Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Se o problema do Sporting fosse o Dost estávamos nós muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso problema não é o Bas Dost, ou o Gelson. O problema é mesmo a forma como jogamos no plano ofensivo, que não permite a ninguém que se destaque.

O Sporting no ataque tem sido sofrível, e prova disso é o facto de ontem não termos conseguido marcar um golo à pior defesa do nosso grupo, e a pior defesa de sempre numa fase de grupos da Liga dos Campeões.

E se no inicio da época ainda se podia dar o desconto porque perdemos duas peças importantes do nosso ataque (e da defesa também), neste momento já começa a ser muito preocupante esta incapacidade de criar lances de perigo.

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post

Nem o Gelson é um jogador limitado e com 0 de qualidade técnica e de decisão, nem é o fenómeno que se tem tentado criar nas últimas semanas (meses). É simplesmente um jogador que, face à mediania brutal que a equipa do Sporting atravessa (existiu alguma série de 6/7 jogos em que tenhamos jogado pior do que estes últimos, com o Jesus?), assume uma dimensão enorme no jogo, e portanto salta mais à vista. O Gelson tem acertado mais que os outros porque tenta o triplo dos outros. E isso é tão mau para ele, que vai acabar por acusar a responsabilidade, como para a equipa, que cada vez mais se afasta do nível da época passada, porque também se tem afastado da forma de jogar que lhe trouxe esse mesmo nível qualitativo.

Eu continuo a achar que isto é mau para a evolução do jogador. Há alturas em que ele já finta porque parece que é influenciado pelo que os adeptos esperam dele. Finta por saber que, dele, no fundo, só se espera isso. Já ninguém quer saber se ele está a evoluir. Até está - embora não tanto como parece, de todo -, mas desde que esteja a render, para os adeptos está tudo bem. Quando não render durante uma série de jogos, vão-lhe cair em cima, como fazem com todos os jogadores. À escala (porque é menos talentoso), foi o que aconteceu ao Mané.

O Sporting, enquanto equipa, joga claramente pior do que na época passada. A atacar e a defender. Com e sem bola. E eu não vejo, sinceramente, como é que se poderá inverter essa tendência. Duvido muito que se consiga voltar ao nível que se atingiu na época passada. Se vai dar ou não para ser campeão, é outra história, como o campeonato passado demonstrou.

Compartilhar este post

Link para o post

crl

Tinha tanta coisa para escrever, tanta coisa para mandar para o crl mas já nem tenho vontade.

Muito mau, sinto-me humilhado.

Que venha Maio.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Ainda bem que alguém disse o que eu iria dizer sobre o Gelson.

Jogar rápido é diferente de jogar bem.

E sim ele é algo limitado no 1x1 (longe de ser o pior do 11) e o facto de se mexer muito ajuda a parecer que faz bué.

O Poeira disse quase tudo.

Prefiro ver o Matheus ali, ou como o Poeira disse, o Alan. Já estou por tudo.

E isto também é pelo Gelson, que n tarda está como o Semedo. Passa de gajo com uma evolução brutal, para alguém que pode sentar o cu no banco que ja so faz m*rda.

Tirá-lo seria dar um passo atrás para dar dois em frente.

Ps. O bom acerca do Dost, é que, ao contrario do Depoitre, é capaz de sair pelo mesmo valor que veio. (ou ate um pouco mais)

Compartilhar este post

Link para o post

Há bocadinho tive a ver todos os nossos golos na época passada na Liga, onde anda o Bryan influente quer nos golos quer nas assistências?

É que aquilo parecia só cruzar que o Slimani punha a bola dentro da baliza...

Compartilhar este post

Link para o post

Até já se fala por quanto é que o Dost pode sair? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que alguém disse o que eu iria dizer sobre o Gelson.

Jogar rápido é diferente de jogar bem.

E sim ele é algo limitado no 1x1 (longe de ser o pior do 11) e o facto de se mexer muito ajuda a parecer que faz bué.

O Poeira disse quase tudo.

Prefiro ver o Matheus ali, ou como o Poeira disse, o Alan. Já estou por tudo.

E isto também é pelo Gelson, que n tarda está como o Semedo. Passa de gajo com uma evolução brutal, para alguém que pode sentar o cu no banco que ja so faz m*rda.

Tirá-lo seria dar um passo atrás para dar dois em frente.

Ps. O bom acerca do Dost, é que, ao contrario do Depoitre, é capaz de sair pelo mesmo valor que veio. (ou ate um pouco mais)

What?!

Está tudo doido.

Acho que o Gelson é sobrevalorizado pela imprensa(assim como o Renato Sanches o era o ano passado), mas tem sido uma das peças fundamentais este ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estão a exagerar um pouco com o Gelson. Eu também acho que ele deveria ser mais incisivo - e decisivo - do que é, poucos dos desequilíbrios que cria têm uma sequência e resultam em algo útil, mas não o tirava do onze.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu tentava que os extremos trocassem de posição durante o jogo. Queria ver como o Gelson se desenrascava na esquerda, talvez desse mais alguma imprevisibilidade ao ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu tentava que os extremos trocassem de posição durante o jogo. Queria ver como o Gelson se desenrascava na esquerda, talvez desse mais alguma imprevisibilidade ao ataque.

Já foi feito. Deu-se mal.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Gelson é ... ser o Gelson. O que o rapaz está a fazer é fantástico, só que como não é o Mateus (que é o meu favorito), nem o Gauld, o pessoal casca.

Precisa de 10 desequilíbrios para fazer uma assistência? ok. Mas fds, faz 10 desequilibrios!

O problema não é o Gelson, interiorizem isso. O problema é o Ruiz não estar ao nível das assistências e desequilíbrios do ano passado, está mais um jogador de equilibrar. É o Markovic e o Campbell terem sido tiros ao lado. Se um destes os 3 tivesse ao nível do Gelson, não havia problema nenhum no futebol do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

CzRRaimW8AA5vrk.jpg

Ary Papel em lágrimas depois de ter sido apresentado. Isto não se explica...sente-se!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um paradoxo: não haveria problema com o futebol do Sporting se os jogadores estivessem em melhor nível, mas os jogadores não estão ao seu nível porque o futebol do Sporting é uma valente m*rda. Ou julgam ser coincidência que os únicos jogadores a destacarem-se são um puto que corre muito e um gajo que é muito alto, e todos os outros cujas características físicas são assim-assim estão em baixo de forma?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um paradoxo: não haveria problema com o futebol do Sporting se os jogadores estivessem em melhor nível, mas os jogadores não estão ao seu nível porque o futebol do Sporting é uma valente m*rda. Ou julgam ser coincidência que os únicos jogadores a destacarem-se são um puto que corre muito e um gajo que é muito alto, e todos os outros cujas características físicas são assim-assim estão em baixo de forma?

Ur point being?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o William e Adrien continuam num excelente plano, logo não me parece que isso seja assim tão verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ur point being?

Que o contexto em que os jogadores estão inseridos pode afectar negativamente a sua prestação individual. Já lá vai o tempo em que um bom jogador rendia em qualquer situação. É por isso que há jogadores que são flops e passado algum tempo reaparecem novamente, noutra equipa e noutra abordagem ao jogo. Nem é preciso procurar muito: o João Mário no Inter parece um jogador banal. Ele e todos os outros.

No Sporting actual, uma equipa vertiginosa incapaz de gerir o tempo de jogo e com pouquíssimo jogo sem bola, onde todos os desequilíbrios são individuais e quase sempre pelos flancos, quem terá maior tendência para aparecer são os cavalões (sem qualquer sentido pejorativo) que são capazes de criar esses desequilíbrios (como o Gelson), os jogadores mais raçudos (novamente sem sentido pejorativo) capazes de correr atrás da bola e do seu portador já que colectivamente a equipa não consegue ocupar convenientemente os espaços (como o Adrien ou o Bruno César) e os gajos mais fortes fisicamente que podem disputar lances divididos (Rúben Semedo e Bas Dost).

Os outros, como o Bryan, o André, o Markovic e o Campbell (que são rápidos e/ou fortes mas que não fazem dessas características o foco do seu futebol), o William (que não é o tipo raçudo de andar a correr atrás da bola), sofrem neste cenário porque o que têm de melhor para acrescentar ao jogo não se enquadra nisto. E estamos a falar de jogadores que já demonstraram a sua qualidade noutros lados ou em outras épocas, quando conseguiam entrosar-se no futebol da equipa.

Atenção que não quero com isto criticar os jogadores ou um determinado estilo de jogo ou característica. Torna-se é injusto criticar, por exemplo, um Bryan Ruiz por não conseguir aparecer quando o que se pede é velocidade, verticalidade, desequilíbrios individuais e bola para a frente a um gajo que é o oposto disto tudo, que joga mais pausadamente, que procura combinações e vive do jogo sem bola dos colegas, que coloca a inteligência à frente da impetuosidade. Da mesma forma, seria injusto pedir ao Gelson que faça o papel do João Mário pois não tem essas características.

Isto deveria ser senso comum. Basta ver como o Sporting quer jogar para se perceber que há jogadores que vão passar um mau bocado e outros que vão necessariamente surgir em melhor plano. E isso não tem a ver com momentos de forma ou vontade, mas com o contexto em que se vêem inseridos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...