Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 8 minutos:

o Sá Fernandes não é lá muito gentleman.

btw, o Sousa Martins é que devia ter moderado o debate.

Mas não é tão peixeiro como o Ventura.

Isto foi aquilo que eu sempre disse por aqui logo após as eleições: quem esperasse que o Ventura fosse diluído no debate podia esquecer, o gajo em termos de peixeirada dá 10-0 a todos, são muitos anos a virar frangos na CMTV.

Compartilhar este post


Link para o post

man, o Sá Fernandes ao fim de 2 ou 3 minutos a falar, enquanto o Ventura mandava os bitaites dele, sai logo com aquela do Você não é patriótico porque defende a prisão perpétua e a castração química. Mordeu logo o isco e o debate a partir daí foi uma peixarada. Quando se parte para a peixarada falam por cima uns dos outros, não se entende nada e os argumentos passam quase para segundo plano.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 13 minutos:

Lê o post uns acima do teu sobre o que o líder do PNR disse sobre este assunto que vais perceber a diferença porque é que um pega e outro não.

São os 2 racistas, xenófobos, extremistas etc etc. A diferença é que um sabe aligeirar a coisa e vender o peixe utilizando o típico discurso de tasca portuguesa, o outro quase que usa a suástica tatuada na cabeça.

Claro, eu sei, eu é que fui ingénuo em achar que esse discurso de tasca não se traduzisse para o boletim de voto de forma séria, como previsivelmente acontecerá nas próximas eleições. 

Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

man, o Sá Fernandes ao fim de 2 ou 3 minutos a falar, enquanto o Ventura mandava os bitaites dele, sai logo com aquela do Você não é patriótico porque defende a prisão perpétua e a castração química. Mordeu logo o isco e o debate a partir daí foi uma peixarada. Quando se parte para a peixarada falam por cima uns dos outros, não se entende nada e os argumentos passam quase para segundo plano.

Essa m*rda é que me irrita. O man do Livre teve toda a razão nisso que disse mas, ao mesmo tempo, caiu na esparrela do Ventura por levar o debate para aí. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 5 minutos:

Essa m*rda é que me irrita. O man do Livre teve toda a razão nisso que disse mas, ao mesmo tempo, caiu na esparrela do Ventura por levar o debate para aí. 

De fora é fácil falar, mas o ideal era ele manter-se no ponto central da discussão. Por mais que o Ventura quisesse, por mais voltas que desse se o Sá Fernandes mantivesse um discurso centrado no tema, e pegasse só nas incoerências na defesa do Ventura tinha tirado muito mais proveito do debate.

edit: ou então o Sá Fernandes está-se borrifando para a Joacine e foi lá para a peixarada.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post

Com o tal estatuto de denunciante, o Rui Pinto seria protegido? Então mas os Luanda Leaks e mesmo os Footballs Leaks não resultaram de crimes informáticos? Como é que se protege uma pessoa nestas condições?!

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de IlidioMA, há 16 horas:

 

O Messieur Macron já havia proposto isto há dois anos, e falou até com termos mais duros. Mas como é o Messieur Macron, branco e de direita é bem pensado, é a Europa a reconhecer os seus erros e a querer emendá-los. Quando é a Joacine, é a preta a dizer coisas de ódio aos brancos. - não estou a necessariamente  a colar esta ultima frase a ti e ao teu pensamento, estou só a captar o que se diz por aí.

Mas eu não tenho de levar com argumentos como se de um Ventura me tratasse. É uma ideia despropositada, que ignora o facto de Portugal e restantes ex-colónias terem uma histórica partilhada de séculos, que não traz ao interesse do país e cujo único objetivo é fazer-nos envergonhar do nosso passado. Mais, isto é a ponta de um novelo sem fim, onde iria acabar? Derretemos a talha dourada nas igrejas para devolver aos índios na Amazónia? Mandamos queimar todos as pinturas com negros, indios e indianos? Abolimos a imagem do Eusébio com a camisola portuguesa, e substituimos em todas as fotografias e video com uma camisola de Moçambique?

O Ventura foi um brutamontes e mandou a boca fácil, mas a verdade é que também me começo a sentir desconfortável com as intenções da Joacine. Temos centenas de milhares de negros em Portugal que poderiam ter maior representatividade no Parlamento e alguém que lutasse de facto para melhorar as suas condições de vida e, em vez disso, temos uma deputada com um parafuso a menos que age como uma representante dos interesses da Guiné.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 horas:

Acho que deviam dar a lideranca de uma comissao parlamentar ao Ventura com um dos assuntos mais fracturantes da nossa sociedade...e para ele ganhe uma nova bandeira que nao seja anti-imigracao

 

sadsa.png

Olivença, o apêndice de Portugal

Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Mas eu não tenho de levar com argumentos como se de um Ventura me tratasse. É uma ideia despropositada, que ignora o facto de Portugal e restantes ex-colónias terem uma histórica partilhada de séculos, que não traz ao interesse do país e cujo único objetivo é fazer-nos envergonhar do nosso passado. Mais, isto é a ponta de um novelo sem fim, onde iria acabar? Derretemos a talha dourada nas igrejas para devolver aos índios na Amazónia? Mandamos queimar todos as pinturas com negros, indios e indianos? Abolimos a imagem do Eusébio com a camisola portuguesa, e substituimos em todas as fotografias e video com uma camisola de Moçambique?

O Ventura foi um brutamontes e mandou a boca fácil, mas a verdade é que também me começo a sentir desconfortável com as intenções da Joacine. Temos centenas de milhares de negros em Portugal que poderiam ter maior representatividade no Parlamento e alguém que lutasse de facto para melhorar as suas condições de vida e, em vez disso, temos uma deputada com um parafuso a menos que age como uma representante dos interesses da Guiné.

Que belo strawman que anda para ai. Um bocadinho maior e dava para por o Nicolas Cage lá dentro.

 

É óbvioque não mandamos a talha dourada, ninguém fala em algo sequer parecido com isso. Mas objectos arqueológicos, retirados das tribos e das pessoas da então África portuguesa deviam na minha opinião serem enviadas de volta. É a história deles muito mais que a nossa. E não é só algo que o Macron defende, é algo que muitos museus já estão aos poucos a fazer, e que outros paises africanos estão activamente a pressionar as ex-colonias a fazer. 

Compartilhar este post


Link para o post

Sondagem Intercampus/CM:

PS: 32,8
PSD: 25,8
BE: 11,9
CDU: 6,2
Chega: 6,2
PAN: 6
IL: 2,3
CDS: 1,9
Livre: 1,7

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Cannonball, há 22 minutos:

Olivença, o apêndice de Portugal

Que belo strawman que anda para ai. Um bocadinho maior e dava para por o Nicolas Cage lá dentro.

 

É óbvioque não mandamos a talha dourada, ninguém fala em algo sequer parecido com isso. Mas objectos arqueológicos, retirados das tribos e das pessoas da então África portuguesa deviam na minha opinião serem enviadas de volta. É a história deles muito mais que a nossa. E não é só algo que o Macron defende, é algo que muitos museus já estão aos poucos a fazer, e que outros paises africanos estão activamente a pressionar as ex-colonias a fazer. 

E porque é que achas que fica por aqui? A própria noticia em cima falava num plano de descolonizar a nossa cultura, ou algo que o valha. Os Descobrimentos são parte integral da nossa cultura e da identidade portuguesa, para o bem para o mal. Aos olhos de hoje, o que os portugueses e outros povos europeus fizeram em África, Ásia e América do Sul é claramente errado, mas não podemos despir eventos históricos do seu contexto e, o contexto da altura, era a de que a expansão económica e territorial justificava o meio da força, tal como nos milhares de anos até então. Esses artefactos não diminuem os povos africanos, pelo contrário, devem ser sempre um elo de ligação entre os portugueses e estes, já que os próprios países que são hoje nesses territórios têm provavelmente tanta influência portuguesa como tribal.

Posto isto, estou curioso para ver se o Macron vai tomar a iniciativa de devolver o espólio pilhado a Portugal dirante as invasões francesas. 

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

E achas de dscolonizar é deixar de falar na nossa história? É deixar de branquear a nossa história e falar que nós fomos colonizadores bonzinhos que só trouxemos progresso e que os escravos tiveram foi sorte de nós os levarmos, e passar a mostrar as coisas como foram realmente, coisa que realmente não fazemos hoje em dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Cannonball, há 3 minutos:

E achas de dscolonizar é deixar de falar na nossa história? É deixar de branquear a nossa história e falar que nós fomos colonizadores bonzinhos que só trouxemos progresso e que os escravos tiveram foi sorte de nós os levarmos, e passar a mostrar as coisas como foram realmente, coisa que realmente não fazemos hoje em dia.

Não sei em que escola andaste, qual é a tua idade ou com que gente te dás. Mas a experiência que tive sempre foi de como as coisas se passaram: escravatura, violência e extração de recursos. O que não quer dizer que não tenha existido o outro lado, de termos sidos dos primeiros a abolir a escravarura, de abrir as universidades portuguesas a africanos, etc. Mais uma vez e repito, faz parte da nossa história, para o bem e para o mal. Depois, cada um pega naquilo que mais lhe convém, mas ninguém pode falar de desconhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 1 minuto:

E achas de dscolonizar é deixar de falar na nossa história? É deixar de branquear a nossa história e falar que nós fomos colonizadores bonzinhos que só trouxemos progresso e que os escravos tiveram foi sorte de nós os levarmos, e passar a mostrar as coisas como foram realmente, coisa que realmente não fazemos hoje em dia.

Que raio de aulas de História é que tiveste na escola? Nunca te mencionaram a escravidão, a inquisição?

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

34 anos com professores de história na família. E a história portuguesa está bué lavadinha. E Portugal aboliu a escravatura mas as condições dos "indígenas" nas colónias não melhorou muito - tens umas páginas atrás as condições em que eles eram tratados e em que trabalhavam, e até bem à pouco tempo  - tens relatos em primeira pessoa.

Eu não disse que não se fala. É a maneira como é falado que é problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Cannonball, há 15 minutos:

34 anos com professores de história na família. E a história portuguesa está bué lavadinha. E Portugal aboliu a escravatura mas as condições dos "indígenas" nas colónias não melhorou muito - tens umas páginas atrás as condições em que eles eram tratados e em que trabalhavam, e até bem à pouco tempo  - tens relatos em primeira pessoa.

Eu não disse que não se fala. É a maneira como é falado que é problema.

Pronto, então porque é que não se luta para mudar a forma como se fala no tema? Porque não utilizar esses artefactos da época para relembrar aos portugueses a responsabilidade que temos para com esses povos? Estás a reforçar o meu ponto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 9 horas:

Com o tal estatuto de denunciante, o Rui Pinto seria protegido? Então mas os Luanda Leaks e mesmo os Footballs Leaks não resultaram de crimes informáticos? Como é que se protege uma pessoa nestas condições?!

ana gomes vai fazer um AMA pelo fumaça

se quiseres ver paga pq vivemos no capitalismo!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 53 minutos:

34 anos com professores de história na família. E a história portuguesa está bué lavadinha. E Portugal aboliu a escravatura mas as condições dos "indígenas" nas colónias não melhorou muito - tens umas páginas atrás as condições em que eles eram tratados e em que trabalhavam, e até bem à pouco tempo  - tens relatos em primeira pessoa.

Eu não disse que não se fala. É a maneira como é falado que é problema.

Pararam no tempo.

Recomenda-lhes leituras, como Marques Alves, L., & Pinto Ribeiro, C. (2016). Ensinar passados dolorosos, aprender com o uso pedagógico da história.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Augusto, há 1 minuto:

Pararam no tempo.

Recomenda-lhes leituras, como Marques Alves, L., & Pinto Ribeiro, C. (2016). Ensinar passados dolorosos, aprender com o uso pedagógico da história.

n dá para ensinar quem n quer aprender tho

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei em que escolas é que vocês andaram, mas na minha, nas aulas de história, não só as brutalidades que os portugueses e outros faziam parte do programa como também analisámos inúmeros documentos da época que narravam isso. Lembro-me de ler textos de padres(jesuítas?) a falar narrar inúmeras crueldades, lembro-me de ler textos do Amílcar Cabral, etc etc

Não li todos os livros de história nem estive em todas as aulas de história deste país, por isso não posso garantir que um ou outro livro não tenha partes em que romantize um pouco a colonização(todos os países acabam por romantizar um pouco a sua história) mas acho que isso não acontece de forma geral.

 

 

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 2 horas:

Olivença, o apêndice de Portugal

Que belo strawman que anda para ai. Um bocadinho maior e dava para por o Nicolas Cage lá dentro.

 

É óbvioque não mandamos a talha dourada, ninguém fala em algo sequer parecido com isso. Mas objectos arqueológicos, retirados das tribos e das pessoas da então África portuguesa deviam na minha opinião serem enviadas de volta. É a história deles muito mais que a nossa. E não é só algo que o Macron defende, é algo que muitos museus já estão aos poucos a fazer, e que outros paises africanos estão activamente a pressionar as ex-colonias a fazer. 

É só ir ao Museu Quai Branly a Paris e ver um museu quase inteiro só com obras e objectos de tribos que nada tem a ver com a cultura partilhada entre colonizador e colonizados.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 6 minutos:

É só ir ao Museu Quai Branly a Paris e ver um museu quase inteiro só com obras e objectos de tribos que nada tem a ver com a cultura partilhada entre colonizador e colonizados.

Não há pai para os museus franceses sobretudo porque metade daquilo que eles têm foi saqueado/roubado de vários países. Falaram aí da 1ª invasão napoleónica, houve relatos dos franceses saírem de cá com carros e carros de bois cheios de saque de guerra.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 4 horas:

Mas eu não tenho de levar com argumentos como se de um Ventura me tratasse. É uma ideia despropositada, que ignora o facto de Portugal e restantes ex-colónias terem uma histórica partilhada de séculos, que não traz ao interesse do país e cujo único objetivo é fazer-nos envergonhar do nosso passado. Mais, isto é a ponta de um novelo sem fim, onde iria acabar? Derretemos a talha dourada nas igrejas para devolver aos índios na Amazónia? Mandamos queimar todos as pinturas com negros, indios e indianos? Abolimos a imagem do Eusébio com a camisola portuguesa, e substituimos em todas as fotografias e video com uma camisola de Moçambique?

O Ventura foi um brutamontes e mandou a boca fácil, mas a verdade é que também me começo a sentir desconfortável com as intenções da Joacine. Temos centenas de milhares de negros em Portugal que poderiam ter maior representatividade no Parlamento e alguém que lutasse de facto para melhorar as suas condições de vida e, em vez disso, temos uma deputada com um parafuso a menos que age como uma representante dos interesses da Guiné.

Valha-nos termos o brutamontes do Ventura a lutar pelos interesses de Portugal! Onde já se viu empregar museólogos, curadores e investigadores científicos na análise de peças de museus de maneira a melhor perceber o seu significado e contexto histórico. Onde já se viu procurar criar um inventário de herança cultural que possa ter sido indevidamente alienada. Onde já se viu proceder à devolução de dito espólio aos países de origem. Onde já se viu exercer responsabilidade histórico-cultural e, ao mesmo tempo, promover relações diplomáticas saudáveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 10 horas:

Com o tal estatuto de denunciante, o Rui Pinto seria protegido? Então mas os Luanda Leaks e mesmo os Footballs Leaks não resultaram de crimes informáticos? Como é que se protege uma pessoa nestas condições?!

o que o lixou foi a tentativa de extorsão.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 12 minutos:

o que o lixou foi a tentativa de extorsão.

Se houvesse real vontade política ele podia ser protegido. Por exemplo, através de um perdão presidencial em troca de mais informações sobre corrupção em Portugal.

Temos de colocar numa balança o que vale mais; se uma tentativa(não consumada) de extorsão a uma empresa estrangeira que era, aparentemente, uma fachada de uma máfia Cazaque ou saber mais sobre a corrupção que e um problema estrutural que afeta o País. 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...