Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Tenho um cliente que é sósia do PNS. Igual. Venezuelano. Ontem reuni e almocei com o homem. Tive que me controlar para não me dirigir a ele como Pedro Nuno

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Na verdade o PNS está só a fazer o que vários partidos de centro esquerda pela Europa já começaram a fazer para não cairem na irrelevancia. Não que eu concorde, longe disso, mas levando a política de forma realista é inviável ganhar eleições hoje em dia sem ter essa conversa. O eleitorado que ele quer recuperar não é o do bloco e acho que todos já percebemos as vibes do centrão hoje em dia.

E na Alemanha já há o BSW que é um partido que podemos considerar de Esquerda mas muito conservador na imigração. Aliás, não duvido que mais tarde ou mais cedo cá em Portugal apareça um movimento desse género ou os partidos de esquerda existentes comecem a adotar uma retórica de controlo de imigração como proteção de salários e habitação (que é aquilo que o BSW faz) 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 42 minutos:

E na Alemanha já há o BSW que é um partido que podemos considerar de Esquerda mas muito conservador na imigração. Aliás, não duvido que mais tarde ou mais cedo cá em Portugal apareça um movimento desse género ou os partidos de esquerda existentes comecem a adotar uma retórica de controlo de imigração como proteção de salários e habitação (que é aquilo que o BSW faz) 

Um bom balão de oxigénio para o PC.

Compartilhar este post

Link para o post

o pns disse que entraram imigrantes a mais no tempo do costa?

deu para ver que desta vez não foi o daniel oliveira que lhe escreveu o discurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo porque se está a criticar o Arruda pelo facto de continuar na assembleia como independente, a ganhar mais e a continuar a votar ao lado do Chega. 

O homem é claramente de extrema esquerda, a roubar malas aos ricos que andam de avião para dar aos pobres do Vinted por um simbólico euro. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 horas:

Um bom balão de oxigénio para o PC.

Desde quando é que o PCP tem retórica conservadora na imigração ou parecida ao BSW?

Pode é não dar tanto destaque a esses temas como o BE/L, mas está longe de ser conservador nesse aspeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 horas:

Esta história do Arruda, que não é muito diferente da da Joacine, no ponto a que quero chegar, faz-me confusão.

Se eu quiser candidatar-me a deputado, sou obrigado a entrar na lista de um partido. Não posso concorrer sozinho, nem sequer criar uma lista independente a um círculo eleitoral qualquer e candidatar-me. Mas se for eleito posso no dia da tomada de posse "desvincular-me" do partido pelo qual fui eleito e passar quatro anos como não inscrito. Isto, para mim, não faz qualquer sentido.

É isso. Tu descreveste a questão formal de forma simplista. Mas o problema, na minha ótica, é mais profundo e complexo.

O que se passa é que o funcionamento da Assembleia da República, da generalidade das instituições previstas na Constituição, da própria legislação eleitoral e do funcionamento do sistema partidário em Portugal é anacrónico. Está "preso" ao processo que resultou do 25 de abril, à Assembleia Constituinte, aos fundamentos da implementação do regime democrático. Já tem 50 anos e o mundo, o país e a Sociedade transformaram-se profundamente. Naquela altura os partidos eram o alfa e o ómega da democracia participativa e representativa. Os votos, as causas, o pensamento político, as estratégias, o dinheiro eram dos partidos. E as pessoas, livres de se filiarem no partido que, no seu entendimento, melhor defendia os seus interesses individuais e coletivos, ocupavam os cargos em nome do partido, servindo o partido. Em situações de discordâncias ou divergências profundas as pessoas afastavam-se dos partidos e deixavam os cargos. Porque não eram deles (com a exceção do cargo de Presidente da República, o único que podia afirmar ser detentor dos votos do povo).

Hoje em dia, com 50 anos em cima, temos dois fatores novos. A existência de partidos que não estão comprometidos com os alicerces da fundação da democracia e as novas gerações que não têm memória desses tempos. E esses novos fatores, que alastram os seus efeitos a todos os partidos (os fundadores e os novos), conferem a possibilidade de haver novas formas de estar na política. Antigamente as pessoas serviam os partidos para, assim, servir o país e o povo. Hoje crescem os exemplos em que as pessoas usam os partidos para se servirem a si próprias e os seus interesses.

A ética política que, há 50 anos, não obrigava a que se acautelassem situações de aproveitamento pessoal (era de tal forma inconcebível que não era sequer equacionável) hoje é apenas uma memória do passado. E por isso é imperioso reformar o Estado. Desde o funcionamento das instituições até ao sistema político-partidário, adaptando-o aos novos tempos.

Editado por Descartes
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Gabinete do Arruda na AR:

MN%2BQcYo6cPK20MNZG31PbZT2qIHV86Bo=

Se este rapaz fosse deputado na altura do Escária ele não precisava de meter o graveto em livros. Bastava pedir uma mala emprestada.

Compartilhar este post

Link para o post

Miguel Arruda não é o herói que merecemos, mas é o que precisamos!
Vai implodir o Chega, uma mala de cada vez!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 9 horas:

engraçado, há uns tempos diziam que os partidos de direita que seguiam essa retórica só se prejudicavam e favoreciam a direita radical.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele agora vai de baixa por tempo indeterminado, se acaba por desistir de ser deputado fica menos um deputado na assembleia não é?, ou se for para isso acontecer ainda pode voltar a anunciar reintegração no Chega uma hora antes de desistir para estes depois o poderem substituir?🙃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Desde quando é que o PCP tem retórica conservadora na imigração ou parecida ao BSW?

Pode é não dar tanto destaque a esses temas como o BE/L, mas está longe de ser conservador nesse aspeto.

Hoje o António Filipe disse no Parlamento que se os armadores pagassem mais aos pescadores não precisavam de recrutar imigrantes indonésios, o que já fez um grupo de armadores do Norte a exigir um pedido desculpas ao PCP (e também ao BE).

Não é exatamente a mesma coisa, sim, nem será algo repentino que subitamente apareça mas acredito que mais tarde ou mais cedo esta retórica dos imigrantes estarem a pressionar os salários para baixo e consequentemente aumentarem as margens de lucro das empresas apareça

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 11 minutos:

Não é exatamente a mesma coisa, sim, nem será algo repentino que subitamente apareça mas acredito que mais tarde ou mais cedo esta retórica dos imigrantes estarem a pressionar os salários para baixo e consequentemente aumentarem as margens de lucro das empresas apareça

Apareça onde? Já há muito tempo que há essa retórica. Nos EUA até o bernie Sanders já usou isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

Apareça onde? Já há muito tempo que há essa retórica. Nos EUA até o bernie Sanders já usou isso. 

Apareça na esquerda. Há quem defenda que a esquerda abandonou os trabalhadores e que a extrema direita ocupou esse espaço. É uma das explicações para o declínio do PCP no Alentejo e na Margem Sul. E para as vitórias do Chega no Algarve, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 horas:

A ética política que, há 50 anos, não obrigava a que se acautelassem situações de aproveitamento pessoal (era de tal forma inconcebível que não era sequer equacionável) hoje é apenas uma memória do passado. E por isso é imperioso reformar o Estado. Desde o funcionamento das instituições até ao sistema político-partidário, adaptando-o aos novos tempos.

Isto é exatamente o que se passa nos EUA. Têm uma constituição e instituições muito dependentes da ética e dos valores dos ocupantes dos cargos. Seria inconcebível eleger indivíduos que parecem não ter nenhum respeito por normas e tradições.

Mas aqui estamos. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 horas:

Gabinete do Arruda na AR:

MN%2BQcYo6cPK20MNZG31PbZT2qIHV86Bo=

Se este rapaz fosse deputado na altura do Escária ele não precisava de meter o graveto em livros. Bastava pedir uma mala emprestada.

Porra. Quem é que tem um garrafão de água na mesa de trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 26 minutos:

Porra. Quem é que tem um garrafão de água na mesa de trabalho?

É para o lado oposto do gabinete:

XLofficebundle.jpg

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...