Acredito é que independetemente da existência de forças militares, os cidadãos jovens de um pais devem passar pela experiência de fazerem parte de um programa que lhes demonstra a importância da comunidade e cidadania, seja nos bombeiros, nos serviços médicos, em serviços comunitários, etc...

Para clarificar:

1- Sou contra o SMO.

2- Sou favorável a possível existência de programas comunitários, desde que não sejam plataformas de ideologia política autoritárias. 

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 7 minutos:

O mundo não é só Portugal, continua a existir SMO na maioria dos países, inclusive países europeus como Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Suiça, Áustria, etc

image.thumb.png.a3409033aef9d14bc3d2f050f19a6d8c.png

Fonte https://worldpopulationreview.com/country-rankings/countries-with-mandatory-military-service

certo, mas a maioria dos europeus em questão tem o serviço civil alternativo e, acima de tudo, tirando pontos chave tipo Finlândia, há uma % ínfima de malta a ir ao exército para “ir para a guerra”, que era também o contexto em questão.

Editado por Pavel

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...