Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Syn, há 19 minutos:

Sim ou muito perto. Mas como sempre, e aqui me incluo, deve haver debandada dos votos do Livre para o Bloco nas legislativas.

Acho a leitura sobre o Basta errada. Não elegeram, é certo, mas com uma estrutura amadora tiveram 50k votos. Não é assim tão pouco assustador e arrisco um resultado também razoável nas próximas legislativas. 

Estrutura amadora? Tinham mais orçamento que o CDS-PP, outdoors em todo o lado na Grande Lisboa. De amador não tinham muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vitória da CDU, apenas morreram 100 e tal mil velhos em cinco anos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cannonball, há 40 minutos:

Estrutura amadora? Tinham mais orçamento que o CDS-PP, outdoors em todo o lado na Grande Lisboa. De amador não tinham muita coisa.

O orçamento foi uma projecção. Eu tenho muitas dúvidas que tenham 1/7 disso. Mas vamos ver. A estrutura é amadora comparada com um partido normal, não tem diretores de comunicação, camiões para ir buscar gente para votar, operativos no terreno para fazer campanha etc. Até o Santana tem isso.

O resultado do ventura é mau, porque não elege ninguém, mas se a % que teve for replicada nas eleições legislativas, elegia-se a si mesmo.

Citação de antifa, Agora:

O IL empatado com o MRPP é a anedota da noite. 

Acompanhei isso durante boa parte da noite. Foi taco a taco :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

O PAN foi o partido que mais me surpreendeu nos últimos anos, pensava que era mais um movimento que ia morrer cedo mas afinal foram capazes de debater assuntos pertinentes ao longo da legislatura e sempre a um ritmo muito interessante. São os grandes vencedores destas eleições.

Apesar de não ser do PSD, gostava que o partido se orientasse de uma vez e voltasse em força o mais cedo possível. Não vejo vantagem nenhuma ao ver a segunda maior força política em Portugal em implosão, incapaz de convencer o eleitorado que é uma alternativa à geringonça.

Fico também feliz que no meu País o populismo ainda tenha uma influência residual, tomara que fosse sempre assim. Pessoalmente acho que a nossa comunicação social tem tido um papel positivo no sentido de impedir que estas forças políticas cresçam, mas os principais responsáveis são eles mesmos porque a sua organização é uma anedota. Vejam o PNR, já existe há décadas e cada intervenção parece um sketch do Gato Fedorento.

O PAN tem tido um crescimento interessante. Chegou tarde, mas a onda verde também chegou a Portugal. Conforme disse ontem, o PEV é 0 e continuará a ser 0, porque muitos eleitores verdes não conseguem votar vermelho comunista. E o PAN apareceu exatamente para suprir essa lacuna. 

Citação de Lebohang, há 1 hora:

Citação de Lebohang, há 19 minutos:

Ia por acaso escrever algo sobre isso. O Aliança foi muito gozado ontem mas a verdade é que com menos de um ano de existência fez 22.500 votos em Lisboa com um pokemon desconhecido. Quando meterem o Santana Lopes daqui a uns meses não só devem manter essa base como alargá-la a laranjas descontentes com o Rui Rio.

Basicamente foram apanhados pelas expetativas irreais, em condições normais isto seria um belo resultado. E acho praticamente certo que vão meter um deputado na AR em Outubro.

Quanto ao Livre não se esqueçam que na Europeias 2014 fizeram 25.000 votos em Lisboa mas no ano seguinte para as Legislativas nem sequer ultrapassaram os 15.000, aqui vai ser muito provavelmente a mesma coisa.

Quanto ao BASTA! toda a gente o está a dar como derrotado da noite mas discordo por completo, só foram inscritos a apenas um mês das eleições e sacaram 43.000 votos a nível nacional e 16.000 em Lisboa... E estes ao contrário do Livre não vão perder muitos votos porque pura e simplesmente não há partidos na mesma área mais fortes do que eles a nível eleitoral. Duvido muito que consigam eleger mas a verdade é que a votação não só foi boa como o Ventura possuí algo que o Aliança também tem e o Livre não: exposição mediática.

O Paulo Sande não é bem um pokemon desconhecido, é bastante respeitado nas elites (entre muitas aspas). Uma laranja descontente votar no Santana, tem de ser uma laranja com memória curta ou então é o desespero a falar muito alto. O CDS tem é de apostar em começar a discutir assuntos com nexo para se abarbatar às laranjas descontentes. 

Mas voltando ao PSD, as imagens de ontem (da sala) são muito reveladoras de quem está com o Rui Rio atualmente e qual é a base. São dinossauros, fósseis do PSD, muitos deles já estão completamente washed out. E isso está a afastar uma parte (mais jovem) do eleitorado do PSD. Adicionalmente, o Rui Rio (questão geracional e falta de capacidade de ter um discurso agregador e que galvanize o eleitorado jovem do PSD. Consequentemente, muitos afastam-se (brancos/nulos) e outros optam por punir (aliança, poucos, e CDS - alguns). Acho que o PSD vai ter um resultado histórico (pela negativa) no próximo acto eleitoral e funcionará como dínamo para uma refundação do partido. É obrigatório encontrar um líder mais jovem, que consiga discutir os problemas atuais dos jovens sociais democratas, mas que continue a piscar o olho ao eleitorado da idade dos meus pais. Atenção que a solução não passa pelos Duartes Marques desta vida (com todo o respeito). Tem de haver uma limpeza dos velhos trapos do PSD e dar espaço ao sangue novo, preferencialmente gente com pouca ligação histórica ao partido (em especial à Jota).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 2 minutos:

O Paulo Sande não é bem um pokemon desconhecido, é bastante respeitado nas elites (entre muitas aspas). Uma laranja descontente votar no Santana, tem de ser uma laranja com memória curta ou então é o desespero a falar muito alto. O CDS tem é de apostar em começar a discutir assuntos com nexo para se abarbatar às laranjas descontentes.

O Paulo Sande tem alguns cargos públicos de relevo mas considero o homem como um pokemon precisamente por estar mais afastado da ribalta e das campanhas. Eu vou ser sincero, não conhecia o homem de nome antes de ser nº1 do partido para estas eleições.

Não te esqueças que o Santana Lopes foi ex-Presidente da CM de Lisboa e ainda goza alguma popularidade por lá, os 2% ontem são prova disso. E acho que um eleitor de direita propenso a PSD mas descontente com o estado do partido mais depressa vota no Aliança do que no CDS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 6 minutos:

O PAN tem tido um crescimento interessante. Chegou tarde, mas a onda verde também chegou a Portugal. Conforme disse ontem, o PEV é 0 e continuará a ser 0, porque muitos eleitores verdes não conseguem votar vermelho comunista. E o PAN apareceu exatamente para suprir essa lacuna. 

Mas voltando ao PSD, as imagens de ontem (da sala) são muito reveladoras de quem está com o Rui Rio atualmente e qual é a base. São dinossauros, fósseis do PSD, muitos deles já estão completamente washed out. E isso está a afastar uma parte (mais jovem) do eleitorado do PSD. Adicionalmente, o Rui Rio (questão geracional e falta de capacidade de ter um discurso agregador e que galvanize o eleitorado jovem do PSD. Consequentemente, muitos afastam-se (brancos/nulos) e outros optam por punir (aliança, poucos, e CDS - alguns). Acho que o PSD vai ter um resultado histórico (pela negativa) no próximo acto eleitoral e funcionará como dínamo para uma refundação do partido. É obrigatório encontrar um líder mais jovem, que consiga discutir os problemas atuais dos jovens sociais democratas, mas que continue a piscar o olho ao eleitorado da idade dos meus pais. Atenção que a solução não passa pelos Duartes Marques desta vida (com todo o respeito). Tem de haver uma limpeza dos velhos trapos do PSD e dar espaço ao sangue novo, preferencialmente gente com pouca ligação histórica ao partido (em especial à Jota).

O PSD tem quadros jovens competentes e qualificados que podem ajudar nessa refundação do partido. o Carlos Moedas, o Pedro Duarte, o Jorge Moreirda da Silva, o Miguel Poiares Maduro. Espero que o partido se decida por esses e não pelos Montenegros ou Duartes Marques.

Compartilhar este post

Link para o post

Já em Espanha, ontem foi uma noite de muitas eleições, Municipais, Autonómicas e Europeias.

O PSOE reforçou-se em todos os sentidos, mas a direita também não teve um resultado tão mau como isso. Quem se enterrou forte e feio foi o Podemos e todas as suas versões e dissidências, tinham sido a surpresa das ultimas municipais ao conquistarem cidades como Barcelona e Madrid e desta vez perderam em praticamente todo o lado, Ada Colau perdeu para os independentistas do ERC, Carmena, em Madrid, provavelmente vai deixar o poder para uma possível coligação pós-eleitoral de direita onde o VOX pode ser fundamental. Uma surpresa foi a Galiza, tradicional bastião do PP, onde as grandes cidades são agora do PSOE.

Nas Europeias, os factos da noite são a eleição de Carles Puigdemont, presidente Catalão exilado e de Oriol Junqueras, líder do ERC, preso. De resto, o PSOE ganha, o PP recupera um pouco e o Podemos perde metade dos votos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 12 minutos:

Já em Espanha, ontem foi uma noite de muitas eleições, Municipais, Autonómicas e Europeias.

O PSOE reforçou-se em todos os sentidos, mas a direita também não teve um resultado tão mau como isso. Quem se enterrou forte e feio foi o Podemos e todas as suas versões e dissidências, tinham sido a surpresa das ultimas municipais ao conquistarem cidades como Barcelona e Madrid e desta vez perderam em praticamente todo o lado, Ada Colau perdeu para os independentistas do ERC, Carmena, em Madrid, provavelmente vai deixar o poder para uma possível coligação pós-eleitoral de direita onde o VOX pode ser fundamental. Uma surpresa foi a Galiza, tradicional bastião do PP, onde as grandes cidades são agora do PSOE.

Nas Europeias, os factos da noite são a eleição de Carles Puigdemont, presidente Catalão exilado e de Oriol Junqueras, líder do ERC, preso. De resto, o PSOE ganha, o PP recupera um pouco e o Podemos perde metade dos votos.

Barcelona não tinha um alcalde independentista desde os tempos anteriores ao Franco.

O Puigdemont pode voltar a Espanha se tiver imunidade como eurodeputado.

O Ciudadanos não consegue ultrapassar o PP. Fica mais complicado reclamar o lugar de oposição ao Sanchez. O Casado vive mais um dia, e quem sabe, pode vir a ser PM um dia. Os espanhóis são mais tolerantes que nós em relação a derrotas de líderes partidários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 minutos:

O Paulo Sande tem alguns cargos públicos de relevo mas considero o homem como um pokemon precisamente por estar mais afastado da ribalta e das campanhas. Eu vou ser sincero, não conhecia o homem de nome antes de ser nº1 do partido para estas eleições.

Não te esqueças que o Santana Lopes foi ex-Presidente da CM de Lisboa e ainda goza alguma popularidade por lá, os 2% ontem são prova disso. E acho que um eleitor de direita propenso a PSD mas descontente com o estado do partido mais depressa vota no Aliança do que no CDS.

Eu acho que os 2% em Lisboa são mais abrangentes que eleitorado laranja. Eu falo por mim, tendencialmente laranja, mais rapidamente castiguei o RR votando CDS. Porém, o CDS foi muito castigado pelo seu próprio eleitorado 😄 

Citação de ascom, há 13 minutos:

O PSD tem quadros jovens competentes e qualificados que podem ajudar nessa refundação do partido. o Carlos Moedas, o Pedro Duarte, o Jorge Moreirda da Silva, o Miguel Poiares Maduro. Espero que o partido se decida por esses e não pelos Montenegros ou Duartes Marques.

Sim, todos nomes válidos e ultra compententes, acima de tudo com provadas dadas. São nomes capazes de serem peças fundamentais na refundação, mas não acho que consigam ser o tal dínamo que falei. Não são propriamente animais políticos. São extretamente capazes e seriam excelentes escolhas para um futuro governo. De todos o que mais me enche as medidas é o Moedas. Quanto ao Montenegro...welll mixed feelings. Percebo que o coloques na lista das persona non grata, mas poderia ser uma solução para a refundação imediata.

O problema das refundações e dos cortes radicais está essencialmente no peso que os antigos ainda têm. Não obstante defender essa necessidade, de corte a direito, acredito que, na prática, seria demasiado complicado. Portanto aceitaria uma transiçao. Uma equipa do Montenegro com pessoas novas (nao no sentido de idade, mas novas no partido, novas na política) teria a minha simpatia (não sou militante, nem nunca fui, clube só o Benfica).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 1 hora:

O orçamento foi uma projecção. Eu tenho muitas dúvidas que tenham 1/7 disso.

Podem não ter, mas tendo ou não tendo acho que o gastaram. Gostava de ver como vão ficar as contas dos partidos...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho amigos em comum com o recém-eleito eurodeputado do PAN e só têm coisas boas a dizer do sujeito. Fico contente por ele.

Sabe tão bem ver a Cristas e o palerma do Nuno Melo a levarem esta tareia. Já tinha comentado durante a campanha que o Nuno Melo começava todas as intervenções falando do Bloco e da "Esquerda Radical", numa ausência quase total de qualquer ideia original dentro daquela cabeça, aparte o ódio visceral à Esquerda. É bom ver que não fui o único e que os portugueses, na sua generalidade, o viu também.

Ah, e viva, Marisa. Excelente resultado. Não acho que isto tenha sido uma vitória do BE: foi da Marisa. A mulher é fantástica e as pessoas também o percebem. Fosse ela do PS e julgo que seria Presidente, um dia. Como é do Bloco...

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, como é que ainda há mandatos por atribuir se já foi practicamente tudo contabilizado?

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Tenho amigos em comum com o recém-eleito eurodeputado do PAN e só têm coisas boas a dizer do sujeito. Fico contente por ele.

Sabe tão bem ver a Cristas e o palerma do Nuno Melo a levarem esta tareia. Já tinha comentado durante a campanha que o Nuno Melo começava todas as intervenções falando do Bloco e da "Esquerda Radical", numa ausência quase total de qualquer ideia original dentro daquela cabeça, aparte o ódio visceral à Esquerda. É bom ver que não fui o único e que os portugueses, na sua generalidade, o viu também.

Ah, e viva, Marisa. Excelente resultado. Não acho que isto tenha sido uma vitória do BE: foi da Marisa. A mulher é fantástica e as pessoas também o percebem. Fosse ela do PS e julgo que seria Presidente, um dia. Como é do Bloco...

Já ontem era a mesma m*rda, mas dos partidos de esquerda a falarem da derrota da direita. Até pela televisão se sentia o ódio visceral à direita, não consigo conceber (seja à direita ou à esquerda, não faz sentido). Não percebo que se comemore a derrota dos outros antes da nossa vitória. Aliás, eu comemoraria apenas a minha vitória. Mas é assim desde o inicio dos tempos, seja à esquerda, seja à direita. Mas concordo em absoluto. A campanha do CDS foi das piores da história que me lembre.

Quanto à Marisa, é 100% isso. É uma figura carismática, dentro do estilo, e foge muito das demais mulheres do Bloco e ex-Bloco. Ganha por aí, também. 

Compartilhar este post

Link para o post

A senhora teve um bom resultado uma vez e embandeirou em arco. Julgou, por momento, que conseguiria ser a Direita em Portugal e ser PM. Só que desde então tem acordado para Jesus e percebido que, afinal, aquilo foi uma obra do alinhamento das estrelas.

Compartilhar este post

Link para o post

A julgar pela votação deste tópico 99% dos utilizadores do CMPT vivem em Berlim, Alemanha:

RomT0KT.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

O IL empatado com o MRPP é a anedota da noite. 

Acho o PDR atrás do PNR uma anedota muito maior...

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que quem votou LIVRE não o fez propriamente pelo partido mas sim pelo candidato. Por mim falo, tendencialmente voto centro-esquerda e desta vez optei por atribuir o meu voto ao Rui Tavares que é um tipo bastante conhecedor da realidade europeia e com trabalho feito no Parlamento Europeu.

Nas legislativas o cenário será necesariamente diferente, até porque os candidatos do partido a eleição são outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Este ultimo ano do CDS é um case study, passam de uma possível aproximação brutal a um PSD fragilizado em termos de possíveis resultados, e de quase serem a voz da direita, para numas eleições, onde potencialmente os pequenos partidos podem ter tendência a crescer, regressarem de novo à irrelevância. É obra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 4 minutos:

Este ultimo ano do CDS é um case study, passam de uma possível aproximação brutal a um PSD fragilizado em termos de possíveis resultados, e de quase serem a voz da direita, para numas eleições, onde potencialmente os pequenos partidos podem ter tendência a crescer, regressarem de novo à irrelevância. É obra.

Curiosamente, vendo os resultados das Europeias 2014, o número de votos da coligação não varia muito do somatório individual de ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o que me preocupa é: 

• Em 13k inscritos, só 43% votaram. Quando é para apanharem a cadela a ouvir Quim Barreiros e Rosinha vai tudo, ou quando estão aqui literalmente à porta a fazer festival para irem para as festas da Nova idem. 
  • Há 29 novos gajos que moram perto de mim e votam PNR. Pqp.
  • Face a 2014 já morreram umas quantas pessoas (há menos 500 pessoas inscritas). Nota-se bem quando se vai votar que é uma população muito envelhecida. Onde moro, a que se chama de "Nova Campolide" (que no fundo são 2 condomínios) é onde está a malta nova (recém licendiados, casais em inicio de vida familiar). De resto é uma Freguesia velhota.
  • Outra curiosidade. Face a 2014, o PNR perdeu 3 votos. É acabar com os outros 29.
  • O maior crescimento vai para o BE que passa de 290 votos (2014) para 580 votos (2019). CDS/PSD crescem 40 votos face a 2014 e o PS perde 26 votos. Tudo curiosidades.

Screenshot 2019-05-27 at 12.02.31.png

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 23 minutos:

Já agora, como é que ainda há mandatos por atribuir se já foi practicamente tudo contabilizado?

Faltam apurar consulados e a distribuição segue o método de Hondt creio.

Dos 5 que faltam atribuir 2 devem ir para o PS, um para o PSD e outro para o BE. O 5º ou cai para o PS ou para a CDU.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 57 minutos:

CDS no final da corda é lindo de se ver.

Btw, acham que em Outubro vai ser muito diferente disto? @Ticampos

Respondo-te em algumas horas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...