Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 7 minutos:

foi so um exercicio de maneiras de pensar, nao estou a criticar.

nao falei em pagar, falei em ter vaga. Se nas creches ao teu redor de 10 kms nao conseguires arranjar vaga porque a) nao ha vagas nem a pagar porque ha limites de crianças, b) perdes a vaga porque uma familia com um desempregado no minimo esta à tua frente, obrigas alguem que trabalha a procurar uma creche bem longe de casa com tudo o que acarreta de questoes de tempo e dificultas a vida a quem produz (na teoria) mais para a sociedade.

Tou a reduzir muito as coisas, porque apesar de ser fraco a matematica vejo o mundo de uma maneira mais matematica que social e admito que me faz confusao no meu "1+1" dificultar a quem trabalha para beneficiar a quem nao trabalha e de quem nao temos dados que realmente esteja activamente à procura de trabalho por exemplo. (e sei bem que o mundo nao é matematica)

sao paises diferentes, mas ate poderia dar exemplos aqui de frança mas nao sei se interessa muito para a discussao.

Eu acho que estamos é a partir de pressupostos errados. Nos açores, quem tem um desempregado no agregado familiar ficará para trás. Pelo que tenho percebido por aqui, quem tem desempregados no agregado familiar não fica à frente no continente. Porque o que conta é o escalão de abono e os rendimentos familiares, por isso a questão é mais complexa do que isso.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Que misturada que para aí vai. Mas o problema é dos subsídios ou de quem tem rendimentos familiares?

E depois isso do subsídio é mentira. Mas no fundo é só mais uma balela que lanças para o ar no forum. Para uma pessoa se manter com o subsídio tem que cumprir com diversas coisas, e uma delas é não rejeitar emprego semelhante em funções/valores ao que fazia antes.

2. Do beneficiário para com o centro de emprego

  • Aceitar emprego conveniente, trabalho socialmente necessário, formação profissional, bem como outras medidas ativas de emprego desde que ajustadas ao seu perfil
  • Procurar ativamente emprego e mostrar ao centro de emprego que o faz

Basta um mandares uns cvs por email, não atenderes o telemóvel para as entrevistas, tens prova de procurar ativa mas eles não sabem o que acontece durante. Depois a formação, tens 2 formações, uma obrigatória que podes fazer via online e uma que podes querer participar ou não por ser em grupo e em sala presencial. E por fim tens as visitas de ir ao CE (quando eu estive eram de 4 em 4 meses e depois eram de 15 em 15 dias por causa do rendimento seguinte). 

E era isto e ainda hoje é isto, nada mudou em cerca de 5 anos porque eu as vezes trabalho com pessoas que estão através no subsidio de desemprego (no ramo imobiliário é um fartote de malta assim, eu felizmente sou efetivo). 

Compartilhar este post


Link para o post

@Petar Musa, falas de forma apaixonada do problema porque te afecta, o que é compreensível. E a tua postura é a de que o problema tem de ser resolvido a montante, o que faz todo o sentido e acho que toda a gente concorda: devia haver creches para toda a gente, se possível gratuitas.

Mas isso é uma visão romântica do problema, porque a realidade não é essa. E o que ainda não disseste (acho eu) foi, visto que não concordas com os critérios actualmente aplicados, que critérios fariam sentido para ti no contexto real, que existe hoje.

Porque isso é que interessa discutir, não é o cenário ideal porque com esse todos concordamos, penso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 17 minutos:

Eu acho que estamos é a partir de pressupostos errados. Nos açores, quem tem um desempregado no agregado familiar ficará para trás. Pelo que tenho percebido por aqui, quem tem desempregados no agregado familiar não fica à frente no continente. Porque o que conta é o escalão de abono e os rendimentos familiares, por isso a questão é mais complexa do que isso.

é claro que a questao é complexa e por isso é que disse e repito que nao estou a criticar quem defende x ou y.

e nos açores ha realmente emprego para essa gente toda?

quem esta no desemprego consegue tomar conta das crianças em casa, quem trabalha deixa-as em casa sozinhas? trabalha o mes inteiro e o salario vai para a creche? nao é isso também um incentivo ao desemprego? entre trabalhar 8 horas para gastar o dinheiro todo em gasolina + creche, , nao é preferivel ficar em casa a ganhar o subsidio de desemprego? (nao sei a realidade exata em portugal mas acontece aqui em frança por exemplo)

mas percebo perfeitamente o que foi escrito de que quem tem dificuldades pode até ser o caso de que a unica boa refeiçao que faz é na creche.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 23 minutos:

2. Do beneficiário para com o centro de emprego

  • Aceitar emprego conveniente, trabalho socialmente necessário, formação profissional, bem como outras medidas ativas de emprego desde que ajustadas ao seu perfil
  • Procurar ativamente emprego e mostrar ao centro de emprego que o faz

Basta um mandares uns cvs por email, não atenderes o telemóvel para as entrevistas, tens prova de procurar ativa mas eles não sabem o que acontece durante. Depois a formação, tens 2 formações, uma obrigatória que podes fazer via online e uma que podes querer participar ou não por ser em grupo e em sala presencial. E por fim tens as visitas de ir ao CE (quando eu estive eram de 4 em 4 meses e depois eram de 15 em 15 dias por causa do rendimento seguinte). 

E era isto e ainda hoje é isto, nada mudou em cerca de 5 anos porque eu as vezes trabalho com pessoas que estão através no subsidio de desemprego (no ramo imobiliário é um fartote de malta assim, eu felizmente sou efetivo). 

Se o centro de emprego te arranja entrevistas és obrigado a ir, tens que provar que foste e caso sejas seleccionado não podes apenas rejeitar o emprego. Por isso, essa facilidade que descrevias não é bem assim. Apenas cola bem no teu discurso, baseado em percepções tuas que gostas de escrever como dados factuais.

Compartilhar este post


Link para o post

Isto que vou dizer a seguir não é nesta circunstância uma crítica ao fórum. Estranho seria se não acontecesse com o cenário político atual. Mas lê-se por cá algumas coisas e percebe-se o porquê do discurso do Ventura entrar tão facilmente. 

Depois outro ponto que é uma extrapolação minha e que pode estar errada é a sensação de que por vezes não importa às pessoas se estão bem, mal ou assim assim na vida. O que importa é se o vizinho que recebe menos do que elas ou que está no desemprego ou a receber outro subsídio qualquer não tem um privilégio ou um luxo melhor do que o "meu". 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 48 minutos:

@Petar Musa, falas de forma apaixonada do problema porque te afecta, o que é compreensível. E a tua postura é a de que o problema tem de ser resolvido a montante, o que faz todo o sentido e acho que toda a gente concorda: devia haver creches para toda a gente, se possível gratuitas.

Mas isso é uma visão romântica do problema, porque a realidade não é essa. E o que ainda não disseste (acho eu) foi, visto que não concordas com os critérios actualmente aplicados, que critérios fariam sentido para ti no contexto real, que existe hoje.

Porque isso é que interessa discutir, não é o cenário ideal porque com esse todos concordamos, penso.

Os critérios atuais, os que estão escritos no papel, para mim estão ótimos:

Rendimentos - Morada - Local de Trabalho 

O problema é que as vagas esgotam-se em quem tem 0 rendimentos. Eu tenho uma porrada de creches à volta como já disse. Pelo menos, 168 vagas para setembro (18 creches x 9 vagas do berçário, por exemplo).

E o ter rendimentos é logo fator de exclusão no meu caso. Quem tem um agregado de 1500€/mês como vai meter um miúdo na creche a pagar 400€?

Já que não querem abrir novas creches, metam um penso rápido com cheques creche e essas crianças vão para as privadas.

Para folgarem um pouquinho, acabarem com o sistema de ano letivo até x anos. Podes ter no berçário miúdos com quase 2 anos apenas porque tinha mesmo que entrar em setembro com 11 meses de idade, por exemplo 

E estou a bater tanto na creche porque está comprovado que ajuda no desenvolvimento dos miúdos, muito mais que amas e avós.

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 4 horas:

Ele escreveu coisas muito lindas, mas então o que propõe para pais empregados?

Quando o bebe nascer acho que vais continuar a ser o maior chorão em tua casa 😁

  • Triste 1
  • Haha 5

Compartilhar este post


Link para o post

Quando trouxer a primeiro gastro até vai querer estar no desemprego

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

é assim tao dispendioso criar creches?

o maior do gasto é com pessoal o que é até é bom, permite formar pessoas, dar trabalho, meter gente que até pode estar no desemprego a encontrar uma vocaçao.

é uma visao muito simplista, sonhadora e ingénua mas nao percebo onde o estado fica a perder.

Não é apenas investir, mas tornar a área atrativa. A questão dos educadores de infância é um bocado como os professores, foram áreas que aos poucos o pessoal deixou a carreira e seguir para outro rumo. Tens 18 anos, queres seguir a carreira de professor/educador? E ir para o público? É necessário investir na construção de muitas creches, mas também tornar as carreiras atrativas (também dos auxiliares de educação, que são muitas vezes esquecidos).

Isto já era um problema há alguns anos, mas obviamente que explodiu com a subida da taxa de natalidade. 

Na instituição que tem amas onde a minha filhota entrou até consegui vaga há 4 anos, mas o ano passado a lista de espera já ia em mais de 50. Numa cidade pequena, onde normalmente dava para orientar as coisas. 

É o problema de deixar andar as coisas. Educação foi sempre assim, deixa rolar, até ao ponto de não ter professores. Tenho pena de não estar a terminar agora o meu mestrado de Ensino de Educação Física, com uma nota alta conseguia entrar na zona de Lisboa, algumas do Porto, Algarve ou Alentejo. Tinha 20 e poucos anos e podia saltitar na boa. Infelizmente apanhei os tempos da troika e lixei-me, posso dizer que da minha geração tenho apenas 5 ou 6 que dão aulas. A maior parte agora não têm interesse em voltar para a área porque estão noutras vertentes, e mesmo assim a Educação Física até é das mais tranquilas porque o desporto contínua a puxar malta nova. Agora português, matemática, escola primária... É complicado. Educadores de infância também é um pouco assim, embora as vagas sejam menores. 

Investir na construção de novos infantários, creches, formar pessoal, tornar as carreiras mais atrativas, diria que só daqui a 8-10 dará para começar a ter resultados. Ontem já era tarde 😉

Compartilhar este post


Link para o post

Lista das Creches em Gondomar: https://www.primeiraimagem.com/gondomar.php

Foi daí que tirei a maioria dos contatos 

Citação de Jimpo, há 48 minutos:

e nos açores ha realmente emprego para essa gente toda?

Não. E se não é o Governo Regional a enfiar gente nas secretarias, metade das ilhas ficavam desabitadas.

 

----

Pires de Lima defende que só populações locais beneficiem do fim das portagens nas ex-Scut

Só conhecendo a realidade por alto, acho que não seria uma má medida

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post


Link para o post

O problema das creches é o mesmo problema da habitação. Há uma escassez gritante de oferta para a procura existente e de pouco adianta andar a criar medidas que fomentem a procura ou que não resolvam o problema da oferta. A consequência é que vai continuar a haver falta de oferta e, no máximo, as medidas vão beneficiar determinadas famílias e prejudicar outras famílias.

  • Concordo! 6

Compartilhar este post


Link para o post

E ainda há quem fique admirado pelas votações no Chega.

E ainda há quem sustente que os votos no Chega existem porque as pessoas são racistas.

 

Neste cantinho que ocupamos, comprovadamente com tendências de centro esquerda liberal e progressista, observamos vários exemplos de pessoas insuspeitas cujo pensamento "egoísta" (propositadamente entre aspas) é terreno fértil para as sementes populistas. Chega até a ser um bocadinho assustador.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

E ainda há quem fique admirado pelas votações no Chega.

E ainda há quem sustente que os votos no Chega existem porque as pessoas são racistas.

 

Neste cantinho que ocupamos, comprovadamente com tendências de centro esquerda liberal e progressista, observamos vários exemplos de pessoas insuspeitas cujo pensamento "egoísta" (propositadamente entre aspas) é terreno fértil para as sementes populistas. Chega até a ser um bocadinho assustador.

Se isto é para mim, estou muito longe de defender algo que o Chega proponha

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 8 minutos:

Se isto é para mim, estou muito longe de defender algo que o Chega proponha

Certo. Daí eu ter referido "pessoas insuspeitas".

Mas o facto é que a proposta do Chega nos Açores parece ter sido preparada de propósito para dar resposta cabal às tuas preocupações "egoístas" (propositadamente entre aspas). Tu não defendes o que eles propõem mas eles estão a propor aquilo que tu aparentemente defendes.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Hoje vi 3 no café sem querer trabalhar

Aposto que eram o whatever, SAS e o RAG.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

declaração de interesse: sou de esquerda. Enquanto a esquerda se desligar em alguns temas de tentar responder os problemas, alguém vai dar trazer outra proposta e as pessoas vão querer é alguma ação. as pessoas querem escolas para meter os filhos, a maior parte quer lá saber se é porque expulsam o outro, ou porque há mais vagas. faz o que for preciso (cunha) e apoia o que for preciso. @Petar Musa eu percebo que não é esse o teu caso. achas, e com todo o direto, que devias ter prioridade sobre quem está desempregado. Por isso é que o liberalismo (total) não funciona, na prosecussão do meu interesse individual eu não vou contribuir para o bem estar geral, eu vou aumentar o meu bem estar.

Dito isto, em que momento enquanto sociedade aceitamos que as creches não fazem parte do Publico e é cada um que pague?

Citação de Almeno, há 6 minutos:

Aposto que eram o whatever, SAS e o RAG.

eu nunca quero trabalhar, só o faço porque preciso do € 🙁

ainda não aprendi o truque de ficar rico com RSI, Sub desemprego, etc mas chego lá!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 11 minutos:

Aposto que eram o whatever, SAS e o RAG.

Eu não era de certeza.

Desde que os xuxalistas e os comunas puseram os passes com preços que dão para pagar com o RSI que passo os dias a coçar os tomates na praia. E ainda chega para as bolas de Berlim, vê lá.

Os portugueses de bem a trabalhar para sustentar a minha praia e bolas de Berlim. Aguentem!

Editado por SAS_Robben
  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de RAG, há 6 minutos:

Enquanto a esquerda se desligar em alguns temas de tentar responder os problemas

Genuinamente, o que a esquerda podia fazer aqui sem ser propor a universalização do acesso que é necessariamente uma medida a médio - pelo menos - prazo? 

Apoiar este tipo de medidas que vão claramente a ideia de estado social?

Compartilhar este post


Link para o post

Marcelo promulgou os sete diplomas dos impostos, incluindo a descida de IRS; Oposição saúda decisão do Presidente (expresso.pt)

Ui, como é que o Montenegro vai limpar os pés, agora que o Marcelo lhe tirou o tapete?

Citação de RAG, há 1 hora:

declaração de interesse: sou de esquerda. Enquanto a esquerda se desligar em alguns temas de tentar responder os problemas, alguém vai dar trazer outra proposta e as pessoas vão querer é alguma ação. as pessoas querem escolas para meter os filhos, a maior parte quer lá saber se é porque expulsam o outro, ou porque há mais vagas. faz o que for preciso (cunha) e apoia o que for preciso. @Petar Musa eu percebo que não é esse o teu caso. achas, e com todo o direto, que devias ter prioridade sobre quem está desempregado. Por isso é que o liberalismo (total) não funciona, na prosecussão do meu interesse individual eu não vou contribuir para o bem estar geral, eu vou aumentar o meu bem estar.

Dito isto, em que momento enquanto sociedade aceitamos que as creches não fazem parte do Publico e é cada um que pague?

eu nunca quero trabalhar, só o faço porque preciso do € 🙁

ainda não aprendi o truque de ficar rico com RSI, Sub desemprego, etc mas chego lá!

"com todo o direito", calma. Eu gostava de entender os motivos dele mas ele ainda não os deu de forma conveniente, porque isto não foi grande resposta:

Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Os critérios atuais, os que estão escritos no papel, para mim estão ótimos:

Rendimentos - Morada - Local de Trabalho 

O problema é que as vagas esgotam-se em quem tem 0 rendimentos. Eu tenho uma porrada de creches à volta como já disse. Pelo menos, 168 vagas para setembro (18 creches x 9 vagas do berçário, por exemplo).

E o ter rendimentos é logo fator de exclusão no meu caso. Quem tem um agregado de 1500€/mês como vai meter um miúdo na creche a pagar 400€?

Já que não querem abrir novas creches, metam um penso rápido com cheques creche e essas crianças vão para as privadas.

Para folgarem um pouquinho, acabarem com o sistema de ano letivo até x anos. Podes ter no berçário miúdos com quase 2 anos apenas porque tinha mesmo que entrar em setembro com 11 meses de idade, por exemplo 

E estou a bater tanto na creche porque está comprovado que ajuda no desenvolvimento dos miúdos, muito mais que amas e avós.

___________________________

@Descartes alguém te arranjou o artigo que pediste no outro dia? Se não, manda-me MP com o link que eu devo conseguir.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Marcelo promulgou os sete diplomas dos impostos, incluindo a descida de IRS; Oposição saúda decisão do Presidente (expresso.pt)

Ui, como é que o Montenegro vai limpar os pés, agora que o Marcelo lhe tirou o tapete?

"com todo o direito", calma. Eu gostava de entender os motivos dele mas ele ainda não os deu de forma conveniente, porque isto não foi grande resposta:

___________________________

@Descartes alguém te arranjou o artigo que pediste no outro dia? Se não, manda-me MP com o link que eu devo conseguir.

O que queres que responda mais? 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 37 minutos:

O que queres que responda mais? 😅

Queria que dissesses que critérios aplicarias, se mandasses. Sem aumentar o número de creches, nem cheques.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Genuinamente, o que a esquerda podia fazer aqui sem ser propor a universalização do acesso que é necessariamente uma medida a médio - pelo menos - prazo? 

Apoiar este tipo de medidas que vão claramente a ideia de estado social?

Não ter abdicado disto há 30 anos e agora estar a colher o que semeou

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...