Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Vou militar na Democracia Cristã e cumprir com os desígnios de Estaline, famoso seminarista ortodoxo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 4 horas:

Não sei se têm acompanhado mas,

Mas isso vem de onde?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Daqui a nada voltamos ao "estamos a viver acima das nossas possibilidades". De resto, noto que a maioria das pessoas que diz coisas do género não tem problemas financeiros alguns, com salários anuais provavelmente (ou quase a bater) nos 6 dígitos. Curioso.

Esse "vivemos acima das nossas possibilidades" era uma referência ao país de uma forma agregada e, uma vez que tivemos 40 anos de défices sucessivos, não percebo como é que ainda se utiliza esse tipo de citação como arma de arremesso...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 10 minutos:

Mas isso vem de onde?

Tenho mesmo que explicar? Ou basta dizer Marcelo? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Esse "vivemos acima das nossas possibilidades" era uma referência ao país de uma forma agregada e, uma vez que tivemos 40 anos de défices sucessivos, não percebo como é que ainda se utiliza esse tipo de citação como arma de arremesso...

A certa altura a margem (se era em relação ao país ou às pessoas) era muito curta. E aceito que digam que o Estado vive acima das possibilidades, mas as pessoas, de modo geral, não. De todo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Ghelthon, há 23 minutos:

A certa altura a margem (se era em relação ao país ou às pessoas) era muito curta. E aceito que digam que o Estado vive acima das possibilidades, mas as pessoas, de modo geral, não. De todo.

As pessoas também vivem acima das suas possibilidades, de um modo geral:

bancodeportugal.jpg

Valores em milhões de euros. Os números não mentem, mas convém perceber também que estamos a falar do português médio. Já agora, para contextualizar, dá mais ou menos 14k por pessoa (incluindo crianças e velhotes) vs salário médio anual de 12k euros. Se contar só com a população ativa, então cada português deve à volta de 25k, mais coisa menos coisa.

Para clarificar, não acho que os portugueses ganhem suficientemente bem para viver de forma condigna de acordo com as horas que trabalha. Mas quando a produtividade é baixa e não se aposta em valor acrescentado (e ninguém se preocupa com isto, só querem o pouco que ganham a cair no final do mês), a tendência irá manter-se assim por longos anos no futuro.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 3 minutos:

Valores em milhões de euros. Os números não mentem, mas convém perceber também que estamos a falar do português médio.

epá que números fixes

tirei conclusões perspicazes acerca desse conteudo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Plagio o Original, Agora:

epá que números fixes

tirei conclusões perspicazes acerca desse conteudo

Só faço posts para literados :23_stuck_out_tongue_closed_eyes:

Compartilhar este post

Link para o post

O Elliott é um bocado duro e cru na maneira como fala mas está cheio de razão.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

tentei a ver a tabela e apercebi-me q 70% da dívida das pessoas cá no país é habitação e fiquei deprimido

edit: ou acho q me apercebi

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

Muito bem os representantes da direita CMPTista na modalidade da política de praia, tal a quantidade de areia arremessada.

Queres desenvolver ou estás a lançar a modalidade? É que, correto ou errado, o Elliot mostrou números, tu atiraste areia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 14 minutos:

Queres desenvolver ou estás a lançar a modalidade? É que, correto ou errado, o Elliot mostrou números, tu atiraste areia. 

Graças aos números do elliot cheguei à conclusão que o capitalismo é uma m*rda

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas:

Muito bem os representantes da direita CMPTista na modalidade da política de praia, tal a quantidade de areia arremessada.

Direita cmptista 😂 sou eu e mais quem?

O que eu escrevi não é ideológico, são apenas factos suportados pelos números, mas apreciei a tua sensibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 4 horas:

Direita cmptista 😂 sou eu e mais quem?

O que eu escrevi não é ideológico, são apenas factos suportados pelos números, mas apreciei a tua sensibilidade.

Digo desde já q n percebo um crl disto, mas vou tentar

Podes explicar como chegaste aqueles valores d 14k de dívida por pessoa e 25k por pessoa que trabalha?

É que com aquela tabela não faço ideia como chegaste a essas contas

Assumo q a única linha q nos interessa dessa tabela seja a dos particulares, para esta discussão. Tendo em conta que 70% da dívida dos particulares é em habitação, podemos assumir que a grande maioria das famílias apenas tem como dívida a casa, certo?

Também podemos dizer q os restantes 30% seriam em coisas importantes como saúde ou educação, e uma parte mais pequena desses 30% são investimentos e coisas q n percebo nada acerca (coisas mais superficiais é o que quero dizer)

Se essas contas nos dizem que vivermos acima das possibilidades, também nos dizem impossível ter uma família sem viver acima das possibilidades. Isto assumindo partindo do pressuposto q compraste uma casa

A não ser que comecemos todos a ir para apartamentos tipo os de hong kong em q as pessoas n se podem mexer, ou começarmos todos a viver em casas alugadas, ou ambos, não vejo como é possível as pessoas viverem dentro das possibilidades

Em relação à coisa do valor acrescentado, creio q essa tabela não nos diz nada acerca disso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Em 08/03/2019 at 14:30:

Podes explanar melhor porque e' que concordas com elas?

1ª - Vivemos num país em que nunca houve interesse em se criar riqueza, a conversa é sempre a de distribuir. 

2ª - O Costa está refém da coligação enquanto não tiver maioria absoluta. 

3º - Em Portugal não há políticas boas. Há políticas de esquerda e de direita. As de esquerda são boas para os de esquerda, as de direita são boas para os de direita. 

É a opinião que tenho, no entanto não sou de todo a pessoa mais indicada no fórum para discutir a um bom nível política, por isso é que gosto muito deste tópico porque é dos sítios onde aprendo mais e acaba por me abrir/mudar ideias que tenho. :91_thumbsup:

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Digo desde já q n percebo um crl disto, mas vou tentar

Podes explicar como chegaste aqueles valores d 14k de dívida por pessoa e 25k por pessoa que trabalha?

É que com aquela tabela não faço ideia como chegaste a essas contas

Assumo q a única linha q nos interessa dessa tabela seja a dos particulares, para esta discussão. Tendo em conta que 70% da dívida dos particulares é em habitação, podemos assumir que a grande maioria das famílias apenas tem como dívida a casa, certo?

Também podemos dizer q os restantes 30% seriam em coisas importantes como saúde ou educação, e uma parte mais pequena desses 30% são investimentos e coisas q n percebo nada acerca (coisas mais superficiais é o que quero dizer)

Se essas contas nos dizem que vivermos acima das possibilidades, também nos dizem impossível ter uma família sem viver acima das possibilidades. Isto assumindo partindo do pressuposto q compraste uma casa

A não ser que comecemos todos a ir para apartamentos tipo os de hong kong em q as pessoas n se podem mexer, ou começarmos todos a viver em casas alugadas, ou ambos, não vejo como é possível as pessoas viverem dentro das possibilidades

Em relação à coisa do valor acrescentado, creio q essa tabela não nos diz nada acerca disso

141795*10^6 / 10000000 =~ 14k
141795*10^6/ 5000000 =~25k

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 36 minutos:

1ª - Vivemos num país em que nunca houve interesse em se criar riqueza, a conversa é sempre a de distribuir. 

2ª - O Costa está refém da coligação enquanto não tiver maioria absoluta. 

3º - Em Portugal não há políticas boas. Há políticas de esquerda e de direita. As de esquerda são boas para os de esquerda, as de direita são boas para os de direita. 

É a opinião que tenho, no entanto não sou de todo a pessoa mais indicada no fórum para discutir a um bom nível política, por isso é que gosto muito deste tópico porque é dos sítios onde aprendo mais e acaba por me abrir/mudar ideias que tenho. :91_thumbsup:

Obrigado por responderes. Compreendo os dois primeiros pontos, apesar de não concordar completamente com eles. O terceiro ponto acho que estás a ser pessimista, há políticas que vão sendo implementadas que são boas e bipartidarias, mas obviamente que são as que fazem menos barulho. Esse clima de guerrilha acho que não é assim tão dramático

Compartilhar este post

Link para o post

Elliot, a produtividade não depende também das pessoas se sentirem valorizadas, onde o que auferem é um dos grandes factores? (e sim, sei que a nossa população consegue ser mesquinha que dói nessas coisas).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 17 horas:

Boa sorte com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 21 horas:

bancodeportugal.jpg

Valores em milhões de euros. Os números não mentem, mas convém perceber também que estamos a falar do português médio. Já agora, para contextualizar, dá mais ou menos 14k por pessoa (incluindo crianças e velhotes) vs salário médio anual de 12k euros. Se contar só com a população ativa, então cada português deve à volta de 25k, mais coisa menos coisa.

Para clarificar, não acho que os portugueses ganhem suficientemente bem para viver de forma condigna de acordo com as horas que trabalha. Mas quando a produtividade é baixa e não se aposta em valor acrescentado (e ninguém se preocupa com isto, só querem o pouco que ganham a cair no final do mês), a tendência irá manter-se assim por longos anos no futuro.

As pessoas vivem acima das suas possibilidades de um modo geral porque têm dívida? Não é por não a pagarem é só simplesmente por terem dívida?

Quanto é que valem os bens de cada pessoa em média? Não cobrem esses 25 ou 14k?

Que percentagem do rendimento anual é que não seria viver acima das possibilidades? E como é que os dados de Portugal comparam com outros países...

Se formos a ver os dados sobre crédito malparado dá para ver que tens no máximo 15% de pessoas com crédito malparado e que os montantes não passam dos 5% dos valores emprestados. Eu diria que é muito mais útil para saber se alguém vive acima das suas possibilidades saber se a pessoa paga os empréstimos que tem do que saber o valor deles....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stout, Em 28/02/2019 at 17:34:

Simples. Quem faz empréstimos, vive acima das suas possibilidades, se tivesse possibilidades não havia empréstimo.

Mas isto sou eu, que devo ser louco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 3 minutos:

Simples. Quem faz empréstimos, vive acima das suas possibilidades, se tivesse possibilidades não havia empréstimo.

Mas isto sou eu, que devo ser louco.

Isso vindo do self made entrepeneur bate punho no pain no gain do CMPT é um belo nó no cérebro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...