Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Pocahontas, há 48 minutos:

Por acaso curtia mais da parte onde falavam dos transportes ngl. É um tema super interessante.

Não curtes atos racistas não serem racistas porque o Manel também levava na tromba porque não sabia jogar à bola?

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

"os neo nazis são marxistas"

Esta m*rda é Twitter puro

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Encarnou o gajo de Alfama ali durante um bocado.

Citação de Apocalypse Now, há 1 minuto:

Só falta o palito este gajo

Sugiro veementemente que vejam o Isto é Gozar do último Domingo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Volto a dizer: claro que uma criança, muito mais do que perceber deste tema, está provavelmente apenas a refletir aquilo que ouve ou vê noutros lados, como em casa. Porque crianças baterem noutras enquanto dizem, como foi neste caso, "vai para a tua terra" e "tu não és daqui", não é natural, de todo. Não é como chamar gordo ou feio. E os miúdos que fizeram isto têm de se ensinados que: a) não é normal bater nos outros; b) que não é por alguém ter um aspeto diferente ou ser de outro lado que deve ser tratado de outra forma.

O que eu noto em ti não é seres contra a "constante vitimização social". O que vejo é que tomas, logo à partida, o lado dos potencialmente racistas/xenófobos/machistas. É a tua primeira intuição. Num caso onde a vítima ficou com "hematomas pelo corpo todo" e "feridas abertas" e a criança "acorda de noite com pesadelos e a chorar" e "não quer ir para a escola", conseguiste dizer que era um caso de Twitter, meter agressores entre aspas como se não o fossem, e dizer que os agressores podiam ser do Bangladesh, da Índia, ou da Roménia. Tudo para desvalorizar comentários xenófobos que foram ditos. Como disse, um exercício desse género quase só em páginas de Facebook do Chega.

E sim, às vezes acho que há vitimização social excessiva, que pode ter o resultado contrário. Isso não me faz tornar completamente insensível a casos destes, como tu pareces que ficaste.

Nao, eu prefiro optar pela solucao mais logica que se damos um nome a um aeroporto de Camoes, 'e porque o Camoes 'e uma figura relevante para Portugal e nao porque somos um pais machista. Ou para este caso em especifico que se uma crianca estrangeira 'e vitima de bullying 'e por ser diferente e porque as criancas em certas idades sao crueis, sendo que tanto poderia ser por ele ser nepales ou ruivo ou zarolho ou perneta, em vez de achar que 'e porque as criancas ouvem os pais ou videos do Youtube a dizer que os nao brancos devem ir para a terra deles.

Tambem 'e a mesma logica que me faz rejeitar que ao contrario dos lunaticos de direita, um paquistanes estar a tirar fotos junto a uma escola nao 'e porque vai raptar criancas para as vender ou de que o facto de existir um maluco qualquer no Youtube a gritar por um estado islamico na peninsula iberica nao faz dos imigrantes marroquinos peoes num plano maquievelico de islamizar a Europa.

Eu nao desvalorizo situacoes onde de facto existe racismo, xenofobia, machismo, nem me viste a defender que os putos fizeram bem ou deveriam ter dado ainda mais pancada no rapaz do Nepal. O que disse foi que 'e estupido agora exigir do Marcelo que condene mais do que "todos os casos de bullying" uma situacao que me parece de uma visao logica nada ter que ver com racismo...mas claro aqui estamos em pontos opostos, porque pelo que percebo devia-se fazer interrogatorios aos pais para ver se eram racistas ou se deixavam os miudos ver videos do PNR e que o modelo de ensino deve ser adaptado para melhor integrar estas criancas...

Temos visoes diferentes da vida e isso em si nao 'e mau, o que 'e visivel como ja disse 'e que esse discurso de "ismos" esta a ter exactamente o efeito contrario ao esperado...mas forca nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

uma situacao que me parece de uma visao logica nada ter que ver com racismo...

Não me parece legítimo assumir isso de uma situação onde tudo aponta precisamente para o contrário. É assim tão irreal pensar que essas crianças vivem em lares onde os adultos dizem coisas racistas que elas depois apreendem?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Não me parece legítimo assumir isso de uma situação onde tudo aponta precisamente para o contrário. É assim tão irreal pensar que essas crianças vivem em lares onde os adultos dizem coisas racistas que elas depois apreendem?

Nao 'e irreal, eu nao disse que era irreal, disse que era menos logica.

Tu na escola dizias asneiras porque os teus pais o faziam em casa? Se andavas a porrada era porque os teus pais te batiam?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Tu na escola dizias asneiras porque os teus pais o faziam em casa? Se andavas a porrada era porque os teus pais te batiam?

Sendo que casa é onde vives (familia + amigos), qual é a dúvida?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Nao 'e irreal, eu nao disse que era irreal, disse que era menos logica.

Tu na escola dizias asneiras porque os teus pais o faziam em casa? Se andavas a porrada era porque os teus pais te batiam?

Tendencialmente, será isso. Se dizes asneiras é porque as ouviste nalgum lado e sabes que são palavras "perigosas". Também, do que julgo saber, a literatura aponta para que pessoas que sofrem/sofreram violência tendem a ser mais violentas elas mesmas.

No entanto, não há só uma origem para o mesmo fenómeno. Certamente que haverá pessoas violentas que não sofreram violência elas mesmas. Mas isso não valida o teu ponto, parece-me.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Sendo que casa é onde vives (familia + amigos), qual é a dúvida?

 

Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Tendencialmente, será isso. Se dizes asneiras é porque as ouviste nalgum lado e sabes que são palavras "perigosas". Também, do que julgo saber, a literatura aponta para que pessoas que sofrem/sofreram violência tendem a ser mais violentas elas mesmas.

No entanto, não há só uma origem para o mesmo fenómeno. Certamente que haverá pessoas violentas que não sofreram violência elas mesmas. Mas isso não valida o teu ponto, parece-me.

 

Duvida 'e que podem ter ouvido isso de qualquer m*rda no youtube, de um cartaz do PNR, dum velho bebado que ande a rondar a escola...enfim n sitios, mas eu sei que o mais facil 'e apontar racismo...

Compartilhar este post


Link para o post

Só para dizer que este Fidalgo Marques do PAN é terrível mas tendo em conta as constantes saídas do partido os únicos que devem restar por lá são os que passam o tempo todo a engraxar o ego da Sousa Real.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Duvida 'e que podem ter ouvido isso de qualquer m*rda no youtube, de um cartaz do PNR, dum velho bebado que ande a rondar a escola...enfim n sitios, mas eu sei que o mais facil 'e apontar racismo...

É mais fácil as crianças absorverem algum caso esporádico de um pedo pela rua do que com quem lidam diariamente em casa+amigos?

Compartilhar este post


Link para o post

A questão dos putos é simples. Responsabilizar e punir os pais em conjunto com os miúdos.

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 9 minutos:

É mais fácil as crianças absorverem algum caso esporádico de um pedo pela rua do que com quem lidam diariamente em casa+amigos?

Eu diria que ate 'e mais facil hoje em dia absorverem alguma coisa que viram no youtube ou na net... do que me lembro dos meus 9/10/11 anos as m*rda eram todas de series e de palermices que viamos e ouviamos.

Pela tua logica os putos que faziam bullying alguem por ter (sei la demasiadas borbulhas ou cheirar mal) era porque os pais ou os pais dos amigos diziam, "epa esse rapaz la da escola nem devia sair de casa com aquela cara que parece que enfiou a tromba numa colmeia" ou "epa esse gajo nao ve sabao ha anos"

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

Eu diria que ate 'e mais facil hoje em dia absorverem alguma coisa que viram no youtube ou na net... do que me lembro dos meus 9/10/11 anos as m*rda eram todas de series e de palermices que viamos e ouviamos.

Pela tua logica os putos que faziam bullying alguem por ter (sei la demasiadas borbulhas ou cheirar mal) era porque os pais ou os pais dos amigos diziam, "epa esse rapaz la da escola nem devia sair de casa com aquela cara que parece que enfiou a tromba numa colmeia" ou "epa esse gajo nao ve sabao ha anos"

Fomos de racismo, passamos para dizer asneiras, porrada e agora já vamos em bocas de "pote de banhas" (esse exemplo das borbulhas é demasiado campo de ourique para mim) para tentar livrar o ambiente familiar da responsabilidade dos mesmos sobre no que os filhos se tornam?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 14 minutos:

Eu diria que ate 'e mais facil hoje em dia absorverem alguma coisa que viram no youtube ou na net... do que me lembro dos meus 9/10/11 anos as m*rda eram todas de series e de palermices que viamos e ouviamos.

Pela tua logica os putos que faziam bullying alguem por ter (sei la demasiadas borbulhas ou cheirar mal) era porque os pais ou os pais dos amigos diziam, "epa esse rapaz la da escola nem devia sair de casa com aquela cara que parece que enfiou a tromba numa colmeia" ou "epa esse gajo nao ve sabao ha anos"

Mas isso de ouvirem coisas dessas no youtube ou no tiktok também é da responsabilidade dos pais

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Fomos de racismo, passamos para dizer asneiras, porrada e agora já vamos em bocas de "pote de banhas" (esse exemplo das borbulhas é demasiado campo de ourique para mim) para tentar livrar o ambiente familiar da responsabilidade dos mesmos sobre no que os filhos se tornam?

Se achas que criancas de 9 anos sao completamente conscientes dos disparates que fazem...entao os pais teriam mesmo de ser responsabilizados por tudo, nao apenas por supostos actos xenofobos de criancas na 4a classe.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 32 minutos:

Duvida 'e que podem ter ouvido isso de qualquer m*rda no youtube, de um cartaz do PNR, dum velho bebado que ande a rondar a escola...enfim n sitios, mas eu sei que o mais facil 'e apontar racismo...

Então para ti o cerne da questão é saber de onde vem o racismo delas?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Mas isso de ouvirem coisas dessas no youtube ou no tiktok também é da responsabilidade dos pais

Sem duvida, e os pais se o miudo vai parar ao hospital por levar porrada de certeza que sao liable...nao podem ser liable 'e por disparates que as criancas digam.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Sem duvida, e os pais se o miudo vai parar ao hospital por levar porrada de certeza que sao liable...nao podem ser liable 'e por disparates que as criancas digam.

Isso é para a polícia investigar, suponho.

Agora vires dizer que somos todos maluquinhos por acharmos que crianças podem dizer coisas racistas...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Então para ti o cerne da questão é saber de onde vem o racismo delas?

Nao o cerne da questao 'e que para mim nao 'e racismo quando este tipo acontece um pouco dependendo de o que as criancas acham ser diferente

Se baterem no gordo ou no que nao joga a bola ou no que 'e manco nao tem a mesma gravidade? Entao se tem porque diabo 'e que o importante 'e falar de um caso (pelo menos pelo referido isolado) quando existem casos de bullying em todas as escolas e seguramente uns mais graves do que este?

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Isso é para a polícia investigar, suponho.

Agora vires dizer que somos todos maluquinhos por acharmos que crianças podem dizer coisas racistas...

As criancas podem dizer o que quiserem, porque sao criancas e porque aos 9 anos nem percebem o conceito de racismo (pelo menos nao na sua totalidade), 'e por isso que sao inimputaveis perante a lei

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Nao o cerne da questao 'e que para mim nao 'e racismo quando este tipo acontece um pouco dependendo de o que as criancas acham ser diferente

Se baterem no gordo ou no que nao joga a bola ou no que 'e manco nao tem a mesma gravidade? Entao se tem porque diabo 'e que o importante 'e falar de um caso (pelo menos pelo referido isolado) quando existem casos de bullying em todas as escolas e seguramente uns mais graves do que este?

As criancas podem dizer o que quiserem, porque sao criancas e porque aos 9 anos nem percebem o conceito de racismo (pelo menos nao na sua totalidade), 'e por isso que sao inimputaveis perante a lei

Um menor de 16 anos até pode ser inimputável, mas por isso mesmo é que existe uma intervenção anterior no âmbito da lei tutelar educativa e também no âmbito do processo de promoção e proteção.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...