Burkina2008 Publicado 30 Março 2024 Citação de HappyKing, há 1 hora: Bom artigo para reflexão no público. Para quando uma Comissão da Verdade do Colonialismo Português? | Opinião | PÚBLICO (publico.pt) O que faz falta mesmo é criar mais uma comissão sobre um tema que entretanto mais de 75% nem é contemporâneo (basicamente apenas gente de 65 anos para cima), e que daqui a 20 anos será história antiga… Curioso falar sobre a África do Sul um pais em que os do Apartheid foram substituídos por uma classe de oligarcas do ANC e desde então à situação da população em mantém se de pura exploração De resto se queremos ir a fundo nestes temas históricos porque não criar um grupo sobre os crimes e massacres do Califado de Córdoba? Ou perceber como outros países que não tiveram colonialismo lidam muito melhor e teem uma população menos racista, como a Polonia ou a Hungria? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 30 Março 2024 Citação de Plagio o Original, há 6 minutos: Eu sou a favor da ibéria unida. Podem ser os espanhois a ficarem com isto. Basta sair de Elvas e entrar em badajoz para se notar a diferença civilizacional já votaste, portanto: Citação de IlidioMA, há 2 horas: Sou traidor à pátria Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 30 Março 2024 Citação de HappyKing, há 1 hora: Bom artigo para reflexão no público. Para quando uma Comissão da Verdade do Colonialismo Português? | Opinião | PÚBLICO (publico.pt) reciclagem de outros artigos de opinião dele, alguns já têm mais de um ano. Neste aqui, ao menos, não andou a lançar nomes para o ar, mas a ideia que fica é que há alguém que quer fazer parte de uma comissão. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Março 2024 Citação de Burkina2008, há 8 minutos: O que faz falta mesmo é criar mais uma comissão sobre um tema que entretanto mais de 75% nem é contemporâneo (basicamente apenas gente de 65 anos para cima), e que daqui a 20 anos será história antiga… Mas esse é precisamente um argumento a favor da comissão que o autor do artigo apresenta. Fazê-la enquanto tens gente que viveu aquela experiência e a pode relatar de viva voz. Se a fizeres mais tarde isso não acontecerá. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Março 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Mas esse é precisamente um argumento a favor da comissão que o autor do artigo apresenta. Fazê-la enquanto tens gente que viveu aquela experiência e a pode relatar de viva voz. Se a fizeres mais tarde isso não acontecerá. Mas isso serve para quê além de dar uns tachos? O que vai mudar quando tivermos dados mais concretos sobre o massacre de Lundungo. Vão começar a ensinar isso na escola ? E vão juntar por exemplo com o primeiro acto do PAIGC quando Portugal reconheceu internacionalmente a independência que foi uma execução sumária de uns milhares de cidadãos que trabalhavam para o governo português? Portugal não tem problemas maiores para tratar ou existe alguém ingênuo o suficiente para pensar que as conclusões que os tugas exploraram, escravizaram e cometeram vários outros crimes graves nas colonias, vai fazer com que os Cheganos se convertam a um partido moderado? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 30 Março 2024 Citação de Burkina2008, há 9 minutos: Mas isso serve para quê além de dar uns tachos? O que vai mudar quando tivermos dados mais concretos sobre o massacre de Lundungo. Vão começar a ensinar isso na escola ? E vão juntar por exemplo com o primeiro acto do PAIGC quando Portugal reconheceu internacionalmente a independência que foi uma execução sumária de uns milhares de cidadãos que trabalhavam para o governo português? Portugal não tem problemas maiores para tratar ou existe alguém ingênuo o suficiente para pensar que as conclusões que os tugas exploraram, escravizaram e cometeram vários outros crimes graves nas colonias, vai fazer com que os Cheganos se convertam a um partido moderado? Pelo contrario... Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Março 2024 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Portugal não tem problemas maiores para tratar "Portugal não tinha problemas maiores a tratar" do que o problema que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica abordou? Não foram relevantes as conclusões a que essa comissão chegou e não se fez um debate público sobre o assunto como era devido a todas aquelas pessoas que sofreram aqueles abusos e sofreram em silêncio? Genuinamente, não percebo o argumento. A partir de hoje não se discute os problemas que a cultura enfrenta, por exemplo? A partir de hoje não se discutem os efeitos da desigualdade de género, por exemplo? Afinal de contas existem problemas maiores: a educação, a saúde, a habitação. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Março 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: "Portugal não tinha problemas maiores a tratar" do que o problema que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica abordou? Não foram relevantes as conclusões a que essa comissão chegou e não se fez um debate público sobre o assunto como era devido a todas aquelas pessoas que sofreram aqueles abusos e sofreram em silêncio? Genuinamente, não percebo o argumento. A partir de hoje não se discute os problemas que a cultura enfrenta, por exemplo? A partir de hoje não se discutem os efeitos da desigualdade de género, por exemplo? Afinal de contas existem problemas maiores: a educação, a saúde, a habitação. A questão é que todas essas questões, ainda que secundárias, são consensualmente problemas que devem ser conhecidos e tratados. Quanto ao colonialismo há uma parte significativa da população que entende que é um problema tão grande para a sociedade atual como a decisão de avançar para a batalha de Alcacer Quibir. Por muito que isso deixe horrorizados certos ativistas e seguidores de causas fraturantes. 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Março 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: "Portugal não tinha problemas maiores a tratar" do que o problema que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica abordou? Não foram relevantes as conclusões a que essa comissão chegou e não se fez um debate público sobre o assunto como era devido a todas aquelas pessoas que sofreram aqueles abusos e sofreram em silêncio? Genuinamente, não percebo o argumento. A partir de hoje não se discute os problemas que a cultura enfrenta, por exemplo? A partir de hoje não se discutem os efeitos da desigualdade de género, por exemplo? Afinal de contas existem problemas maiores: a educação, a saúde, a habitação. Num post inteiro com n perguntar, repondeste a uma... Esse da igreja, e outros teem contexto especificico baseado porque sao ou eram problemas que existiam. Os massacres nas colonias nao existem ha 50 anos, logo o que diabo 'e que uma coisa tem que ver com a outra? Quando disse Portugal tem problemas maiores estava-me a referir a outros temas de estudo, nao propriamente a assuntos de caracter ministriral como educacao, saude ou habitacao, que certamente nao se resolvem com uma comissao para estudar a coisa... Citação de Descartes, há 1 minuto: A questão é que todas essas questões, ainda que secundárias, são consensualmente problemas que devem ser conhecidos e tratados. Quanto ao colonialismo há uma parte significativa da população que entende que é um problema tão grande para a sociedade atual como a decisão de avançar para a batalha de Alcacer Quibir. Por muito que isso deixe horrorizados certos ativistas e seguidores de causas fraturantes. Ha que criar rapidamente uma comissao, para 1) entender exactamente o que aconteceu a D. Sebastiao, ja que as hipoteses dele voltar num dia de novoeiro na tenra idade de 600 anos sao baixas 2) mais importante, pedir reparacoes a Marrocos, para as familias dos soldados torturados e mortos assim como de termos ficado 60 anos sob o jugo castelhano. DISTO NINGUEM FALA!!! Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Março 2024 Se Portugal tivesse nutrido uma genuína tradição antirracista, quiçá não teria existido espaço para um partido como o Chega tecer a teia de ódio racial na qual um milhão de pessoas caiu, e umas outras tantas estiveram tentadas. Agora que se perdeu esse milhão poderia ser uma boa altura para tentar resgatar a restante população de futuras tentações. Afinal de contas, estamos a falar do país em que se enraizou o mito do império colonial gentil. Mas hey, deeply-held beliefs... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 1 minuto: Agora que se perdeu esse milhão Quem é que perdeu o quê? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Março 2024 Citação de Descartes, há 4 minutos: Por muito que isso deixe horrorizados certos ativistas e seguidores de causas fraturantes. Giro. Citação de Burkina2008, há 12 minutos: Num post inteiro com n perguntar, repondeste a uma... A partir do momento em que a formulação da primeira pergunta foi feita nos termos 'Mas isso serve para quê além de dar uns tachos? ' o objetivo era mesmo discutir o assunto? Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Março 2024 Citação de Descartes, há 1 minuto: Quem é que perdeu o quê? Eu diria que qualquer ação antirracista que se ambicione no imediato terá dificuldade em contar com esse milhão. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Março 2024 Citação de Axadrezado, há 34 minutos: Pelo contrario... Então que não se discuta coisa alguma não vá os meninos do Chega por algum motivo ficarem incomodados pela discussão. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 26 minutos: Se Portugal tivesse nutrido uma genuína tradição antirracista, quiçá não teria existido espaço para um partido como o Chega tecer a teia de ódio racial na qual um milhão de pessoas caiu, e umas outras tantas estiveram tentadas. Agora que se perdeu esse milhão poderia ser uma boa altura para tentar resgatar a restante população de futuras tentações. Afinal de contas, estamos a falar do país em que se enraizou o mito do império colonial gentil. Mas hey, deeply-held beliefs... Deve ser da relacao causa efeito das geracoes mais jovens ja nao terem aprendido isso do "pais colonizador bonzinho" com tanto enfase como era dado as geracoes mais velhas...oh wait, foram os mais jovens que mais votaram no Chega... Citação de HappyKing, há 16 minutos: Giro. A partir do momento em que a formulação da primeira pergunta foi feita nos termos 'Mas isso serve para quê além de dar uns tachos? ' o objetivo era mesmo discutir o assunto? Era porque ainda nao consegui perceber qual 'e o objectivo disso. Se 'e puramente academico, nao ha grande necessidade de fazer parte de uma coluna de opinao do publico, da mesma forma que nao faria "Ha que estudar o ciclo reprodutivo do cachalote de Lagos". Se 'e por razoes politico socias, como ja se percebeu, isso nao tem qualquer significancia...as pessoas do mundo intelectual, e como referiu o Descartes e bem, vivem num mundo 'a parte onde pensam que certos temas teem algum reflexo na vida do average joe. A pessoa media que vive com a corda na garganta tem como maior foco, o resultado do Benfas no sabado, como vai pagar a prestacao do Opel Astra de 1997 e se vai ter emprego no proximo mes. Ta se completamente a cagar para a guerra colonial, olivenca ou como foi possivel o Benfica ter deixado sair o Pacheco e o Paulo Sousa a custo zero para o Sporting (se calhar esta ainda ha uns que estao interessados). O Chega nao ganhou 1 milhao de votos com base em sermos um pais racista, xenofobo, etc (que somos como qualquer outro da Europa), mas sim porque nos ultimos 20 anos sobretudo as solucoes governativas nao melhoraram significativamente a qualidade de vida do portugues medio. Dito isto, como 'e que um estudo sobre os massacres de Chibutumane vai ajudar essa situacao. Fica a questao que nao respondeste, porque diabo 'e tao importante este estudo para "ser reflectido" em relacao a outros temas que afectem verdadeiramente a vida actual dos portugueses. E mais uma vez, falar que somos uma sociedade racista devido ao colonialismo...enfim como toda a Europa/Mundo (incluindo os paises que nao tiveram colonias)...eu nao consigo ver uma causa/efeito neste tema ja que o cresimento de partidos nacionalistas mundo fora tem sido praticamente geral. E nos ate comecamos bastante mais tarde do que os outros...Para mim 'e mais uma desculpa para justificar anos de politicas falhadas/incompletas, culpando a "sociedade racista/homofobica/xenofoba" em vez do proprio falhanco politico-economico tanto da esquerda como da direita tradicionais. Citação de HappyKing, há 26 minutos: Então que não se discuta coisa alguma não vá os meninos do Chega por algum motivo ficarem incomodados pela discussão. Podem discutir a vontade, ate podem discutir a mao do Vata, vivemos em democracia. Agora achar que esta ai a chave para alguma mudanca 'e pura loucura e falar em pagamentos a vitimas entao 'e apenas estupido. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 34 minutos: Eu diria que qualquer ação antirracista que se ambicione no imediato terá dificuldade em contar com esse milhão. Ok. É a tese de haver um milhão de racistas em Portugal. E da sensação que há muitos mais só que ainda estão envergonhados. E que Portugal é um país racista pelo que é inevitável que o Partido racista cresça e que os poucos que são, de facto, anti-racistas têm que ser ativistas para salvar o país e o mundo. Percebido. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Março 2024 Citação de Descartes, há 15 minutos: Ok. É a tese de haver um milhão de racistas em Portugal. E da sensação que há muitos mais só que ainda estão envergonhados. E que Portugal é um país racista pelo que é inevitável que o Partido racista cresça e que os poucos que são, de facto, anti-racistas têm que ser ativistas para salvar o país e o mundo. Percebido. Ok... Aceito que seja uma tese; vou ainda mais longe, aceito que a tua condescendência falseou a tese; não há um milhão de racistas em Portugal. Ora, não muda o facto de que um milhão de pessoas votou nesse partido, apesar da retórica de agitação racial; e é aí que entra na equação o antirracismo, não para salvar o país, ou o mundo, mas tão-somente por ser a posição moralmente correta. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 2 minutos: Ok... Aceito que seja uma tese; vou ainda mais longe, aceito que a tua condescendência falseou a tese; não há um milhão de racistas em Portugal. Ora, não muda o facto de que um milhão de pessoas votou nesse partido, apesar da retórica de agitação racial; e é aí que entra na equação o antirracismo, não para salvar o país, ou o mundo, mas tão-somente por ser a posição moralmente correta. Não discordo. Mas continuo a recusar-me a aceitar que se diga "agora que se perdeu esse milhão". Por duas razões fundamentais: primeira porque para perder alguma coisa é suposto que se fosse detentor dessa mesma coisa; e em segundo lugar porque não admito que esse milhão não possa ser recuperado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 11 minutos: Ok... Aceito que seja uma tese; vou ainda mais longe, aceito que a tua condescendência falseou a tese; não há um milhão de racistas em Portugal. Ora, não muda o facto de que um milhão de pessoas votou nesse partido, apesar da retórica de agitação racial; e é aí que entra na equação o antirracismo, não para salvar o país, ou o mundo, mas tão-somente por ser a posição moralmente correta. https://setentaequatro.pt/entrevista/miguel-carvalho-parte-do-eleitorado-do-chega-e-resgatavel-para-o-lado-bom-da-democracia Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 30 Março 2024 Citação de Plagio o Original, há 2 horas: Eu sou a favor da ibéria unida. Podem ser os espanhois a ficarem com isto. Basta sair de Elvas e entrar em badajoz para se notar a diferença civilizacional Badajoz é das cidades mais feias que alguma vez estive, jesus 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Março 2024 Citação de Descartes, há 6 minutos: Não discordo. Mas continuo a recusar-me a aceitar que se diga "agora que se perdeu esse milhão". Por duas razões fundamentais: primeira porque para perder alguma coisa é suposto que se fosse detentor dessa mesma coisa; e em segundo lugar porque não admito que esse milhão não possa ser recuperado. Pode ser recuperado, sim. Contudo, imaginemos que temos uma boa legislatura da AD, e nas próximas eleições o Chega perde um quarto dos votos. No teu ver, quiçá recuperou-se esse quarto. No meu ver, isso não é tão claro, pois para que eu os pudesse considerar recuperados, necessitaria da garantia que jamais iriam votar num partido daquele género. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Março 2024 Citação de bmfpcdm, há 5 minutos: Pode ser recuperado, sim. Contudo, imaginemos que temos uma boa legislatura da AD, e nas próximas eleições o Chega perde um quarto dos votos. No teu ver, quiçá recuperou-se esse quarto. No meu ver, isso não é tão claro, pois para que eu os pudesse considerar recuperados, necessitaria da garantia que jamais iriam votar num partido daquele género. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Março 2024 Citação de jean-luc godard, há 14 minutos: Badajoz é das cidades mais feias que alguma vez estive, jesus Já não ia lá a uns 20 anos e voltei lá há duas semanas e não tem ponta que se lhe pegue. Mesmo a "baixa" é muito fraquinha. E não é que Elvas seja muito melhor... Já Vila Viçosa e Monsaraz ❤️ Estremoz tb é porreiro. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Março 2024 Citação de AntiZio, há 15 horas: Então? Estás à espera que aconteça o quê? Eu acho que mais importante que o SMO é preparar o país em termos de infra-estrutura. Bunkers, túneis, fábricas armamento... Com sorte ainda resolves parte do problema do estacionamento em lisboa e porto. Nós só fazemos fronteira com um país e não vejo grande perigo da Espanha se virar contra nós portanto em termos defensivos acho que faria mais sentido poupares em formar militarmente toda a gente para investires em armamento mais avançado que te permita defender contra outro tipo de ataque. Mesmo em termos de capacidade ofensiva acho que o mesmo se aplica, parece mais inteligente investires em tecnologia mais avançada do que em formar toda a gente se não tens mais que uma g3 para dar a cada um. Se conseguires ajudar um aliado com armamento em vez de recrutas também são vidas que poupas. E o dinheiro que gastas a pagar o salário de um recruta não tem retorno algum enquanto este não combate. Se investes em produção de armamento vais ter retorno em tempos de paz. Sinceramente não percebi bem o resto do teu post, mas focando-me na tua pergunta, o que eu espero é que a NATO entre em guerra nas próximas décadas. É um cenário cada vez menos improvável e apesar de haver custos e desvantagens muito óbvias relativamente ao SMO e à manutenção de umas FAs robustas, as vantagens, neste momento, parecem-me compensar. Compartilhar este post Link para o post